quarta-feira, 25 de julho de 2007

Página Web


Página Web
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Página Web

Como eu costumo dizer, e a pedido de várias famílias, aqui vos deixo a hiperligação para a minha página web ainda em construção:

http://anabelapmatias.googlepages.com/home

Pois é, aqui a rapariga está em francos progressos informáticos desde que participou na formação "A Utilização das TIC no Processo de Ensino/Aprendizagem".
Está mais desenvolta, informaticamente falando, claro está!
Tenho que começar por esclarecer que a preparação das aulas em PowerPoint é anterior a esta formação, pois data de Julho de 2005, e que desde que iniciei a leccionação da História "embrulhando" as matérias nesta embalagem tão atractiva, que os meus alunos não se calavam pedindo-me para publicar estes recursos, para poderem aceder-lhes, calmamente, a partir de casa. Eu só podia concordar com esta sugestão e aliás esta intenção fazia parte do meu projecto. Pedi à minha sobrinha Bárbara para me tratar do assunto, explicando-lhe o que pretendia, mas esta estudante de Som e Imagem da Católica revelou-se uma rapariga muito ocupada e, depois de uns tristes alinhavos que lhe deram muito trabalho e se arrastaram no tempo, desistimos. Ainda pensei encomendar esta tarefa a algum profissional da matéria e cheguei mesmo a arranjar contactos de profissionais competentes para posteriormente contactar.
Em Junho passado e em conversa com a minha colega Ester Cabral, falamos sobre recursos e onde estes deveriam ficar alojados, se na plataforma da ESA, se numa página web, e ela deu-me a dica de os alojar numa página gratuitamente disponibilizada pelo Google para os seus clientes. É só digitar http://googlepages.com/home . Vim para casa e meti mãos ao trabalho. Criar uma página web no Google é fácil, é de borla, e dá milhões... de gratificações... por podermos ver o nosso trabalho partilhado com todos os nossos alunos e toda a comunidade planetária.
É, se há coisa que nunca fui é invejosa! Não desejaria ter "perdido" milhares de horas, muitas mais do que algum dia o Ministério da Educação me poderá pagar, para fechar os meus recursos a sete-chaves como já tive oportunidade de dizer na plataforma do CRIE.
A página que agora partilho com todos os meus leitores está ainda em construção. Já estão publicados os recursos de 7º ano, por vezes não exactamente iguais aos que utilizo na sala de aula, que estão mais completos, pois também convém que, para os meus alunos, haja algum factor surpresa, mas a base está publicada. Estou já a publicar os recursos de 8º mas neste momento não estão ainda acessíveis... precisarei ainda de chatear o meu amigo e comandante informático, Helder Barros, para que a coisa fique catita e, durante o próximo ano lectivo, irei publicando os de 9º ano à medida que os for construindo e apresentando aos meus alunos.
É minha intenção prosseguir com este tipo de trabalho para Formação Cívica que é uma Área Curricular Não Disciplinar que se presta muito a esta abordagem das matérias embrulhadas em power point. E para CMA que é o mesmo que dizer Cidadania e Mundo Actual pois não me posso esquecer dos meus queridos alunos de CEF`s!
A ver vamos.

Nota - Já chateei o Helder e os recursos de 8º ano começam agora a estar disponíveis. E o manuseamento da página já está confortável com hiperligações para trás e para a frente.

Continuo a fazer progressos!

2 comentários:

Helder Barros disse...

A mim não me chateias! Não me chateiam as pessoas que constroem, que tudo fazem para construir, ou reconstruir, nem que seja colocar no lugar uma pedra solta de um muro... portanto, estás do lado positivo das coisas, não podes chatear ninguém. Os medíocres que pululam aos magotes; esses chareiam-me, mas cada vez menos! Thanks, Blue escorpion!

Anabela Magalhães disse...

Este blogue é muito devedor da tua pessoa e do teu apoio, logo eu também sou muito devedora porque sempre que eu dizia, ou digo, "Não sei fazer!" a tua resposta era, e é, invariavelmente a mesma " Mas vais saber, mas vais fazer".
Por isso thanks a ti.
Quanto aos medíocres não os deixes incomodarem-te... não valem a pena.
Estás no bom caminho! lol

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.