quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AInda o Tâmega



Ainda o Tâmega

Comentado a: 30-09-2009 23:02
por:Marta Silva
de:Amarante

"As imagens mostram um local a jusante da cidade numa de zona albufeira do Torrão. A água consumida em Amarante é captada a montante da cidade a 5km do local das imagens,zona não influenciada pela albufeira,cuja aparencia da água nada tem a ver com as exibidas.Podem verificar à boa qualidade da água nos editais afixados nas Juntas e Câmara A taxa de saneamento do concelho segundo dados do INE de 2005 é 60%, acredito que hoje é superior É triste que só falem em periodo eleitoral"

Este comentário, surgido no debate sobre o Tâmega que decorre durante todo o dia de hoje, aqui, deixa-me profundamente envergonhada enquanto amarantina, enquanto portuguesa e enquanto habitante deste planeta doente.
É assinado por Marta Silva, de Amarante, pessoa que eu desconheço por completo e que quero continuar a desconhecer.
Porque a sua preocupação foi a defesa de políticos que, neste caso, não têm defesa. Pouco me importa que a Câmara de Amarante seja governada por socialistas para aí há 18 anos! Ser-me-ia indiferente se a câmara fosse psd, ou be, ou o que quer que fosse, pois as minhas palavras seriam sempre para o meu rio e em defesa do meu rio.
Mas aqui a defesa é a da câmara, palpita-me até que do ps.

Sim, Amarante é servida por água de superior qualidade, as pessoas que ocupam a câmara até estão a pensar engarrafá-la e exportá-la para o mundo, quiçá até para a lua, com o rótulo "Água despoluída do Tâmega".
E sim, a água castanha que por vezes me brota das torneiras cá de casa, em pleno centro histórico, com rede de águas substituída há poucos anos, é mesmo porque a água, coitada, cansada da monotonia de ser transparente resolveu dar um ar da sua graça e, de quando em vez, resolve mudar de cor. Neste mundo de mudança tem todo o direito, está bom de ver.
E sim, o rio a montante de Amarante não tem qualquer problema de poluição, o problema é mesmo só a jusante e por certo é problema desta gentinha que aqui habita que não sabe colocar batoques num sítio que eu cá sei.
E sim, a taxa de saneamento do concelho é um orgulho e a forma como funciona também! Até já aqui deixei a sugestão, a quem de direito, para elaborarem um panfleto para os turistas que nos visitam, com fotografias da "Cascata de M***a" que brota, de quando em vez, da parede que sustenta o Largo de S. Gonçalo e impesta o centro histórico com um cheiro nauseabundo.
E sim, em período eleitoral a populaça devia estar toda calada. De resto até me parece que seria bom se a populaça se calasse de uma vez por todas e para sempre.
Isso é que era, não era?
A mensagem deixada pela pessoa que assina Marta Silva, e se diz ser de Amarante, deixa-me envergonhada. Profundamente envergonhada.
Porque não tem nem uma palavra de defesa para com um rio que também é dela.
Ou não será?

Quanto ao poder político de Amarante, a sua qualidade e seriedade está bem à mostra na fotografia e no comentário/afirmação que a acompanha e que é da sua inteira responsabilidade.
Que cada um tenha a decência de assumir as suas responsabilidades e não tente atirar areia para os olhos dos outros.
Porque só enganam quem quer ser enganado. E quem gosta também!

8 comentários:

Em@ disse...

Há pouco escrevi um comentário, mas desapareceu do ecran do monitor e nem sequer sei se o enviei ehehehe.

Dizia eu:
Se este caso não fosse tão sério, emtodas as suas vertentes, eu propunha à Marta Silva um mergulho no Tâmega. Aí, MESMO, no sítio onde tiraste as fotografias.
Tal como fez o Marcelo Rebelo de Sousa,aqui há uns anos, lembras-te ? Numa acção de marketing duma campanha eleitoral ehehehe
Queria ver se ela teria coragem de o fazer e contrair uma doença de pele ou de fígado. Ou então que ficar com o cheiro pútrido entranhado na pele, no mínimo.
Como prémio, assistiam a esse momento glorioso todos os blogues que defendem o Ambiente (e os seus comentadores), as tv´s e os jornais nacionais e estrangeiros.

Gostava tanto de vê-la depois a defender a qualidade da água de Amarante e do Tâmega!

Porca miséria!

Anabela Magalhães disse...

E sabes a razão do nosso país estar como está? Existem demasiadas Martas Silvas por aí a quem, pelos vistos, não incomoda a merda que corre cidade abaixo, a céu aberto, à vista de todos os que olham e se preocupam em ver.
Tive a oportunidade de clarificar a diferença enre estas duas "atitudes" - olhar e ver - nas aulas de apresentação com os meus alunos deste ano.
É minha obrigação incentivá-los à não passividade, ao exercício responsável da cidadania.
Quanto à tua sugestão por certo seria adequada para a Marta sentir na pele o nojo que eu senti nos meus pés quando caminhei em cima do esterco para tirar as fotografias que partilhei aqui no blogue.
Mas por certo a Marta é daquelas amarantinas que jamais colocou o seu pezinho junto de tamanha esterquice!

Em@ disse...

No meu comentário anterior há um 'que+ a + ...
Deverá ler-se :
"Ou então ficar com o cheiro pútrido entranhado na pele, no mínimo."

Miga, e Marta é um nome tão bonito...
Ai...ai!

Fui ao Umbigo e o Paulo fez eco da tua denúncia.Aos poucos vai-se espalhando! Balha-nos isso.

bugsnaEDucação disse...

A hipocrisia é tal que ainda lamenta que o assunto "só" seja falado em tempos de campanha eleitoral. O que não é verdade, nem aqui nem no blogue do teu irmão.
Os candidatos autárquicos é que deviam ter vergonha por silenciarem tamanha e tão porca miséria.
A lata deixou de ter limites!

Anabela Magalhães disse...

Já lá vou, Em@! Thanks!

Anabela Magalhães disse...

Evidentemente que a insinuação da Marta é absolutamente mentirosa e aldrabona.
Este problema do Tâmega foi denunciado já vezes sem conta pelo meu irmão que para aí desde 1995 não se cala com este assunto, oralmente e por escrito.
Eu própria já lhe dei voz em anos anteriores, aqui mesmo no blogue.
É como dizes: A lata deixou de ter limites!

Porca Miséria!

maria eduarda disse...

Miséria Porca!
Há gente decente, pouco decente e indecente.
Há quanto tempo leio no teu blogue, e no do teu irmão, textos relativos a este rio.
Ó Martinha, tenha paciência!

Anabela Magalhães disse...

A Martinha devia era ter decência, Dudú!
Mas a Martinha provavelmente nunca se aproximou do Tâmega putrefacto, nem para o cheirar, quanto mais para o sentir!
Porca Miséria!
Miséria Porca!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.