quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dos Horários Zero

Dos Horários Zero

Também exijo que o MEC divulgue quantos professores com horário zero foram lançados na plataforma ministerial.
Ou é informação ultra-confidencial?

Milhares de docentes com "horário zero" obrigados a concorrer à mobilidade interna

A Palavra à ANPC

A Palavra à ANPC

NUNO CRATO E O FIM ANUNCIADO, E DEFINITIVO, DOS PROFESSORES CONTRATADOS PORTUGUESES

Comunicado 26.07.2013
O ministério dirigido pelo Ministro Nuno Crato (Ministério da Educação e Ciência – MEC) parece ter selecionado, nos últimos dias, como “alvo principal a abater”, os Professores Contratados Portugueses – docentes de cumprem as necessidades permanentes do sistema de ensino há anos e anos (muitos com mais de 5, 10, 15 e 20 anos de serviço) sem que lhes tenha sido possibilitada a entrada para o quadro.
Se o modelo de prova de acesso, cujo esboço foi publicado nos últimos dias, se mostra como um verdadeiro atentado aos docentes a termo, assim como à própria credibilidade do Ensino Superior (na sua modalidade de formação de professores), eis que durante o dia de ontem foi remetida para as escolas a Circular nº B13021106K (que anexamos ao presente comunicado), onde, refere o seguinte:
12. Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 4.º do Despacho normativo n.º 7/2013, de 11 de junho de 2013, os docentes dos ensinos público, particular e cooperativo podem, independentemente do grupo pelo qual foram recrutados, lecionar outra disciplina ou unidade de formação do mesmo ou de diferente ciclo ou nível de ensino, desde que sejam titulares da adequada formação científica e certificação de idoneidade, nos casos em que esta é requerida.
13. Entende-se por adequada formação científica ser detentor, preferencialmente, de uma qualificação profissional para o respetivo grupo de recrutamento ou de uma licenciatura/mestrado na área científica da disciplina.
Nota: [Negrito e sublinhado nosso.]
Veja-se que com a aplicação da palavra “preferencialmente”, neste esclarecimento assinado pelo Sr. Diretor Geral da Administração Escolar o Ministério da Educação e Ciência permitirá que seja aplicada uma regra impensável num país desenvolvido – qualquer docente, de qualquer área ou formação, pode lecionar qualquer disciplina, de uma outra área que não aquela que possui formação adequada ao sistema de ensino português (a Habilitação Profissional para a docência – ver em: http://www.dgae.mec.pt/web/14654/profissional ).
A ANVPC considera esta situação verdadeiramente impensável, já que considera que não existe ensino de qualidade sem um corpo docente de qualidade dentro da sala de aula, detentor quer da formação académica, e habilitação, de acordo com os normativos legais vigentes, quer da experiência profissional na área/ciclo de ensino.
Esta associação apela às Associações de Pais, Associações Profissionais e Associações Sindicais, aos Professores e aos Portugueses, que se unam numa reprovação enérgica da aplicação deste normativo, pois com a sua entrada em vigor estaremos a criar uma total desigualdade de direitos entre cidadãos entre as nossas crianças e jovens – umas terão na sua sala de aula professores devidamente preparados, e com experiência nas matérias que lecionam, outras terão à sua frente professores que se verão obrigados a lecionar disciplinas para as quais não detêm habilitação profissional, nem a experiência necessária.
Caso este normativo venha a ser cumprido estaremos diante da implosão final da qualidade e do rigor, tão defendidos por esta equipa ministerial, apenas porque, com a sua aplicação, o MEC aproveitará todos os recursos humanos de quadro, não recorrendo, nessa medida, à contratação de docentes devidamente habilitados e detentores da qualidade necessária para formação adequada das nossas crianças e jovens.
Note-se, por fim, que aquando da última reunião conjunta da ANVPC com a DGAE ficou claro que no que respeitava ao ponto 3 do artigo 4º do anterior Despacho Normativo 13-A/2012 (OAL), quando se referia “a adequada formação científica”, o docente de um grupo de recrutamento, ou disciplina, para lecionar num novo grupo de recrutamento, ou disciplina que não a sua de origem, teria de possuir obrigatoriamente HABILITAÇÃO PROFISSIONAL para esse novo grupo, não podendo lecionar no mesmo com qualquer outra habilitação que não a PROFISSIONAL (ex.: Habilitação Própria, Suficiente, Mínima, etc.). No final desta reunião a ANVPC viria a tornar público o seguinte comunicado: http://anvpc.org/anvpc-presente-em-reuniao-na-assembleia-da-republica-cecc-e-na-direcao-geral-da-administracao-escolar-dgae/
Esta associação profissional acredita que o Ministério da Educação e Ciência continuará a privilegiar quer o cumprimento da lei, quer a qualidade de excelência do sistema de ensino português, e esta informação será corrigida com a máxima urgência, tendo em conta que as escolas se encontram presentemente a manifestar as suas necessidades de recursos humanos para os próximos 4 anos.
A direção da ANVPC
 
Post inteiramente surripiado aqui.
A saga cratina continua imparável e quando se pensa que não pode ser pior... pumbas! Já está! Pior.

Concurso Interno para Bibliotecário

Concurso Interno para Bibliotecário

Pela sua importância, também transcrevo este mail do SPN.

Concurso interno para bibliotecário
Car@ sóci@ do SPN,
Está disponível nesta página da DGAE a lista de escolas que já abriram ou estão prestes a abrir concurso interno para professor bibliotecário. Os avisos de abertura estão disponíveis nas páginas dos respectivos agrupamentos e escolas.
Reiteramos que os concursos têm diferentes datas de início, havendo prazos que já decorrem, estando até alguns prestes a esgotar-se!
Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o seu browser os seguintes endereços:
- Página específica da DGAE
- Portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho
- Portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho
- Portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro
- Portaria n.º 230-A/2013, de 19 de Julho
Saudações sindicais!

Aberta Candidatura à Mobilidade Interna

Aberta Candidatura à Mobilidade Interna
 
Pela sua importância, transcrevo o mail do SPN.
 
Car@ sóci@ do SPN,
De acordo com a informação disponibilizada na página da DGAE, inicia-se hoje e decorrerá até às 18:00 horas do dia 6 de Agosto de 2013 (hora de Portugal Continental) a fase de candidatura à mobilidade interna, a qual se processa através da aplicação informática SIGRHE. Lembramos que esta candidatura é obrigatória para os docentes de quadro de agrupamento ou de escola não agrupada (QA/QE) a quem não é possível atribuir pelo menos seis horas de componente lectiva e para todos os docentes de quadro de zona pedagógica não colocados no concurso interno, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de Junho, os quais concorrem na 1.ª prioridade prevista no artigo 28.º daquele diploma.
Podem igualmente candidatar-se à mobilidade interna, na 2.ª prioridade, os docentes de QA/QE que pretendam exercer transitoriamente funções docentes noutro agrupamento de escolas ou escola não agrupada.
Para uns e outros, as colocações eventualmente obtidas, quando o sejam até ao final do 1.º período e em horário anual, mantém-se até ao limite de quatro anos, de modo a garantir a continuidade pedagógica, desde que exista componente lectiva com a duração mínima de seis horas.
Acrescentamos ainda que, nos termos do n.º 4 do artigo 9.º, os docentes de QZP são obrigados a concorrer ao seu QZP e, no mínimo, a um código de agrupamento ou escola não agrupada de outro QZP, sem prejuízo de poderem manifestas livremente preferências por quaisquer escolas ou agrupamentos, mesmo que de diferentes QZP, dentro dos limites máximos previstos no artigo 9.º do já citado Decreto-Lei n.º 132/2012.
Quanto aos docentes de QA/QE que concorram na 1.ª prioridade, e sem prejuízo de manifestarem livremente as suas preferências, são obrigados a aceitar colocação em qualquer escola ou agrupamento do mesmo concelho, com excepção dos docentes pertencentes a um QA/QE nas áreas dos concelhos de Lisboa e do Porto ou na área dos concelhos enunciados a seguir, a colocação faz-se para lugares neles situados, independentemente do acordo do interessado. Para este efeito, consideram-se, relativamente a Lisboa, os concelhos de Amadora, Odivelas, Vila Franca de Xira, Loures, Cascais, Sintra, Oeiras, Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete e, relativamente ao Porto, os de Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia.
A fase de expressão de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento ainda não está a decorrer. Logo que seja anunciado o seu início pela DGAE, obviamente o SPN informará da situação por esta mesma via.
Pode obter mais informações e aceder ao manual de instruções da candidatura e aos códigos de escolas e agrupamentos, consulte esta página do SPN.
Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o seu browser os seguintes endereços:
- Página da DGAE
- Aplicação informática SIGRHE
- Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de Junho
- Página específica do SPN

Ainda Sobre a Rede Escolar

 
Notícias Saídas Hoje no JN
 
Ainda Sobre a Rede Escolar

Olha olha! Já me validaram mais uma turma!

E as validações chegam do ministério às pinguinhas, como se não estivesse em jogo a vida de alunos e professores, como se os professores que permanecem nas escolas a trabalhar, tantos em período oficial de férias!, não tivessem nada melhor para fazer do que aturar os caprichos do MEC.
É claro que as escolas mandaram ontem, por largo, a lista de professores que têm de concorrer a DACL, cumprindo o prazo imposto pela tutela. Depois, em meados de Agosto, logo se verá! Entretanto uns bons punhados de professores ficaram de coração aos pulos... sim... lamento... vais ter de concorrer a DACL...

É caso para dizer que a sem vergonhice continua. E amanhã é já Agosto...

A Palavra a Mário Nogueira

A Palavra a Mário Nogueira

Certíssima.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Panorama Crático à Entrada de Agosto

Panorama Crático à Entrada de Agosto

Fabuloso. Nunca se viu tamanha competência e respeito.
Obrigada, Nuno Crato! Que pedagogo!

Pais denunciam pressões de escolas para mudar opções formativas dos filhos

Cortes de turmas visam 'desmantelar serviço público de educação'

Ena! Tanto Agente!

Ena! Tanto Agente!

Cem para quatro políticos?! Porra que a brincadeira está cara.

Brincar aos Pobrezinhos

Recortes Surripiados no Facebook
 
Brincar aos Pobrezinhos

Soube-se um dia destes que uma Espírito Santo das Verdadeiras e que não espírito santo de de orelha! costuma ir para a Comporta, ao que parece brincar aos pobrezinhos.
Garanto-vos que eu nem era para me referir a esta polémica mais do que instalada, tamanha a Imbecilidade que Ela Comporta... só que... surgiu um movimento de "pobrezinhos" no facebook que se propõe invadir a Comporta no dia 10 de Agosto e eu gostei do mote:

 
Boa Pobrezinhos!

Rede Escolar - Do Caos nas Escolas

Rede escolar - Do Caos nas Escolas

Diz o senhor ministro que o seu ministério continua aberto... pois, mas mais valia que estivesse fechado... fechado não faria estes estragos, digo eu!, precipitados são os professores, isto está só no início... no dia 30 de Julho?! pergunto eu!, esta foi só uma primeira listagem, falta a demonstração que há estudantes interessados nesses cursos... blá blá blá... e ainda hoje o processo deverá ficar fechado...
Pois o processo ainda não está fechado à hora a que escrevo e os professores, nas escolas, estão com a caricata situação de não saberem quantas turmas estão aprovadas em definitivo e de dependerem dessa informação para contactarem os professores que terão de ir obrigatoriamente a DACL por ausência da componente lectiva. De referir que o prazo para estabelecer este contacto acaba hoje, depois de alargado por mais 24 horas pelo MEC.

Garanto-vos que nunca vi nada assim. Nunca vi tamanha desorganização e indefinição imposta pela tutela. Nunca vi tamanho desrespeito por quem trabalha nas escolas e nunca vi tamanho desrespeito por quem delas usufrui - os alunos.

Nike - Trinta Anos

Trinta Anos de Nike - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Nike - Trinta Anos

Segundo apurei na net, a NIKE foi criada em 1972, nos Estados Unidos da América. Vem isto a propósito de umas sapatilhas desta marca, pequeninas pequeninas!, que fazem parte da história cá de casa e que, por certo, seriam dignas de figurar num qualquer museu oficial desta conceituadíssima marca de desporto, pela beleza das formas, pela beleza das cores, enfim, pela qualidade excepcional do seu design que se mantém, ainda hoje, completamente actual.
As Nike que convosco partilho pertenceram à minha filha e foram compradas no ano de 1983, na Alemanha, mais concretamente em Munique, pouco depois do seu nascimento. Estão novinhas em folha. A tipa sempre foi rebelde e estou a vê-la deitada na cama, eu a calçar-lhe as ditas cujas e ela de reflexo condicionado sempre à mão, a esfregar os calcanhares até se ver livre daquelas coisas esquisitas que a mãe insistia em calçar à criança de tenra idade.
Passados trinta anos sobre a aquisição destas sapatilhas, que foram o primeiro calçado duro da minha filha, eis que elas permanecem impávidas e serenas, prontas a serem reutilizadas.
Serão.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ainda Sobre o Corte de Turmas na Rede Escolar Pública

Ainda Sobre o Corte de Turmas na Rede Escolar Pública

Na SIC.

Novas da FENPROF

Novas da FENPROF

MEC impõe novas medidas para provocar desemprego de docentes e beneficiar os "amigos" dos colégios privados

Vou trancrever somente a parte final.
Aconselho, no entanto, a leitura de todo o comunicado clicando no link a vermelho.

(...)

Para denunciar e exigir que o MEC...
  • pare com este tremendo atentado ao direito dos portugueses à escola pública,
  • não ponha interesses economicistas à frente da qualidade de ensino, criando mais desemprego de milhares de professores,
  • respeite a Constituição da República Portuguesa,
  • ponha fim ao descarado apoio aos “amigos” dos colégios privados,
...a FENPROF promoverá uma
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
TERÇA, 30 DE JULHO – 15.30
COIMBRA – ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS
TEMA:
O sombrio e preocupante futuro que o governo reserva para as escolas públicas.
A politica de direita em benefício dos interesses privados e da criação ilegal de um mercado da educação
Estarão presentes diversos dirigentes da FENPROF, incluindo o seu Secretário-Geral, Diretores de Escola/Agrupamento e a encarregada de educação de uma jovem que pretende frequentar uma escola pública de Coimbra, mas que tem vindo a encontrar a oposição ilegal da direção de uma escola privada
Agradecendo, desde já, a vossa maior atenção, convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa.

O Secretariado Nacional

Legislação Relevante

Legislação Relevante

Agradecida pela informação, FENPROF! Que era mais completa, diga-se de passagem!
Partilho-a, para quem a quiser consultar.

Ø Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro –, que define as normas a observar no período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino público nos quais funcionem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, bem como na oferta das actividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família (CAF) e das actividades de enriquecimento curricular (AEC);

ØDespacho n.º 9332-A/2013, de 16 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário –, que determina o número de créditos de tempos lectivos a atribuir para o Programa de Desporto Escolar no ano lectivo 2013-2014;

Ø Portaria n.º 230-A/2013, de 19 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência, com a terceira alteração à Portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho, que estabelece as regras de designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para a função de coordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares;

Ø Despacho n.º 9612-B/2013, de 22 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário –, que define o número de Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares (CIBE) para o quadriénio 2013-2017 e estabelece as condições de exercício dessa função;

Ø Decreto-Lei n.º 102/2013, de 25 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência, que aprova a orgânica do Instituto de Avaliação Educativa, I.P., e altera o Decreto-Lei n.º 125/2011, de 29 de Dezembro, que aprova a orgânica do Ministério da Educação e Ciência;

Ø Despacho n.º 9888-A/2013, de 26 de Julho, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro –, de homologação do Programa de Matemática para o Ensino Básico.

O MEC no Seu Melhor - Parte II

 
O MEC no Seu Melhor - Parte II

Alunos fazem matrículas sem saber que cursos profissionais existem

Esta falta de respeito crónica demonstrada pelo MEC, relativamente aos alunos e aos professores, é nojenta.
Tenho dito.

O MEC no Seu Melhor!

 

O MEC no Seu Melhor!

Ministério manda cortar número de turmas. Directores pedem explicações

A história resume-se em três tempos. Há/Havia alunos. Há/Havia trabalho já feito por equipas que continuam a dar o duro nas escolas para que o próximo ano lectivo arranque com toda a normalidade. Há/Havia turmas já formadas tendo em conta a existência desses alunos. Submetidas à apreciação da tutela, o MEC chumbou-as que é o mesmo que dizer não as autorizou, deixando agora os professores nas escolas feitos baratas tontas sem saber o que fazer a esses alunos.

E se o MEC fizer um passe de mágica e catrapum, já foste!? Sei lá, até pode lembrar-se de organizar uma rifas de alunos sobrantes, vendidas só para a estranja, a sortear no início do próximo ano lectivo... pode, não pode?

domingo, 28 de julho de 2013

A Palavra a Paulo Morais

A Palavra a Paulo Morais

Nem comento. Acho que se comentasse iam-me sair palavras muito feias...



Nota - Com os meus agradecimentos à Vitória Moreira.

DGEstE - Informação Explosiva

DGEstE - Informação Explosiva

Ver aqui.

Só para dar um exemplo... em todo o concelho de Amarante abre a módica quantia de zeeeeero Cursos de Educação e Formação.
Quanto ao Ensino Vocacional, abrem dois cursos na Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso - Telões e um na Escola Secundária de Amarante. Só de pensar que só eu já tive cinco turmas de CEF na ESA e estive longe de as ter a todas!!!! Já para não falar nas escolas de Vila Caiz, Telões, Marão e ainda EB 2/3 de Amarante!!!
Quanto a profissionais, abrem dez cursos assim distribuídos: cinco na ESA, quatro na EP António Lago Cerqueira e um no Externato de Vila Meã.

Valham-nos os santos todos!

sábado, 27 de julho de 2013

Atelier dos Miminhos

Atelier dos Miminhos - Campo da Feira - Amarante
Fotografias de Atelier dos Miminhos
 
Atelier dos Miminhos

A loja é um miminho e o seu conteúdo também. A loja Atelier dos Miminhos foi inaugurada em dia de manifestação de professores e depois foram as greves, o fim do ano complicado... e eu atrasei-me mais do que queria para vos dar a notícia aqui no meu blogue. Já lá fui e fiquei encantada com o espaço carinhoso e belo recheado de mobiliário e roupinhas lindas para os bebés que já chegaram, que chegarão nos próximos tempos.
Se em Amarante fecham lojas, é verdade que fecham demasiadas!, certo é que também há quem insista em abri-las e eu só posso aplaudir esta coragem e desejar boa sorte ao Lourenço e à Berta para este negócio que viu a luz do dia há cerca de um mês.
Vida longa à Atelier dos Miminhos!

Sejemos Realistas

Sejemos Realistas

Prova de Ingresso já para esta gente que, dirigindo-se aos "cidadões", diz: "sejemos realistas"!


Largo Café Bar

 
 Largo Café Bar

Já fui espreitar o novo espaço diurno/nocturno da Praça da República, mais conhecida entre nós por Largo de S. Gonçalo e asseguro-vos que o espaço está sóbrio e muito agradável.
Foi inaugurado hoje e já está a bombar!
Apareçam por lá.

Amarante, Meu Amor

Amarante - Fim de Tarde com Nevoeiro
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Amarante, Meu Amor

Sem mais!

E Agora... Algo Realmente Importante

Aljezur - Faltam-me as Lulas... rssssssssss...
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
E Agora... Algo Realmente Importante

Se bem que ouvi dizer que as lulas não acharam piada nenhuma à brincadeira...

David Cameron comprou lulas para o jantar no mercado de Aljezur

Olimpíadas da Matemática - Excelentes Notícias

Olimpíadas da Matemática - Excelentes Notícias

Alunos portugueses ganham ouro, prata e bronze nas Olimpíadas de Matemática

Novas dos Exames de 6º Ano - Segunda Fase

Novas dos Exames de 6º Ano - Segunda Fase

Português - 3 189 provas realizadas - 223 notas positivas
Matemática - 5 296 provas realizadas - 1 076 notas positivas

Dados retirados aqui.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Eduardo Teixeira Pinto no Blogue do Paulo Guinote

Tranquilidade - Rio Tâmega
Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto
 
Eduardo Teixeira Pinto no Blogue do Paulo Guinote

Confesso que pedi ao Paulo Guinote para me ajudar na divulgação deste nome grande do património de Amarante, do património de Portugal.

É com orgulho que agora recebi a sua positiva resposta.
Eduardo Teixeira Pinto está no blogue do Paulo Guinote, A Educação do Meu Umbigo, o que pode ser comprovado aqui.

E já lhe deixei por lá o meu mais profundo agradecimento que reza assim:

Anabela Magalhães Diz:

Muiiiito obrigada pela ajuda na divulgação de um nome especial da fotografia amarantina, nacional e internacional, inúmeras vezes premiado durante toda a sua vida dedicada a esta arte que ele amava como ninguém.
Eduardo Teixeira Pinto fotografou a história de Amarante e dos seus arredores, fotografou as suas paisagens e as suas gentes como niguém mais o fez.
Cabe-nos a nós, amarantinos, seus herdeiros, vencermos esta interioridade difícil e levarmos o mais longe que pudermos o seu nome, a sua obra.
Infinitamente grata, Paulo Guinote, pela ajuda que hoje nos prestas, divulgando o site de fotografia que leva o seu nome e que tem algum dos seu espólio partilhado com o mundo.
As séries são magníficas… mas a série dedicada ao meu/nosso rio Tâmega é pura poesia visual.
Beijinhos!

Professores a Apagar Manuais?

 
Professores a Apagar Manuais?

Contaram-me um dia destes que há professores a trabalhar em escolas incumbidos da nobre missão de, por estes dias que passam até que as férias cheguem, apagar manuais, de borracha em punho!... de exercícios realizados a lápis por alunos.

Eu sei que nós somos versáteis e pau para toda a colher... mas... um país que assim ocupa mão-de-obra especialíssima só pode andar a brincar aos tristes.

E não, não revelo fontes nem fontanários.

Associação Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Notícia Retirada do Jornal Sem Margens de 26 de Julho de 2013
Fotografia, manhosa, de Anabela Matias de Magalhães
 
Associação Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto

A Associação Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto foi constituída ontem à noite pelos presentes que quase encheram por completo a sala disponibilizada pela Junta de Freguesia de S. Gonçalo e que igualmente aprovaram os estatutos e elegeram os elementos que integrarão os vários órgãos da referida Associação.

Agora, mãos à obra!

Aproveito a ocasião para informar todos os que não puderam estar presentes, mas que queiram integrar a referida Associação ainda como sócios fundadores, que posso disponibilizar os estatutos e a ficha de inscrição de sócio e ainda que podem fazer-se seguidores do blogue "O Prazer de Fotografar" onde serão informados de todas as novidades relacionadas com exposições e outras informações relevantes sobre a obra deste fotógrafo amarantino de gema e coração que dedicou quase toda a sua vida ao prazer de fotografar e que fotografou grande parte da história do século XX de Amarante e dos seus arredores, e das suas gentes também.

Por último não posso deixar de convidar todos os meus leitores a clicarem aqui. Apreciem a obra deste fotógrafo singular que está à curta distância de um clique e se chama Eduardo Teixeira Pinto.
Fixem este nome. Daremos novas dele.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Palavra a Mário Nogueira

A Palavra a Mário Nogueira

Acertada. Sobre a prova de ingresso e a falta de cumprimento do acordado durante as negociações MEC / Sindicatos.

Fenprof vai fazer queixa na PGR contra Nuno Crato 

Novas de Alunos em Férias Através do Facebook

Igreja de St. Isidoro - Marco de Canaveses
Fotografia presumo que da Rota do Românico...
 
Novas de Alunos em Férias Através do Facebook

Depois de partilhar uma postagem, com a foto aqui anexa, no facebook e que reza assim:

"Mais um monumento da Rota do Românico vê reconhecida a sua singularidade patrimonial!

A Igreja de Santo Isidoro, no concelho do Marco de Canaveses, foi hoje classificada como Monumento Nacional.

Eis que um aluno me contacta quase de imediato:

"Olá
temos de fazer uma visita em história à rota do românico"
 
Ora, perante esta missiva de um aluno em férias, que posso eu responder a não ser "Sim!"?

Nota - Obrigada, D!

Morreu o GAVE. Viva o IAVE!

 
 Morreu o GAVE. Viva o IAVE!

Morreu o GAVE e por agora, só me ocorre dizer "Paz à sua alma!"
Mas o MEC, competentíssimo, não o deixou partir sem parir um herdeiro, o IAVE, nome do novo principezinho nacional... eheheh... há quem consiga parir príncipes verdadeiros... outros há que caçam com gatos...
E, assim, esta gente entretém-se, gastando recursos, com isto.

Canção do Mar

Canção do Mar

Maravilhosamente cantada por duas russas... acho eu de que...


Opiniões na Oposição Versus Opiniões no Poder

 
Opiniões na Oposição Versus Opiniões no Poder

Completamente diferente, como podemos comprovar todos os dias. Não há rumo nem há coerência entre as opiniões emanadas enquanto oposição e depois enquanto poder.
A Educação e a famosa Prova de Ingresso é apenas o mais recente exemplo desta deriva louca a que Portugal está sujeito, exemplo de onde se perde tempo e de onde se perde dinheiro. Portugal está transformado no país dos fait-divers.

Prova que Crato propôs para avaliar professores foi considerada injusta em 2008 pelo PSD

Pode responder aqui a um inquérito sobre se está ou não de acordo quanto à realização desta prova específica para professores.

Relembrando - Hoje - Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Relembrando - Hoje - Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto


ASSEMBLEIA GERAL DO GRUPO DE AMIGOS DO MUSEU EDUARDO TEIXEIRA PINTO
Conforme previsto, na sessão de apresentação do site www.eduardoteixeirapinto.com, vamos iniciar o processo de constituição do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto.
Para o efeito é necessário efetuar uma assembleia com o objetivo de aprovar o texto dos estatutos, que poderá ser melhorado com o contributo de todos aqueles que apresentem disponibilidade para colaborar com a Associação. Optamos por realizar esta Assembleia na Sede da Junta de Freguesia de S. Gonçalo por se tratar de um espaço adequado às necessidades e disponível na data pretendida.
Desta forma vimos, por este meio, convocar todos os interessados em aderir à Associação para a primeira Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto a realizar no próximo dia 25 de Julho, pelas 21h00, na Sede da Junta de Freguesia de São Gonçalo, com a seguinte ordem de trabalhos:
      ·  Aprovação do Projeto de Estatutos.
      ·  Eleição dos Elementos dos Órgãos da Associação.
1. Assembleia-Geral.
2. Direção.
3. Conselho Fiscal.
      ·  Outros assuntos do interesse dos Senhores Associados.
   
      Nota - Post inteiramente surripiado aqui.

Memórias Blogosféricas - A Prova de Ingresso Vista pelo PSD... na Oposição, Claro Está!

 
Memórias Blogosféricas - A Prova de Ingresso Vista pelo PSD... na Oposição, Claro Está!

É por estas e por outras que os partidos políticos não podem ser levados a sério.
O excelente post que se segue foi inteiramente surripiado ao Paulo Guinote. Aconselho a leitura das postagens de 2008 sobre a prova de ingresso que agora o governo PSD/CDS quer implementar.
Sim, o blogue é do pê esse dê, na oposição, claro está! O que faz toda a diferença, como sabemos.

2 de Outubro de 2008:

Prova de ingresso na carreira docente

5 de Outubro de 2008:

Prova de Ingresso na Carreira Docente, uma injustiça.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reacções à Prova de Ingresso de Professores

 
Reacções à Prova de Ingresso de Professores

Sujeitar professores com anos de experiência, muitos com mestrados, pós-graduações e doutoramentos e que não ingressaram na carreira docente apenas porque a tutela os impediu durante anos a fio, à realização de uma prova através da qual se pretende avaliar "conhecimentos/capacidades" não lembra nem ao diacho e o MEC passa, de uma penada só, um atestado de desconfiança a todas as instituições universitárias que contribuíram para a formação de professores.
Está tudo errado. Se a desconfiança existe, o Mec deve intervir a montante, ou seja, nas instituições que formam professores e não sujeitar professores que leccionam há quinhentos mil anos à humilhação de um exame sem sentido.
E depois... não fica mesmo mal o MEC vir agora com esta, em pleno período de férias, mais do que merecidas!, à sucapa, violentando o descanso de todos e de cada um?

Professores chumbam a prova que vai avaliar as suas capacidades

Sugestão ao Poder Político Local - Instituição de Prémio Projecto/Aula "Amarante em Movimento"

História em Movimento - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Sugestão ao Poder Político Local - Instituição de Prémio Projecto/Aula "Amarante em Movimento" 

Uma cidade quer-se coisa viva, feita de gente que se movimenta de um lado para o outro, de preferência de todas as idades, de preferência a pé, especialmente se a cidade é de reduzidíssimo tamanho tal como a cidade onde habito à beira Tâmega plantada, a bem dizer a Princesa Dele... do Tâmega, claro está.
Constato que aqui pela cidade de Amarante o movimento é deveras irregular sendo que de Inverno é demasiado escasso, animando-se um pouco pela Primavera, com a chegada dos primeiros grupos de turistas, aumentando exponencialmente nos meses de Julho e principalmente de Agosto, em consequência da chegada de inúmeros emigrantes provindos de França, da Alemanha, de Angola... e eu sei lá mais de onde! E de mais turistas, pois então!
Frequentemente, pelo menos sempre que organizo uma visita de estudo dentro da minha cidade e já organizei muitas! tendo como público-alvo os meus alunos, sempre que vejo os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo a calcorrearem a cidade enchendo-a de sons garridos, sempre que vejo alunos da ESA ou da EB 2/3 de Amarante, ou do Colégio de S. Gonçalo ou de escolas e colégios de fora da cidade, sempre que vejo alunos acima e abaixo percorrendo este centro histórico tão belo e em alguns casos tão abandonado e desleixado, dou por mim a pensar que a Câmara Municipal de Amarante poderia e deveria incentivar este movimento de gente nova, estudantil, autóctone ou não, pelo burgo de Amarante.
Mas como o fazer? Fácil, do meu ponto de vista. Era só criar um prémio que fosse atractivo/simbólico para os projectos/aulas mais criativos, que poderiam ser individuais ou colectivos, interdisciplinares ou não... à vontade de freguês... mas que incluíssem, obrigatoriamente, a deambulação pela cidade de Amarante para a concretização do dito projecto, da dita aula.
Os objectivos? Imensos! Desde logo, e só para citar dois, a promoção do conhecimento e do respeito pelo património local, tantas vezes ignorado, desprezado até!

Isto é assim tão difícil de passar à prática? Não é! A ideia aqui fica, completamente de borla, para quem a quiser levar à prática... estes, aqueles ou mesmo aqueloutros.
Tudo a bem de uma Amarante que se quer Vivinha da Silva!

Nota 1- O nome do prémio é apenas uma sugestão provinda do meu Projecto História em Movimento... apenas porque eu gosto do movimento e não da mumificação.

Nota 2 - Aquele letreiro manhoso pendurado no portão de S. Domingos era escusado, não?

Como Disse?

Como Disse?

Merkel afirma que é 'um erro' subir os impostos

Ah! Pois! O que é válido para nós não é válido para eles.

Isto É Matemática!

Isto É Matemática!

Com os meus agradecimentos ao matemático José Carlos Pereira pela partilha do vídeo do matemático Rogério Martins.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Que Carreira?

Que Carreira?

A notícia até parece uma anedota triste. Mas, pensando bem, é capaz de ser apenas o supremo gozo de um obcecado em exames.

"Todos os professores contratados vão ter de passar a realizar uma prova de acesso à carreira, a partir de Janeiro de 2014. Além disso, só os professores com mais de 14 valores na prova são considerados como aptos e podem dar aulas.
Estas são duas das regras que vêm inscritas nos diplomas enviados pelo Ministério da Educação aos sindicatos, hoje ao final da tarde, e que vão ser alvo de negociação na próxima sexta-feira.
Os professores com dez ou mais anos de serviço e que tenham uma nota inferior a 14 valores na prova "podem repeti-la uma única vez na edição seguinte" e "sem prejuízo da admissão" no concurso que se segue à data de realização da primeira prova. No caso dos professores com menos de dez anos de serviço e que não fiquem aptos para dar aulas, só poderão realizar a prova no ano seguinte."

Pode continuar a ler a notícia aqui

A Vida Renova-se


Bordados, Baínhas Abertas, Aplicações e Afins do Ano de 1983
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
A Vida Renova-se

Por estes meses de Verão, que agorinha mesmo se vivem, cumprem-se exactos trinta anos do meu atarefamento com o enxoval de uma criança que nasceria Escorpião, do sexo feminino, soube-o eu apenas na hora do seu nascimento.
Poucas mais vezes bordei, confesso, mas, à época, deitei mãos ao caminho como se toda a minha vida tivesse feito semelhante obra, peguei em agulhas e linhas e desatei a bordar e a fazer bainhas abertas até mesmo complicadas e a costurar tudo o que me apeteceu, lençóis e colchas sem fim, que agora desencanto... à espera da vida que se renova... sempre.

Bom Dia Com Excelentes Notícias

Bom Dia Com Excelentes Notícias

Começo com excelentes notícias para este meu Norte.

Esta viagem no comboio histórico nunca foi por mim experimentada mas, reconheço, terei de a fazer urgentemente pois sei que vou continuar a amar este Douro que maravilhava a minha mãe, nascida e crescida na cidade de Peso da Régua.
Para todos os interessados, as viagens realizam-se entre 13 de Julho e 5 de Outubro, sempre aos sábados.

Comboio histórico regressa ao Douro

Quanto a esta viagem, pelo Douro acima, sulcando o leito do rio em barco rabelo, tenho a dizer-vos que já a cumpri, da magnífica cidade do Porto até ao Pinhão. A viagem é linda, encantatória mesmo e recomendo-a com entusiasmo.

Douro eleito como o melhor destino fluvial da Europa

E agora, excelentes notícias mais para Sul.

Lisboa é um dos 10 destinos favoritos de turistas de cruzeiros

Circo - Entretenimento

Circo - Entretenimento

E quanto à palhaçada... não há tréguas...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

E Agora?

E Agora?

Post inteiramente surripiado aqui, que é o mesmo que dizer ao SPN.


"E agora? O que deve / tem que acontecer?

- Os 183 colegas que entraram nos quadros têm que cumprir o dever de aceitação (5 dias, na plataforma electrónica);

- Docentes dos quadros de escola / agrupamento não colocados: têm duas opções: ou não fazem mais nada e ficam na escola onde estão efectivos ou concorrem aos destacamentos ainda disponíveis (DCE, DACL, MI); Estes concursos terão os seus cal...endários divulgados em breve;

- Docentes dos QZP: são considerados DACL e por isso têm OBRIGATORIAMENTE que concorrer no concurso que irá ocorrer dentro em breve;

- Docentes contratados: devem concorrer no concurso para contratação, nas suas diferentes formas e momentos."

Listas Frescas

 
Tabela surripiada ao Arlindo. Para ampliar, clique sobre a imagem.
 
Listas Frescas

Que à primeira, segunda e terceira vista parecem-me chocas. Há 1343 colocados.

Muito boa sorte a todos!

Publicitação das listas definitivas do concurso interno e externo - ano escolar de 2013/2014

domingo, 21 de julho de 2013

Só P`ra Lembrar


Exposição em Serralves Não Me Lembro do Nome do Artista
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Só P`ra Lembrar

Ela sou eu. A história é esta história triste que nos envolve...
E não, isto não é uma cagarra...
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.