quarta-feira, 31 de março de 2010

Da Importância da Água

Da Importância da Água

E agora vamos num instantinho à Etiópia... sim?
Vamos assimilar a importância da água? Da água potável? Da falta de água potável? O que me deixa a pensar no meu rio... esbanjado, maltratado, vilipendiado, adulterado, violado...
Clique sobre o vídeo e veja-o sem cortes, no YouTube.

Parkour

Parkour

Sim, dou adepta desta beleza de movimentos graciosos, hábeis, rápidos, felinos. E sou adepta desta procura incessante da ultrapassagem dos obstáculos, sejam eles bancos, grades, paredes de betão, muros. Não o praticando, pratico-o desfazendo nós, laços e lacinhos, ultrapassando os meus muros, reais ou virtuais.
O verdadeiro foi inventado pelo francês David Belle, o primeiro traceur que partilho hoje com os meus leitores nesta beleza de vídeo. Outros lhe seguiram os passos, traceuses também... que as mulheres de hoje não gostam de ficar para trás.

Parkour

Parkour

Amo esta criatividade sem limite, este fazer diferente, esta originalidade sem fim.
Felizmente há gente que não mata o tempo vendo-o passar, matando-se lentamente.

A Cereja em Cima do Bolo

A Cereja em Cima do Bolo

De suspeita em suspeita, de desgraça em desgraça, lá continuamos nós, cantando e rindo!

"Barroso nega "intervenção directa" no caso dos submarinos"
Daqui.

Burros de Carga



Burros de Carga

Burros de Carga ou Paus para Todas as Colheres?
E que outras funções nos estarão reservadas?
Talvez Capachos?
Nota - Com os meus agradecimentos a todos os que me enviaram esta preciosidade anedótica e que foram muitos.
Para ler com mais conforto, é favor clicar sobre a imagem.

terça-feira, 30 de março de 2010

Interpol - Hands Away

Interpol - Hands Away

Lá estarei. Dia 2 de Outubro temos encontro marcado.

Interpol

Interpol

Interpol na primeira parte dos concertos dos U2 em Portugal

O grupo rock norte-americano Interpol vai assegurar a primeira parte dos dois concertos que os U2 vão dar em Outubro em Coimbra, anunciou a promotora Ritmos & Blues.
Os concertos dos U2 em Portugal estão marcados para os dias 2 e 3 de Outubro no Estádio Cidade de Coimbra e estão esgotados há vários meses.
A banda irlandesa passará por Portugal no âmbito da "360º Tour", para mostrar ao vivo o álbum «No line on the horizon», editado em 2009.
Para assegurar a primeira parte dos seus espectáculos em todo o mundo, os U2 convidaram nomes como Lenny Kravitz, The Fray e os Interpol.
Apenas os Interpol estarão em Portugal em Outubro, regressando três anos depois de duas passagens por solo português, uma primeira no festival Super Bock Super Rock e uma segunda no Coliseu de Lisboa.
Quando actuarem em Outubro, os Interpol já deverão apresentar o novo álbum, ainda sem data de edição.
Formados em Nova Iorque em finais dos anos 1990, os Interpol são uma das bandas do revivalismo pós-punk, fortemente influenciados pelos Joy Divison, e têm três álbuns editados: «Turn on the bright lights» (2002), «Antics» (2004) e «Our love to admire» (2007).

Daqui.

Novas da 5 de Outubro no Parlamento

Novas da 5 de Outubro no Parlamento

Assim a ler na transversal, que por ora não tenho tempo para mais, parecem-me correctas as possibilidades previstas para as Áreas Curriculares Não Disciplinares de Estudo Acompanhado e de Área de Projecto. Pelo contrário parece-me de todo incorrecto o que a autonomia de escola poderá decidir fazer com as disciplinas de História e Geografia, mas não só, porque História e Geografia foram apontadas como meros exemplos de transformação em disciplinas semestrais.
Por agora são ideias soltas, que precisam de ser legisladas e aprofundadas, mas que me deixam, estas últimas, bastante apreensiva.
Apenas porque acho que temos de manter a nossa coluna vertebral o mais intacta possível. E porque acho que disciplinas como História e Geografia fazem parte integrante dela, e não devem andar por aí a ser ratadas ao sabor dos apetites, dos ventos e das marés.
Vai sobrar para nós, professores. E para eles, alunos. Vem aí mais confusão!

Escolas vão poder optar por disciplinas semestrais

O Governo quer dar às escolas a possibilidade de optarem por disciplinas anuais ou semestrais em algumas áreas e criar aulas de recuperação sobre matérias ou para grupos de alunos específicos, anunciou hoje, terça-feira, a ministra da Educação.
Isabel Alçada, que está hoje à tarde a ser ouvida na Comissão de Educação da Assembleia da República, afirmou que, no âmbito de uma reforma curricular que está a ser preparada para o 2.º e 3.º ciclos, a Área de Projecto vai deixar de ser uma Área Não Disciplinar.
Segundo a ministra, será substituída por um conjunto de possibilidades, que caberá à escola decidir, tendo em conta o "reforço da autonomia pedagógica".
Assim, acrescentou, em relação ao estudo acompanhado, a escola poderá optar por realizá-lo "para alguns grupos" de alunos ou para "alunos individualmente".
"Prevê-se também a existência de aulas de recuperação específicas sobre algumas matérias ou para alguns grupos" de alunos, disse Isabel Alçada, defendendo "apoios suplementares mais flexíveis".
A ministra admitiu também problemas ao nível do 3.º ciclo, nomeadamente a dificuldade dos alunos na gestão do número de disciplinas.
"Vamos propor que as escolas escolham entre oferecer meio ano de uma disciplina, por exemplo História, e outra durante o resto do ano, como Geografia. Ou então manter as disciplinas anuais", explicou.
Segundo Isabel Alçada, muitas escolas, designadamente as que assinaram contratos de autonomia, experimentaram esta modalidade, "com muito bons resultados".

Daqui.

Informação Pertinente


Informação Pertinente - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Informação Pertinente

Prós e Contras - Estatuto do Aluno


Excelente Porta(s) - Bruges - Bélgica
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Prós e Contras - Estatuto do Aluno

Excelente Portas.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ontem como Hoje

Ontem como Hoje

Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.

Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.

E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,

Também faz o pequeno “sacrifício”
De trinta contos – só! – por seu ofício
Receber, a bem dele... e da nação.

José Régio

Nota - Recebi este soneto actualíssimo, escrito por José Régio em 1969, por e-mail enviado pela Maria Almeida, a quem agradeço desde já o seu envio.
Tantos anos passados e a história continua a mesma e podíamos recuar, recuar, recuar... sem nada de substancial mudar.
Será fado?

Lavar Roupa Suja


Fuga - Jesus, Maria e José - Santa Maria la Real de Nieva
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Lavar Roupa Suja

"Não devemos ficar demasiado escandalizados se alguns bispos sabiam e mantiveram o segredo. É isso que acontece em todas as famílias. Não se lava a roupa suja em público."

Daqui.

José Saraiva Martins, cardeal, ex-presidente da Congregação para a Causa dos Santos, seja lá o que isso for!

Como interpretar estas palavras?

Confesso-me perplexa pelo sofrimento causado a crianças indefesas, tratadas aqui simpaticamente de roupa suja, à guarda de predadores da pior espécie que já deveriam estar todos, sem excepção, atrás das grades, sem apelo nem agravo, apenas porque não estão acima da lei. Ou estão?
E confesso-me perplexa pelo encobrimento sistemático por parte das mais altas hierarquias católicas, de todos estes casos, que são tantos, espalhados por todos os continentes.
E ainda mais perplexa fico quando José Saraiva Martins confessa achar todo este encobrimento assim como que para o natural e normal e assim a modos que um assunto de família, para resolver em família, dentro de portas, portanto.

domingo, 28 de março de 2010

Apenas para os Fortes

Apenas para os Fortes

Continuo a amar publicidade bem feita, capaz de me surpreender. Esta surpreendeu-me. Surpreendeu-me pelo inesperado da coisa.
Relembro que é apenas para os fortes.
E agradeço-vos, Elsa e Laurita, o envio da dita publicidade.
Beijocas!

Camões no Brasil

Camões no Brasil

Este mail chegou-me vindo do outro lado do Atântico.
Partilho-o.

"O Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:

'Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer'

Uma vestibulanda de 17 anos deu a sua interpretação :
'Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!'

A Vestibulanda ganhou nota DEZ, pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes e também porque foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de, mulher.

"Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência humana!!!"
(Theilard Chartin)"

Japoneira/Jardineira


Japoneira - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Japoneira/Jardineira

Confesso que andei toda a tarde às voltas com esta senhora, olhando amiúde um céu ora limpo, ora ameaçador. Pelo menos não choveu... o que me permitiu ser jardineira. Da japoneira.

Pedido de Ajuda

Pedido de Ajuda

Aqui deixo publicado este pedido de ajuda da jornalista Liliana Pacheco que procura um(a) professor(a) que possa testemunhar, na "primeira pessoa", casos de violência de aluno(s) sobre si próprio(a), sejam eles de violência física e/ou psicológica.
O contacto da Liliana está disponível no mail que dela recebi, e que agora publico depois de devidamente autorizada.
Agradeço que ampliem o mail e o levem para os vossos blogues e, se conhecerem alguém nestas circunstâncias, procurem saber se está disponível para testemunhar o seu caso.
Vamos dar mais visibilidade a um problema, nem sempre assumido, que existe dentro das escolas portuguesas.

Muito boa-tarde,

O meu nome é Liliana Pacheco e sou jornalista do programa 'As Tardes da Júlia', apresentado diariamente por Júlia Pinheiro, na TVI. No próximo dia 7 de Abril, período de férias escolares da Páscoa, vamos ter no programa o Coordenador da Comissão de Educação do PS, deputado Bravo Nico. Primeiramente, o convite foi dirigido à Sra.Ministra da Educação, Profª Isabel Alçada, mas, perante a recusa da mesma, contactámos o grupo parlamentar do PS que sugeriu a presença do deputado Bravo Nico.
Nesta mesma emissão, vamos ter em estúdio uma mãe, com filhos em idade escolar e um jovem de 23 anos, que está a terminar um curso técnicoprofissional e que pretende ingressar no ensino superior. Para que este leque de convidados fique completo, gostaríamos de poder contar com a presença de um professor no activo que, para além de todas as questões relacionadas com o Estatuto da Carreira Docente, pudesse também falar, na primeira pessoa, da questão da violência escolar; ou seja, um/a professor/a que já tivesse sido alvo de agressão (física,psicológica, ou ambas) por parte de alunos. A ideia consiste em promovermos uma espécie de debate entre o Coordenador da Comissão de Educação do PS, o deputado Bravo Nico, e uma mãe, aluno e professor,em torno de questões pertinentes, relacionadas com as várias áreas da educação: segurança, violência escolar, carga horária, acção social,qualidade do ensino, educação especial, entre outras.
Depois de fazer uma pesquisa na internet, deparei-me com vários blogues de professores e é através destes que venho pedir ajuda, no sentido de conseguir a presença de um professor que possa aceitar nosso convite e estar presente no referido programa.
Para qualquer esclarecimento que julgue necessário, os meus contactos são: 91 879 28 36, 91 001 95 09, ou 21 434 04 20.
Agradeço, desde já, a atenção dispensada e fico a contar com a sua colaboração.

Atenciosamente
Liliana Pacheco

Redacção “As Tardes da Júlia”

Estou Siderada! Siderada!

Estou Siderada! Siderada!

Eu também tenho duas pernas. Tipicamente. E vou dormir a casa. Se bem que não sou activo... Mas vá lá, confesso, sou activa até para o irrequieta.... será que isso serve para alguma coisa?
Zeinaaaaaaaaaal, yu...uuuu... tou aquiiiiii!!!!! Baaaavaaaa!!!



Daqui.

José Sócrates, le Portugais ensablé



José Sócrates, le Portugais ensablé

"Rien ne va plus pour le Premier ministre socialiste, dont le nom est associé à des affaires de corruption sur fond de crise économique majeure."

Daqui, para quem gosta de ler em francês.
E vi aqui.

Bem Bom!

Bem Bom!

E ainda dizem que este país está nas lonas! Qual quê?! Está até bem bom para alguns!

"Quando os comparamos verificamos: Armando Vara [vice-presidente do BCP com mandato suspenso], duas vezes o salário de Barack Obama; Santos Ferreira (presidente da Caixa Geral de Depósitos), duas vezes o salário de Barack Obama; Belmiro de Azevedo (patrão da SONAE), que tanto nos fala de austeridade, duas vezes o salário de Barack Obama; Rui Pedro Soares [ex-administrador da PT], o homem nomeado pelo Estado, oito vezes o salário de Barack Obama"

Francisco Louça

Daqui.

sábado, 27 de março de 2010

Mulheres de Cinza


Figueira Velha - Douro - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Mulheres de Cinza

Junto delas,
crescem as ervas do desencanto
e em vez do riso
e da seara
corre um rio de pranto!

Ó meu país,
tão árido,
tão vazio:

sem ninhos de ave
sem berços de menino,
país de frio e de fome
de doentes sem abrigo
de velhos na solidão.

E não sabemos
o nome desta cobra
que nos morde o coração!

Não há cheiro de rosmaninho
nem afecto, nem carinho
Nem mão que aqueça outra mão...

Maria Eulália Macedo

A Palavra a João Pereira Coutinho


Medina de Fez - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Palavra a João Pereira Coutinho

20 de Março, Correio da Manhã

O PS faz lembrar aquelas famílias onde não há pão e todos protestam sem ninguém ter razão. Que nos diz a ala esquerda do partido? Diz-nos que Sócrates se transformou num terrível ogre de direita, disposto a cortar prestações sociais e a atraiçoar o legado do PS. Só faltava mesmo acrescentar que esse legado conduziu o País à situação de decadência económica que o PEC, coitado, não conseguirá evitar.
E não conseguirá evitar porque o documento é uma colecção de remendos para tapar o buraco das contas públicas. Sobe-se aqui (impostos), corta-se ali (subsídios vários), vende-se mais além (privatizações) e, nos intervalos, reza-se: para que a economia, que não cresceu em tempos de vacas gordas, desate agora a crescer no tempo das magras.
No meio do circo, não existe uma única ideia consequente sobre a necessidade de redimensionar um Estado que consome de mais, faz de menos e gasta o que não pode.
Como diria um conhecido economista brasileiro, os portugueses de hoje têm três saídas: a liberalização do Estado; o Aeroporto da Portela; ou o Aeroporto Sá Carneiro. O resto é ruído.

Por Que Será?


Medina de Fez - Marrocos
Forografia de Anabela Matias de Magalhães

Por Que Será?

"Falta vontade política para combater a corrupção"

João Cravinho
Daqui.

Encontro/Desencontro/Encontro


Bono - Riad El Yacout - Medina de Fez - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Encontro/Desencontro/Encontro

Já nos cruzámos por Alvalade, em estádios a transbordar.
Em Fez, ele saiu do Riad El Yacout e de si só deixou um rasto ténue que eu absorvi à chegada.
Voltaremos a cruzar-nos em Outubro, num outro estádio já desdobrado em dois, em Coimbra.
Até lá.

sexta-feira, 26 de março de 2010

U2, Fez, Riad El Yacout


Riad El Yacout - Fez, a Magnífica - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

U2, Fez, Riad El Yacout

Hoje volto a Fez, à Cidade Magnífica, agora pelas mãos dos U2. Volto a Fez uma e outra vez e elaboro itinerários, dou dicas, faço sugestões, sem nunca me cansar, sem nunca me enfastiar.
É um caso de amor à primeira vista, a que sou fiel, ou não fosse eu um escorpião... Azul!
E volto ao Riad El Yacout, no interior da medina, aquela que só se revela a gente sem medo e onde eu entro de dia e de noite e me sinto "at home", aquela que só se revela a quem aceita o outro, o diferente, e nutre por ele o respeito devido a um igual.
Hoje desejo "Bonne Route" aos sortudos que rasgarão as suas artérias estreitas, escuras, misteriosas, labirínticas.
Hoje também desejaria voar, evadir-me e misturar-me com a passarada sem fim que percorre a medina, que viola os riads em voos doidos e improváveis, acompanhados por chilreios encantadores que ecoam nas paredes dos riads.
Hoje amaria ouvir o barulho da água borbulhando na fonte central do Riad El Yacout.



Anedota


Manif - 30-5-09 - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Anedota

Não contentes com a obrigatoriedade de justificar cada 2 e cada 5 atribuídos no final de cada período, em documento original realizado caso a caso, e não contentes com a realização de planos de recuperação para ali e de acompanhamento para aqui, os neurónios pensantes da ESA engendraram a obrigatoriedade de realização de planos de desenvolvimento por cada nível 5 atribuído.
Confesso que a mim me pareceu uma anedota de mau gosto e já me fartei de gargalhar... sorry, Migas, livrei-me desse filme mau a tempo...
Estas medidas avulsas, tomadas aqui e ali ao sabor da idiotice local, momentânea, o que for, colocam-me muitas vezes uma interrogação deveras pertinente que se me colocou já a propósito deste e de outros assuntos, nomeadamente a propósito da famigerada ADD e das anedotas locais que saíram dos adesivados tolitos que a troco do quererem ficar lindos para as fotografias borraram a escrita por completo, infelizmente provocando muitos estragos entre nós.
Será ajuizado deixar esta toleira acontecer? Não seria melhor acabar de vez com a pseudo autonomia e acabar de vez com esta bandalhice em que se transformou a Educação, aqui assim, ali assado, acolá cozido e mais além frito?
Não tenho uma resposta clara, mas lá que penso no assunto lá isso penso...

Nota - Temo que na dúvida entre o 4 e o 5... a ver vamos se baixarão.

Perigo



Perigo

Este é o sinal de perigo que eu amaria não ter que publicar.

Trouxe-o daqui. Thanks Black!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Lisa Ekdahl

Lisa Ekdahl

Give me that slow knowing smile...

Passarinhos e Magia


Magia - Festas de Junho - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Passarinhos e Magia

Entramos agora na recta final com a sensação, e certeza, que o 2º período passou a voar e... nem acredito!... breve breve estaremos na Páscoa!
Os meus alunos comentaram o mesmo, a voragem do tempo que acelera e tudo devora à sua passagem e nos deixa quase sem tempo para parar, absorver, reflectir, meditar, escutar o barulho espampanante do silêncio. É a vida "moderna" que se escoa entre os dedos sem a conseguirmos reter...
Mas o que fazem aqui os passarinhos? O que faz aqui a magia? O que fazem neste post de fim de período "Passarinhos e Magia"?
Pois ambos estão ligados e esta semana foi tempo de hetero e autoavaliações em todas as turmas, foi tempo de pararmos todos um pouco e de reflectirmos sobre o que fazemos aqui, os caminhos que percorremos até agora, as dunas que já subimos. Para alguns, infelizmente, foi tempo de reflectir sobre as descidas vertiginosas, perigosas, e que, a persistirem, não levarão por certo a bom porto. Mas, esqueçamos isto. Porque esta semana resolvi presentear os meus alunos, independentemente de resultados, com cantares de passarinhos e a Miss PowerPoint, euzinha, lá lhes levou chilreios sem fim de cucus, pardais, gaivotas, mochos, chapins, canários, melros, cotovias e outras passaradas fantásticas que nos encheram a sala de História de sons inacreditáveis a cheirar a Primavera e deixaram os olhos dos meus alunos, sem excepção, a brilhar de entusiasmo e alegria, as caritas iluminadas por risos francos e generosos.
Pois o J resolveu brindar-me hoje com um número de magia. Na última aula pediu-me licença, se podia fazer em plena sala de aulas, depois de acabarmos os trabalhos, os seus truques de magia.
E foi assim que hoje acabei com desaparecimento de bolas, bolas que mudam de cor, números que se adivinham em números de magia que se sucediam com um J apoiado pelo A, seu colaborador de serviço, que isto de fazer magia tem que se lhe diga!
E eu só digo que foi uma verdadeira beleza, depois dos chilreios da passarada sem fim.
Foi bonito de se ver.
Obrigada meus queridos, por fazerem dos meus dias dias muiiiito especiais.

Novas da ESA


Manif - 30-5-2009 - Lisboa - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas da ESA

Soube-as um dia destes, fresquinhas. Hoje voltei a elas, às novas, fresquinhas.
Pois não é que na ESA, aquela minha ex-escola sui géneris de onde saí o ano passado, não bastando ter de justificar cada negativa dada, aluno a aluno, caso a caso, agora engendraram o mesmo para todos os cincos atribuídos aos alunos no final de cada período?
Não sei de que cabeça tortuosa saiu tal imbecilidade, nem quero saber. Não sei se os neurónios que pensaram tamanha enormidade são neurónios de professor, ou não, e nem quero saber.
Quero é deixar aqui uma sugestão a seguir e a implementar já no 3º período - Justifiquem cada 1, cada 2, cada 3, cada 4 e cada 5 para aumentarem ainda mais as papeladas e afogarem-se de vez nelas!
Triste é a Escola que percorre estes caminhos. Não são os meus.
Por isso me separei dela. E deles.

Clapinho... mas que bem se está no campo...

Olha, Olha!

Olha, Olha!

Mas que grande novidade! E nós que não tínhamos dado por nada!

“Corremos o risco de viver tempos dramáticos"

Teixeira dos Santos

A Isto Chama-se Dar de Frosques

A Isto Chama-se Dar de Frosques

"Sócrates falha debate do PEC"
Daqui.

Ai Portugal, Portugal!

Ai Portugal, Portugal!

As notícias pioram a cada dia que passa, consequência de desgovernos sucessivos cá dentro e lá fora.
Parte do mundo, tal como o conhecemos, revela-se agora à beira do colapso. Portugal vai à frente, o que não constitui qualquer novidade.
Como poderia ser de outra forma com a qualidade dos nossos dirigentes?

"Portugal assusta investidores"
Daqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ai Portugal, Portugal!

Ai Portugal, Portugal!

"... o país está desgovernado"

Belmiro de Azevedo
Daqui.

ClapClapClap



ClapClapClap

É com prazer que anuncio que o ClapClapClap ressuscitou!
Foi, num foi, Clapinho? Estás bibo, num estás?
E sim, surripiei-te a foto!

"Medo na Escola"

"Medo na Escola"

Para quem não viu. Para quem quer rever.
Para não esquecer que o medo por vezes reina dentro das escolas portuguesas.

Crítica

Crítica

Ontem vi a ministra da Educação, Isabel Alçada, já nem sei em que canal, a promover o livro "Uma Aventura no Pulo do Lobo" e, confesso, não gostei.
E pergunto aos meus leitores... fui só eu que achei esquisito? Sou só eu que acho de uma falta de ética de todo o tamanho que a autora/ministra promova a sua obra, nesta altura do campeonato, ocupando a função que ocupa, e da qual não se pode desligar a menos que se demita ou seja demitida? E que daí retire vantagens económicas particulares e privadas?
Confesso que me sinto cada vez mais estranha neste mundo em que habito e que pouco tem a ver com os valores com que cresci e fui educada.
Vale tudo neste mundo e eu estou definitivamente demodé?
Sim, eu sei, o outro andou tipo caixeiro viajante da JP Sá Couto, vendendo magalhães pelo estrangeiro ... enquanto nós pagávamos as suas deslocações e estadias de caixeiro viajante de luxo...

Uma Boa Notícia... para Variar

Uma Boa Notícia... para Variar

"A capital portuguesa foi hoje eleita o "Melhor Destino Europeu 2010" pela Associação dos Consumidores Europeus."
Daqui.

Ai Portugal, Portugal!

Ai Portugal, Portugal!

"Portugal substitui Grécia nos pesadelos dos investidores"
Daqui.

terça-feira, 23 de março de 2010

Lala


Homenagem a Maria Eulália Macedo - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Lala

Fica decretado, Lala. Sem mais.

Maria Eulália Macedo


Flores Coloridas - Biblioteca Maria Eulália Macedo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Maria Eulália Macedo

A homenagem decorreu hoje, pela manhã.
O que dizer para além de que foi uma cerimónia muito bela e carregada de emoções?
Hoje está de parabéns a Escola no seu todo, porque se soube suplantar e elevar ao patamar das emoções puras e das cumplicidades afectivas, sob o alto patrocínio de Maria Eulália, Lala, a eterna e terna "Menina".
Deixo aqui um agradecimento público a todos os professores envolvidos na preparação desta homenagem, à incansável equipa da Biblioteca Escolar, agora Maria Eulália Macedo, aos ilustres visitantes, antigos alunos e antigos professores.
E não posso deixar de destacar, por último, a participação exemplar de todos os alunos intervenientes na cerimónia, a quem agradeço com carinho a beleza de manhã que nos foi proporcionada.
Sem a sua participação, sentida e forte, a homenagem perderia quase todo o brilho.

(Asseguro-vos que Maria Eulália vos vai amar.)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Convite



Convite

A homenagem será amanhã, na Escola que já a acolheu como Professora de Excepção.
A partir de amanhã a "nossa" biblioteca, que passará a chamar-se Biblioteca Maria Eulália Macedo, ficará nas melhores mãos que poderíamos encontrar, porque mãos de amor, de poesia, de sonho, de trabalho e de exigência, que nos marcaram profundamente, e para sempre, porque nos acariciaram os rostos, os cabelos, as almas de crianças/adolescentes ávidas de Saber Ser.
Maria Eulália amou-nos a todas... e nós, antigas alunas, retribuímos-lhe o amor.
Obrigada, Maria Eulália... asseguro-lhe que jamais deixaremos de a amar...

"Invento as aulas. Entro na sala e dirijo-me aos olhos mais atentos. E deles parto para a aventura da viagem que pode ser longa ou curta, mas sempre com ilhas de mistério! Nunca sigo o programa prévio e oficial. Vou no rumo dos astros e do sonho."

Maria Eulália Macedo, As Moradas Terrenas

Dia Mundial da Água


Dia Mundial da Água - Tâmega - S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Mundial da Água

Comemora-se hoje e aproveito a ocasião para partilhar mais uma fotografia, tirada no passado dia 13 de Março, em plena manifestação pela defesa de um Tâmega livre de barragens.
A fotografia não sofreu qualquer manipulação e o Tâmega apresentou-se, perante a minha lente, como nunca o vira antes, de um luto cerrado e absolutamente carregado.
Aqui deixo, mais uma vez, o meu rio, um mártir da ganância dos homens e da delapidação dos recursos que são de toda a Humanidade, em filme realizado em Setembro de 2009.
Estou convicta que pagaremos bem caro este desprezo e falta de respeito pela Natureza.
Estou até convicta que já começamos a pagar.

Violência de Género - Obscenidade Absolutamente a Banir

Violência de Género - Obscenidade Absolutamente a Banir

E como o nosso mundo não é apenas feito de poesia, mas também contém uma realidade cruel e obscena a que urge por fim, hoje partilho uma reportagem dura e pesada, não aconselhada aos leitores mais sensíveis deste blogue.
Aisha é afegã. Mas este ataque bárbaro, por parte do seu animalesco marido, poderia ter acontecido aqui mesmo, dentro de portas, onde a violência dos maridos sobre as "suas" mulheres é qualquer coisa de arrepiante, com um número crescente de agressões violentíssimas e de mortes a elas associadas.
Educação precisa-se... para que o homem se eleve e ao elevar-se se liberte da sua condição animalesca cruel e ascenda, finalmente, à plena Humanidade.
Agradeço ao Elenáro a chamada de atenção para esta reportagem.

domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia - Figueira Velha - Douro
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Mundial da Poesia

(E a culpa disto é da Em@!)

Poema 1

tenho nos olhos acesas
as estrelas que lá colocaste
numa outra Primavera
era Dezembro.
hoje
em Março
no tempo e no espaço
a Primavera é real
porque de andorinhas
tem sido feito
o nosso percurso.
espero que a vida
não nos gele as asas
num golpe de vento polar.
Em@


*

Poema 2


Eu sei...
o luar chegará
num lago de feitiços
onde os meus olhos
banharão os sonhos.
Agora...
o sol ainda é festa
e a primavera rainha.
O meu tempo...
será outro.

(Graça Arrimar, 21-03-2010)


*

Poema 3


no meu céu...

Os céus cinzentos
Fazem-me aconchegar
No calor dos corações
E pintar a saudade das estrelas
Os céus cinzentos
Fazem-me procurar a musa dos céus
E espelhar-me na sua candura
Os céus cinzentos
Fazem-me volver as marés
E escrever na areia molhada
Os céus que fazem cantar

A voz mais sombria
Onde apenas a luz atrevida
Se solta em plena noite a sussurrar

Andy

*
Poema 4

Quando a noite se levantou havia orvalho feito poema em cada pétala aguardada; em sua cama de seda e alecrim aconchegou a alma em busca das respostas do poeta… poeta vadio, arredio que pelas notas do luar transportou néctares fecundos de esperança… servidos como um banquete nos cálices feitos poema. Amanhã … depois do luar, nova poesia irá crescer e outros prados conquistar…

Aida Beirão

*

Poema 5

O que dizer
quando o dizer
não é bastante ?

Indaga-se a alma
no silêncio do olhar

e diz-se tudo
o que está aquém e além
do nomear

jad

*

Poema 6


Venho de longe,
deixei o sorriso escarlate,
na acácia ao rubro,
ao fundo do meu quintal.
Vesti um outro sorriso,
decalcado do primeiro,
não me deixa, não o deixo,
até ao dia esperado,
quando o resgatar,
e sorrir então inteira,
no sonho de lá estar.
.
Dudú
(maria eduarda)
*

Poema 7


Camuflagem
Posso ser
Uma flor (que cheiras com entusiasmo),
Uma nuvem (andando apressada),
Uma gota (que cai sobre ti),
Um pensamento (perdido no espaço),
Um livro (que guardas na estante),
Um dedo (na direcção do horizonte),
Uma pestana (que te concede o desejo),
Uma chave (que abre todas as portas),

Posso ser o que quiser…
Porque eu sou parte de tudo
E tudo faz parte de mim..

Flávia Teodorico.

*

Poema 8

O tempo não pára
e nós continuamos
o nosso caminho
alheios a tudo aquilo
que ainda está por vir.
Embora tão perto,
somos tão distantes
uns dos outros…
Então,
estendemos a mão,
numa tentativa frustrada
de mostrar sorrisos e lágrimas
que as nossas máscaras não deixam ver.
Despreocupados
e indiferentes,
caímos nas malhas do tempo
e rodamos conforme o vento
quer que rodemos.
Felizes…
E tristes…
Nesta nossa teia,
tão frágil,
mas ao mesmo tempo
capaz de suportar tanto.

Flávia Teodorico.

*

Poema 9


Resgatei
o meu sorriso,
transformei-o
em gargalhadas
límpidas,
espampanantes,
sem idade.

E dancei,
dancei contigo,
um tango excêntrico,
sob uma amendoeira
em flor..

Anabela Magalhães

Figueira Velha, Laranjeiras e Laranjas, Douro e Marrocos


Figueira Velha, Laranjeiras e Laranjas - Douro
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Figueira Velha, Laranjeiras e Laranjas, Douro e Marrocos

Confesso que gosto particularmente de árvores de fruto. Gosto delas aquando da floração e gosto delas especialmente quando resolvem brindar-nos com frutos coloridos e saborosos, como é o caso das laranjeiras e respectivas laranjas que, fatiadas e polvilhadas com canela e enfeitadas com um raminho de hortelã, constituem uma sobremesa digna do mais simples ou do mais sofisticado banquete.
Pois hoje fotografei-as. Fotografei-as e saboreei-as, pois então. Na Figueira Velha, com o Douro aos meus pés e com Marrocos como pano de fundo.

Limpar Portefólios


Limpar Portefólios - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Limpar Portefólios

Foi o que fiz ontem, durante toda a tarde, até ficar com os olhos em bico.
Limpei os portefólios dos meus alunos de erros ortográficos diversos, mais ou menos criativos, faltas de acento a rodos, matéria inacabada, sumários que não correspondem aos que eu ditei e não são, por isso, meus, esquemas por acabar e outras habilidades afins.
Na próxima aula será a vez deles entrarem em acção e corrigirão dez vezes cada erro, cinco vezes cada falta de acento, corrigirão cinco vezes cada sumário mal passado até interiorizarem, espero, que é preferível fazerem as coisas à primeira, e bem, do que abandalhar exercícios que não têm nada que saber e que só erram por estarem com a cabeça no ar.
"E a professora por acaso é professora de Português?" perguntam-me eles amiúde.
Pois não é que sou? E que o estimo e tenho em boa conta?

Parece-me Bem

Parece-me Bem

Educação: Fenprof quer que violência sobre professores seja crime público
20 de Março de 2010, 21:24
Lisboa, 20 mar (Lusa) - A Fenprof anunciou hoje que vai propor ao Ministério da Educação que a violência exercida sobre os professores seja tipificada como crime público e que o stress profissional passe a constar da lista de doenças profissionais dos docentes.
As medidas propostas pela Federação Nacional de Professores (Fenprof) constam de uma resolução do seu Conselho Nacional sobre prevenção de situações de indisciplina e violência na escola que foi hoje apresentada em conferência de imprensa, na sede do sindicato, em Lisboa.
"Queremos que o stress profissional passe a constar da lista de doenças profissionais dos professores. O segundo aspeto é que a violência exercida sobre os professores passe a ser tipificada como crime público, com todas as consequências que isto tem no atual quadro legal em vigor", defendeu o secretário geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Daqui.

sábado, 20 de março de 2010

Bom Dia Primavera!


Camélias - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Bom Dia Primavera!

Saúdo a sua chegada com as as flores caídas da árvore que me acompanha a vida desde 1982.
Que seja leve, leve... leve e luminosa.
Porque estamos a precisar...

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Palavra a João Torcato da Mata

A Palavra a João Torcato da Mata

E não vou perder mais tempo com conversas... tem a palavra...

José Lello - Um Exemplo a Não Seguir

José Lello - Um Exemplo a Não Seguir

A história conta-se em duas penadas. Como diriam os meus alunos, José Lello "passou-se dos carretos" e vai daí toca de exercer a sua frustração e fúria sobre um pobre de um pc pago, infelizmente, por todos nós. Como a sua atitude foi "corajosa", foi quase imediatamente seguido por inúmeros deputados da sua bancada que, mais ou menos ruidosa e ostensivamente, fecharam furiosamente os respectivos pcs, pagos, infelizmente, por todos nós, com um estardalhaço tal que o barulho ia ecoando no hemiciclo à medida que o pobre do Presidente da coisa tentava relembrar alguns princípios aprovados e em vigor lá na casa.
Pensei nesta trupe dentro de uma sala de aulas e fizeram-me lembrar as atitudes consertadas de boicote que, por vezes, se fazem sentir aqui e ali, em turmas de CEF, e que eu resolvo em três tempos com um castigo de cem vezes a escrever um relambório pesado, em que lhes relembro as normas que a casa gasta, e que eles cumprem em absoluto silêncio sob pena de receberem ordem de marcha para um qualquer núcleo de intervenção rápida acima de mim situado.
Hoje José Lello "passou-se". Alguns dos seus colegas de bancada também. Por serem muitos, e terem comportamento de bando, por mim mandava-os já para o Gabinete do Aluno.

Excelente Ideia

Excelente Ideia

A ideia é excelente. Resta saber se terá pernas para andar.

Associação CAIS defende criação de Lei que sancione o governo pela existência da pobreza

Daqui.

Coisas de Políticos

Coisas de Políticos

Lello por certo pensou... ai, ai, ai... e se por aqui acontece o mesmo que lá nas Américas, em que não sei quem foi apanhado, em pleno trabalho, a consultar sites "exóticos"? Ai, ai, ai... e Lello, se bem o pensou, melhor o fez. Pois restrinja-se a possibilidade de algum deputado ser apanhado em flagrante delitro.
Estes políticos portugueses continuam formatados da mesma forma - a errada.
E continuam sem ter a noção da decência perante toda uma população que os elegeu e lhes paga as mordomias sem fim.
Felizmente, desta vez, alguém acima dele o meteu nos eixos.

Jaime Gama ‘põe’ Lello 'na ordem'

O deputado socialista José Lello defendeu hoje a «necessidade de definir a mobilidade» dos repórteres fotográficos na Assembleia da República, afirmando que os deputados «não podem estar sujeitos ao ‘voyeurismo’». Em resposta, o presidente da Assembleia da República lembrou ao deputado socialista que os computadores utilizados pelos deputados «não são pessoais, são de serviço público»
Daqui.

Dia do Pai




Dia do Pai

Aqui deixo uma pequena homenagem a alguns dos homens da minha família, sem os quais eu não existiria. Neste caso a ascendência do meu pai, tanto quanto eu consigo recuar, fotograficamente falando.
Da direita para a esquerda, o meu bisavô paterno, Álvaro, nascido em 17 de Junho de 1888, pai do meu querido avô Rodrigo, à sua esquerda, que por sua vez foi pai do meu ainda presente pai, José Ismael, o rapaz bonitão que aparece em destaque, lá em cima.
Obrigada a todos. Sem o vosso trabalho afincado eu não estaria aqui a blogar.
Obrigada também a todos os outros que aqui não estão presentes, deste ou doutros ramos familiares, anteriores ou contemporâneos deste trio masculino.
Obrigada. Todos foram necessários.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dias Abaixo de Cão


Dias Abaixo de Cão - Manif - 19/9/2009 - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dias Abaixo de Cão

Dias abaixo de cão são estes, os que antecedem os finais de período e são passados entre realizações de testes e suas correcções, correcções de portefólios e trabalhos diversos, reuniões atrás de reuniões, de Dts, de Departamento, de Grupo, as costumeiras semanais dos CEF, preparação de grelhados múltiplos e variados, preparação das avaliações e posterior introdução de dados no pc, preparação de justificações para aqui e para ali.
São dias verdadeiramente alucinantes, alucinantes de trabalho, que se prolongam até bem tarde da noite, para recomeçarem logo cedo pela manhã, e que nos colocam os nervos em franja.
Dias abaixo de cão são estes que agora vivo, mais uma vez.

A Palavra a Santana Castilho



A Palavra a Santana Castilho

Para ler, é favor clicar sobre a imagem.

Garanto Que Estou Desconfiada Com a Encenação...

Garanto Que Estou Desconfiada Com a Encenação...

Educação
Governo recua em toda a linha com os professores
Por Margarida Davim
Depois das ameaças de novas manifestações, o Ministério da Educação retirou da proposta de Estatuto da Carreira Docente todas as alterações às formas de recrutamento e mobilidade

No final de uma ronda de encontros com os sindicatos, o secretário de Estado Alexandre Ventura veio dizer que «haviia uma vontade de harminização da carreira docente com a lei geral da Função Pública», mas que essa «não é uma prioridade» neste momento.
Sem os pontos mais polémicos, o estuto poderá ir a Conselho de Ministros já na próxima semana.
De acordo com Alexandre Ventura, o ministério optou por retirar «todas as matérias que vão para além do acordo de princípio assinado com os sindicatos», de forma a «não fazer prolongar mais o processo negocial».
margarida.davim@sol.pt
Daqui.

Novas Sobre Bullying

Novas Sobre Bullying

Governo
Escolas vão poder suspender alunos acusados de 'bullying'
Mafalda Aguilar 18/03/10 14:31

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um diploma que prevê a suspensão dos alunos acusados de actos de violência física ou psicológica de forma intencional e repetida sobre colegas.
O objectivo foi "assegurar às escolas uma intervenção mais rápida perante situações de agressão. Imediatamente o director pode determinar uma suspensão preventiva" mesmo antes da abertura do respectivo procedimento disciplinar, avançou o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira na conferência que se seguiu ao Conselho de Ministros de hoje.
A proposta de Lei "aplica-se aos alunos que pratiquem agressões em estabelecimento do Ensino Básico e do Ensino Secundário", acrescentou o governante.
"Fica igualmente expresso que a suspensão preventiva passa a ter como prazo máximo de duração o período em que decorre o procedimento disciplinar", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
O anúncio do Governo surge depois de o PSD ter avançado ontem, no Parlamento, que ia propor a criação de sanções para as famílias de alunos que agridam colegas, caso estas não assumam as suas responsabilidades, e de apoio especializado para as vítimas.
Daqui.

E depois de consultado o Estatuto do Aluno surpreeeeesa!!! E nada de substancialmente novo e tudo como dantes no Quartel de Abrantes. Talvez prazos mais alargados?

Comerciais

Comerciais

Hoje volto aos comerciais de que sou fã assumida.
Este é particularmente belo e a mensagem que encerra é importante, pertinente e actual.
Dedico-o ao J. Para que ele viaje sempre em segurança. E com ele a J.

Só Para Verem Quem É Que Governa Aqui

Só Para Verem Quem É Que Governa Aqui

quarta-feira, 17 de março de 2010

Preocupações

Preocupações

"PREOCUPAÇÕES... MUITAS PREOCUPAÇÕES

APRECIAÇÃO INTERCALAR, EM DEFINITIVO (Despacho que clarifica algumas confusões)

ÚLTIMA VERSÃO DO ECD APRESENTADA PELO ME (Sem comentários)

FIM DOS CONCURSOS DE PROFESSORES? (Sindicatos e Ministério não dizem a mesma coisa. É preocupante)

TANTO DESPACHO (Contém o Despacho normativo n.º 7/2010 - Regulamento do Júri Nacional de Exames e regulamento dos exames do Ensino Básico e Secundário)

É PRECISO FAZER UM "RESET" AO SISTEMA (A propósito de bullying, desmotivação e outras coisas mais... )

JOSÉ "TROCAS-TE" (Que irá acontecer ao "apresentador?")

E SE FALÁSSEMOS UM POUCO DE "BULLYING"? (Texto de Miguel Gaspar, no Público)"

In MUP - Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores

Pois... Sim... Mas...

Pois... Sim... Mas...

Projecto de alterações acaba com concursos para a colocação de professores
Ministério alterou Estatuto da Carreira Docente, mas garante que negociações prosseguem
Por Clara Viana

O Ministério da Educação garantiu hoje que o projecto de alteração ao Estatuto da Carreira Docente não será levada amanhã a votação no Conselho de Ministros.
O secretário-geral da Federação Nacional de Professores, Mário Nogueira, tinha alertado ontem para esta possibilidade, apelando à intervenção dos deputados da comissão parlamentar de Educação no sentido de impedir este acto.
Até ao momento, o secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura, que liderou as conversações, escusou-se a falar aos jornalistas, argumentando que está em curso um processo negocial. A assessora de imprensa do Ministério da Educação confirmou esta manhã que está agendada uma nova ronda com os sindicatos para a próxima quarta-feira. Em declarações ao PÚBLICO, Nogueira indicou que esta reunião só foi marcada depois de ele e de João Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, terem denunciado no parlamento que o projecto final recebido na segunda-feira introduz uma série de alterações que nunca foram abordadas em sede negocial, pondo nomeadamente fim aos concursos de colocação de professores.
Hoje, o Ministério continuou a classificar como “infundadas” estas acusações, mas no projecto a que o PÚBLICO teve acesso, e que publica aqui, o artigo respeitante aos concursos é revogado, mantendo-se apenas como formas de mobilidade a “mobilidade interna” e “a cedência de interesse público”. No ECD ainda em vigor, as formas de mobilidade estipuladas são o concurso, a permuta, a requisição, o destacamento e a comissão de serviço.
Em comunicado divulgado hoje, a Fenprof sublinha que neste último projecto são também eliminados os quadros de escolas e de agrupamentos, sendo substituídos por mapas de pessoal. Sem concursos e com estes mapas, o ingresso na carreira passa a ficar totalmente dependente do Ministério das Finanças, denuncia.
“A surpresa é que há no texto alterações que colocam todo o processo de recrutamento de professores, de concursos, de mobilidade de professores em lógicas que não pertencem ao Ministério da Educação, já que deixam de pertencer aos regimes anteriores e que os colocam nas lógicas da administração pública e das finanças”, confirmou à Lusa João Dias da Silva, da FNE. Nogueira insiste que as alterações propostas são “inaceitáveis”. O que isto significa é a “negação, na prática de um estatuto profissional de carreira específico para o pessoal docente, o que traduz um retrocesso de mais de 20 anos”, denunciou. A Fenprof já solicitou uma reunião de emergência com a ministra da Educação, Isabel Alçada, mas até ao momento a única sessão que está agendada é a reunião da próxima quarta-feira com Alexandre Ventura. O responsável da Fenprof adianta que, segundo o calendário negocial acordado, as negociações sobre o ECD tinham chegado em Fevereiro, devendo apenas prosseguir as rondas sobre a avaliação de desempenho docente. Na reunião de Fevereiro, a Fenprof discutiu a possibilidade de pedir uma "negociação suplementar" do ECD, mas optou por não o fazer face às garantias do Ministério de que as alterações a introduzir, ao projecto entregue no dia 24 daquele mês, não seriam relevantes, indicou Nogueira.
Daqui.

Pois... sim... mas...

Pois... sim... mas...

"Ministra nega fim dos concursos de professores, mas admite alterações pontuais"
Daqui.

terça-feira, 16 de março de 2010

Pois! Traição!

Pois! Traição!

É caso para dizer que os sindicalistas foram "encornados"? "Encornados" como o Granadeiro?
E que pelo caminho os sindicalistas nos "encornaram" a nós?

"Sindicatos acusam Isabel Alçada de trair acordo
Governo quer acabar com os concursos dos professores. Fenprof e FNE garantem que isso não constava do acordo de princípios

O Ministério da Educação entregou aos sindicatos um projecto de lei da nova estrutura da carreira docente que prevê o fim dos concursos dos professores, quebrando o acordo com aquelas estruturas, já que este tema nunca tinha sido negociado, disseram esta terça-feira os sindicatos.
Na Comissão de Educação e Ciência que decorreu na Assembleia da República, os secretários gerais da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), Mário Nogueira e João Dias da Silva, respectivamente, afirmaram que o projecto final de decreto-lei traz modificações «que não foram estabelecidas no acordo de princípios» celebrado em Janeiro para a revisão da carreira docente e que isso «pode voltar a levar os professores à rua».
Segundo Mário Nogueira, «o documento é inacreditável porque é completamente diferente do que decorreu da negociação: acaba com concursos e tudo o que são formas de mobilidade é suprimido, apenas fica a mobilidade interna e a cedência por interesse público».
Também João Dias da Silva explicou que as questões de mobilidade «deixam de ser competência do Ministério da Educação e passam a ser competência do Ministério das Finanças».
«A surpresa é que há no texto alterações que colocam todo o processo de recrutamento de professores, de concursos, de mobilidade de professores em lógicas que não pertencem ao Ministério da Educação, já que deixam de pertencer aos regimes anteriores e que os colocam nas lógicas da administração pública e das finanças», explicou o dirigente da FNE.
Em questão está a aplicação da Lei das Carreiras, dos Vínculos e das Remunerações da Administração Pública aos professores.
«Se este caminho for adoptado, isto corresponde ao fim da carreira especial dos professores», considerou João Dias da Silva.
Também o dirigente da FENPROF disse que «se este diploma tiver pernas para andar os professores também têm pernas para voltar a descer a Avenida da Liberdade», já que «quando os docentes souberem disto [a tutela pediu confidencialidade] vão ficar com a mesma indignação que os fez manifestarem-se».
No entanto, o documento contempla as alterações que estavam previstas no acordo de princípios de 8 de Janeiro quanto às modificações acordadas para a estrutura da carreira docente, a avaliação de desempenho e a transição entre modelos.
O documento foi enviado pelo Ministério da Educação por e-mail na noite de segunda-feira, com quinze dias de atraso, já que tinha ficado acordado ter sido entregue a 1 de Março.
Perante este atraso, as estruturas sindicais perderam os cinco dias que tinham para requerer uma «negociação suplementar», dado que já foi dada como encerrada a fase negocial, explicaram os dirigentes sindicais.
Os representantes dos professores esperam agora que os deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência «rapidamente intervenham junto do ministério e ponham as coisas no sítio para que na quinta-feira [em Conselho de Ministros] o Governo não aprove um decreto-lei deste tipo»."
Daqui.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.