quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parabéns, Fernando Ulrich!

Parabéns, Fernando Ulrich!

Porque as dificuldades, quando nascem, não nascem para todos!

BPI - Lucros de 2012 - 249 milhões de euros.

A isto chamo eu falar de cátedra. Somos todos iguais, ou não?
Pois não. Enquanto nós apertamos o cinto porque nos cortam à força os nossos magros rendimentos, outros há que os aumentam de forma obscena.


A Palavra a Noronha Nascimento

A Palavra a Noronha Nascimento

O magistrado, parafraseando o antigo presidente do Instituto Universitário Europeu de Florença, Yves Mény, disse que "os partidos tornaram-se máquinas politicas alimentadas a dinheiro com efeitos no financiamento oculto". Por isso, acrescentou, "percebe-se, assim, que assessores minsteriais com vinte e poucos anos de idade ganhem o que fará inveja a juízes de tribunais superiores e muito mais a qualquer juiz de comarca".

Pode continuar a ler aqui.

"Morreu Um de Nós"

CARTA ABERTA
Morreu um de nós: um daqueles que zelava pela segurança de todos (alunos, funcionários e professores); O nosso elo mais forte, em pleno exercício das suas funções.
Para evitar que um aluno maltratasse um colega fazendo perigar a sua vida, durante a aula, mesmo perante a pronta ação do professor e de um funcionário, foi pedida a intervenção dos vigilantes da escola, para que fosse conduzido à Direção Executiva para que esta acionasse os técnicos da Escola Segura.
Desde o início do comportamento, de extrema violência, materiais foram destruídos, funcionários e docentes ameaçados de morte verbalmente e agredidos fisicamente.
O esforço dos vigilantes em controlar tais atitudes foi imenso mas não conseguiram evitar a destruição descontrolada de mesas, quadros, armários, cadeiras e os atos de ataque físico.
Já na Direção Executiva, e perante o continuado comportamento violento, o vigilante Correia manietando o aluno, manteve-se como pilar determinante na segurança física de outros elementos da comunidade educativa, que tentavam também intervir. Mais de dez pessoas tentaram, sem sucesso, conter o aluno!
Assim, perante uma violência física e emocional tão demorada e brutal o vigilante Correia colapsou.
De imediato foi assistido por professores e funcionários que lhe fizeram as manobras de reanimação (respiração boca a boca e massagem cardíaca) até à chegada do INEM, que prestou toda a assistência possível que, no entanto, se mostrou ineficaz para salvar o Sr. Correia.
Estamos profundamente abalados e consternados com o falecimento do colega em pleno exercício das suas funções, num local, por excelência, educativo, onde uma morte nesta situação é inaceitável.
Estamos de luto, estamos perante algo que não conseguimos aceitar e, por isso, não sentimos capacidade de gerir emocionalmente uma situação tão dramática; estamos na escola sem darmos aulas, incapazes de pedagogicamente abordar o assunto junto dos restantes alunos.
Todos os que se encontravam na escola ficaram em choque. Como pode isto ter acontecido numa escola? Que ambiente se vive? Que aprendizagens se fazem quando há quem possa frequentá-la enchendo-a de ameaças e de violência?
O contexto escolar do Agrupamento está pormenorizadamente descrito no Projeto Educativo. Todos os profissionais que nele trabalham estão conscientes do universo em que se movem e procuram por todos os meios ajudar a orientar crianças e jovens de um meio problemático, com fragilidades várias, com comportamentos difíceis de gerir. Temos uma equipa técnica preparada e muito ativa, no âmbito dos recursos TEIP. Lidamos com os problemas que vão surgindo e conseguimos muitos resultados positivos.
No entanto, há sempre um pequeno número de alunos, bem identificados na escola, que ultrapassam todos os limites do aceitável numa comunidade escolar, pois põem em risco os seus membros, a nível físico e psicológico, de forma sistemática: não aceitam a autoridade de ninguém, pelo que não cumprem as regras da escola, nem as mais básicas de convivência; ameaçam; aterrorizam; agridem.
Em relação a estes alunos já tudo foi feito, desde as estratégias aplicadas pelos professores e pelos diretores de turma para motivar o aluno para a aprendizagem e para a socialização, passando pelas medidas previstas no Estatuto do Aluno, completamente ineficazes para estes casos. Tiveram a intervenção do SPO, GAAF, ADEIMA, CPCJ, Tribunal de Menores. Aos diretores de turma são pedidos relatórios, pareceres, esclarecimentos de todos estes organismos. Enquanto isto acontece e durante anos, a situação destes alunos na escola mantém-se inalterada, até os jovens saírem da escolaridade obrigatória ou terminarem o ciclo de estudos. Isto é, embora várias instituições estejam envolvidas, a escola tem de manter os alunos ou transferi-los para outras escolas, deslocando o problema, não resolvido, para os outros. Estes continuam assim a ameaçar e a agredir colegas, funcionários e professores, continuam a impedir os colegas das turmas em que estão inseridos de poder ter um ensino de qualidade, minando as aulas. Têm e criam um sentimento de poder ter impunidade e de ausência de limites, que é o oposto do que lhes deveria ser ensinado.
A escola regular não pode dar a estes alunos a resposta de que eles precisam. A tutela não está a cumprir o seu papel, que inclui o de resolver a situação destes alunos e o de proteger o direito à educação e à integridade física e psicológica de todos os outros e de quem trabalha nas escolas.
Por estes motivos, dirigimo-nos à Tutela, exigindo que, com a maior urgência, se debruce sobre este problema e o resolva eficazmente, criando acompanhamento adequado às crianças e jovens com comportamentos disruptivos, que põem em riscos elementos da comunidade escolar em que se inserem. Este acompanhamento terá de implicar o afastamento destes jovens das escolas regulares e a sua integração em ambientes controlados, específicos e preparados para este tipo de perfil psicológico.
Morreu o Sr. Correia, dizemos. Já tinha problemas de saúde, dirão. Nos olhos uns dos outros lemos «Mataram o Sr. Correia».
 
Matosinhos e EB 2, 3 Professor Óscar Lopes, 31 de janeiro de 2013
Assinatura de docentes e não docentes
 
Post surripiado ao Paulo Guinote.
 
Apresento as minhas sentidas condolências à família.

Mimos

Manif de 26 de Janeiro de 2013 - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Mimos

Porque a minha vida profissional não é só feita de patadas, muito embora também o seja, não o esqueço, mas também é feita de mimos onde me enrosco, saboreando-os lentamente, neste caso duplamente saborosos porque vindos de um aluno que foi meu... em tempos que já lá vão...
Obrigada, Ricardo Pinto! Deixas-me sensibilizada...

Manelito, o Meu Herói!

Manelito e Afins - Manif - 26/01/2013
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Manelito, o Meu Herói!

O Manelito, a criança que docemente desce a avenida lisboeta em dia de manifestação de professores, foi/é, mais uma vez, o meu herói das manifes.
Criança de tenra idade, filho de um jovem casal de professores de quem eu fui um dia professora por breves instantes, neto de professoras por via materna e paterna, sobrinho de professoras muitas e até bisneto de professora por via paterna... eheheh... por acaso minha professora de Francês... o Manelito não perde uma manif de profs, por certo partilhando das preocupações familiares de um e de outro lado.
O Manelito é o meu herói. Criança de tenra idade já carrega no seu ADN de lutador mais manifes do que muitos professores que eu conheço... todos juntos!!!

Nota 1- Este post só foi feito porque eu fui licenciada, hoje mesmo na escolinha... eheheh...
"Ó Manel, eu queria a tua licença..." mas é que nem precisei de me explicar... "Estás licenciada!"

Nota 2 - A feliz família encontra-se enquadrada pelos manos Cardoso... da ESA. Cumprimentos... e, já agora, também larguras daqui para aí!

Blogging connecting people *

 

Lelé Batita, Editora do Blogue Pérola de Cultura...
... abraçada pela Editora deste Anabela Magalhães
Foto de Armanda Sousa, 26-01-2013, Lisboa
 
Blogging connecting people *

"Afetos são coisas do coração. Lutas são coisas da razão e da lógica. Se os segundos se decidem, com hora e dia marcado, já os primeiros não só não se decidem como não se escolhem.
Antes mesmo de ter encontrado pela primeira vez pessoalmente a Helena Feliciano em Lisboa, já a "conhecia" razoavelmente do seu Blogue Pérola de Cultura.
A empatia não se fez demorar e antes se confirmou em presença.
Esse era um tempo em que não havia divisões partidocráticas e Maria de Lurdes Rodrigues com Jorge Pedreira e Valter Lemos tinham conseguido colocar contra si a esmagadora maioria da classe docente. De tal modo foi a avalanche que até mulheres de membros do partido do governo de Sócrates iam para a rua engrossar as manifestações. Era um tempo em que os Blogues da esfera docente se uniram aos movimentos independentes de professores para não raramente tomarem em mãos a mobilização dos professores de todos os graus de ensino e arrastar consigo as forças sindicais, quantas vezes hesitantes e conciliadoras.
Desse tempo vem a minha amizade com a Helena. Ela mulher do Sul, eu do Norte, temos em comum a coerência e o horror à cobardia. E quantas faturas temos pago por causa disso. Mas ainda assim, parece que não nos conseguem parar nem calar, enquanto as injustiças e os absurdos nos baterem à porta.
Ao longo dos anos a Helena veio a revelar-se uma das bloggers mais ativas e participativas em todas as lutas da classe docente. Grande professora, mulher de armas e sem dúvida alguma, uma boa amiga.
A Armanda Sousa, outra grande mulher do Norte, excelente professora e grande colega, com o seu espírito de guerreira celta, também veio por aí abaixo, de câmara fotográfica em punho e apanhou este que considerei um dos mais belos momentos do dia. Sob o olhar atento do compagnon de route da Helena, Luís Diferr, este foi mesmo "aquele abraço"!
Obrigada, queridas amigas por, estando tão longe, me fazerem sentir tão perto."
 
Nota - Este texto foi inteiramente plagiado à Lelé Batita... e sem a sua autorização... eheheh... apenas com umas muito cirúrgicas alterações...
Confirmar aqui.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Felgueiras Presente!

Manif de 26 de Janeiro de 2013 - Lisboa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Felgueiras Presente!

Booooom rever-vos!!!! Sem dúvida, um dos grupos mais ruidosos e animados da manif!
Beijos especiais às duas Zés apanhadas pela minha lente.

A Luta Continua

 
A Luta Continua

Ai continua, continua!

Conferência "A Imagem da Cidade"

Conferência "A Imagem da Cidade" - Colégio de S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Conferência "A Imagem da Cidade"

O tema era/é fascinante e, por isso, fiquei alerta assim que a minha caríssima colega de História, amiga de infância e professora no Colégio de S. Gonçalo, me falou desta conferência organizada pelo Grupo de História do referido colégio, agendada para hoje e proferida pelo professor doutor José Manuel Tedim, que eu tive o prazer de conhecer e de acompanhar numa visita guiada pelo Porto, durante uma manhã de sábado, apenas aflorada nesta minha postagem de 10 de Setembro de 2011.
É claro que, com aulas pela manhã, teria sempre de conseguir permutar de algum modo a aula de CIDMAC pois, de outra forma, jamais teria o encantamento de escutar as suas sábias palavras sobre um tema interessantíssimo, para quem gosta de urbanismo, para quem gosta de entender as raízes das múltiplas cidades actuais, por vezes tão diferentes entre si, às vezes até aparentando apenas igualdades a um olhar mais ligeiro. Feita a permuta com o professor Gabriel Vilas Boas, meu companheiro de muitas lutas da EB 2/3 de Amarante, agradecida Gabriel!, lá fui eu para o Colégio de S. Gonçalo, instituição onde dei os primeiros passos na descoberta das letras e dos números, da música e dos trabalhos manuais e do mais que calhou à época.
Oportunidade para rever velhos amigos... ehehehe... e lá começou a conferência sobre a batuta do professor doutor José Manuel Tedim, após três intervenções muito interessantes, e que serviram de ponto de partida para a conferência, que couberam a três grupos de alunas do Curso de Línguas e Humanidades e do Curso de Plano Próprio de Design de Comunicação e Multimédia.
Excelente comunicador, dominando as matérias e tratando-as por tu, o professor doutor José Manuel Tedim de imediato agarrou a plateia e passeou-a pelas origens mesopotâmicas da cidade, no Crescente Fértil, pela cidade micénica, grega, romana, medieval, renascentista, barroca, pela cidade do século XIX e XX... não esquecendo a minha querida cidade árabe, labiríntica, que eu tão bem conheço e me continua a espantar e a maravilhar pela intimidade e mistério dela emanada.
Hoje enriqueci enquanto pessoa e, porque uma coisa está intimamente ligada com a outra, enriqueci enquanto professora.
Os meus agradecimentos vão, inevitavelmente, para todos os alunos presentes, para a minha querida Rosa Maria Fonseca, uma professora de História com a qual "trabalho" semanalmente, trocando ideias, abordagens, estratégias de ataque à disciplina que continua a ser um pesadelo para uns quantos, o que nos deixa inconformadas, a mim e a ela, a esbracejar e a espernear tentando dar a volta a tão nociva visão... e para o professor José Manuel Tedim, que hoje tive oportunidade de rever e o prazer de voltar a escutar.
Obrigada, doutor Tedim! Muito gostaria eu de ter sido sua aluna...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cargos, Carguitos e Cargões

 
Cargos, Carguitos e Cargões

Eu não devo ser portuguesa... porque os abomino. Abomino os cargos, os carguitos e os cargões. Acho mesmo que se os portugas, amantes de cargos, de carguitos e de cargões, se concentrassem em trabalhar com afinco, o país estaria, não tenho dúvida, muiiiiiiito melhor. Assisti ao proliferar de cargos, carguitos e cargões na Escola Pública. Assisti ao proliferar de cargos, carguitos e cargões pelo país fora, enxameado desta praga que só empecilha o país.
Adoro ser zeca. E acho mesmo que, por isso, sofro de um qualquer mal muiiiiito grave... só pode!

O conselho de administração dos CTT, liderado por Francisco de Lacerda, aprovou uma nova organização da empresa, que se traduz na redução de 98 posições de direcção e de chefia, equivalentes a mais de 22% das existentes.

E palpita-me que daria para reduzir mais... não?

Sem Vergonhice

Sem Vergonhice

Poupança nas PPP passa por cortes nos postos SOS, luz e patrulhamento

Acabar com os postos SOS, retirar iluminação dos nós das auto-estradas e aliviar as exigências relativas à sinalização são algumas das formas de redução dos níveis de serviço ...

Não ter um acidente grave, numa destas auto-estradas, um destes imbecis que engendra estas poupanças!!!

Parabéns, Islandeses!

Parabéns, Islandeses!

Islândia não tem de reembolsar Reino Unido e Holanda

Hoje tiro o meu chapéu ao povo islandês que se recusou, em referendo, a pagar os desmandos e falência de um banco!
Arriba, Islândia!
É claro que isto pressupõe uma população informada e interventiva que não abdica do exercício do seu direito de cidadania ... e sim, dá trabalho... e por vezes até dá frutos!

Profs a Retalho

Profs a Retalho

"A direcção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) denunciou esta terça-feira que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) lançou um convite a professores de carreira que não estão a dar aulas para que se candidatem ao destacamento noutras instituições, informando que a selecção será feita segundo “a ordem de recepção dos e-mails”.
Segundo a Fenprof, o convite para colocação em instituições dependentes do Instituto de Segurança Social IP, feito através de mensagem electrónica, foi enviado na segunda-feira e o prazo de resposta expira às 18 horas desta terça-feira."

Ler mais aqui.
Comprovativo aqui.

Uma pessoa lê e nem acredita... "pode manifestar o seu interesse através da indicação, por ordem de preferência, da(s) respetiva(s) entidade(s), até às 18h do dia 29 de janeiro de 2012"?!!!!!

"A seleção será efetuada considerando a ordem de receção dos emails."

Uma pessoa lê e não acredita... não acredita, pois não?

Encontros Não Combinados

Manif de 26 de Janeiro de 2013 - Lisboa
Fotografia de Gabriel Vilas Boas
 
Encontros Não Combinados

Booooom reencontrar-vos... Helena e Luís...
Passados todos estes anos, permanecemos em luta, na defesa duma Escola Pública decente, asseada, de qualidade.

McNamara - Onda Gigante da Nazaré

McNamara - Onda Gigante da Nazaré

Colossal!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Encontros Não Combinados

Carlos Gomes e Moi Je - Manif - 26/01/2013 - Lisboa
Fotografia de Gabriel Vilas Boas em Duas Versões
 
Encontros Não Combinados

Foi um encontro apenas mal alinhavado pelo facebook. De repente, ele passou mesmo ao meu lado... e eu, que lhe tinha assegurado que o reconheceria, não faltei ao prometido. E foi um encontro entre "velhos" companheiros de luta, fotografado para a posteridade pelo Gabriel Vilas Boas, a quem agradeço a fotografia, umas das raras onde me encontro.

E, Carlos Gomes, bem combinadinho não tinha saído melhor...

Só Visto e Só Ouvisto

Só Visto e Só Ouvisto

Deprimente, este tipo...


Barca

Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Barca

Estaria em plena harmonia, e com o trabalho mais adiantado, não fora o amigo do alheio... perturbador, sempre.

Assalto

Assalto - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Assalto

O país está assim, inseguro e eu tenho dado conta disto mesmo na minha pele já que este é para aí o 5º assalto à minha pequena propriedade da Serra da Aboboreira.
Desta vez roubaram-me "apenas" uma carreta, uma tesoura da poda, uma serra, um par de luvas, os picos e as marretas que eu uso para fazer os meus muros e caminhos.
A cena de hoje impediu, de todo, o meu trabalho programado para dia sem chuva e até com algum sol. Se esta gente, que se entretém a mexer no alheio, fizesse algo de produtivo por si próprio e pelo país, em vez de andar a perturbar o trabalho e a propriedade dos outros... o que este país agradecia!!!
Pelo caminho deixaram-me a porta arrombada, da pequena construção rural onde costumo guardar este material, para compor...
Ah! E deixaram-me ficar as enxadas... quiçá com medo aos calos que elas provocam...

Blogs do Ano 2012 - Aventar

História 3º Ciclo - 1º Lugar na Categoria História 
Concurso Blogs do Ano 2012 
Anabela Magalhães - 3º Lugar na Categoria Actualidade Política 
Concurso Blogs do Ano 2012
Anabela Magalhães - 3º Lugar na Categoria Educação
Concurso Blogs do Ano 2012
 
Blogs do Ano 2012 - Aventar

É com muito orgulho que dou conta, aos meus leitores, do resultado final da minha participação no concurso nacional "Blogs do Ano 2012" promovido pelo Aventar. De notar que este ano concorreram mais de 800 blogs.
O meu homónimo, este, alcançou o 3º lugar em duas categorias - Actualidade Política Blog Individual e Educação.
Quanto ao meu História 3º Ciclo... bom... depois de muito sofrimento e emoção a acompanhar as votações dentro de uma camioneta que percorria Lisboa Amarante, depois de mais uma manifestação de professores, foi com especial orgulho que o vi alcançar, mais uma vez, o 1º lugar, muito embora o ano passado ele se chamasse História 7º Ano.
Resta-me agradecer a todos quantos acreditaram e acreditam no meu trabalho e nele votaram - leitores conhecidos e desconhecidos, ex-alunos, alunos, amigos, familiares, professores... milhões de agradecimentos...
Uma palavra final, sentida, para o Eugénio Mourão, que, doente, ocupou o lugar na minha atalaia durante todo o dia de ontem e defendeu-o com unhas e dentes.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Síntese das Reportagens da Manif

Síntese das Reportagens da Manif 
Síntese das Reportagens da Manif

"Ouvisto", Relvas?
Aproveito este post para deixar os meus parabéns à secção de Felgueiras que se fez ouvir a bom ouvir!

 

A Manif na Imprensa

A Manif na Imprensa

O meu orgulho? As sessenta camionetas idas do Norte.
Foi notório o peso do Norte durante a manifestação.





Vídeos surripiados ao Paulo Guinote.

Manif - 26 de Janeiro

Manif - 26 de Janeiro de 2013 - Lisboa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Manif - 26 de Janeiro

E lá fomos mais uma vez. Com sacrifício. Eu com testes e portefólios a chiar em cima da minha secretária e presumo que muitos dos presentes em Lisboa estarão mais ou menos nas mesmas circunstâncias, atolados de TPC para este fim de semana.
Não li nem ouvi números dos manifestantes. Ainda. De qualquer forma estiveram os que quiseram e os que puderam ir. Desculpas de "Não posso ir porque me veio a menstruação" são um grandessíssimo piu! E isto para não disparatar.
Mais uma vez, a "velharia", a "velha guarda", saiu à rua. Numa imensa tristeza. Longe, longe do entusiasmo de outras lutas. E isto chocou-me. E impressionou-me. A Educação não pode estar melhor.
De resto, dos que tudo perderam, dos que têm tudo a perder... lamento... quase nem vi rasto e percorri a manifestação quase de lés a lés.
E não entendo isto. E isto continua a deixar-me perplexa.

Muito Obrigada, Eugénio!

Bombos de Jazente - Largo de S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de  Magalhães
 
Muito obrigada, Eugénio!

O meu primeiro post, após manifestação em Lisboa, vai para um amigo de infância, colega de turma, de escola, de faculdade, de profissão, que já foi meu superior hierárquico e que continua meu vizinho de há muitos anos a esta parte.
Hoje, agradeço-lhe, sentida, o desempenho exemplar das funções que ontem lhe confiei, de ocupação da minha atalaia. Nunca duvidei que ficaria em boas mãos.

Eugénio Mourão, a primeira bombada do dia vai direitinha para ti!!!!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Votação - Último Dia - Concurso de Blogues

Votação - Último Dia - Concurso de Blogues

Hoje é o último dia de votação para apurar os melhores blogues, os mais votados blogues, no concurso promovido pelo Aventar.
Continue a participar aqui. Não deixe de votar no meu História 3º Ciclo... que é o único ainda com possibilidade de acabar em 1º lugar, sendo que neste momento em que escrevo está mesmo em primeiro lugar.
Quanto a mim.... estou de saída para a manif...
Obrigada a todos, pela colaboração!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sala dos Professores de Portugal - Censura

Sala dos Professores de Portugal - Censura

A propósito do post referenciado aqui, vários comentadores/participantes do fórum Sala de Professores de Portugal explicitaram de forma muito educada os seus pontos de vista sobre a luta de professores e a ida ou não à manif de amanhã.
Os conteúdos nada tinham de deselegante ou malcriado, antes expressavam opiniões diversas da manifestada pelo administrador da página que na sua postagem associava a manif de amanhã a um passei organizado pela FENPROF.
Pois não é que fomos todos censurados e a postagem inicial, aquela que está aqui, se escafedeu de todo e nem rasto nem cheiro dela? Nem de todos os comentários que ela despoletou... e eram tantos!!!!
Apenas resta por lá o pivete bolorento da censura...
Que exemplo de professores... serão?

Adenda - Escrita às 22:50

Ana Margarida Cara membro do grupo e colega de profissão, a Sala dos Professores não censura opiniões e comentários.
Nenhum administrador eliminou o post ou qualquer comentário, pelo que presumimos que poderá ter sido o colega que iniciou o post.
Pedimos as mais si
nceras desculpas pelo incómodo e agradecemos também que não volte a afirmar que há censura neste grupo, sem ter quaisquer provas.

Os melhores cumprimentos,
Os Administradores
 
Nota - Resta-me pedir desculpas públicas aos administradores da página sala de Professores de Portugal, pelo uso indevido e precipitado da palavra administrador no post acima escrito.
Ao que parece a situação foi despoletada por um qualquer membro do grupo que, não aguentando uma troca de opiniões educada, apagou a sua postagem inicial e que, ao fazê-lo, apagou todos os comentários a ela indexados.

Manif... Passeio?

 
Manif... Passeio?

Vão-me desculpar mas o meu conceito de passeio está longe de ser levantar-me às 6 e meia da manhã para entrar numa camioneta que me levará quase 400 quilómetros para Sul, comer qualquer coisa rápida mesmo às portas de Lisboa, estar horas a pé, caminhar durante horas, apanhar a camioneta ao cair da noite já rota, para voltar a fazer quase quatrocentos quilómetros para Norte, comer qualquer coisa rápida pelo caminho, para, finalmente, chegar a casa perto da uma da manhã.
Não é o meu conceito de passeio, mas, garanto-vos, é o meu conceito de quem está a tentar fazer qualquer coisa para não ser esmagada.
Nós estamos a tentar... e tu?

Fotografias e Blogues

Euzinha a Pensar na Manif - Fão
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
 
Fotografias e Blogues

Estive uns bons 15 dias sem poder aceder à opção de postar fotografias a partir do ambiente de trabalho, ou duma pen, ou do disco externo... rsrsrsrs... e só conseguia postar fotos já utilizadas anteriormente neste blogue o que me deixou deveras limitada, coisa que eu abomino...
Entretanto, registo com especial agrado que a Google entrou hoje na normalidade costumeira...

Manif - Dia 26

 
Manif - Dia 26
 
Pelo facebook...
 
"Um abraço a todos os que, como eu, não vão alinhar no passeio da FENPROF."

Surripiado aqui.
 
 
  • Anabela Magalhaes Um abraço a todos os que, como eu, não desistiram de lutar. Mesmo quando passeiam.  
 
 



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Concurso de Blogues - Ponto da Situação

 

blogs-do-ano-2012-wide-800px


Concurso de Blogues - Ponto da Situação


À hora a que escrevo, o ponto da situação relativamente ao meu História 3º Ciclo, que concorre na categoria História ao concurso nacional de blogues do ano de 2012 protagonizado pelo Aventar, é uma nada confortável colocação em 1º lugar a apenas 10 lugares do 2º classificado.

Quem me ajuda a ficar mais confortável na liderança da categoria História?
Pode fazê-lo clicando aqui. Depois é só procurar a categoria História e clicar no História 3º Ciclo.
Pelo caminho ainda pode votar no meu Anabela Magalhães em Actualidade Política Blog Individual e Educação.
Obrigada!

Vagas Para Vinculação Extraordinária

Vagas Para Vinculação Extraordinária

Tal como o previsto, uma extraordinária porcaria, uma verdadeira gota num oceano de candidatos. Expectável.
Pode consultar as vagas aqui, no Blog DeAr Lindo, onde, sobre este e outros assuntos ligados à Educação, se manterá bem informado.

Final - Blogues 2012 - Aventar

blogs-do-ano-2012-wide-800px

Final - Blogues 2012 - Aventar


A final continua a decorrer e o ponto da situação, por volta das 00:15, era o seguinte:

Anabela Magalhães - Actualidade Política - 369 votos - 3º lugar

Anabela Magalhães - Educação - 255 votos - 3º lugar

História 3º Ciclo - História -  243 votos - 1º lugar

Relembro que até ao próximo sábado podem continuar a votar aqui.
Obrigada a todos pela paciência...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rise of CHampions em Amarante

Rise of Champions em Amarante

Chamo a atenção dos meus leitores para este excelente trabalho publicitário do Ricardo Rodrigues, meu aluno na EB 2/3, em tempos saudosos que já lá vão que incluíram feira medieval e tudo! O rapaz entretanto cresceu, pois está mais alto do que eu, licenciou-se e montou a sua própria empresa a ANYTHING | studio solutions que já está a dar cartas por aqui.
A produção, realização e edição é dele. A música é dos Audiomachine e chama-se Guardians At The Gate. 
Parabéns, Ricardo!


Trabalho

Contra a Corrente - Arles - França
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
 
Trabalho

Continua aqui. Muito. No meu outro blogue finalista do concurso de blogues promovido pelo Aventar.

Programa de Rastreio do Cancro da Mama

Auto-Retrato Sobre Fresco Romano - Mérida - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães 
 
Programa de Rastreio do Cancro da Mama

Toda a gente sabe que as mamas são o calcanhar de Aquiles da maioria das mulheres, por múltiplas razões... muitas até mais ou menos triviais, ou porque são grandes, ou porque são pequenas, ou porque já estiveram bem e agora chegam ao umbigo ou, bem mais grave, porque desenvolveram células loucas que viram a vida do avesso às mulheres que caem nas suas garras. Ok, a alguns homens também!
Mas volto às mulheres e às suas mamas que devem ser cuidadosamente inspecionadas mensalmente desde novitas, não vá o diabo tecê-las, exigindo cuidados redobrados a partir da meia idade.
Vem isto a propósito de um Programa de Rastreio do Cancro da Mama que está a decorrer no Norte do país, presumo que todo o país esteja a ser coberto com esta campanha, numa parceria Ministério da Saúde, ARS Norte, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, dirigida a todas as mulheres a partir dos 45 anos.
A unidade móvel da Liga já esteve por Amarante, desconheço se ainda por cá estará, só sei que, convocada para um dia e uma hora em que tinha aulas, lá fui dar conta desta minha impossibilidade e as técnicas propuseram-me fazer de imediato os exames e foi dito e feito, numa falta de burrocracia que até a mim me espantou. Ok! É a Liga e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, dizem-me, funciona muito bem. Simples, rápido, sem passagens de balcão em balcão, de menina em menina, sem perdas de tempo desnecessárias que eu não gosto nada de perder assim o meu.
Aviso desde já que 1 em cada 14 mulheres apresenta resultados duvidosos, foi o meu caso, a exigirem deslocação ao Porto, às instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro ali perto do IPO e do S. João para esclarecimento de todas as dúvidas que possam persistir.
Ok! Não é agradável ser convocado para uma coisa destas, mas, pense-se racionalmente, se de facto houver células loucas no nosso corpo ficamos logo encaminhadas e nas mãos certas para arrumar com o problema antes do problema dar cabo de nós. Prevenção, precisa-se! Detecção precoce também!
O serviço prestado é 5 estrelinhas, nada burocrático, tira-se a senha pela ordem de chegada, chamam-nos pelo nº, na nossa vez, o tempo de espera nem é muito, que ali não há tempo a perder, fazem-se os exames necessários e complementares, o caso é discutido por uma equipa de, no meu caso, um radiologista e um cirurgião... ok, ok, pode ir descansada que está tudo bem e quando assim é a gente vem sem um grandessíssimo peso, sem um grandessíssimo friozinho no estômago, ufa, ufa! por agora estou safa desta!
Ok! O susto pode ser grande... mas que a vida traga muitos destes sustos que a gente pode bem com eles. De resto, se de facto houver células loucas no nosso corpo, o melhor é que elas sejam detectadas a tempo para que a intervenção/actuação se possa fazer com o máximo de êxito.
Vá lá, se forem convocadas compareçam. O rastreio é completamente gratuito e estareis em mãos especializadas, experientes e competentes.

Nota - Na região Norte, anualmente, surgem 1450 novos casos de cancro da mama.

Concurso de Blogues - Aventar

blogs-do-ano-2012-wide-800px

Concurso de Blogues - Aventar

A final está a decorrer disputadíssima. Até sexta-feira ainda podem votar aqui, se são apreciadores do meu trabalho, uma vez ao dia, por IP, por categoria.
Relembro que estou em concurso em 3 categorias: com o Anabela Magalhães, estou em concurso em Actualidade Política Blog Individual e Educação; com o História 3º ciclo estou em concurso na categoria História.

Excelentes votações!

Coelho Mágico

Coelho Mágico

O Pê Esse em Campanha

O Pê Esse em Campanha

Que fique bem claro, entre o pê esse e o Pato Donald, eu voto Pato Donald.

Salvamento

Salvamento

Porque ainda há quem arrisque a vida para salvar terceiros e porque ainda há quem não se deixe ficar tipo barata tonta perante o perigo eminente.

Final Concurso de Blogs - 1º Dia de Votação

blogs-do-ano-2012-wide-800px

Final Concurso de Blogs - 1º Dia de Votação

E ao fim de 24 horas de votação tenho a dizer que a coisa está renhida... para mim e para todos os bloggers que se mantêm a concurso!

Partilho os dados no dobrar do dia 1 para o dia 2:

Actualidade Política Blogue Individual - Anabela Magalhães - 4º Lugar com 135 votos e a 10 votos do 3º!

Educação - Anabela Magalhães - 3º Lugar com 80 votos e a muiiiiitos votos do 10! - Nesta categoria registou-se já uma baixa!

História - História 3º Ciclo - 2º Lugar com 64 votos e a 9 lugares do 1º!

Relembro que podem votar até 6ª feira, uma vez ao dia, por IP! E podem votar clicando aqui, entrando na página de votação e votando num processo rápido e confortável!
Obrigada pela colaboração de todos!
E, por favor, não se esqueçam do meu História 3º Ciclo... é que verifico o que já antes verificava - da primeira categoria para a última, é sempre a perder votos!!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Reencontro Com a História

Auto- Retrato - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reencontro com a História

Quem frequenta este blogue sabe que esta é uma actividade do grupo de História da ESA que se cumpre todos os anos religiosamente. Esta actividade consta de três ou quatro dias passados numa qualquer cidade ou região e já se fez predominantemente em Portugal, posteriormente em Espanha... e agora começará a ser mais além, trocando a viagem de carro, por vezes já muito longa, por uma qualquer viagem a preço de saldo, de avião, com saída do Porto.
Aqui a menina já não faz parte do corpo docente da ESA e opera agora na escolinha ao lado mas, os rapazes, habituados ao tempo em que apenas eu tomava conta deles, continuam a não prescindir da minha companhia... de uns anos a esta parte reforçada em presenças femininas com a Nazaré em pessoa!
Yupi! Já somos duas!
E lá iremos. Mais uma vez. Em Julho. Ficou hoje decidido e já está registado em acta... só não sabemos ainda para onde nos levarão as viagens mais baratas e compradas com muita antecedência na low cost a operar ali na Invicta.

Continuarei a escapulir-me para visitar os centros históricos das cidades, aqui e ali, os seus museus, as catedrais, as capelas e capelinhas, as ruas anónimas e as suas gentes. Preciso disso para crescer enquanto professora de História. Preciso de visitar os castros, passear-me pelas pontes romanas, sentar-me nos anfiteatros, penetrar nas pequenas igrejas visigóticas onde a luz é espartana, ou nas belas românicas, sentir a luz divina nas catedrais góticas, preciso do espanto do olhar perante o rendilhado do manuelino, preciso de percorrer as vielas das judiarias, sentir a emoção de uma procissão em dia de sexta-feira santa, em Granada, preciso de tocar os pequenos ladrilhos de azulejos árabes e sentir a sua frescura por debaixo das minhas mãos, preciso de fechar os olhos num pátio andaluz e escutar o borbulhar da água e os chilreios loucos da passarada, preciso da racionalidade do renascimento... preciso de reflectir e de me questionar... não, nem que eu vá a pé e de mochila às costas... a troika não me tirará tudo.
Reencontro com a História, aqui vou euuuuuuuuuuu...

Final - Concurso de Blogues 2012 -Aventar


blogs-do-ano-2012-wide-800px
 
Final - Concurso de Blogues 2012 - Aventar
 
E aqui estamos, na segunda e última etapa do concurso que visa eleger os melhores blogues, em língua portuguesa de Portugal, do ano de 2012.
Este ano o concurso esteve bastante mais animado com 816 blogues participantes e 42 categorias a concurso e as votações foram, em muitos casos, renhidas. 
Eu concorri em 4 categorias tendo ficado apurada em 3 que são elas:
 
Actualidade Política Bog Individual - Anabela Magalhães
 
Educação - Anabela Magalhães
 
História - História 3º Ciclo
 
Relembro que esta 2º e última fase de votações, a final, decorre de 21-01-2013 a 26-01-2013 e que os resultados finais se saberão a 27-01-2013.
 
Posto isto, podem votar aqui, agora de forma mais confortável porque só numa página onde encontrarão as categorias por ordem alfabética.
 
Boas votações!
 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Concurso Blogues do Ano de 2012 - Aventar


Recorte surripiado aqui.

Concurso Blogues do Ano de 2012- Aventar

A primeira fase, para apuramento dos cinco blogues finalistas em cada uma das categorias a concurso, está terminada e os resultados apurados.
Nas quatro categorias a que me apresentei a concurso com os meus dois queridos blogues, o meu homónimo e o meu História 3º Ciclo, os resultados apurados foram os seguintes:

Actualidade Política Blogue Individual - Anabela Magalhães - 1º Lugar com 381 votos

Blogger do Ano - Anabela Magalhães - 11º lugar com 298 votos

Educação - Anabela Magalhães - 4º Lugar com 285 votos

História - História 3º Ciclo - 2º Lugar com 234 votos

Assim sendo, estou na final em três categorias:

Actualidade Política e Educação - com o meu Anabela Magalhães

História - com o meu História 3º Ciclo

Segue-se a grande final que começará pelas 0 horas e um minuto... de 2ª feira e terminará pelas 24 de 6ª feira. Assim sendo, relembro os meus leitores que o período de votação será agora muito curto, apenas 5 dias, e que todos os votantes podem votar de 24 em 24 horas por IP.
Resta-me agradecer a todos quantos votaram nesta primeira fase eliminatória e agradecer desde já a todos quantos votarem no meus blogues nesta recta final prestes a começar.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Professores e Mobilidade Especial

Professores e Mobilidade Especial

"O secretário-geral da Fenprof considerou ontem que as recomendações do FMI, para a inclusão dos professores na mobilidade especial, demonstram que "não vale a pena acreditarmos" no ministro da Educação, que há meses tinha excluído esta hipótese."

Podem sempre dizer que até nem queriam e blá blá blá... mas que blá blá blá...

Obrigada pela dica, Cecília Barreto!

Amarante - Alerta Vermelho

Rio Tâmega - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Amarante - Alerta Vermelho

Estivemos em alerta vermelho e com motivos válidos para isso porque esta noite choveu a rodos, a cântaros e confesso que não me lembro de semelhante dilúvio que, por diversas vezes, me fez acordar e vir à janela e olhar incrédula para a água que caía do céu ora em redemoinhos loucos, ora parecendo atirada aos baldes consecutivos e compactos. O vento ajudou à festa e também não nos deu tréguas, aumentando a barulheira infernal que se fez sentir por aqui.
O rio galgou as margens e a cheia ganhou corpo, ao que soube, forte e ameaçadora, pelas 4 horas da manhã, obrigando os comerciantes da baixa às providências costumeiras.
Por agora, passou... e Amarante respira já aliviada...

Concurso de Blogues - Ecos na Imprensa Regional

Recorte surripiado aqui.

Concurso de Blogues - Ecos na Imprensa Regional

Os ecos deste concurso chegaram à Imprensa Regional, nomeadamente ao Jornal de Amarante, que esta semana destaca a blogosfera e a minha participação no concurso promovido pelo blogue Aventar... expor ao vento... arejar... segurar pelas ventas... farejar... pressentir... suspeitar... chegar... sim, é bem verdade que precisamos de tudo isto.
Obrigada pela atenção e carinho, Ricardo Pinto!
Continuamos enlaçados nesta blogosfera no mínimo surpreendente...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Concurso de Blogues - Aventar

Homens Caçando com a Ajuda de Cães - Akakus - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
 
Concurso de Blogues - Aventar

Termina amanhã, pelas 24 horas, a primeira fase do concurso de blogues promovido pelo Aventar e que visa apurar os cinco finalistas de cada categoria.
Por isso, ainda vai a tempo de deixar o seu voto nas categorias Actualidade Política, Educação História e Blogger do Ano onde os meus blogues estão a concurso. E pode fazê-lo clicando aqui.
Agradecida pela atenção. E avisarei aquando da grande final...não se preocupem!

Nota - Na categoria Blogger do Ano o meu Anabela Magalhães está arrumadíssimo às boxes. Por isso, aqui deixo o pedido, pelo menos aos professores que passarem por aqui e conhecerem o fabuloso trabalho do Arlindo no seu blogue DeAr Lindo, que concentrem os seus votos neste blogue, na categoria Blogger do Ano, para que, merecidamente, este possa passar à final.
Agradecida a todos!

"Governo 'limpou' original do relatório do FMI"

Imagem retirada daqui.
 
"Governo 'limpou' original do relatório do FMI"

Exemplo de limpeza... e pumbas! A medida escafedeu-se...

Educação - FMI sugeria corte para metade das escolas com contrato de associação já este ano e criticava o elevado número de estabelecimentos de ensino.

Pode ler mais aqui.

Vinculação Extraordinária

Vinculação Extraordinária

Vinculação extraordinária publicada hoje em DR

A Excelência da Escola Pública

A Excelência da Escola Pública

Bato-me por ela com unhas e dentes. Fui dela cliente enquanto aluna e nela fiz a minha formação, quase integralmente... salvo um primeiro equívoco dos meus pais que me matricularam num colégio privado até à 4ª classe.
Defensora da bota que tem de condizer com a perdigota em todas as vertentes da vida, defensora da harmonia e concordância que deve existir, sempre, entre a palavra dita ou escrita e a prática, sob pena de sermos abomináveis simulacros de pessoas, na hora de matricular a minha filha optei por esta mesma Escola Pública, da qual faço parte integral, de há muitos anos a esta parte, agora enquanto professora. E na qual sempre acreditei, e continuo a acreditar, porque sou uma peça da engrenagem e conheço a engrenagem, não perfeita, é certo, que a perfeição é impossível de alcançar, mas esforçada, sim... eu sei, com alguma ferrugem ainda, aqui e ali, sem ser auto-corrigida, ou corrigida ou erradicada... nos parafusos, ou parafusas... aqui e ali... ainda...
Continuo a acreditar nesta Escola Pública que integro, até mesmo apesar do MEC, e hoje, confesso, foi com enooooorme satisfação que li o que já suspeitava:

Ooooooohhhhh! Esqueci-me!

Ooooooohhhhhh! Esqueci-me!

Lamento, mas esqueci-me. Hoje esqueci-me de acordar... oooohhh... e esqueci-me de lavar os dentes... ooohhh... e esqueci-me de tomar o pequeno-almoço... oooohhh... e depois esqueci-me de ir dar aulas... ooooooohhh... ooooohhhh...
Lamento! Mas hoje esqueci-me de declarar uma coisa insignificante de 8,5 milhões de euros... oooooohhh... oooohhhhh.... oooohhhh... mas como foi possível? Pergunto eu a mim própria... alguém que me explique... sim? Sins?

Ricardo Salgado esqueceu-se de declarar 8,5 milhões


Megas

Megas


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Concurso de Blogues e os Blogues a Concurso da Anabela Magalhães

Em Pleno Voo - Cabo Sardão - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O Concurso de Blogues do Aventar e os Blogues a Concurso da Anabela Magalhães

Hoje relato os procedimento a seguir para votarem nos meus blogues, dois que tenho a concurso para eleger os melhores blogues de língua portuguesa de Portugal, o meu Anabela Magalhães, este, e o meu História 3º Ciclo, aquele... sendo que tenho mais... que eu sou hiperactiva... o que para este post nem interessa nada de nada.

Copiando o meu Companheiro de Luta, Paulo Santos Silva ... então é muito simples... e aqui vai:

"Chichi, votar nos blogues da Anabela Magalhães e cama! E mais nada!"

Quanto a si, meu leitor, agora às voltas com esta postagem, pode votar aqui nos meus dois, mas sempre em quatro categorias: Actualidade Política, Educação, História, Blogger do Ano.

Agradecida pela atenção.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.