sábado, 30 de abril de 2011

Xô Carrapatos!


Maias - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


Xô Carrapatos!

Manda a tradição aqui da zona que, para espantar carrapatos, se coloquem molhos de maias ou giestas nas janelas e varandas das casas.
Aqui deixo as minhas, neste blogue que constitui a minha janela para o mundo.

Xô carrapatos!

Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho

Tenho estado a ouvi-lo. O discurso está a ser escorreito, lógico, realista. O contrário dos discursos demagógicos e alucinados de Sócrates.
Estou a gostar. Deste discurso.
Mas mais importante que um belo discurso é uma bela prática.

E Não Se Pode levá-los a Tribunal?

E Não Se Pode Levá-los a Tribunal?

Esta foi a pergunta que já aqui deixei várias vezes. Eduardo Catroga afirmou hoje que o Governo de Sócrates devia ir a tribunal e que "o fartar vilanagem foi uma tragédia nacional" .
Eu subscrevo por completo. Não admito este particular desgoverno do meu país e que ao principal responsável reste apenas o julgamento nas urnas.
Conseguiremos seguir as pisadas da Islândia?

Nojo

Nojo

A ser verdade esta notícia ela é apenas um nojo. Mais um dos que Sócrates protagonizou.
E Portugal? Pois o que interessa isso a este primeiro-ministro que nos despreza todos os dias e faz de nós burros e parvos e mentecaptos?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Feira das Profissões










Feira das Profissões - Parques EDT - Amarante

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Feira das Profissões


Acabou hoje e foi, para nós, um êxito. Para trás deixámos uma excelente imagem e na Feira falou-se, em termos bem elogiosos, do Curso de Educação e Formação de Pastelaria/Panificação da EB 2/3 de Amarante.

Ao fim do dia os alunos estavam cansados, é certo, mas também estavam muito felizes.

Hoje foi dia de fabrico de mais folhados, bolos e de pão maravilhoso, pão normal, integral e mesmo pão com pequenas pepitas de chocolate... hum... huuuuumm...

Pelo meio estes futuros pasteleiros/padeiros ainda prepararam uma surpresa ao aniversariante de hoje e, em segredo que só partilharam comigo, confeccionaram-lhe um bolo de aniversário, recheado a chocolate negro.

Gosto de gente assim, delicada, atenciosa, decente.

Parabéns, alunos meus!

Inconstitucional

Inconstitucional

A suspensão da mal parida ADD foi hoje considerada inconstitucional e, assim sendo, lamentavelmente, voltamos à estaca zero e à mal amada herança de Maria de Lurdes Rodrigues. O país falido bate o pé e mantém um processo avaliativo aberrante, que consome recursos e energias de forma completamente disparatada. É certo que somos peritos nisto. Por alguma coisa estamos como estamos.
Os meus parabéns, José Sócrates.

Stop Bashar Al Assad

Stop Bashar Al Assad

Hoje sucumbi. Ouvi a notícia do atentado em Marrakesh, fiz o post que está algures lá mais abaixo neste blogue e depois deu-me para ir ao Youtube procurar as imagens do dito, que encontrei de imediato, e por ali fiquei, a saltar de vídeo em vídeo, até que resolvi dar um salto à Síria, onde sei que as coisas estão pretas. De vídeo em vídeo, cheguei a um particular com imagens tão violentas, mas tão violentas, de tiroteios sobre manifestantes indefesos, de pânico total, de mortos espalhados pelo chão, de feridos com tal gravidade que até dói para quem vê, rapazes novos, crianças até... enfim, um horror completo... e fiz de novo o exercício... e imaginei-me síria a reivindicar Liberdade, Democracia, o fim do tiranete obsceno... e imaginei os meus sobrinhos ali... os meus familiares, o pânico meu... e sucumbi à obscenidade... aliás, continuo a sucumbir à medida em que escrevo este post que será terminado custe o que custar... e amparei a minha cabeça, incrédula, com ambas as mãos, deixei verter as lágrimas, impossíveis de conter, senti-me tonta e nauseada... impossível conter a náusea... e sucumbi a dores de cabeça insuportáveis que me levaram ao tapete, ao sofá, enrolada numa manta de lã a tiritar de frio, com este calor, onde adormeci quase de imediato, numa estratégia de sobrevivência que eu conservo, e que é minha, quando a situação se torna insuportável e eu apago, apago momentaneamente.
Não vou linkar o vídeo, aquele particular que eu vi até ao fim num esforço titânico. Espero não o tornar a ver, sei que não passará nas televisões, por ser brutal, mesmo que com bolinha e avisos mil. Impossível esquecer e apagar o que sei estar a passar-se no país da bela Damasco, da bela Palmira. Impossível não vomitar sobre esta esquerda caviar que defende a não ingerência da comunidade internacional e que ignora a matança que pela Síria acontece, escudando-se em conversas de imperialismo americano e mais o raio que os parta a todos. Não fora o dito e os europeus não eram salvos por duas vezes do jugo da loucura. O que são os sírios menos do que esta gente da esquerda caviar europeia, nojenta, que só existe e abre a boca graças ao contributo generoso e "imperialista" dos americanos?
A violência foi de tal ordem que já há demissões em massa no seio do governo sírio, mais de duzentas quando investiguei a coisa pela última vez. Como ignorar? Como fazer de conta que nada se passou e passa?
Para quando a ajuda internacional a um povo que está a ser dizimado a tiro sei lá eu de quê?
Fuck you, Bashar Al Assad! No estertor da morte podias e devias morrer sozinho.

Nota - Pode ler mais sobre este drama aqui e aqui e aqui. A pior atitude que podemos ter é enfiar a cabeça na areia, dizem que como a avestruz, e fazer de conta que está tudo bem... que não temos nada a perder...
Dadas as circunstâncias, todos temos a perder. Perdemos Humanidade. A cada dia que passa.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Juro que a Citação Pertence a Sócrates


"Cabeça de Peixe Podre Exalando Um Cheiro Nauseabundo"
Praia de Nouakchott - Mauritânia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Juro que a Citação Pertence a Sócrates

"PSD foi rápido a destruir mas é lento a propor e a construir"

José Sócrates

Como? Como disse?!
Esta não lembraria ao diacho... pois não?

A Palavra a Estela Barbot

A Palavra a Estela Barbot

Certeira.

Novo Recorde

Novo Recorde

Os nossos dirigentes políticos apostaram na asneira e o resultado vê-se a cada dia que passa. Hoje os juros ultrapassaram os 12%. Magnífico, pá!

Atentado em Marrakech


Praça Djmaa el Fna Vista da Esplanada do Café Argana - Marrakech
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Atentado em Marrakech

Quantas vezes terei eu entrado no café Argana, em Marrakech, e subido as escadarias em mármore gasto como o raio que o parta pelos pés dos milhões de turistas que por ali treparam, e continuam a trepar, até um primeiro andar de esplanada sobranceira a uma praça única que é Património Mundial da Humanidade? Mais de cem? É provável. O café Argana é um ícone da Praça dos Mortos, ou da Praça Djmaa el Fna, para a qual se abre generoso, dia e noite, numa afluência que raramente abranda, faça sol ou faça chuva, faça calor de esborrachar ou frio de rachar, que Marrakech, a Vermelha, é mesmo assim, também ela generosa com os locais e os estrangeiros, sejam eles residentes, muitos, turistas de griffe ou simples viajantes à procura de um país que teima em não se deixar desvendar. Marrakech, cidade interior de Marrocos, a meio caminho do Sahara que eu amo, é uma cidade extraordinariamente buliçosa e cosmopolita, feita de linguajares de todo o mundo, de vestimentas diversas, de odores exóticos, de cores mais do que espampanantes, feita de encantos mil.
Ao que parece, o atentado de hoje, que provocou 15/18 mortos, a informação é confusa, foi perpetrado por um bombista suicida que, ao escolher a instituição Argana, atingiu o coração de Marrakech com enorme estardalhaço.
À hora a que se registou, o Argana costuma estar cheio de turistas que chegam cedo para reservarem uma mesa para o almoço, na esplanada com vistas panorâmicas para a praça imensa, que àquela hora costuma estar "apenas" com a turistada aos molhos, com os vendedores de frutos secos e de sumos de laranja, divinais, como só divinal consegue ser um sumo de laranja feito à nossa frente, fresquinho, bebido ali mesmo... sorvido por uma palhinha... enquanto se olha em redor para a Surreal Vermelha.
Espero que não haja portugueses entre os muitos mortos e feridos, probabilidade muito provável, passo a redundância da expressão, dada a afluência que eu sempre por lá registei, probabilidade que só não se concretizará por mero acaso.
Espero que Marrocos, um reino tranquilo e pacífico, feito de gente hospitaleira e calorosa, não sofra os efeitos nefastos em termos de redução drástica de turistas.
Espero que tudo se recomponha, Youssef, e que o teu país volte a ser o que me disseste há pouco, pelo telefone - tranquile, tranquile como só Marrocos sabe ser, mesmo no coração da imensa confusão de Marrakech, la Rouge.

Nota - Quem quiser saber mais um pouco desta especial praça pode clicar aqui. E para apreciar, com mais conforto, o bulício registado na fotografia basta clicar sobre ela e ampliar.
Entretanto o número de mortos parece que se eleva a 20, as informações continuam contraditórias. De qualquer forma, deplorável.

Feira das Profissões














Feira das Profissões - Parques EDT - Amarante

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Feira das Profissões

Como é possível defender-se a extinção dos Cursos de Educação e Formação? E depois advogar que o país não tem oferta profissional? Pois estes cursos, sem serem considerados profissionais, vá lá saber-se porquê, é certo que dão uma preparação verdadeiramente profissional e preparam, de facto, os miúdos para uma possível futura entrada no mercado de trabalho.

Há cursos de CEF a funcionar mal? Há cursos de CEF a funcionar muito mal?

Pois exijam que funcionem bem e não façam a coisa por menos.
Eu sou a feliz DT destes meninos e meninas que hoje fazem sucesso na Feira das Profissões, distribuindo bolos acabadinhos de sair do forno entre sorrisos e mais sorrisos de excitação.

Hoje os meus alunos estão um pouco alvoroçados, o que é absolutamente natural e normal. E estão também orgulhosos de um percurso feito com esforço, com risos, com lágrimas, com carícias e com chás, muitos, dados para o bem deles... e eles sabem disso.
Hoje eles estão orgulhosos. Eu também estou orgulhosa deles.

Desejo-vos um resto de dia de excelente trabalho, alunos meus!

E vocês, leitores, são servidos de um pastel/bolo quentinho?

A Palavra a Santana Castilho


Recorte surripiado aqui. Clique sobre a imagem para ampliar.

A Palavra a Santana Castilho

Simetrias Imperfeitas

Simetrias Imperfeitas

Com os meus agradecimentos ao Rodrigo Oliveira, pelo envio desta preciosidade.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feira das Profissões






Feira das Profissões - 2º P - EB 2/3 de Amarante


Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Feira das Profissões



O meu dia passou-se à volta de coisas sérias porque o país real não pára e não deixa de trabalhar só porque deu a louca aos políticos nacionais... e aos dos arredores também.


Amanhã abre a Feira das Profissões e hoje foi dia de irmos uns quantos entre professores, alunos e funcionários, da EB 2/3 de Amarante, para os Parques ADT, montar o Stand com que nos faremos representar nesta mostra e através do qual divulgaremos a nossa oferta formativa para o próximo ano lectivo - Curso de Pastelaria/Panificação e Jardinagem/Espaços Verdes, ambos de Tipo II, ambos com equivalência ao 9º ano de escolaridade.


A padaria/pastelaria foi levada em peso para o pavilhão e lá ficaram o forno, as bancadas, a batedeira... e todos os apetrechos com que é feita a vida destes meninos e meninas dos CEF, quase quase em estágio nos estabelecimentos, doces e farinhentos, locais.


Estamos mesmo na entrada, junto ao bar, no sítio mais priviligiado de todo o pavilhão, por onde todos têm de passar. Estaremos por lá quinta e sexta-feira e aguardamos a vossa visita. Serviremos pão e bolos, sempre quentinhos e acabados de cozer in loco.


Querem experimentar os dotes, quase profissionais, dos meus alunos do Curso de Educação e Formação de Pastelaria/Panificação?

Elevação

Elevação

A elevação entre os politiqueiros da treta continua e está a inspirar-me verdadeiramente. Acho que vou começar a falar assim com os meus alunos... ó tu aí, pá, mansa é a tua tia, pá! O que tu queres é abifar um tacho ou uma frigideira no final do ano, meu ciber nabo!
Acho que assim conseguirei ser verdadeiramente exemplar. Rendo-me. Não é melhor?

O Demagogo

O Demagogo

O demagogo fala e quem o ouve não é manco. O Coveiro do País apresenta-se agora travestido de Salvador da Pátria.
Confesso que é um exercício penoso ouvi-lo. Parece que o indivíduo não teve nada a ver com a destruição e o desmantelamento de um país. Não assume nada de nada, nenhum erro cometeu. A sua atitude faz mal ao país e é um exemplo exemplar daquilo que não é, de todo, decente.

Imolação





Olhai os Lírios do Campo - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Imolação

Um funcionário da France Telecom imolou-se ontem, no parque de estacionamento da empresa. Os suicídios entre os funcionários da France, com políticas agressivas e obscenas sobre os trabalhadores, continuam, depois de terem dado mostras de acalmia.
O mundo enlouqueceu? Lá e cá e cá e lá? Está tudo doido? Vale tudo? Os trabalhadores são carne para canhão?

Nota - Estes lírios, que dedico aos suicidas da France Telecom e que agora florescem na "Rampa do Manel", ou na "Rampa da Anabela"... nome também usado na minha escola para a designar, foram plantados por mim e pelos meus alunos, principalmente pelos meus alunos, em tempos que já lá vão, numa célebre Área de Projecto dedicada à Jardinagem e já recordada aqui e aqui e devidamente enquadrada aqui. De referir que esses alunos estão agora a terminar as suas licenciaturas... os que estão...
Beijinhos para todos... quiçá não passará por aqui algum...

Obscenidade

Obscenidade

Não, não é nenhuma mulher nua, muito menos um homem... é apenas a divulgação do valor que estes partidos políticos pretendem gastar na próxima campanha eleitoral... coisa pouca... a obscenidade de mais de 6,7 milhões de euros para um país que já está com uma mão à frente e outra atrás.
E de milhões em milhões se fazem nações... em quarto minguante...
E não se pode por só os sócios, ou acólitos ou lá o que é!... a pagar a borga?

Sem Vergonha

Sem Vergonha

Sem vergonha, sem escrúpulos e sem perdão - O estado obsceno adjudicou contratos no valor de cerca de 800 mil euros, por ajuste directo, a empresas que não existiam.
E esta, hem?
A roubalheira continua... anda Pacheco! Vira o disco e toca o mesmo!
No final rouba-se mais um tanto, o que for necessário, aos parvos dos funcionários públicos.

A notícia sobre o novo site Despesa Pública, lançado no dia 25 de Abril em nome da transparência, pode ser lida aqui.
Entretanto já tentei entrar no site, aqui, e encontrei um alerta de site potencialmente perigoso.
Concordo. É potencialmente perigoso.

Sócrates Denunciado

Sócrates Denunciado

Sócrates foi denunciado por "eventual administração danosa" por ter concedido tolerância de ponto aos funcionários públicos, na passada quinta-feira. Eu, funcionária pública, face à situação do país, no mínimo calamitosa, insurgi-me neste blogue, escandalizada, contra a medida popularucha, pé de chinelo e eleitoralista deste pê esse que nos vai acabar por levar à mais completa penúria e miséria.
O autor da denúncia, o meu herói do momento, foi Castanheira Neves. Tiro-lhe o meu chapéu e agradeço-lhe o exemplo cívico.... se bem que por certo até que poderíamos acusá-lo de eventual gestão danosa nestes últimos seis anos... não? Não?

Lá Como Cá

Lá Como Cá

Canetas, gravadores, mantas de avião... nada está a salvo destes políticos... ladrões?

terça-feira, 26 de abril de 2011

Última Hora

Última Hora

Podemos não ser resgatados.

Efeito Dominó - Síria

Efeito Dominó - Síria

A repressão sobre as multidões de sírios, que exigem justas mudanças no sentido da Liberdade e Democracia, agravam-se com um número cada vez maior de mortos e feridos às mãos de um regime feroz que tenta sobreviver custe o que custar. Não entendo estes ditadores. Não entendo também quem defende a não interferência da comunidade internacional. Como pactuar com estes loucos que não hesitam em ordenar o assassinato de populações desarmadas que reivindicam, sabiamente, o Bem Bom do Nosso Mundo? Serão eles menos do que nós? Será um deles menos do que eu? Já o escrevi neste blogue a propósito da Líbia e volto a escrever agora a propósito do que está a acontecer na Síria - se eu fosse síria, se eu integrasse manifestações pacíficas e fosse recebida a tiro de forma premeditada, queria a ajuda da comunidade internacional? Pois queria.
Imagino ainda o que queria se me visse integrada em manifestações igualmente pacíficas, em Lisboa, manifestações sobre as quais o primeiro-ministro dava ordens para disparar com fogo real. A torto e a direito. Uma e outra vez. Hoje dez mortos. Amanhã cinquenta. Depois cento e vinte num crescendo de violência e repressão só compreensíveis pelo desespero de quem quer manter o poder a todo o custo. Hoje a ver cair ao meu lado um amigo meu, amanhã um familiar... quereria eu a ajuda da comunidade internacional para parar este louco?
Pois queria.
Assim só me resta esperar que o próximo passo seja o abandono das palavras e a passagem aos actos. Há um tempo para tudo até que chega o tempo do esgotamento da palavra dita e escrita. O tempo que se segue é o da acção. Estará a esgotar-se o "tempo" do presidente sírio? Mesmo sem petróleo?




25 Anos

25 Anos

Parece que foi ontem. O acidente de Tchernobyl serviu para fazer crescer em mim a animosidade contra esta forma de obtenção de energia, extraordinariamente perigosa e não completamente controlável pelo homem. Tchernobyl encarregou-se de o comprovar e, como se isso não bastasse, temos agora Fukushima a libertar radioactividade para todos os lados, incluíndo o Oceano Pacífico.
Os efeitos nocivos da energia nuclear podem ser devastadores e perdurarem milhares e milhares de anos. Esta ideia é, para mim, completamente assustadora e insuportável de ponderar.









Troika - Rumores?

Troika - Rumores?

Rumores são, já que os experts da troika ainda não falaram e não me esqueço que eles avisaram, logo no início, que só falariam no fim, com os trabalhos de toupeira concluídos.
Portanto os rumores não passam disso mesmo, de rumores, faltando-me apenas saber se têm algum fundo de verdade, se servem para lavrar terreno ou se são simples atoardas lançadas para criar confusão.
Aguardo a confirmação do pagamento dos subsídios, dos dois, em títulos do tesouro, para poder exprimir e soltar a minha fúria contra um desgoverno imensamente responsável pela situação em que nos encontramos hoje.

Concurso - Contratados e DCE

Concurso - Contratados e DCE

Abriu hoje. Aqui deixo o link para o site da DGRHE onde pode formalizar a sua candidatura.

Educação

Educação

Estes pê esses andam mesmo de cabeça perdida... pois não é que José Lello, com dois elles, aquele político que é um primor de educação... chamou foleiro ao presidente da República por este não ter convidado os ex de pu ta dos para as comemorações do 25 de Abril?
Pois foi quanto poupamos, José Lello. Pena não nos teres igualmente poupado às tiradas de mau gosto no Facebook.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

OSTV






OSTV


O novo canal, de conteúdos culturais, começou a emitir hoje, na ZON, pelas 18:00 horas e para aceder aos seus conteúdos basta sintonizar o canal 180 para quem tem uma box preta. Pode ainda seguir a programação na Internet, iPhad ou iPhone.

O seu lançamento oficial acontecerá pelas 21 horas, na Casa da Música, sala 2.

Boa sorte, Escorpião! E enche-nos as casas de cultura! Pleeeaaaase!

25 de Abril de 74 - A Revolução em Directo

25 de Abril de 74 - A Revolução em Directo

sábado, 23 de abril de 2011

9,1 % do PIB - Défice de Portugal em 2010

9,1% do PIB - Défice de Portugal em 2010

O estado xuxialista mostra a sua verdadeira garra quando alguém coloca à tona, obrigado, pois que remédio!, o gato escondido com o rabo de fora que desta vez se traduz no fabulástico número de 9,1 de défice, em 2010.
Entretanto o querido líder está a passar umas merecidas mini férias, depois deste trabalho extenuante em que parece ter sido impossível fazer pior. Quando chegar à capital, explicará ao Zé Pagode, qual animal feroz, que a culpa disto tudo foi do psd, do cds, do be, do pcp, do mrpp, de Espanha, da Rússia, da Líbia, das malditas Maldivas, do cão, do gato, do coelho e do portas. E haverá gente a concordar. Porque pertencer ao pê esse é assim a modos que uma questão de fé que ou se tem e ceguinho seja eu! ou não se tem e prontos.
Aqui o deixo, ao homem ridículo, a falar em preliminares. E em confiança.
Ops! Acabo de ser agredida com os dentes do homem ridículo. Não é que lhe saltaram da boca a toda a velocidade e agrediram-me ao coice?
Vocês também sentiram o mesmo?

Varandas Floridas


Varandas Floridas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Varandas Floridas

Adoro varandas. Se estiverem floridas, tanto melhor. É o caso desta, captada hoje pela lente da minha máquina, cheia de flores cor de fogo, loucas, que brotam dum cacto antes discreto.
Por vezes necessitamos de momentos de exuberância. Por vezes necessitamos dos momentos espampanantes em que nos conseguimos reinventar.
Será Portugal capaz de sacudir os picos do seu jugo e ficar só com as flores?

Ainda a Procissão das Velas...


Procissão das Velas -S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ainda a Procissão das Velas...

... a entrar na porta lateral da Igreja de S. Gonçalo, aqui transformada em porta principal, que com este Santo/Beato/Brejeiro nada do que parece é e nada do que é parece...

Sila Sahin


Imagem surripiada daqui.

Sila Sahin

Confesso que convivo muito bem com a nudez, mas, apesar desse convívio pacífico, garanto que nunca me passou pela cabeça colocar neste blogue uma capa da Playboy, até porque a Playboy nunca alimentou as minhas "leituras" e jamais foi revista da minha preferência.
Hoje abro uma excepção neste blogue para colocar Sila Sahin parcialmente desnuda apenas porque há nus e nus e este nu é uma arma, pacífica, direccionada a um mundo muçulmano que existe e que acredita poder manipular as mulheres a seu bel prazer, sem nada lhes perguntar, que acredita ser dono delas e que elas são coisa sua.
Deste cantinho português, tiro o meu chapéu à turca Sila Sahin, a primeira mulher muçulmana a posar nua para a Playboy.
A mulher tem 25 anos, é maior e vacinada, a decisão de posar nua é lá com ela, não é?

Novas da Líbia

Novas da Líbia

"Apenas" a conquista, inesperada, do posto fronteiriço com a Tunísia pelas forças rebeldes líbias.
Quando por ali passei, em 2004, foi só entrar em território líbio para perder automaticamente o sinal do telemóvel, imprestável para a Líbia. Com os restantes dezoito telemóveis, idos daqui de Portugal, passou-se exactamente o mesmo. Hoje as comunicações estão ainda mais difíceis... porque impossíveis... e quanto a novas da Gente do Sul, boas ou más, não há. Os telemóveis não funcionam, muito menos a Internet... desde que os combates se intensificaram a Norte.
Gostaria que a libertação da Líbia ocorresse e se concretizasse rapidamente.
Gostaria de receber boas novas do Sul.

Sócrates Versus Teixeira dos Santos

Sócrates Versus Teixeira dos Santos

Sócrates e Teixeira dos Santos estão em ruptura, asseguro-vos eu. E como é que eu sei? Fácil. Sócrates nega tudo.

Efeito Dominó - Síria

Efeito Dominó - Síria

Na quinta-feira passada, foi levantado o estado de emergência que vigorava no país desde 1963. Ontem, Sexta-Feira Santa, pela Síria, foi uma torrente de protestos que se saldaram em mais de 70 mortos.
O efeito dominó não deu mostras de acalmar. Haverá intervenção internacional aqui?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Procissão das Velas





Procissão das Velas - S. Gonçalo - Amarante

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Procissão das Velas


A Procissão das Velas é a mais bela de todas as procissões que se realizam aqui em Amarante.

Impossível, hoje, não me lembrar do meu avô Rodrigo em sua casa, da sua silhueta alta e esguia à volta da mesa da sala de jantar, vestido com a veste negra e comprida de Irmão da Misericórdia, imitando com a boca o ruído das matracas, preparando-se para a Procissão que não tardava nada descia pela Rua da Cadeia abaixo e que nós víamos pendurados das janelas do seu quarto. Esta era a procissão reservada aos homens de capa negra com capuz. As luzes da cidade apagavam-se por completo para a procissão passar e, por breves instantes, a cidade ganhava silhuetas e contornos fantasmagóricos. E sons também. Os sons fantasmagóricos, horripilantes e amedrontadores das matracas. E eu fascinada por esta estranheza, assim permaneço neste estado de fascínio desde que me lembro, assim permaneço hoje ao voltar a observar a Procissão das Velas com os homens das matracas abrindo o percurso, as velas iluminando o caminho, Jesus Cristo supliciado e morto, passando aos meus pés, apelando ao recolhimento e à introspecção.

É sempre assim na Sexta-Feira Santa, a Procissão das Velas sai da Igreja da Misericórdia pelas 21 horas em ponto, pelo menos desde que me lembro, e percorre as ruas mais antigas do centro da cidade.

Apenas com uma diferença, fruto da adaptação aos tempos modernos, a Procissão das Velas é agora mais do que unisexo.


Nota - Infelizmente a Procissão das Velas de Vila Chã, uma das freguesias do Concelho de Amarante, acabou em tragédia - o despiste de um carro resultou em dois mortos e quatro feridos graves. Lamentável.

Nota pelas 3 horas - O despiste, infelizmente, já resultou em três mortos.

Absurdo

Absurdo

José Sócrates deixou os panões do FMI a fazerem o trabalho sujo, decorrente do que ele não fez por incapacidade mental, e mandou-se para o Reino dos Algarves, para o chique Sheraton Pine Cliffs.
Os panões do FMI que se lixem. Os panões dos portugueses também!

Troika

Troika

A troika está indignada com a tolerância de ponto decretada por um desgoverno que está apostado em arruinar completamente o país. A troika desconhece por completo a estirpe desta troipa. Loica.

Mensagem de Páscoa

Mensagem de Páscoa

Não gostei dela, da mensagem de Páscoa. Não gostei do conteúdo, desconexo e desgarrado, nem da forma.
E confesso que esta forma de fazer política, escancarando as portas ao "povo" forçando um registo do "vejam como eu sou como vocês" não me agrada mesmo nada e cheira-me a coisa ensaiada, forçada e que jamais sairá bem.
Melhor seria uma pose de estadista... que nós necessitamos de um como de pão para a boca... mas... cadê ele?



Nota - Infelicidade mesmo esta gravação, nesta época, sujeitando-se o sujeito aos trocadilhos com o Coelhinho da Páscoa...

A Palavra a Francisco Louçã

A Palavra a Francisco Louçã

"Isto não é o faroeste"

Francisco Louçã

A palavra a mim: Não é?! Mas é claro que é!

Anedotário Nacional

Anedotário Nacional

Quem compila estas anedotas e faz um anedotário nacional à laia de cancioneiro?

"Precisávamos de um homem com a inteligência de Salazar"

Otelo Saraiva de Carvalho

My Name Is Telmo

My Name Is Telmo

My name is Telmo e integro as listas do pê esse para de-pu-ta-do da Na-çon!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Evasão




















Evasão - Amarante - Cabeceiras de Basto - Alto Rabagão - Vidago

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Evasão

E hoje encontrei o Mundo assim: verdejante, florido, pacato, belo, tranquilo.
Este é o Mundo que fica entre Amarante, Cabeceiras de Basto, Barragem do Alto Rabagão e Vidago, feito de pastos molhados e tenros, enxameados de gado diverso e livre.
Recomendo-o a quem gosta de passeios de contacto íntimo com a Natureza, recomendo-o vivamente a quem gosta de passeios pedestres por entre serranias várias, com trilhos bem delimitados e parques de merenda asseados e excelentemente apetrechados.
Recomendo este Mundo aos portugueses e estrangeiros que por aqui passarem, porque este Mundo existe e está à nossa espera.

Quem o quer visitar? Quem o ajuda?

Pausa


Pausa - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Pausa

Porque quem luta merece descanso de quando em vez. As pernas cruzam-se, devagar, devagarinho... e deixam ver uns pés repletos de humor, prontos para calcorrear o mundo...
Mundo... aí vou eu...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Leilão - José Sócrates



Leilão - José Sócrates

José Sócrates, aquele que em Milão afirmou ser português, aquele que em Milão afirmou ser o primeiro-ministro de Portugal, esquecendo-se de acrescentar demissionário, esteve à venda num leilão na internet. Duvido que alguém o tenha licitado... é que a avaliar pela minha reacção... mas é que nem por 75 milhões eu o aceitava aqui em minha casa... olha, olha! O tipo ainda me derretia tudo!

PS - Eheheh... consta que foi retirado por falta de licitações... apesar dos seus predicados... muitos...
Ei! Pessoal do FMI, não o quereis vós levar?

Novas da Parque Escolar

Novas da Parque Escolar

Confirme aqui como a Parque Escolar é o paraíso no meio da tormenta. Hoje não houve pilim para os militares, mas está tudo bem, está tudo bem e a Parque Escolar é já a quinta empresa pública mais endividada e gasta 15/18 milhões por recuperação de escola, coisa pouca, pois então, para um país que já nem de fio dental se encontra!
Porca miséria!

Portugal - Risco Político

Portugal - Risco Político

Preocupante saber assim o meu país. Leia aqui.

Olha, Olha!

Olha, Olha!

E não é que os portugueses, esses ingratos, responsabilizam Sócrates como o principal culpado pela actual crise?
Que malandros! E o outro a dar o seu melhor... e a puxar sozinho a carroça do país...

Sócrates Explicado

Sócrates Explicado

Com os meus agradecimentos ao pessoal do 31 da Armada.
Quanto ao conteúdo do vídeo, garanto somente que é demasiado mau para ser verdade... mas, incrível!, é mesmo verdade!

José Sócrates Estará Maluco?

José Sócrates Estará Maluco?

Pergunta Tiago Mesquita. E respondo eu - Poderá Estar quem É?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sangue



Sangue

Porque não basta afirmar que somos solidários e patati e patatá e blá blá blá!

Dia 20/04/2011 das 16:00 às 19:00 contamos com a sua dádiva de sangue em: Escola EB 2.3 Amarante.
Obrigado.
IPS - Porto

Doideira

Doideira

Nada a fazer. O caso é mesmo do foro psiquiátrico mas já crónico.
Pois não é que, com o FMI à perna e o país na bancarrota, este desgoverno decreta tolerância de ponto para os funcionários públicos para a próxima quinta-feira à tarde? E assim será quinta, sexta, sábado, domingo e segunda... ai meus deuses que posso ir para Cancun!

Beeenzóooooos Deus!

Geografia

Geografia

Teste os seus conhecimentos geográficos relativamente ao Norte de África, Próximo e Médio Oriente. Confesso que só me baralhei depois de preencher os primeiros tões tais como Afeganistão e Paquistão... e o resto, pá? Onde raio fica o quê?

Tecto


Chão de Escorpião Azul - Aboboreira - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Tecto

Se a necessidade de um tecto faz-se sentir, aqui e ali, mesmo em condições normais, a necessidade de um tecto faz-se sentir de forma imperiosa no meio da tormenta. Chuva torrencial, ventos fortes, tempestade de granizo ou de neve fazem-nos desejar ardentemente um tecto que nos proteja da intempérie descomunal. Pois é aqui que estamos, no meiinho da tormenta descomunal e sim, estou com Passos, as pensões têm de ter um tecto. Um tecto. Sem excepções.
E, Passos, aqui te deixo os próximos Passos - E que tal os políticos só se reformarem depois de uma carreira contributiva semelhante à dos restantes mortais? E olha, já agora, só uma também era saudável para a sustentabilidade da coisa...
E estas foram só umas ideiazinhas que eu tive... para que não nos falte o chão.

300 Milhões

300 Milhões

A crer nesta notícia, 300 milhões de euros foi a módica quantia gasta até ao momento no famoso TGV que ainda não existe. A mim parece-me bem. Para um país de recursos inesgotáveis como o nosso, o que é isso de mais esbanjamento, menos esbanjamento?

Omertá

Omertá

Este artigo saído no I é para ler com atenção. É certo que nada nestes procedimentos constitui novidade para os mais atentos...

Petição

Petição

"Por uma campanha eleitoral sem custos para as finanças públicas."

Assinei. Thanks, Elsa C.!

Verdades



Verdades

Divulgo estes dados para que os meus leitores não possam dizer que não sabiam...


Para ampliar, clique sobre a imagem surripiada ao Octávio Gonçalves.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novas do FMI

Novas do FMI

Leia-as aqui. Segure-se, Hélio Matias!
E a seguir vamos nós?

Tudo a Subir

Tudo a Subir

Tudo menos a esperança em dias melhores. Por agora continuamos a ser sugados no turbilhão. Quem nos mandou pôr a jeito, escolhendo governantes incompetentes e incapazes?
Hoje, no dia em que se iniciam as conversações entre aquela espécie de ministro das finanças, chamado Teixeira dos Santos, e a Troika, o nervosismo volta a atacar. Não me admira. Se para mim é impensável assistir à inauguração de um trocinho de ligação não sei do quê ao som de bombos e gaitas de foles, como se tudo isto fosse normal, para um estrangeiro deve constituir um verdadeiro caso de estudo.
O espatifanço é certo, mas que seja em grande, tal e qual o Titanic. Não temos orquestra, é certo, mas ao som dos bombos fica sempre bem - pum catrapum catrapum pum pum!

Caras da Droga

Caras da Droga

Dedico-as aos meus alunos. Para que nunca se deixem apanhar por elas.



Gafes

Gafes

Veja-as todas. Provavelmente já as conhece. Mas aguarde a parte final e ouça, com espanto, estes políticos a dizerem coisas acertadas... parece incrível, não é?

domingo, 17 de abril de 2011

Verdade


Grade - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Verdade

Pedro Passos Coelho quer tirar todos os esqueletos do armário das finanças públicas e exige saber a verdade antes de concordar seja com o que for. Que estranho! Eu, contribuinte portuguesa que cumpro escrupulosamente as minhas obrigações fiscais, tendo a certeza que, por isso mesmo, contribuí para o descalabro a que agora chegamos ao alimentar-lhes a torneira do financiamento, também exijo saber a verdade. Vejam só, deu-me para aqui! É que estou francamente farta de dar para este peditório de novo riquismo em que a pouco e pouco se destrói um país. Porque não admito que usem o meu dinheiro para fazerem estádios xpto que agora são elefantes brancos. Porque não admito que usem o meu dinheiro para a compra de submarinos quando nem fora de água conseguimos manter à tona a soberania nacional. Porque não admito que usem o meu dinheiro para a construção de auto-estradas vazias que só servem interesses outros que não os da população. Porque não admito que usem o meu dinheiro em aeroportos de Beja anedoticamente inaugurados para inglês ver. Porque não admito o gasto sumptuoso da Parque Escolar porque um país que já nem de tanga, já nem de fio dental está! não se pode dar ao luxo de construir escolas a 15/18 milhões a peça... e fico-me por aqui, sob pena de cair numa profunda depressão. Este país tem de ser governado com verdade. Eu também exijo saber a verdade. E tenho todo o direito a saber a verdade, uma vez que sou eu a pagar as facturas.

Pura Loucura

Pura Loucura

Marinho Pinto
conseguiu superar-se a si próprio ao deitar mais achas para a fogueira da nossa pobre democracia que só tem a perder com estes actores, escolhidos a dedo para protagonizarem a mais rasca das mais rascas novelas.

Entretanto Otelo Saraiva de Carvalho já tinha dado uma ajuda inestimável para a solidificação da parvoeira nacional, desporto a que parecem votados os "importantes" deste país.

Quem nos tira deste filme?

Pura Loucura


Sede de Campanha - Fernando Nobre - Santarém -Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


Pura Loucura

Assisto atónita à degradação política mais completa que me foi dado assistir nos dias da minha vida, por culpa única e exclusiva dos seus agentes, os políticos politiqueiros, pois então!
Fernando Nobre, por quem eu nutria até bastante respeito e admiração, mas não o suficiente para nele votar, tem-se revelado uma surpresa surpreendente que ainda não me deixou fechar a boca de tanto espanto causado na minha pessoa à causa das declarações a cada dia mais aterradoras e desconexas. Apetece adverti-lo como às vezes advirto os meus alunos, que apanhados em flagrante qualquer coisa, se desculpam enterrando os pés pelas mãos e vice-versa e a quem eu digo "Mas para que te enterras tu, falando? Quanto mais falas mais te enterras!" Ora o caso é semelhante com Fernando Nobre que parece um puto apanhado em flagrante qualquer coisa e que resolve, para se safar, meter os pés pelas mãos e as mãos pelos pés falando sem parar, enterrando-se sem parar.
Espanto - não conhece o programa do PSD, integra as listas deste partido porque num sei o quê da pobreza, só quer ser Presidente da Chafarica e, se não for eleito, renuncia de imediato ao mandato.
Confesso achar estas declarações no mínimo inéditas e a revelar uma imaginação fervilhante. Bem sei que o Presidente a pediu, à imaginação, mas caramba!, não era neste contexto e não havia necessidade!

Vamos recomeçar Portugal? Não haja dúvida! Recomeçamos bem!

sábado, 16 de abril de 2011

25 de Abril - Discursos

25 de Abril - Discursos

Soube hoje que os discursos comemorativos do 25 de Abril ficarão a cargo dos ex-presidentes da República Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio e do presidente actual, Aníbal Cavaco Silva. Os líderes políticos actuais ficarão de boca calada, por uma vez, e só lamento que não saiam da cerimónia de batoque na boca, capaz de os calar para todo o sempre e assim nos pouparem às novelas rocambolescas com que todos os dias nos brindam.

Excelentes Notícias?



Excelentes Notícias?


Excelentes notícias. Se fica o FMI sai Sócrates, não é assim? Não foi ele que disse que não governava com o FMI?
Porra, esqueci-me que é para ler ao contrário! Esqueci-me que nada do que ele diz se escreve!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Será Estupidez?

Será Estupidez?

O brilhantismo da tua desgovernação deixa qualquer um estupefacto mesmo para os mais avisados, como eu, que te tiraram as medidas há anos e viram que a bota não condizia com a perdigota. Conseguiste o que afirmaste num breve momento em que a boca te fugiu para a verdade. Que me lembre, foi até a única vez que falaste sem mentir. O país está agora incomparavelmente mais pobre e ainda não ficaremos por aqui. As consequências da tua desgovernação far-se-ão sentir por muitos e duradouros anos. Era o que querias, não era? Que te importa o preço que pagaremos todos? És famoso. De Vilar de Maçada para as luzes da ribalta, ai o que tu conseguiste à custa de um cartão cor-de-rosa que te abriu portas que, de outro modo, permaneceriam vedadas à tua pessoa. Por aqui anda o FMI enquanto tu andas por Milano, risonho e descontraído e até piadético... será estupidez? Será estupidez?

Já leste as notícias do rectângulo? Excelentes, José! De deixar qualquer um de cara à banda!

1 - Juros

2 - Euro

3 - Finlândia

I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa



I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa

O dia de hoje foi grande em múltiplos aspectos. Grande porque se estendeu das sete da manhã às sete da tarde, somente com intervalo para almoço; grande porque foi um enormíssimo prazer acompanhar quatro dos meus alunos do CEF de Pastelaria/Panificação à EB 2/3 de Sobreira, em Recarei, onde integraram o grupo de alunos que se submeteram a este Primeiro Concurso Inter-Escolas, onde alunos de diferentes cursos puderam demonstrar o que aprenderam até aqui e o que valem profissionalmente falando; grande também pelo profissionalismo e simpatia com que fomos recebidos por todos, alunos e professores da EB 2/3 de Sobreira, com especial destaque para a professora Paula Barros que tudo fez para que este Concurso corresse na perfeição. Agradeço-lhe a simpatia e o profissionalismo. Eu integrei o júri que avaliou o desempenho dos alunos que frequentam o Curso de Serviço de Mesa. Durante a manhã decorreu a degustação de Flamejados e experimentei pratos apetitosos com nomes como "Peixe Gato com Legumes Salteados", "Camarões à Maria Stuart", "Filete de Peixe com Amêndoa", "Crepe Marialva" e outras iguarias que tais. Depois do almoço, excelentemente servido no exterior da Escola pelos Empregados de Mesa da EB de Sobreira, seguiu-se a prova de Coctails, ai meus deuses que eu só estou habituada a água!. Confesso que gostei francamente de umas quantas bebidas, mais ou menos alcoólicas, e nomes como "Green Chocolate", "Sol e Sombra", "Drink and Fly", "Cinderela", "Sweet Orange", "Ice Lemon" e "Blue Lagon" dizem-me agora muito e ainda sinto os seus sabores. Parabéns a todos os alunos que demonstraram um grande profissionalismo, aqui e ali temperado com uns nervinhos que, de quando em vez, irrompiam, mas sem comprometer as excelentes prestações. Parabéns a todos. Parabéns também aos meus companheiros de júri, todos rapazes, umas simpatias no meio dos quais me senti acarinhada e que comigo aguentaram estoicamente degustações atrás de degustações. E agora chegou a vez de falar das minhas meninas e do meu menino. Comigo e com o professor Aires foram a Maria Inês Queirós, a Márcia Carvalho, a Vanessa Silva e o Paulo Almeida. "Não se esqueça de pôr o nosso nome no blogue" disseram-me eles ao despedirem-se de mim ainda há pouco. É certo que eles não são uns miúdos quaisquer e têm nome próprio e apelido e distinguem-se de todos os outros até porque foram eles os escolhidos para participarem no Concurso de Pastelaria onde arrecadaram o segundo lugar. Sei que a prova da manhã lhes correu melhor do que a da tarde e também sei que eles amaram participar num concurso que já é um ensaio preparatório para a PAF, que todos eles terão de realizar, algures lá para Julho. O dia foi grande, é certo, e foi igualmente magnífico! Obrigada a todos os que o tornaram diferente. Obrigada alunos meus pela vossa excelente companhia. Foi um prazer acompanhar-vos.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vou Ali e Já venho

Vou Ali e Já Venho

Vou ali. E já venho... eheheh...

A Palavra a José Gomes Ferreira

A Palavra a José Gomes Ferreira

A Palavra a Teixeira dos Santos


Traidores - Manif dos 120 Mil - Lisboa

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


A Palavra a Teixeira dos Santos


"Só há dinheiro até Maio" - afirmou aquele que eu agora não nomeio, e que não serve nem para administrar o dinheiro da minha casa quanto mais o de um país, como se estivesse a brincar a feijões. E parece que é economista... não é?

Se dúvidas houvesse elas foram já dissipadas. Sócrates e Teixeira, antecipando a aflição, provocaram a crise do PEC, empurrando o ónus da culpa para o PSD.

O país? O país que se lixe! Humilhados e ofendidos, os portugueses estarão à altura da obrigatória resposta a dar? Só espero que o país seja capaz de os sacudir do lombo e que seja capaz de os mandar, sei lá, para a Coreia do Norte! Se bem que eu preferia vê-los sentados no banco dos réus, julgados por gestão danosa de um país - o meu.

Não me peçam desculpa. Jamais vos perdoarei. Porque isto ultrapassa a incompetência e a burrice e cheira-me a deliberado.

terça-feira, 12 de abril de 2011

FMI e Fernando Nobre

FMI e Fernando Nobre


Actualmente o país vive pendente de duas notícias: uma, boa, é a chegada, in extremis, dos técnicos do FMI, notícia importante que terá repercussões negativas na vida de cada um de nós e que é a prova provada que não nos governamos... a ver vamos se nos deixaremos governar, sendo certo que os dias que agora vivemos não auguram nada de bom, com ruídos mais dos que muitos vindos da esquerda, da direita e do centro, de políticos que ainda não compreenderam a gravidade da situação que vivemos e se dão ao luxo de tudo tratar de forma perfeitamente indecorosa, como se lavassem a roupa íntima, muito suja, na praça pública e achassem isso normal. Há muito que eu queria o FMI aqui. Só para acabar com os disparates destes pê esses que deviam ser levados à justiça pelo descalabro da sua desgovernação.


Quanto a Nobre, o "Errante", notícia bem menos importante que a anterior, o seu caso tem de ser analisado por dois prismas: um é o do pê esse dê e por este lado só me posso congratular por ver que as pessoas à frente deste partido o estão a abrir à sociedade civil, à cidadania, ao refrear do clientelismo que é nojento para qualquer pessoa que possua um neurónio. Mas depois há o outro lado, o lado do Nobre que está, nestas matérias políticas, muito longe de ser Nobre, mais de assemelhando a um qualquer cata-vento que ora sopra para o Bloco, ora para a área socialista, ora cai de braços abertos no seio dos sociais-democratas. Não lhe fica bem. As contradições entre a palavra dita e a prática seguida são muitas e a bota não condiz com a perdigota.

Não gosto disto.

A Palavra a Medina Carreira

A Palavra a Medina Carreira


Bom, dado o que está em causa é tão só o futuro dos nossos filhos e a própria sobrevivência da democracia em Portugal, não me parece exagerado perder algum tempo a desmontar a máquina de propaganda dos bandidos que se apoderaram do nosso país. Já sei que alguns de vós estão fartos de ouvir falar disto e não querem saber, que sou deprimente, etc, mas é importante perceberem que o que nos vai acontecer é, sobretudo, nossa responsabilidade porque não quisemos saber durante demasiado tempo e agora estamos com um pé dentro do abismo e já não há possibilidade de escapar. Estou convencido que aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma verdadeira operação militar e um crime contra a pátria (mais um). Como sabem há muito que ando nos mercados (quantos dos analistas que dizem disparates nas TVs alguma vez estiveram nos ditos mercados?) e acompanho com especial preocupação (o meu Pai diria obsessão) a situação portuguesa há vários anos. Algumas verdades inconvenientes não batem certo com a "narrativa" socialista há muito preparada e agora posta em marcha pela comunicação social como uma verdadeira operação de PsyOps, montada pelo círculo íntimo do bandido e executada pelos jornalistas e comentadores "amigos" e dependentes das prebendas do poder (quase todos infelizmente, dado o estado do "jornalismo" que temos). Ora acredito que o plano de operações desta gente não deve andar muito longe disto:

Narrativa: Se Portugal aprovasse o PEC IV não haveria nenhum resgate.

Verdade: Portugal já está ligado à máquina há mais de 1 ano (O BCE todos os dias salva a banca nacional de ter que fechar as portas dando-lhe liquidez e compra obrigações Portuguesas que mais ninguém quer – senão já teriamos taxas de juro nos 20% ou mais). Ora esta situação não se podia continuar a arrastar, como é óbvio. Portugal tem que fazer o rollover de muitos milhares de milhões em dívida já daqui a umas semanas só para poder pagar salários! Sócrates sabe perfeitamente que isso é impossível e que estávamos no fim da corda. O resto é calculismo político e teatro. Como sempre fez.

Narrativa: Sócrates estava a defender Portugal e com ele não entrava cá o FMI.

Verdade: Portugal é que tem de se defender deste criminoso louco que levou o país para a ruína (há muito antecipada como todos sabem). A diabolização do FMI é mais uma táctica dos spin doctors de Sócrates. O FMI fará sempre parte de qualquer resgate, seja o do mecanismo do EFSF (que é o que está em vigor e foi usado pela Irlanda e pela Grécia), seja o do ESM (que está ainda em discussão entre os 27 e não se sabe quando, nem se, nem como irá ser aprovado).

Narrativa: Estava tudo a correr tão bem e Portugal estava fora de perigo mas vieram estes "irresponsáveis" estragar tudo.

Verdade: Perguntem aos contabilistas do BCE e da Comissão que cá estiveram a ver as contas quanto é que é o real buraco nas contas do Estado e vão cair para o lado (a seu tempo isto tudo se saberá). Alguém sinceramente fica surpreendido por descobrir que as finanças públicas estão todas marteladas e que os papéis que os socráticos enviam para Bruxelas para mostrar que são bons alunos não têm credibilidade nenhuma? E acham que lá em Bruxelas são todos parvos e não começam a desconfiar de tanto óasis em Portugal? Recordo que uma das razões pela qual a Grécia não contou com muita solidariedade alemã foi por ter martelado as contas sistematicamente, minando toda a confiança. Acham que a Goldman Sachs só fez swaps contabilísticos com Atenas? E todos sabemos que o engº relativo é um tipo rigoroso, estudioso e duma ética e honestidade à prova de bala, certo? Narrativa: Os mercados castigaram Portugal devido à crise política desencadeada pela oposição. Agora, com muita pena do incansável patriota Sócrates, vem aí o resgate que seria desnecessário. Verdade: É óbvio que os mercados não gostaram de ver o PEC chumbado (e que não tinha que ser votado, muito menos agora, mas isso leva-nos a outro ponto), mas o que eles querem saber é se a oposição vai ou não cumprir as metas acordadas à socapa por Sócrates em Bruxelas (deliberadamente feito como se fosse uma operação secreta porque esse aspecto era peça essencial da sua encenação). E já todos cá dentro e lá fora sabem que o PSD e CDS vão viabilizar as medidas de austeridade e muito mais. É impressionante como a máquina do governo conseguiu passar a mensagem lá para fora que a oposição não aceitava mais austeridade. Essa desinformação deliberada é que prejudica o país lá fora porque cria inquietação artificial sobre as metas da austeridade. Mesmo assim os mercados não tiveram nenhuma reacção intempestiva porque o que os preocupa é apenas as metas. Mais nada. O resto é folclore para consumo interno. E, tal como a queda do governo e o resgate iminente não foram surpresa para mim, também não o foram para os mercados, que já contavam com isto há muito (basta ver um gráfico dos CDS sobre Portugal nos últimos 2 anos, e especialmente nos últimos meses). Porque é que os media não dizem que a bolsa lisboeta subiu mais de 1% no dia a seguir à queda? Simples, porque não convém para a narrativa que querem vender ao nosso povo facilmente manipulável (julgam eles depois de 6 anos a fazê-lo impunemente). Bom, há sempre mais pontos da narrativa para desmascarar mas não sei se isto é útil para alguém ou se é já óbvio para todos. E como é 5ª feira e estou a ficar irritado só a escrever sobre este assunto termino por aqui. Se quiserem que eu vá escrevendo mais digam, porque isto dá muito trabalho.

Henrique Medina Carreira Daqui

FlashMob - Cidadania

FlashMob - Cidadania

O vídeo surripiei-o à Em@ . Thanks, Miga!

A Palavra a Rómulo Machado

A Palavra a Rómulo Machado

Um dos poucos socialistas não hipnotizado por Sócrates.

Economia Europeia - Previsões

Economia Europeia - Previsões Veja aqui.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rave


Rave - S. Gonçalo - Amarante

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães



Rave


Estamos a organizar uma Rave só para o pessoal mais novo, assim como eu, lá da escolinha.


Pois qual não é o nosso espanto quando na lista aparecem inscritos uns tais de FMI e de FEEF que vão trazer de multa para o nosso jantar cumbíbio "A pílula do dia seguinte"?!


Francamente! Num sois bem bindos!

Dia Abaixo de Cão e Tosquia


Evasão - Praia de Nouakchott - Mauritânia

Fotografia de Artur Matias de Magalhães


Dias Abaixo de Cão e Tosquia


Os Dias Abaixo de Cão continuam, com reuniões atrás de reuniões e papeladas várias a preparar para a minha Direcção de Turma. Os Dias Abaixo de Cão continuam mas agora agravados com encontros na rua, com gente conhecida que me pergunta afirmando risonha "Já de férias, não?".


Confesso que tenho rosnado. Não é meu costume, asseguro-vos, mas ultimamente deu-me para aqui, para espantar maus pensamentos através de umas rosnadelas, bem dadas, entre dentes.

Sete menos um quarto da tarde, vinda da escolinha onde tinha entrado pelas 8 e 15 da madrugada, passei no meu staminé, só para confirmar que tinha vaga para a tosquia. Não cortava o cabelo desde o Natal e ele fizera-me o favor de crescer, crescer, estando agora quase no ponto de lhe conseguir fazer umas trancinhas.

A minha barbeira estava livre. Sílvia, pente cinco por favor. São dez minutitos e o corte está feito. Et c`est tout!

Apesar da minha sogra estar convencida que eu pinto o cabelo e de ontem me ter dito "Devia pintar o cabelo de outra cor porque essa é muito escura e tem muito chumbo."

Ok, sogra minha, um destes dias volto ao laranja.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.