domingo, 30 de dezembro de 2012

Brincar às Casinhas

Brincar às Casinhas

França invalida imposto de 75% para os mais ricos

Lá como cá o que não faltam são políticos inábeis, a produzir má legislação, metidos nos eixos pelos respectivos tribunais constitucionais.
Tudo isto é triste, patético e tem consequências para as economias dos países, ou seja, para os seus habitantes...

Porca Miséria

Porca Miséria

Dívida da 'troika' e de Sócrates sobem ao mesmo ritmo

Preceitos Morais

Preceitos Morais

O título deste post foi retirado do livro da 4ª e 5ª classe da minha avó Luzia e serve de título a um texto incluído no capítulo A - Moral e instrução cívica e que reza assim:
"Ama a humanidade. Escuta a voz da Natureza que te brada: todos os homens são iguais; todos constituem uma única família.
Tem sempre presente que não só és responsável pelo mal que fizeres, mas pelo bem que deixares de fazer. Faze o bem pelo amor do próprio bem. O verdadeiro culto consiste nos bons costumes e na prática da virtude.
Escuta sempre a voz da consciência; é o teu juíz. Trata de te conhecer, corrige os teus defeitos e vence as tuas paixões. Nos teus actos mais secretos supões que tens todo o mundo por testemunha.
Ama os bons, anima os fracos, foge dos maus, mas não odeies ninguém.
fala sòbriamente com os superiores, prudentemente com os iguais, abertamente com os amigos, benèvolamente com os inferiores, leal e sinceramente com todos. Dize a verdade, pratica a justiça, procede com rectidão.
Não lisonjeies; a lisonja é uma traição; se alguém te lisonjear, toma cuidado não te corrompa.
Não julgues ao de leve as acções dos outros; louva pouco e censura ainda menos; lembra-te de que para bem julgar os homens é preciso sondar as intenções.
Se alguém tiver necessidade de socorro, socorre-o; se se desviar da virtude, chama-o a ela; se vacilar, ampara-o; se cair, levanta-o.
Respeita o viajante, auxilia-o, a sua pessoa é sagrada para ti.
Foge de contendas, evita os insultos, obedece sempre à razão esclarecida pela sciência.
Lê e aproveita, vê e imita o que é bom, reflecte e trabalha; faze quanto possas para o aperfeiçoamento da organização social, e assim contribuirás para o bem colectivo.
Não te envergonhes de confessar os teus erros; provarás assim que és hoje mais sensato do que eras ontem e que desejas aperfeiçoar-te.
Moraliza pelo exemplo, sê obsequioso; tolera tôdas as crenças e todos os cultos mas tem por dever lutar contra a superstição, o fanatismo e a reacção, como os mais insistentes obstáculos ao progresso humano.
Regosija-te com a justiça, insurge-te contra a iniquidade; sofre os azares da sorte, mas luta contra êles no intuito de os venceres.
Ama a Pátria e a Liberdade; sê bom cidadão."

Alguém quer comentar?

Partilha - Horário

Horário da Avó Luzia - 8 de outubro de 1923
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Partilha - Horário

Hoje partilho o horário da minha avó Luzia, escrito pela sua mão no dia 8 de Outubro de 1923, penso que correspondente à sua quarta ou quinta classe.
Do seu horário constam preciosidades como ortografia, sistema-métrico, leitura, redacção e lavores para além da geografia, história, geometria, ciências, aliás sciências, assim é que era!, aritmética e desenho e o horário estendia-se de segunda a sábado.
Outros  tempos, outras realidades...

sábado, 29 de dezembro de 2012

João, o Carpinteiro

Aluno e Professora Agora Fora da ESA... Yupi!
Fotografia de Rosa Maria Fonseca
 
João, o Carpinteiro

A relação estabelecida entre muitos professores dos Cursos de Educação e Formação, mais conhecidos por CEF, e os seus alunos é, frequentemente, muito especial e esta especialidade deriva das dificuldades acrescidas com que somos confrontados, nós professores, ao leccionarmos estas turmas bastante diferentes das restantes, porque mais complexas e difíceis, e das dificuldades sentidas por estes alunos que têm um denominador comum que é não gostarem de uma escola feita de muitas teorias e poucas experimentações. E é nesta dificuldade acrescida e diária que se vão criando laços de verdadeiro respeito e amizade entre nós, como é o caso com tantos e tantas que já me passaram pelas mãos ao longo de uma década de leccionação de Cidadania e Mundo Actual em cursos CEF.
Ontem, pela manhã, tocou o meu telelé e com ele veio a voz do meu querido João, já falado aqui mesmo neste blogue em post inteiramente a ele dedicado quando este rapaz, agora com 19 anos, era meu aluno. Pois este João foi sempre um aluno muito especial que se destacava pela atitude séria, compenetrada, responsável que já à época evidenciava. Fui professora dele e depois perdi-lhe o rasto até que, graças ao face, o face é excelente para isto!, retomamos as nossas conversas pelo chat do facebook, ele emigrante em França desde os seus mal feitos 17 aninhos, quase uma criança e a ter de labutar no duro, eu ainda por Amarante, a terra onde nasci, cresci e estou a envelhecer continuando a minha missão de professora.
A conversa de ontem foi excelente, fiz o ponto da situação cara a cara com ele, ainda testemunhado pela também professora de História Rosa Maria Fonseca, uma irmã... eheheh... que participou animada na conversa e registou o nosso reencontro para a posteridade em forma de fotografia xpto que eu me encarreguei de alterar... porque gosto destas brincadeiras...
É certo que o João poderá contar sempre com o meu tempo e com os meus conselhos sempre que o/os solicitar, extravasando em muito o meu papel de mera professora que um dia também fui dele. É certo que não consigo ser uma mera debitadora de conteúdos... porque não consigo ser apenas isto, porque não caibo nessa forma redutora de Ser.
Cada um de nós é específico, único e irrepetível, já o escrevi milhentas vezes neste blogue, para o bem e para o mal. De quando em vez, para o Bem. Eu procuro-o... incessantemente...

Nota - Muito obrigada pelo sentido abraço e beijinhos recebidos, meu querido João! Desejo-te não um ano cheio de felicidades mas a tua vida inteira cheiiiinha delas. E não te esqueças... nós somos muito fruto dos caminhos que escolhemos a cada momento...

Descida do Midleoetz

Descida do Midleoetz

Meus caros canoístas amadores cá de casa, este vídeo é-vos dedicado com uma observação... muito tereis ainda que pagaiar... eheheh...
E, atenção, apanho-vos na Primavera...

Agradecida pelo vídeo, Ricardo Brandão!


A Palavra a Pedro Primeiro e Segundo Tudo ao Mesmo Tempo

A Palavra a Pedro Primeiro e Segundo Tudo ao Mesmo Tempo

"Nós não somos duas pessoas, eu sou primeiro-ministro e também sou cidadão. E apesar de não utilizar o mesmo registo quando falo com a minha família ou com os meus amigos ou quando falo com os cidadãos, na minha qualidade de cidadão também, que muitas vezes uso quando falo como primeiro-ministro, isso não significa que diga coisas diferentes"

Nós não somos duas pessoas... nós os dois somos uma pessoa... eheheh... percebeu?

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Palavra a Pedro

A Palavra a Pedro

Confesso que ainda não consegui digerir a mensagem do Pedro no facebook, mensagem profusamente recheada de pérolas como esta:

"Já nos sentámos em mesas em que a comida esticava para chegar a todos, já demos aos nossos filhos presentes menores porque não tínhamos como dar o...utros."

Já alguém perguntou se terá sido a Popota da ex- directora regional aqui do Norte, em tempos de MLR, a escrever semelhante miserável missiva... mas eu acho que  não, acho que a autoria é mesmo do Pedro, daquele Pedro amigalhaço do Relvas.

Imagino a família do Pedro e da Laura... porque ela também foi metida ao barulho... todos sentados em mesas variadas, puxando a comidinha cada um para seu lado e ela a esticar, qual chiclete gorila... mastiga e deita fora... e todos a puxar... e a comida a esticar... e tirem-me deste filme que não há paciência para isto...

Amarantinos

Amarantinos - Finais dos anos 30 - Parque Florestal de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães, sobre fotografia não sei de quem...
 
Amarantinos

Esta é uma fotografia de família que mantenho na minha posse e que retrata todos os filhos do primeiro casamento do meu bisavô paterno Álvaro de Queiroz com Eusébia do Carmo Elias. De notar que aqui estão retratados os três sócios fundadores do Café-Bar - Ismael, Belchior e Rodrigo e respectivas famílias, mulheres e filhos.

Primeira fila, da esquerda para a direita: tia Maria, tia Maria da Piedade Carvalho, tia Marquinhas para os mais íntimos, prima Maria do Céu Carvalho Queirós, primo Luís Magalhães Pinto de Queirós, tia Maria José Magalhães Queiroz (Dinis Mesquita), Maria Zé Gioconda para Teixeira de Pascoaes, tio Rodrigo Coimbra Pinto de Queiroz e José Ismael Coimbra Pinto de Queiroz, o mais pequenito aqui retratado, de cabelos ainda loiros encaracolados... a minha avó continuou pela vida fora a falar-me dos caracóis de oiro deste seu filho... meu pai...
Segunda fila, da esquerda para a direita: tia Emília, tio António Pinto de Queiroz, tio Ismael Pinto de Queiroz, tio Belchior Pinto de Queiroz, o meu querido avô Rodrigo Pinto de Queiroz e a minha muito querida e saudosa avó Luzia Isilda Coimbra.
Lá atrás, à esquerda, o cão pertença do meu tio Ismael, chamado Mikado, de cor branca, e que acompanhava este meu tio para todo o lado.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Trabalho - PPT Minimizer

Auto-Retratos em Montra de França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Trabalho - PPT Minimizer

Utilizo este programa desde que ele me foi apresentado pelo Luís Valente, o meu formador TIC da UM que me "obrigou" a abrir este blogue no longínquo ano de 2007 e me deixou a blogar sem parar. Confesso que não quero outra coisa, para minimizar e reduzir os pesos das minhas apresentações em PowerPoint que utilizo em contexto de sala de aula e que são feitas de muitas e muitas fotografias pesadas que nem sei, porque tiradas com altas resoluções por mim e pelos meus amigos... que eu permaneço a melga das fotografias e melgo-os a todos... eheheh... sem dó nem piedade.
Só para terem uma ideia - a minha apresentação original intitulada B - A evolução do Homem tem 14,4 MB e depois de reduzida ficou com o peso pluma de 2,04 MB ou, só  para vos dar outro exemplo, a apresentação intitulada A Arte do Neolítico, que originalmente tem 31,1 MB, depois de reduzida ficou com 2,61 MB.
Ora este trabalho prévio de minimização é importante para a colocação das minhas apresentações em PowerPoint na minha Página de Recursos Pedagógicos de História, feita de aulas que este ano reformulo para o 8º ano de escolaridade, para que tudo se possa acomodar numa única página de recursos de escassa capacidade de armazenamento... e a ver vamos se tal será possível...
Por isso, depois de minimizadas as apresentações de 7º ano, obrigada João Duro pela instalação do programa nos computadores da escolinha, resta-me agora fazer o download de todas as apresentações não completamente minimizadas porque da última vez em que as alterei não as passei por este ovo minimizador... eheheh... para depois fazer o upload de todas elas, uma a uma, e assim libertar o espaço um dia destes esgotado à conta da batotice de não fazer logo tudo como deveria ser feito.
E, pronto, aqui vou euuuuuuuuuuuuu... ao trabalho!

Nota - O PPT Minimizer permite-nos reduzir 12 apresentações à borlix... de experimentação...

A Palavra a Pedro

A Palavra a Pedro

"Muitas famílias não tiveram na Consoada os pratos que se habituaram."

Pedro... sim, aquele que parece que é primeiro-ministro de um país chamado Portugal.

Quem traduz isto para português?

Palavra Que Eu Acho Que Não Mereço Isto

Palavra Que Eu Acho Que Não Mereço Isto


Amigos,

Este não foi o Natal que merecíamos. Muitas famílias não tiveram na Consoada os pratos que se habituaram. Muitos não conseguiram ter a família toda à mesma mesa. E muitos não puderam dar aos filhos um simples presente.

Já aqui estivemos antes. Já nos sentámos em mesas em que a comida esticava para chegar a todos, já demos aos nossos filhos presentes menores porque não tínhamos como dar o...utros. Mas a verdade é que para muitos, este foi apenas mais um dia num ano cheio de sacrifícios, e penso muitas vezes neles e no que estão a sofrer.

A eles, e a todos vós, no fim deste ano tão difícil em que tanto já nos foi pedido, peço apenas que procurem a força para, quando olharem os vossos filhos e netos, o façam não com pesar mas com o orgulho de quem sabe que os sacrifícios que fazemos hoje, as difíceis decisões que estamos a tomar, fazemo-lo para que os nossos filhos tenham no futuro um Natal melhor.

A Laura e eu desejamos a todos umas Festas Felizes.

Um abraço,
Pedro.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lisboa Antes do Terramoto de 1755

Lisboa Antes do Terramoto de 1755


Ei-los que Partem

Ei-los que Partem

Hoje voltamos ao mesmo movimento, à mesma escapatória...
Salvaguardadas as devidas diferenças, os portugueses espalham-se pelo mundo tentando escapar às consequências das trafulhíces perpetradas na sua terra natal por políticos e ex-políticos sem escrúpulos...
A política está transformada numa escola de crime?
Pobre país que tal permite...





Vídeo acrescentado depois de partilhado pelo Luís Rosmaninho Neto, a quem agradeço o gesto!

Insólito

Insólito

Parece que um cuelho da Páscoa falou no Natal...

Era Uma Vez Um Funcionário da ONU...

Era Uma Vez Um Funcionário da ONU...

BPN

BPN

As falcatruas que os políticos nos fazem pagar sem que nos tenham sequer perguntado se o queríamos fazer e EU NÃO QUERO!!!! Estas são algumas das falcatruas que me deixam com vontade de os esfolar vivos... sim, eu sei... a bem dizer ainda é Natal...



A Minha Drive

Flor Rompendo Entre as Pedras dos Meus Caminhos - Barca
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
A Minha Drive

Eheheh... já tenho uma com a capacidade de 5GB de armazenamento. É mais uma alternativa de segurança para os recursos de História por mim construídos e alojados originalmente na minha página Google Sites.
Experimentem este serviço tão jeitoso e de fácil e intuitivo manuseamento... se eu consegui tranferir para lá os meus documentos, neste caso os meus PPTs, é porque qualquer pessoa consegue... eheheh... é somente mais um serviço disponibilizado pela maravilhosa Google...

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Votos de Feliz Natal


Votos de Feliz Natal

É o que desejo a todos quantos por aqui passarem... fiquem bem na companhia do meu querido S. Gonçalinho...

Amarante - Ontem

Céu de Amarante - Ontem - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Céu de Amarante - Ontem

Hoje partilho com os meus leitores o incrível céu amarantino de ontem... aquele que me fez fazer marcha atrás, voltar a entrar em casa, subir as escadas, abrir a porta da varanda de máquina em punho e disparar, espantada!
A sério que este pôr-do-sol foi fotografado ontem...
Quem o viu?

Amarante, Cidade Presépio

Amarante, Cidade Presépio - Largo de S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Amarante, Cidade Presépio

Depois de uns dias de chuva miudinha e constante eis que ontem tivemos um fabuloso dia de sol a rodos que nos aqueceu a alma até ao tutano, nos remeteu para dias de Primavera e nos deixou com duas perguntas no ar: É Natal? A sério?
Pois é... e a iniciativa "Amarante, Cidade Presépio" foi, ontem, um enormesco sucesso pelo que me foi dado ver de pessoas aos molhos que se movimentavam pelo centro histórico da cidade. E eis que no meio da multidão surgem os desportistas da ADA cumprindo a actividade "Christmas Trail Amarante" que ajudou a compor o ramalhete de gente e de agitação na cidade.
Parabéns a todos os corajosos que cumpriram 8 Km por montes e vales de Amarante, terra acidentada e de percursos curiosos e pitorescos.
Parabéns a todos quantos conseguiram atrair tanta e tanta gente à cidade. Garanto-vos que não me lembro de uma antevéspera de natal assim tão movimentada!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Sugestão de Prenda

Sabonetes de Canavezes - Aquacool - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Sugestão de Prenda

Especialmente a pensar nas mães... porque estes eram os sabonetes preferidos da Minha que os encomendava, se preciso fosse, e aguardava pacientemente a sua chegada.
Os Sabonetes de Canavezes, depois de uns anos de interrupção de fabrico, voltaram a ser reeditados em embalagens feitas para nos dar a volta à cabeça, a nós, mulheres, e encontram-se à venda em farmácias e nas melhores lojas de comércio tradicional um pouco por todo o país.
São sabonetes de fabrico nacional, feitos com a água das desactivadas Caldas de Canavezes, situadas aqui na vizinha cidade do Marco de Canaveses.
Experimentem-nos.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Amarante, Cidade Presépio

Amarante, Cidade Presépio

Tudo o que possa ser feito para animar o centro histórico de Amarante é uma mais valia.
Aqui vos deixo a reportagem da SIC sobre uma iniciativa da Associação Comercial de Amarante - Amarante, Cidade Presépio.
Pena que as filmagens não tenham sido feitas hoje, sem chuva e com muita gente nas ruas...

A Palavra a Bagão Félix

A Palavra a Bagão Félix

Chega!

Chega!

Também acho. Já chega. Confesso que detestaria viver numa sociedade armada até aos dentes.
Que flagelo de violência!Que aberração de violência gratuita.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal

Reflexos no Tâmega - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de José Emanuel Queirós

Feliz Natal

Votos de Feliz Natal para todos quantos por aqui passarem... amigos, familiares, alunos, conhecidos, desconhecidos...
E que 2013 nos dê a força necessária para as lutas que teremos pela frente, para que o Mundo se torne, verdadeiramente, um lugar melhor e mais asseado...

Porra! Nem no Natal Nos Dão Descanso!

Porra! Nem no Natal Nos Dão Descanso!

Governo prepara redução salarial da função pública

O Anabela Magalhães no Jornal de Amarante

 
O Anabela Magalhães no Jornal de Amarante

Obrigada pela referência, Ricardo Pinto!

Amarantinos

 
Amarantinos

Hoje publico uma fotografia pertença de João Pereira da Silva e que retrata alguns personagens amarantinos, algures pelos anos 30 do século passado. Este grupo integrava a Direcção de Socorros Mútuos Amarantina.
Da esquerda para a direita - Joaquim Teixeira Pinto, fotógrafo, fundador da Foto-Arte na Rua Cândido dos Reis, pai do grande fotógrafo amarantino Eduardo Teixeira Pinto e de seus irmãos José e Aristides Teixeira Pinto; Luís Nuno de Lima, funcionário do Tribunal que, à data, funcionava no 1º andar do edifício da actual Câmara Municipal de Amarante; Armando Pereira dos Anjos, ajudante do conservador do registo predial que funcionava, à data, no edifício onde actualmente se situa o Museu Amadeo de Souza-Cardoso; João Pereira da Silva, republicano dos sete costados, farmacêutico proprietário da Farmácia Central, na rua 5 de Outubro, conhecido aqui pela vila por Joãozinho da Farmácia; Rodrigo Pinto de Queiróz, meu querido avô paterno, sócio fundador do mítico Café-Bar, industrial de automóveis, um dos donos dos carros de praça existentes, à data, no Largo de S. Gonçalo/ Praça da República; Sebastião Silva, sapateiro na Rua 31 de Janeiro, com loja de consertos de sapatos em frente ao Jardim e escriturário da Associação de Socorros Mútuos que funcionava na rua 31 de Janeiro, em parte do 1º andar no edifício que actualmente alberga, no rés-do-chão o estabelecimento de António Gonçalves, alfaiate; Alexandre Ribeiro, cobrador; José Pereira da Silva, filho de João Pereira da Silva, ajudante de farmácia na farmácia de seu pai; António Baptista, ajudante no cartório notarial, que funcionou na rua Cândido dos Reis, no edifício do dr José Falcão, notário, exactamente onde hoje se situa a Sapataria Carocha, posteriormente o notário passou para a rua 31 de Janeiro para o primeiro andar do prédio que hoje alberga, no seu rés-do-chão, a cozinha do Zé da Calçada.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Conjuntura Pulhítica

Conjuntura Pulhítica

É esta: ou taquetinho ou lebas nu fucinho...



Nota - Com os meus agradecimentos ao Paulo Silva que me fez redordar os idos anos 8o e os Trabalhadores do Comércio.

Trabalho

Eu no Meu Escritório - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de João Pedro Fonseca
 
Trabalho

Durante o dia de hoje ainda tive um fartote dele mas, à hora a que escrevo, oficialmente entrei em paragem lectiva. Evidentemente que o meu trabalho não acabou e prolongar-se-á por aqui, por aqui, por aqui.... e podia acrescentar mais... mas não vos canso...
Porque o trabalho de um professor é feito de dias/horas de aula, dias/horas de trabalho visível e muiiiiiiitos(as) dias/horas de trabalho perfeitamente invisível, quase subterrâneo, mas que eu me encarrego de trazer à tona já sem pudor... porque sou uma entre outros... mas sou uma com identidade própria, não apagável, graças a esta net que eu amo.

Escritório aqui vou eu... é que já têm sentido a minha falta por lá e até já perguntaram por mim...

A.D.Amarante

A.D.Amarante

Jovens, estão todos de parabéns! Excelente actividade. Excelente mancha de cor que se movimenta pela cidade em passo de corrida... já vos vi em plena acção... eheheh...
Parabéns especiais ao Francisco Monteiro, autor deste fantástico vídeo de promoção da equipa Trail Running de Amarante. Pelo caminho deixo beijinhos à Ângela que um dia correu dentro da minha sala de aulas...


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"El Gobierno pone en venta Portugal"

"El Gobierno pone en venta Portugal"

O artigo que está a fazer furor... pode lê-lo aqui.

Jantar de Natal

Jantar de natal - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Jantar de Natal

Porque estamos a precisar de alguma normalidade nas nossas vidas, realizou-se ontem o Jantar de Natal do Agrupamento de Escolas a que pertenço. Com muita música à mistura, como convém, só poderia ter corrido 5 estrelinhas.
Ah! E sim, fizemos muitos brindes e formulámos muitos pedidos... mas que eu não posso reproduzir...

A Palavra a Paulo Guinote

A Palavra a Paulo Guinote

Sobre os cortes cegos na educação. Aqui.

Windows 8

Windows 8

Demonstração.



Com os meus agradecimentos à Conceição Malhó Gomes.

Contratação de Docentes/Formadores 2013-2015

Contratação de Docentes/Formadores 2013-2015

"O IEFP, I.P. está a promover o lançamento, a nível nacional, de um concurso para recrutamento de docentes e formadores para o desenvolvimento de formação nas componentes de formação de base, sociocultural e científica nas diferentes modalidades de formação, no quadro da respetiva rede de Centros de Emprego e Formação Profissional.
Este concurso é desenvolvido através do Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE do Ministério da Educação e Ciência:
https://sigrhe.dgae.mec.pt
O prazo de candidaturas decorre no período de 19 a 21 de dezembro de 2012.
Todas as dúvidas sobre este processo devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: concursoiefp2012@iefp.pt.
Para obter informação sobre grupos de docência/recrutamento, consulte o site da DGAE em http://www.dgae.mec.pt/web/14654/profissional"

Texto retirado daqui

Sara Magalhães - Professora de EMRC

Sara Magalhães - Professora de EMRC
Fotografia sei lá eu de quem...
 
Sara Magalhães - Professora de EMRC

A Sara Magalhães, que comigo partilha o apelido sem ser da minha família. é a campeã da minha escola. Professora com 21 turmas, sim, leu bem, de todos os níveis de escolaridade e mais alguns e a módica quantia de... de... 449 alunos. Yupi! Eu acho que o MEC podia pensar em dar-nos mil a cada um! Que poupança seria!!! Milhares no desemprego...  e milhares com milhares... yupi! Isso é que era inovação.
E assim vai a Educação...

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Paulo Santos Silva - Professor de EM

Paulo Santos Silva - Amarante
Fotografia sei lá eu de quem...
 
Paulo Santos Silva - Professor de EM

Hoje continuo a série inaugurada um dia destes com o exemplo/rosto da professora Ana Osório, de TIC. Porque penso que não há como pegar em casos concretos para se ver a barbaridade já feita com os horários dos professores.
O Paulo Santos Silva é um dos professores heróis do nosso Portugal contemporâneo... que está a decair a olhos vistos e a cada dia que passa...
O Paulo lecciona Educação Musical a 15 turmas do 7º e do 8º ano de escolaridade onde, bem contabilizados, estão guardados a módica quantia de 325 alunos...
Comentários para quê?! Se isto é Portugal no seu pior?!
Pois é!

Nota - Foto surripiada no face do Paulo após autorização.

Sericaia

Sericaia do Manuel Gonçalves - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Sericaia

Tarimbar, durante a actividade docente, em terras do Alentejo, tem as suas vantagens e uma é, sem dúvida, o contacto com a maravilhosa gastronomia alentejana. Só de pensar em açorda à alentejana, sopa de cação, migas e ensopados vários... e claro a infalível sericaia... huuummm... huumm... sim, é de deixar um qualquer cristão de baba a escorrer de tão maravilhosas são as recordações de degustações várias por terras do Sul.
Fico contente por teres tarimbado por lá, Manuel Gonçalves, porque agora estás em condições de nos presenteares com maravilhosas sericaias por ti feitas... esta comidinha no final da reunião da qual és DT... eheheh... os mimos nunca nos fizeram mal... e esta, que aparece na fotografia acima postada, fez a vez de um qualquer aperitivo destinado a abrir o apetite para o almocinho de hoje.
E abriu. Forrou-nos os papinhos e deixou-os preparado para o resto...
Obrigada, Manuel Gonçalves! Um dia, vais ver, ainda tento fazer uma sericaia... surpreendente...

E por agora, partilho com os meus leitores uma receita da iguaria tirada daqui:

Ingredientes

  • Leite: 1 lt
  • Limão: q.b.
  • Canela: 1 pau
  • Ovo: 12
  • Açúcar: 450 g
  • Farinha: 125 g
  • Canela em pó: q.b.
  • Sal: q.b.

Preparação

Ligar o forno e regulá-lo para os 225° C. Levar ao lume, a ferver, o leite juntamente com a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Entretanto, bater muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Em seguida, dissolva a farinha no leite fervido, junte o creme de gemas e açúcar e, mexendo sempre, engrossar sobre lume brando. Retirar do lume, tirar a casca de limão e o pau de canela, e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo bem firme e incorporar, cuidadosamente, no preparado anterior, que deverá estar frio ou ligeiramente morno. Deitar o creme num prato de barro fundo e bem largo; polvilhar abundantemente com canela e levar a cozer no forno.

Pedro Sabe do Que fala

Pedro Sabe do Que fala

E fala de Relvas... por certo... isto só para apontar um cazinho que ele... por certo... conhece bem...

Creedence Clearwater Revival

Creedence Clearwater Revival

I see the bad moon rising... porque cresci com eles...



Lyrics:

I see the bad moon rising.
I see trouble on the way.
I see earthquakes and lightnin'.
I see bad times today.

CHORUS:

Don't go around tonight,
Well, it's bound to take your life,
There's a bad moon on the rise.

I hear hurricanes ablowing.
I know the end is coming soon.
I fear rivers over flowing.
I hear the voice of rage and ruin.

CHORUS

All right!

Hope you got your things together.
Hope you are quite prepared to die.
Looks like we're in for nasty weather.
One eye is taken for an eye.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pedro Sabe do Que fala

Pedro Sabe do Que Fala

"O primeiro-ministro afirma que as pensões mais elevadas não correspondem ao valor dos descontos ao longo da carreira contributiva."

E fala, por certo, de políticos mais ou menos desactivados.
Pedro, corta rente esta sem vergonhice! O país agradece!

Pesadelo - Ao Que Nós Chegamos...


Portas do Paraíso - Baptistério - Florença - Itália
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Pesadelo - Ao Que Nós Chegámos

A história, passada em escola desconhecida e em tempo que não interessa, conta-se em duas penadas. A encarregada de educação/mãe de um aluno, tendo marcado consulta no dentista para a sua criança e estando impossibilitada de acompanhar a dita cria, telefona para a escola e pergunta se não há um professor disponível que possa acompanhar o filho à referida consulta já que ela não o pode fazer... ou seja... queria!
E esta, hem?
Pesadelo? Pois, vou ali e já venho...

Cat Stevens - Father and Son

Cat Stevens - Father and Son

Cresci com ele...


Cat Stevens - Morning has Broken

Cat Stevens - Morning has Broken


domingo, 16 de dezembro de 2012

Justino Alves

Justino Alves

Obrigada ao João Justino Alves pela pintura infindavelmente bela e ao João Vasconcelos, do Canal 180, pela divulgação do documentário "A cor das sombras".
Eheheh... e é assim que este post fica todo em família...


Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante

Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante

Aqui deixo um convite a todos os meus leitores para que visitem este precioso museu. Dirijo-o especialmente a todos os professores de História e de Educação Visual... e aos seus alunos...


Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso

Hoje volto a este Amarantino Maior graças ao meu irmão e às partilhas do face. Hoje volto ao Amarantino Génio da Pintura do início do século XX que, tendo morrido tão jovem, nos deixou um legado pictórico de incalculável valor e que permanece um desconhecido para tantos e tantos portugueses...
Amo-o. À sua pessoa de escorpião senhor do seu nariz bem à frente de uma sociedade demasiado pequena para a sua grandeza. E depois amo a sua obra, as suas formas, as suas cores, as suas composições, os seus ismos, os seus rompimentos e experimentações, os seus caminhos abertos à conta de pinceladas seguras e firmes que, juntas, nos abrem novas janelas e portas e nos interpelam continuamente a cada dia que passa.
Visito a sua inspiradora obra amiúde. Tenho a sorte de a ter à distância de meia dúzia de passos de mim. Levo os meus alunos ao museu em visitas de estudo gratuitas, previamente agendadas com os técnicos/guias do museu. E espero conseguir passar este meu amor/admiração a todos os meus alunos que, no 9º ano, visitam comigo, religiosamente, o Museu Municipal de Amarante que tem a responsabilidade de "carregar" o seu nome.


Massacre - EUA

Massacre - EUA

Mais um a somar à já demasiada extensa lista. Quem trava isto? Confesso que me faltam as palavras para comentar estes actos de verdadeira loucura...


sábado, 15 de dezembro de 2012

Concurso Blogues do Ano - Aventar

 
Concurso Blogues do Ano 2012 - Aventar

O João José Cardoso enviou-me a pergunta: Anabela, já te foste inscrever ao Aventar? E eu, que tenho andado afogadinha em trabalho... xiiiiiiiiii... raios! Não é que me ia escapando o concurso encetado pelo Aventar para eleger os melhores blogues em língua portuguesa de Portugal, do ano de 2012?

Assim, comunico aos meus estimados leitores que inscrevi dois dos blogues que alimento com regularidade, sim ainda tenho mais!, e que já estiveram em concurso o ano passado - o Anabela Magalhães, este mesmo onde agora posto este anúncio e que ficou em 5º lugar no 1º concurso realizado o ano passado, na categoria Educação e o agora denominado História 3º Ciclo que o ano passado ficou em 1º lugar a nível nacional com o nome História 7.
Por agora estão as inscrições abertas e podem ser acompanhas aqui. Logo que o período de votações abra, avisarei.
Espero os vossos votos. Agradecida desde já... para ver se repito uns agradecimentos no mínimo como estes...

Ana Osório - Professora de TIC

Ana Osório com a Serra do Marão como Pano de Fundo
Fotografia de Armindo Aguiar
 
Ana Osório - Professora de TIC

Hoje apresento esta professora de TIC, já referenciada em post anterior neste blogue, que comigo veio da ESA para a EB 2/3 de Amarante, em tempos que já lá vão.
Pois a Ana Osório tem um horário de funcionária pública feito de 35 horas semanais, distribuídas em 24 tempos lectivos, 15 turmas, sendo que 3 são CEF, 1 direcção de turma de um dos CEF e... a módica quantia de 270 alunos... apenas... porque as turmas na minha escolinha continuam pequeninas à conta de muitos alunos com necessidades educativas especiais...
Ah! Falta apenas contabilizar a componente estabelecimento e a componente trabalho de casa... tudo cumprido até à exaustão, não é Ana Osório?
Eu olho para ela com admiração... como é possível a rapariga aguentar-se de pé?

E nos entretantos os políticos não contentes com isto que reza assim "Professores portugueses são dos que têm mais horas de aulas"... preparam isto?
É caso para dizer fosga-se!

Aluimento de Terras - EB 2/3 de Amarante

Aluimento - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Pedro Silva
 
Aluimento de Terras - EB 2/3 de Amarante

Aconteceu ontem de manhã no meio de um temporal feito de chuva a rodos e vento desesperado que, felizmente, não provocou vítimas. Tudo junto, aluimento de terras que arrastou gradeamento, muro de betãoe poste de electricidade, e chuva a rodos e vento desesperado deu em cancelamento de todas as actividades programadas para o dia e que pretendiam assinalar o fim do primeiro período deste ano lectivo de 2012/2013 - corta-mato de manhã e espectáculos vários de tarde.
Esperemos que as obras de recuperação do muro e grade não demorem e não se arrastem como as obras na estrada de acesso à escolinha, agora transformada em verdadeiro lamaçal... é que já há mentes pensantes a esfregar as mãos de contentes vendo aqui um ponto de fuga...

PAPIs

PAPIs

Vieram substituir os planos de não sei o quê que se cruzinhavam se o aluno tinha três ou mais negativas e são a nova resposta desburrocratizante do MEC que agora impõe um PAPI por cada aluno que tenha um qualquer nível inferior a três. Yupi! Que melhoria! Ora, como há turmas onde todos os alunos têm negativas, ora a frito ora a cozido, teremos vinte e oito alunos e vinte e oito PAPIs, trinta alunos e trinta PAPIs.
Boa! Excelente, Crato! O timing da coisa não podia ter sido melhor escolhido mesmo em cima das reuniões de avaliação, mesmo em cima do acontecimento!
Estou a vê-las... estou a ver a confusão lançada... estou a ver PAPIS aos molhos a circular pelas mesas de reuniões... ena, pá! Tanto papele!

Nota - Na minha escola os PAPIs tomaram o nome de PAP... eheheh... talvez para evitar as confusões/gozos que poderão surgir com este termo a espalhar-se como fogo num palheiro.
Pá... quê?!

Pois, estava eu a partilhar este post num grupo de educação no facebook, mais precisamente aqui, e não é que me aparece este aviso?!

Aviso: Esta mensagem contém conteúdo bloqueado

Algum conteúdo nesta mensagem foi denunciado como abusivo por utilizadores do Facebook.
 
Credo! E o face bloqueia-me o post dos PAPIs?!
 
Eu bem disse que isto ia dar confusão...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cheias no Tâmega - Versão Nocturna

Cheias no Tâmega - Versão Nocturna - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Cheias no Tâmega - Versão Nocturna

Por aqui o rio já desce... ufa, ufa! Que assim continue!

Nota - As fotografias agora postadas foram captadas por volta das vinte horas. No momento em que escrevo este post o rio já está um pouco abaixo... que ainda agorinha mesmo o vi... e continua a descer...

Douro Bike Race

Douro Bike Race

Já foi. Mas aproveitem para espreitar a minha bela cidade aqui também vista do ar num olhar de pássaro deveras fascinante...
Sim, estes são os caminhos bucólicos à beira rio que hoje estão tomados pelo Tâmega...


Cheias no Tâmega - Amarante


Cheias no Tâmega - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Cheias no Tâmega - Amarante

E ainda uma última fotografia tirada pelas 17:30... com S. Gonçalo à vista...

Cheias no Tâmega - Amarante

Cheias no Tâmega - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Cheias no Tâmega - Amarante

Ainda duas fotografias das 17:30...

Alerta - Amarante

Alerta - Amarante


Cheias no Tâmega - Amarante

Cheias no Tâmega - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Cheias no Tâmega - Amarante

O Tâmega continua a galgar as margens a uma velocidade estonteante. Esteve assim a tarde toda, sem dar mostras de cansaço. E uma coisa é certa, ou ele pára... ou vamos ter problemas durante a noite...
É claro que, nos entretantos, os comerciantes do Covelo e do Arquinho, experientes como só eles nestas coisas de cheias que se repetem periodicamente de Inverno, com caves já inundadas, trataram de pôr a salvo a mercadoria em armazém, reforçada neste período de Natal. É que mais vale prevenir... do que remediar.

Nota - Logo que o blogger me deixe colocar mais fotos... rsrsrsrs... e que deu-lhe um peripaque e não me deixa...

A Pedido de Várias Famílias - Recuperação de Classificação da Observação de Aulas

A Pedido de Várias Famílias - Recuperação de Classificação da Observação de Aulas

 
Hoje partilho um modelo possível para pedido de recuperação da classificação da observação de aulas em avaliações anteriores. Eu vou pedir. É que tive um pesadelo... obrigada pela legislação a solicitar aulas observadas, obrigada a assistir de palanque à manipulação de notas para acomodação em decisão previamente tomada, ninguém se acredita que todos os professores duma escola a pedirem aulas observadas e sujeitos a avaliação de desempenho tenham Muito Bom, haveria de ser bonito uma turma de alunos todos avaliados com nível 4 decidido no início do ano... ehehehe... alguém acharia normal coisa deste calibre?!... já dei que chegue para este peditório e para esta indignidade indecorosa e por isso, se não podes com eles... foge deles! E é o que faço e a sete pés... até porque receio que estas práticas sejam pegajosas e que eu própria, com a convivência, venha a contrair a maleita.
Foge, Anabela Maria!... Pesadelo, xô!
 
É agora é só clicar no link e acederão ao blogue Professores Lusos onde está publicado um modelito da coisa. Usem-no, caso o entendam fazer.

Pedido de recuperação da classificação da observação de aulas obtida num modelo de avaliação do desempenho anterior.

Cheias no Tâmega

Cheias no Tâmega - Amarante
Fotografias de Joana Matias de Magalhães
 
Cheias no Tâmega

O Tâmega, seco mirrado como nem sei ainda ontem quando para ele olhei das janelas de minha casa, acordou hoje a transbordar, furiosamente, do seu leito, alimentado por uma chuva que não nos dá tréguas e faz com que ele se agigante a cada hora que passa.
Veremos a evolução da coisa. Depois do almoço o panorama era o que agora partilho com os meus leitores e, da Confeitaria da Ponte, assisti de palanque à passagem de muitos troncos de árvores, alguns autênticas bisarmas e ainda ao afogamento se várias guigas do outro lado do rio... rsrsrsrs... coitaditas... rsrsrsrs... amarradinhas às árvores pois então! ou estariam já a bater com os costados no paredão da Barragem do Torrão, lá ao fundo, depois da cidade do Marco de Canaveses...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dia Abaixo de Cão

Dia Abaixo de Cão

Começou pelas 8:30 e ainda não acabou. Chegada agorinha mesmo da escola, vou atacar os meus TPC feito de grelhados vários e o mais que surgir até eu não poder mais... porque uma coisa é certa, amanhã há mais.
E não, não estou a falar de grelhados na cozinha...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

12-12-12

12-12-12

Nem mais!

Redução do parque Automóvel do Estado

Redução do Parque Automóvel do Estado

A medida só peca por muito tardia e por ficar bem aquém do que poderia ser feito.

A Palavra a Abebe Selassie

A Palavra a Abebe Selassie

O programa não foi em vão. As projecções e estimativas feitas pelos técnicos são frequentemente ultrapassadas pela realidade, para pior, mas é a vida... os danos colaterais sobre as pessoas,como fome, frio, falta de assistência médica e medicamentosa, aumento da taxa de criminalidade, de suicídios, de violência doméstica... são danos colaterais... enfim, paciência, que é que podemos fazer, nós os técnicos?

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Parabéns, Manoel de Oliveira!

Parabéns, Manoel de Oliveira!

E já vão 104! Que belo!


Ainda as Muralhas da China


Muralhas da China - Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 
 
Ainda as Muralhas da China

Como não as terminamos hoje... mas por pouco e à conta do estuporado horário de Inverno que é abominável!... agora, provavelmente, só haverá mais Muralhas da China no ano de 2013.
Entretanto, seguem-se outros muros, outras construções, trabalho muito até ao Natal na escolinha e em casa... em casa e na escolinha...

Aumento da Carga Lectiva dos Professores

Aumento da Carga Lectiva dos Professores

Governo quer aumentar carga lectiva dos professores

E a avaliar pela capacidade de luta impressionante e pela mobilização e capacidade de reacção dos docentes ainda... ainda!... em exercício... para o ano ainda seremos menos!... que me deixa de cara à banda e em verdadeiro estado de perplexidade... a medida é como se já estivesse implementada no terreno. Crato, estalar os dedos é suficiente e isto sai do papel para as escolas em dois tempos e numa pressinha...
Pois. Quem me dera não ter escrito este texto...

Sem Surpresas - Profs à Frente na Corrida às Aposentações

Sem Surpresas - Profs à frente na Corrida às Aposentações

De facto só quem não é deste sector, quem anda muito distraído e/ou não contacta com gente  ligada à educação é que pode ter sido apanhado de surpresa.
Eu, que amo a minha profissão e dou o litro por ela trabalhando horas a fio... que o MEC jamais me pagará por mais anos que viva!, voltava-lhe as costas e era já, se pudesse, só para não ter que aturar mais ninguém. E não, não estou a falar dos alunos...

Orquestra de Lixo

Orquestra de Lixo

Linda!
Uma lição de vida...


Apanhado de Boas Notícias

Apanhado de Boas Notícias

Produção de azeite aumentou 44% em 2011

Vista Alegre constrói fábrica para fornecer IKEA

Alqueva com investimentos de 3,2 mil mihões

Ministros europeus optam pela reindustrialização

Cruzeiros com Resultados Recorde em 2012


E agora uma que é também um desejo meu, para além duma previsão...

OCDE antevê retoma de Portugal, Grécia e Irlanda

... oxalá...


Oferta de Emprego para o Canadá

Oferta de Emprego para o Canadá

Na área da construção civil. Por agora, principalmente soldadores e electricistas.
Aqui deixo a informação do Expresso de hoje, a quem interessar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Esclarecimentos ADD

Esclarecimentos ADD

Aqui.

É Hora de Acordar

É Hora de Acordar

Já está disponível no tubes!


Sem vergonhice

Imagem surripiada aqui.
 
Sem Vergonhice

A desbunda e o gozo são totais e o mais dramático é ter a consciência que lá por fora a coisa é igual ao litro.
Este fim de semana aprendi um insulto muito feio com um pescador italiano... e vou usá-lo aqui e agora. Preparem-se...
Preparem-se e digam lá... estes indivíduos não parecem mesmo umas lulas inchadas?
Ok! Menos a Ferreira Leite...

Prémio Nobel da Paz

Imagem surripiada ao Donatien Alphonse François.
 
Prémio Nobel da Paz

Já tivemos o Prémio Nobel da Paz Anedota I - Obama.
Este ano temos o Prémio Nobel da Paz Anedota II - UE

Muralhas da China

Muralhas da China - Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Muralhas da China

Agora somos três: dois à luta com o muro, tirando a terra até à última pedra colocada sei lá eu por quem, empilhando a pedra nova até à altura da leira, enchendo o vão com cascalho e saibro, acondicionando tudo muito bem e um outro, a bem dizer um pedreiro, a partir pedra. Assim, terminaremos ainda mais rápido as Muralhas da China. Na verdade, as deste campo estão quase terminadas e depois só nos falta mesmo avançar para o próximo desafio, para o próximo muro inacabado.
Continuo a não gostar de coisas inacabadas... e como tal só me resta acabar o que outros, antes de mim, começaram...

Aviso - Não faço Muralhas da China para fora.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.