sexta-feira, 18 de abril de 2008


De Luto e em Luta - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

De Luto e em Luta

Como se depreende pela fotografia publicada no "post" anterior, tive mesmo o tal do encontro imediato de 1ª grau. Não me aproximei. A fotografia foi tirada de longe. Sei lá, poderia ter de recorrer aos serviços dos meus farmacêuticos! Convém reafirmar aquele velho princípio do "Mulher prevenida vale por duas!" e assim sendo lá andei a passear o meu luto pela ESA sem me aproximar demasiado.

Engraçado! Pareceu-me ver umas borboletas, borboletando em torno da luz, todas sorridentes e solícitas. Curioso! Também me pareceu vê-las nas manifestações... mas deve ter sido impressão minha! Quem me mandou ir de óculos de sol em dia de chuva?
Acho que estou a ficar ceguinha!!!
Será que o Eduardito tem razão?

8 comentários:

Passiflora Maré disse...

De luto, e que belo luto.
Quanto às borboletas já é costume.
Algumas não resistem a uma réstia de sol.

Luis Pereira disse...

Pois e não é que este ser existe mesmo?? Confesso que sempre duvidei da sua existencia, mas ontem quando entro lado a lado na ESA com esta senhora caí na realidade. AFINAL ELA EXISTE MESMO!!!É DE CARNE E TUDO!!!...sempre pensei que fosse fixão...estava errado. Como atento que sou, apercebi-me de alguns pormenores. O 1º começa no momento em que essa senhora saiu do seu grande carro, (pago por todos nós): começou a chover de tal maneira que parecia uma benção. O 2º foi quando essa senhora entrou no polivalente: as mordomias com que ela foi recebida!!. E concordo com a professora, vi borboletas com sorrisos falsos que me eram familiares de fotografias da manifestação...enfim, bichos raros!
E também vi a professora de luto, com a sua "machine" a retratar o momento, de longe, sim, e por breves instantes. Convem dizer que também nao me aproximei muito.
Ah, uma coisa fiquei sem perceber: a que se deveu tão honrosa visita de tão "aclamado" ser???
De uma coisa tenho a certeza...ontem o ar que se respirava na ESA estava completamente poluido!!

bjs, professora!:)

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Passiflora, mas eu bem que preferia andar mais colorida.
Quanto às borboletas é mesmo o costume. Foi mais do mesmo.

Anabela Magalhães disse...

Sim, Luis, chovia que deus a dava... parecia até que o céu se uniu, num lamento molhado, ao lamento dos professores.
É verdade, ontem enquanto a ministra se passeava pela ESA, chovia baba e ranho vinda das núvens densas que cobriam o céu. E viste a cor delas? Assustadora!

bib da ESA disse...

A escola tem vários rostos, sim.
Tem professores lúcidos e livres.
Tem professores que, discordando com algumas, poucas ou muitas, decisões do Ministério da Educação, e, não sendo acéfalos, não estão obrigados a fazer vénias a ninguém.
São professores que, não sendo acéfalos, sabem que, em determinados momentos, pelos cargos que desempenham e para os quais, na maior parte dos casos foram eleitos pelos colegas, têm de representar a sua escola.
São professores que, respeitando as opiniões radicais de uns e a indiferença de outros, têm um rosto próprio, são livres e assumem posturas responsáveis.
Parecerão borboletas, sim...
Mas porque têm várias cores. São livres e dignas. Pobres daqueles que não conseguem ver mais do que o preto e o branco.

Anabela Magalhães disse...

Concordo, Isabel.
Felizmente a vida nunca será a preto e branco. Felizmente somos plurais, únicos e irrepetíveis, com todas as diferenças entre nós que daí resultam, para o bem e para o mal. Aceito, compreendo e estou de acordo com o teu argumento. Mas o teu argumento não invalida o meu, nem o contradiz.
Espero que também compreendas o meu ponto de vista e acredites que eu vi borboletas exuberantes naquele dia que já tinha visto em manifs de professores. E espero que compreendas e aceites que isso me incomodou. Porque é bem diferente assumir as responsabilidades dos cargos ou ter-se postura de borboletas que borboletam em torno da "luz".
Sabes o que eu não suporto mesmo? É o género de pessoa que é incapaz de se decidir entre deus e o diabo e que, não se decidindo, opta pelos dois, dependendo das circunstâncias, dependendo do que é o seu interessezinho egoísta naquele momento. Não suporto estes jogos duplos.
Mas também estou aberta a aceitar que isso é um problema meu.
E seguindo esta linha de raciocínio asseguro-te que tenho bem mais respeito pelas pessoas que assumiram declaradamente uma posição contrária à minha e que abertamente pugnam por ela.
Bem mais.
Bjs. Fica bem.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E só mais uma coisa... estes de que falas não foram confundidos por mim com borboletas e jamais me parecerão borboletas! É que as borboletas são outras!

Anabela Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.