quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Queda do Muro de Berlim, a Em@ e a Minha Sala de História


Muro de Berlim - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O Queda do Muro de Berlim, a Em@ e a Minha Sala de História

Mas que raio de ligação, pensarão os meus leitores, poderá haver num acontecimento passado no século passado, mais concretamente no longínquo ano de 1989, uma leitora deste blogue, Em@ de seu nome, perdida lá pelos confins do Sul de Portugal, e a Sala de História da E.B. 2/3 de Amarante?
À primeira vista parecem não ter nada que os ligue, não é assim?
Pois é, parece, mas nem tudo o que parece é, nem tudo o que é parece.

Sabia que a Em@ iria a Berlim este ano. Vai daí pedi-lhe o muro, o verdadeiro, pois então!, aquele que se vende às postas e se carrega com facilidade para casa, em caixinhas bem acondicionadas e catitas e que constitui um negócio bem mais do que interessante por terras da Alemanha, e que, por certo, perdurará no tempo dado o tamanhão/extensão da coisa ignóbil.
Pois hoje foi dia de me chegar a casa, entregue em mãos pelo carteiro, o muro, o tal que dividiu Berlim em duas por demasiados anos, muro que levarei, e deixarei em depósito, na cada vez mais enriquecida e apetrechada Sala de História, sala onde lecciono todos os dias as minhas aulas à pequenada, que fica de brilho acrescido nos olhos sempre que eu me dirijo às caixinhas, arrumadinhas e lindas, que guardam pequenos objectos e obras de arte, na sua maioria réplicas de peças originais, outros mesmo originais, e que fazem a alegria da miudagem que pode manusear a coisa, virá-la para a esquerda e para a direita, em observações mais ou menos demoradas que constituem motivação para o exercitar de neurónios, que eu gosto que eles os mantenham irrequietos.
O ensino da História faz-se também por aqui, pela motivação da clientela, sentada na sala de aulas, de olhos arregalados, sorrisos nos lábios e expressões entusiasmadas, clientela sem a qual, eu, e todos os outros professores, seríamos outros, obrigatoriamente outras coisas quaisquer.
Por isso te agradeço, Em@, do fundo do coração, a tua generosidade para comigo, a tua dádiva que, vinda directamente da loira do Sul, aterrou hoje nas mãos da morena cá do Norte, mesmo mesmo nas mãos do Escorpião Azul.
Deixas-me sensibilizada, mesmo, Linda. E ao mesmo tempo duplamente enriquecida. Porque sei o poder da tua amizade. E porque sei ser tua amiga, com o mesmo poder. Apesar da distância que nos separa, eu num canto do país e tu em outro, sinto que somos poderosas. Porque ambas sabemos que basta querer muito alguma coisa. E que depois é fácil, é só correr atrás dela...
E nós corremos a bom correr, não é assim, Em@, com as nossas pernas de gazelas?
Ah! E este é o país que funciona, porque se sabe unir, cumprindo um objectivo comum: procurar assegurar, sem tréguas, rodearmo-nos de pessoas decentes, generosas, esmeradas, trabalhadoras, desinteressadas, solidárias... e assim chegar ao fim do dia pensando "God Knows How Y Adore Life."

20 comentários:

Helder Barros disse...

No dia Mundial da Fotografia quero-te agradecer pessoalmente por partilhares generosamente tanta Arte Fotográfica, com a garantia de qualidade do teu trabalho, que é não raras vezes, sublime!
Além dos teus textos que eu adoro, as tuas fotografias fascinam-me!
Obrigado, Amiga (Pessoa Muito bem formada e decente, Profissional exemplar! Desculpa mas é que são tão raras as pessoas assim, que devem ser destacadas)

Em@ disse...

Fóooooooooooooonix, puseste-me de lagrimita no canto do olho.
depois volto para responder como deve ser a este teu post.
Agora vou ali trabalhar as emoções.
beijo no teu coração.

Passageira disse...

E é exactamente assim que um ser humano deve ser, ajudarem-se um aos outros sempre que possível.
É simplesmente bonito o facto de duas pessoas separadas por uma tão longe distância se darem tão bem, como parece assim o ser. Não tivesse eu algumas das melhores pessoas da minha vida separadas de mim uns bons (ou maus, dependendo do ponto de vista) quilómetros. Mas isso, na minha opinião, apenas fortalece as amizades. Portanto, força nessa bonita amizade :)

Anabela Magalhães disse...

Olá Migo!
Agradeço-te as tuas mais do que generosas palavras, que me deixaram como a Em@, de lagrimita no canto do olho...
Bjs com saudades, e temos de combinar um lanche cá em casa entre ESAS e ex-ESAS... kakakakaka... por certo os mais felizes.... kakakakaka...

Anabela Magalhães disse...

Olha. também tu, quando recebi das mãos do carteiro a encomenda.... apesar de já estar preparada para ela...
Vai lá gerir as emoções... que eu vou avaliar o meu coração... e logo logo estou de volta para ler o teu próximo comentário, Milhé!
Beijocas, Linda!

Anabela Magalhães disse...

Sara, aterraste neste blogue num momento forte. Foi bom. Continuemos com as emoções à flor da pele.... afinal é para isso que elas nos servem, não é assim?
Beijocas e aguardo as tuas postagens!

Ricardo Pinto disse...

São pequenas relíquias que fazem toda a diferença!

www.angeloochoa.net disse...

Da única vez que vi uma despedaçada parte do muro de berlim foi em fátima num esconso de parede cercania a santuário.
Pois agora dá vontade de ver tua sala de aula de história para outra réplica trazida da em@ loira de algarve que guardo no coração. Espero é que ela não esteja avessa comigo de alguma bruteza minha a que mau grado penitenciar-me sou atreito.
Adiante.
Saúdo também Helder donde acabo de sair no dia da fotografia.
Foi a fotografia e as vossas fotografias in abrupto que de vós me deram notícia viva.
No ano que vem já avô estarei em amarante para abraçar-vos, melhor, reabraçar-vos.
Agora estou por cem soldos onde amanhã começa festival bons sons ' 10 com princezito de cabo verde. depois é lula pena, fausto, adufes de monsanto, por onde passaste anabela, e cantares de serpa e...e.. vou dar-vos disso conta em uns meus amadores futuros vídeos.
BEIJINHO!!!

Eduardo disse...

Parabéns pela postagem....

abraços e uma boa noite.

Anabela Magalhães disse...

Na mouche, Ricardo!
Beijocas!

Anabela Magalhães disse...

Ângelo, o senhor é um sortudo!
E já sabe que o esperamos, de braços abertos!
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Eduardo!
Agora vou a correr... percorrer as minhas fotografias para ver se ainda arranjo uma minimamente aceitável para colocar no dia especial de hoje.
Bjs!

Hélio Matias disse...

A Carteiro é isso mesmo...uma figura enigmática!?...que distribui dum modo francamente desinteressado as boas e as más novas...mas soubesse e pudesse ele o que vai dentro daquela caixa e...certamente faria a triagem só das coisas boas!
E pelo entusiasmo posto...pela finalidade que desde logo ficou esclarecida...pela "mensagem" à Em@...este Carteiro não sabe nem avalia o que hoje tirou da sua mala!
É um final feliz...principalmente para a Anabela...a Em@...a sala de História e sem dúvida para o...Muro de Berlim!

Anabela Magalhães disse...

kakakakaka...
É verdade que o carteiro não chegou a saber, e por certo nunca saberá, o que vinha dentro daquele envelope grande, acolchoado.
E de facto só posso subscrever as suas palavras finais - foi um final feliz para os quatro! kakakakaka
beijinhos

Em@ disse...

vim dizer-te só obrigada.
+ palavras para quê?
gosto-te bué e beijo-te no <3.

Em@ disse...

angelo, porque estaria avessa
consigo? ai, ai, ai, e que raio de bruteza terá sido essa, hum?
e que estranho dizer isso aqui e não no meu blog, por exemplo.mas isso também não interessa nada.
um abraço aqui do reino dos algarves e agora sou morena pront(us).

Anabela Magalhães disse...

Eu também te gosto bué, já sabes, foi amor à primeira vista...
Beijinhos com carinho!
Ah! Tu morena?! Havia de ter a sua graça! kakakakaka

Em@ disse...

ah, pois!
já tive o cabelo castanho, já lhe pus henné -sabes daquele do deserto mesmo.
:)))

Anabela Magalhães disse...

Não te imagino!
Quanto à hena só a coloquei em tatoos temporárias e ganhei umas alergias tais que fui parar às urgências! Arre! Nem me fales na dita!

Unknown disse...

Embora seja um lugar comum, tudo que lhe sai das mãos, blogues, fotografias... enfim qualquer coisa...parabéns!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.