domingo, 31 de maio de 2015

Condenação - Da Mais Elementar Justiça

Reflexos Amarantinos em Dia de Inverno
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Condenação - Da Mais Elementar Justiça

Com condenações como esta, a Escola fica com um ar um bocadinho mais respirável. Porque toda a agressão, física ou psicológica, deve ser banida seja lá de onde for. De um contexto escolar e educativo especialmente.

Mãe condenada por ameaçar e insultar professora

sábado, 30 de maio de 2015

Festas do Junho


Festas do Junho

As Festas do Junho estão a chegar, são sempre de arromba e têm programas para todos os gostos... predominantemente populares.
Eu, confesso, não perco o gigantesco Despique dos Bombos de sexta-feira à noite, no Largo de São Gonçalo. Porque me faz sempre sentir Vivinha da Silva.

E por aqui já entramos, definitivamente, em Modo Festa. Haverá outra terra como esta?

Convite - Marcha


Convite - Marcha

Porque este pessoal, por aqui, não pára!

Convite - Debate


Convite - Debate

Aqui o deixo para quem quiser e puder comparecer. Porque soluções são precisas.

Nota - Com os meus agradecimentos ao José Gonçalves.

Actos da Cultura Galego-Portuguesa - Amarante Maio 2015



Actos da Cultura Galego-Portuguesa - Amarante Maio 2015

Aqui vos deixo o programa preparado pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto e a Fundação Vicente Risco,  para os dias 30 e 31 de Maio, integrado no FESTIVAL CULTURAQUEUNE. 

Apareçam! Actividades não faltam.

Roy Kafri - Mayokero

Roy Kafri - Mayokero

Vídeo aconselhável a pessoas de todas as idades, alturas e pesos.



Nota - Com os meus agradecimentos ao Paulo Martins.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Consulta sobre Municipalização



Consulta sobre Municipalização


Para todos os professores que tenham opinião sobre o assunto e que a queiram manifestar.

"A FENPROF e outras sete organizações sindicais de professores realizam nos próximos dia 2, 3 e 4 de Junho uma consulta aos professores e educadores sobre a problemática da municipalização da educação. Trata-se de um processo que implica a realização de uma votação em todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de todos os concelhos do continente.

“Concorda com a municipalização da Educação (processo que o governo está a iniciar em alguns municípios)?” 
Esta é a pergunta que constará do boletim de voto. Os professores e educadores em votação secreta serão chamados a responder sim ou não.
Com a municipalização da Educação o governo pretende passar para as autarquias um largo conjunto de competências, responsabilidades e encargos.
O contrato que o governo quer assinar com as câmaras municipais e a matriz de responsabilidades que integra esse contrato pretende nomeadamente:
- Colocar em causa a autonomia dos professores e dos órgãos das escolas na gestão curricular;
- Conferir às autarquias o poder de gerir a mobilidade dos docentes entre escolas e mesmo o recrutamento de professores para a componente local do currículo – 25 % do total;
- Retirar às escolas a autonomia na constituição e gestão de turmas;
- Premiar as câmaras que poupem com pessoal e recursos físicos e materiais.
Mas, os objetivos estratégicos deste processo são os que constam da chamada reforma do Estado aprovada em resolução do Conselho de Ministros, de 8 de Maio de 2014.
Ora, esse documento do governo, onde consta a municipalização da educação, é claro nos seus objetivos quando aponta para a redução do financiamento das funções sociais do estado, dispensa de trabalhadores nesses serviços e a entrega da sua gestão a empresas privadas. Assim, se deve entender que a oposição da FENPROF ao processo de municipalização da educação não radica nesta ou naquela questão instrumental mas, isso sim, nos seus fundamentos e objetivos estratégicos.
São razões de sobra para aqui se apelar à participação dos professores e educadores na consulta que já foi anunciada."

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Excelentes Notícias

Campo de Girassóis algures em França 
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Excelentes Notícias

Nebrasca aboliu a pena de morte

Novas sobre a Masturbação

Novas sobre a Masturbação

Ahahah... eheheh... ihihih... ohohoh... uhuhuh... ele há imaginação para tudo!

Pregador islâmico : Homens que se masturbam ficarão com as mãos grávidas

Novas da Festa Amarantina - Costa Carvalho

Fotografia surripiada e de autoria desconhecida

Novas da Festa Amarantina - Costa Carvalho

José Rodrigo Carneiro da Costa Carvalho, jornalista, escritor, professor de jornalismo na Universidade de Aveiro, nascido a 6 de Setembro de 1934 na freguesia de São Gonçalo, estará presente na Festa Amarantina que se realizará no próximo dia 11 de Julho aqui mesmo nesta rua conhecida pelo nome de Rua da Cadeia, mais concretamente na antiga loja Duplo M, quem se lembra dela?, que reabrirá especialmente para este dia com uma agenda ainda em preparação.
Traremos à baila memórias memoráveis de outros tempos, de outras pessoas que calcorrearam estas calçadas antes de nós... e, pela conversa já estabelecida, será um momento deliciosamente prazenteiro.

Darei novas.

Nota - Agradeço ao Adriano Santos esta possibilidade aberta em conversa entre os dois e que nos levou de uns assuntos para outros que os nossos neurónios permanecem irrequietos.

Morcega

Fotografia de autoria desconhecida...

Morcega

Abrir o facebook e encontrar este presente da Em@ não é para qualquer uma! Thanks, Emiliana!

"Bom dia, Morcega Anabela Magalhaes, amiga e colega. Pronta para a luta?"

Pois, se Morcega sou...



Novas da Festa Amarantina

Festa Amarantina em Preparação - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Bárbara Abreu

Novas da Festa Amarantina

Por aqui, pela rua, garanto-vos que a Festa Amarantina está em preparação e já dá "ares".

Sim, a Amarantina 2015 promete!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Obras em Casa... Maravilha!

Bagunça - Atelier de Pintura que Não de Paredes nem de Tectos
Fotografia de Júlio Cunha

Obras em Casa... Maravilha!

Tal como as pessoas, as casas, de quando em vez, precisam mesmo de obras de manutenção e restauro. É um tecto que estala, uma parede que se suja e se fere... e vai daí, esta casa onde habito, que não via obras de pinturas interiores há uma boa década e meia, entrou em obras de conservação que lhe restauraram o ar fresco e agradável para que possa manter um espírito de boa onda que sempre a caracterizou, muito reflexo da Abelha que aqui habita. Mas o resultado da intervenção em tectos e paredes, que por agora acabou, foi, a dada altura, o caos mais completo e absoluto... porque por aqui continuei a habitar... digamos que estoicamente. Confesso, eu adoooooro obras, mesmo que isso implique um cansaço imenso... mesmo que a dada altura tenha perdido os óculos na confusão, já para não falar no pivot que me levou à cadeira do dentista onde eu, sem um pingo de vergonha na cara, adormeci... eheheh...

A fotografia que ilustra este post, surripiada no facebook ao Júlio Cunha, não retratando a bagunça em que já esteve a minha casa, está muito próxima da realidade por aqui já experienciada...

Damien Rice


Damien Rice

Não, lamentavelmente ainda não será desta, Damien Rice! Ainda não seremos NOS... por isso, aguardo que regresses em concerto só teu.



Nota - Se alguém se sentir incomodado com o meu surripianço descarado desta fotografia do Damien, principalmente o seu autor!, é favor avisar para aqui que será imediatamente retirada!

Mescla de NIFs

Mescla de NIFs

Porque devemos rir...

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mixórdia de Temáticas - Telescola para Mitras

Mixórdia de Temáticas - Telescola para Mitras

Um gozo! Aconselho. Que o humor nunca nos falte.


Inteligência Ministerial ou a Descoberta do Ovo de Colombo


Inteligência Ministerial ou a Descoberta do Ovo de Colombo

Em post anterior já me referi sobre a inteligência de manter uma época de exames em pleno 3º período, às disciplinas de Português e de matemática de  4º e de 6º anos.
Deste facto já decorreu a paralisia quase completa de muitas escolas durante uma semana. Dou o meu exemplo, simples professora de História do 3º ciclo que não faz parte do secretariado de exames: só tive serviço lectivo na sexta-feira passada, trabalhando todos os restantes dias da semana no serviço de exames. O que significa que, a parte dos alunos, nem lhes coloquei a vistinha em cima durante toda a semana...
Mas há mais perturbação a juntar a esta: os professores de Português e de Matemática que estão na bolsa de correctores já tiveram de ir a toque de caixa para Penafiel, no caso do meu agrupamento, para recolher as provas que terão de ser corrigidas. Como o serviço de exames se sobrepõe à actividade lectiva já estamos a contabilizar mais perdas de aulas por esta via... e agora especificamente nas disciplinas ditas estruturantes para o ministro e que são... Português e Matemática. Mas há mais: os professores correctores terão dispensa de dois dias para fazerem este trabalho... ora lá vão mais aulas para o maneta, podendo até ser de Português e de Matemática de 9º ano que por sua vez ainda serão alvo de exames depois das aulas acabarem. Mas ainda não ficamos por aqui. Hoje, na minha escolinha já andava gente a protestar alto e bom som porque, como o calendário imposto pelo MEC é apertadíssimo, as reuniões dos anos terminais de ciclo, com fim de aulas previsto uma semana antes de todos os outros anos, são realizadas na semana em que as aulas dos outros anos ainda decorrem e como têm prioridade sobre o serviço lectivo... lá vão mais aulas para o galheiro. Ou seja, há professores que já mal verão os seus alunos dentro das suas salas de aula até ao final do ano.
Confuso? É, mas o MEC parece apreciar e amar esta confusão.

É claro que nem estou a juntar a esta calamidade o prejuízo que já foi para a actividade lectiva o famoso exame de Inglês... rsssssssssssssssssss...
É obra! Definir um período lectivo, já de si tão curto, com estes empecilhos todos... et voilá, isto é gente de inteligência superior e como tal eu não chego lá!

Nota - Para quem não sabe - o serviço lectivo são aulas.

A Palavra ao Dr Martins

A Palavra ao Dr Martins

Surpreendente. De um humor delicioso.


Educação

Educação

A palavra a Logan LaPlante, de 13 anos, saído da escola tradicional aos 9 anos.
Se o objectivo máximo da Educação deveria ser a Felicidade? Pois deveria...


Logan LaPlante - Hackschooling por BrTubeHumor

Corrida/Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Amarante


Corrida/Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Amarante

Recebido o convite/desafio via minha querida Susana Dias, como dizer-lhe que não?
Impossível! E lá vamos nós... caminhando lado a lado, de mãos dadas, com abracinhos e beijos muitos do coração...

"Porque a Liga Portuguesa Portuguesa contra o Cancro é uma " entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia". Porque esta instituição recebe o seu financiamento através de acções junto dos cidadãos, Amarante junta-se aos inúmeros locais que promovem eventos para angariar donativos. Assim, realizar-se-à uma: 
"Corrida / Caminhada no dia 10 de junho pelas 10h, com início e fim na Avenida General Silveira, junto à Casa da Juventude em Amarante. 9h30m haverá uma sessão de zumba para o aquecimento. Não falte! Traga a sua Família e Amigos! Metade do valor da sua inscrição reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Participe, ajudando a Liga Portuguesa Contra o Cancro."

O texto foi surripiado ao Paulo Vasconcelos
Se pretender inscrever-se faça-o em http://desporto.sportadeventoseservicos.pt/

E mexa-se. Pela sua saúde!


domingo, 24 de maio de 2015

O Rali de Portugal Voltou ao Norte

Rali de Portugal 2015
Fotografia de Miguel Ribeiro

O Rali de Portugal Voltou ao Norte

Ontem passou por aqui, por terras de Amarante e pelos seus arredores, de onde nunca devia ter saído, e compreendeu provas no nosso mítico Marão e na nossa queridíssima Serra da Aboboreira. Confesso que foi dos poucos a que não assisti. Para mim, este ano, o do seu regresso ao nosso amado Norte, não houve dia de São Rali.

Aproveito para partilhar este excelente vídeo promocional do Rali de Portugal at Home e de Baião!
Excelente! Estão todos de parabéns!
O Miguel Ribeiro também, pela excelente fotografia!


Vergonha


Vergonha

Vergonha de viver num país que tolera estas políticas de políticos... como os classificar?

OCDE Portugal foi o país intervencionado que mais "tirou" aos pobres

Mountain Quest 2015

Mountain Quest 2015

Excelente promoção feita por terras e calçadas familiares.


Protesto de Mulheres - A Beleza da Amamentação




Protesto de Mulheres - A Beleza da Amamentação

Em Budapeste, uma mulher foi impedida de amamentar por um segurança de um qualquer McDonald`s.
Ora, para grandes males, grandes remédios!



Nota - Com os meus agradecimentos à Sofia Freitas.

sábado, 23 de maio de 2015

Mas Que Raio de Falta de Ética Está a Dar a Esta Gente?


Mas Que Raio de Falta de Ética Está a Dar a Esta Gente?

Livro escolar tem exercício em que um rapaz larga um gato da varanda

Acrescento que a nossa deputada Maria José Castelo Branco está perfeitamente na onda desta experimentação pois, falando no Café da Ciência, dirigindo-se a jovens, relata que teve a sua primeira experiência científica aos 6 anos atirando um gato de um terceiro andar para comprovar se eles caem de pé. Parece que o gato atirado pela então criança Maria José caiu mesmo de pé... ora, do meu ponto de vista, este exemplo, não sendo muito feliz não se compara à última tirada da agora deputada Maria José Castelo Branco a quem só faltou dizer "Força! Atirem-nos!" mas disse "Aos jovens, não desistam! Os gatos estão sempre lá prontos a ser experimentados!"

Desculpa lá Maria José... mas isto é a sério?!


Citação


Citação

Uma pessoa lê e não acredita.

“Agora, estou fora da União Europeia, fora da Comissão Europeia, o meu nível de sinceridade aumenta todos os dias."

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Perder Peças

Memórias de Gargalhadas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Perder Peças

Nós, como os automóveis, somos constituídos por um conjunto de peças mais ou menos imprescindíveis, mais ou menos descartáveis. Acontece que, quanto mais velho é o automóvel ou quanto mais velha é a pessoa, maior a tendência ou probabilidade para a avaria disto ou daquilo, do todo ou de partes, maior a tendência para perder peças pelo caminho, independentemente de ele poder ser maravilhosamente alcatroado, empedrado, esburacado, o que for.
Pois foi o que me aconteceu um dia destes. Com a casa em pantarecos devido a obras de manutenção no seu interior, eis que no meio da confusão total das pinturezas me sai um pivot que me deixa incapacitada de gargalhar à vontade desta freguesa. E arrumei-o tão bem que não faço a mais pálida ideia do que lhe fiz. Bom, sei que não o engoli...
Resumindo e concluindo, nós, tal e qual como os automóveis, temos de fazer revisões frequentes e, amiúde, levar os nossos corpos aos mecânicos.... rsssssssssss... salvo seja...

O Estado da Educação

O Estado da Educação

O panorama não é bom.


Palmira em Perigo

Mostrengos à Solta
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Palmira em Perigo

Nunca a visitei de facto, muito embora a visitasse virtualmente amiúde e constasse da minha lista de sítios imprescindíveis a ver antes de morrer. Palmira é mítica. Faz parte do meu imaginário há muitos e muitos anos.

Quem salva Palmira e os seus habitantes?

O tesouro histórico que caiu nas mãos do Estado Islâmico

A queda de uma civilização. "A sociedade humana e civilizada está a perder a batalha contra a barbárie"

Milhares de famílias fogem desesperadamente de cidade tomada pelo Estado Islâmico


quinta-feira, 21 de maio de 2015

As Anedotas do MEC e de Cambridge


As Anedotas do MEC e de Cambridge

Não sei de quem foi/é a culpa, se das duas estruturas com responsabilidades acrescidas na Educação, se só de uma, se somente de um MEC, de qualquer forma de um MEC!, que há muito bateu no fundo e chafurda agora na lama, autista, cego e surdo.
Sei que contei este absurdo em família e não houve nem uma alminha sequer que acreditasse que o MEC tivesse chegado a este ponto... "Não é possível!""; Não, não podem ter feito isso!"
Pois fizeram. Os alunos com deficiência severa auditiva, surdos, portanto!, tiveram adequações à sua condição. E quais foram elas? O MEC pensa tudo ao pormenor e estes alunos tiveram a possibilidade transcendental de "ouvir" em velocidade lenta o CD oral de Cambridge.
É anedótico, não é? Ou melhor, seria, se não fosse trágico. O MEC goza de fininho com alunos e professores e trata-os com uma ligeireza que até dói!
E mais não digo.

Prova de Inglês previa que alunos com deficiência auditiva severa ouvissem o CD da oral em velocidade lenta. Não havia DVD para leitura labial.

Novas da Amarantina

Pés para Andar - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas da Amarantina

Realizada a primeira reunião entre as forças intervenientes no processo de organização da Festa, posso garantir-vos que a Amarantina está com excelentes pés para andar.
E mais não digo...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Desnorte de Macho

Cristo em Dor
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Desnorte de Macho

Felizmente hoje em dia há sempre uma câmara por perto ou perderíamos esta cena protagonizada por um macho muito macho. A farda que este macho muito macho veste é um pormenor importante mas existem destes machos muito machos por todos os lados, fardados e por fardar. E são sempre nojentos, estes machos muito machos, em todas as circunstâncias.


Pré-Aviso de Greve e Esclarecimentos da FENPROF

Pré-Aviso de Greve e Esclarecimentos da FENPROF

Em anexo se envia o pré-aviso para prolongamento da greve a todo o serviço relacionado com o exame da Cambridge.

Aproveitamos para reafirmar o que sempre dissemos sobre eventuais descontos salariais decorrentes desta greve:

·        A greve a este serviço, designadamente a formação presencial e as sessões de oralidade, bem como a formação online na sequência da formação presencial, não deve determinar qualquer desconto, uma vez que o docente em greve ao serviço PET continua a cumprir integralmente o seu horário semanal (40 horas, entre trabalho lectivo, não lectivo de estabelecimento e não lectivo individual).
·        Já no que respeita à vigilância da componente escrita, que ocorreu no passado dia 6 de Maio, bem como para a formação online presencial que surgiu na sequência da carta conjunta IAVE / DGEstE aos directores das escolas e que representa uma nova nuance no serviço PET, reforça-se que não deixa este serviço de estar coberto pelo pré-aviso de greve entregue pela FENPROF e outras seis organizações sindicais, pelo que todo e qualquer professor pode decidir aderir à greve, ou continuar a fazê-lo, se antes o havia feito.
·        Quanto às implicações em termo de desconto, tal dependerá, num caso e noutro, de o serviço ser marcado para além do horário do docente ou em substituição de outro serviço pré-existente. A ser verdadeira a 1.ª hipótese,  como cremos acontecer na esmagadora maioria no que toca à formação para que os docentes estão agora a ser convocados, senão mesmo em todos os casos, a ausência por adesão à greve não deve determinar qualquer desconto, por o serviço em causa se enquadrar nos termos previstos no n.º 1 do artigo 83.º do ECD:

«Artigo 83.º
Serviço docente extraordinário
1 — Considera-se serviço docente extraordinário aquele que, por determinação do órgão de administração e gestão do estabelecimento de educação ou de ensino, for prestado além do número de horas das componentes lectiva e não lectiva registadas no horário semanal de trabalho do docente.»

·        Ora, se o cumprimento de serviço para além do horário deve determinar o pagamento como serviço extraordinário, o seu não cumprimento, por adesão à greve, neste caso, apenas determinará o não pagamento do mesmo, mas sem que haja lugar a qualquer outro desconto, pois todo o horário semanal é cumprido.
·        Mas se o serviço for marcado em substituição de outro – por exemplo em tempo que, no horário do docente constassem tempos não lectivos de estabelecimento (apoios individuais, sala de estudo, clubes, biblioteca, etc.), ou se, como aconteceu em imensos casos com a vigilância, no dia 6 de Maio, houve anulação de aulas e outro serviço dos professores vigilantes, aí, sim, já haverá lugar ao desconto correspondente à duração da tarefa a que o docente esteve ausente por greve.

Saudações sindicais!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Selvajaria à Solta E Desculpem a Insistência

A Selvajaria à Solta E Desculpem a Insistência



A Selvajaria à Solta


A Selvajaria à Solta

Mas andam todos tresloucados? Polícias incluídos? Já não nos bastava o assassinato do miúdo de catorze anos pelo de dezassete, a sova do miúdo na Figueira da Foz por um bando de energúmenos e agora ainda temos de assistir a esta sova descontrolada de um pai de família em frente aos seus filhos e ao seu idoso pai por um agente da autoridade descontrolado?! Mas é que nem que o senhor agredido tivesse de facto cuspido no agente da autoridade isso lhe legitimava esta reacção violenta!
A sociedade portuguesa pós-troika está melhor? O país está melhor?
Onde? Só se for dentro da cabeça do "nosso" primeiro...





"Cuspidela não houve", diz testemunha de detenção violenta em Guimarães



domingo, 17 de maio de 2015

Aveiro - S. Jacinto - Enguias

Aveiro S. Jacinto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Aveiro - S. Jacinto - Enguias

Em Aveiro, apanhámos um barco que nos levou, em 10 minutos de viagem calma, à pacata S. Jacinto e ao maravilhoso restaurante "A Peixeira".
Confesso que me estreei nas enguias e que na estreia as comi de caldeirada e que as achei simplesmente divinais, de comer e chorar por mais!

Ai o que eu andei a perder todos estes anos!!!!

Todos Atrás de Alguém para Qualquer Lado


Museu Santa Joana Princesa - Aveiro
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Todos Atrás de Alguém para Qualquer Lado

Não é a primeira vez que falo deste meu amigo, Helder Colmonero de seu nome, a propósito de amizade e viagens, dois temas que me continuam a ser muito caros e que se entrecruzam maravilhosamente bem, segundo o meu ponto de vista.
Também não é a primeira vez que falo do "Todos Atrás de... ", um programa que de quando em vez alguém organiza, frequentemente eu, antigamente baptizado com o nome de "Combinações", e que disponibiliza a um grupo de amigos alargado que, sob este pretexto, aproveitam para conviver, conhecer e confraternizar com a intenção máxima de celebrar a Amizade, que esta vida são dois dias e um já se escafedeu. É claro que agora, com o facebook, a coisa está extraordinariamente facilitada e operacionalizar um qualquer fim-de-semana, prolongado ou não, é agora fácil fácil não implicando chamadas telefónicas infinitas para combinar tudo de fio a pavio.
Assim, e depois do "Todos atrás da Anabela Magalhães para Foz Côa" ocorrido no mês passado, eis que usufruímos já de um "Todos Atrás do Helder Colmonero para Aveiro, com percurso iniciado no Museu Santa Joana Princesa, instalado no Mosteiro de Jesus, construção do século XV, onde se recolheu, em 1472, esta princesa filha do nosso rei D. Afonso V, o Africano, irmã do nosso querido rei D. João II, o Príncipe Perfeito, aquele que sonhou um dia chegar à Índia por mar e tudo fez para o conseguir... quase conseguindo.
Aconselho a visita a este museu onde o barroco abunda na talha profusamente trabalhada numa ostentação desmedida, muito notória na Igreja de Jesus e um pouco pelas restantes dependências conventuais e nos azulejos, exuberantes aqui e ali. Mas nem só de barroco vive o museu, já que existe também manuelino, renascimento, maneirismo, rococó em colecções diversas, para além da arquitectura do próprio edifício, de pintura, escultura, talha, azulejaria, mobiliário, ourivesaria...
É claro que este programa não se ficou por aqui, mas por agora foi o post que se arranjou desejando eu que chegue rapidamente o "Todos Atrás do Carlos Afonso e do Eugénio Queiroz para Tormes" que antecederá o "Todos Atrás da Anabela Magalhães para a Festa Amarantina".

Darei mais novas.

sábado, 16 de maio de 2015

Bom Fim-de-Semana

Auto-Retrato com Recheio Diverso - S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Bom Fim-de-Semana

A preparar a minha máquina para o safari fotográfico...


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Os Problemas Não se Resolvem à Pancada


Os Problemas Não se Resolvem à Pancada

E desconhecendo o contexto em que ocorreu mais esta agressão, apenas constato que as agressões extremamente violentas entre os mais jovens parece estar a aumentar. E não são caso única, eu sei. Aliás, as crises económicas potenciam as crises de valores e a violência desmedida, quer seja física ou psicológica, e que daí decorre frequentemente e é exercida muitas vezes sobre quem está mais próximo, mais a jeito para ser saco de porrada. A escola, sendo que é um reflexo da sociedade em que vivemos, ao acolher todos os miúdos quase sem excepção, vê-se foz/refém dos problemas que os afectam como sejam o alcoolismo, o consumo de drogas, o desemprego, as doenças psiquiátricas mais variadas...
Os ímpetos violentos, que todos nós sentimos mais cedo ou mais tarde, mais ou menos amiúde, são uma das muitas coisas que devemos aprender a controlar desde muito cedo. E também temos de treinar engolir contrariedades, recusas e fazer delas força positiva.... sob pena de nos tornarmos pior do que animais selvagens, sem respeito por nada nem por ninguém.

E para que não pensem que estes problemas são exclusivos da Escola Pública, aqui deixo a infeliz notícia de hoje sobre mais uma agressão horrenda.

Leiria. Jovem assistido no hospital após agressão em autocarro escolar
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.