domingo, 24 de julho de 2011

Restaurante Pena - Espaço e Ambiente


Restaurante Pena - Vila Caiz - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Restaurante Pena - Espaço e Ambiente

Confesso que hoje foi um dia duplamente feliz pois se por um lado foi passado entre amigos e familiares muito queridos, por outro lado hoje foi o dia em que entrei pela primeira vez no já afamado Restaurante Pena, em Vila Caiz, Amarante.
Confesso que nada nem ninguém me tinha preparado para o que encontrei, muito embora as referências fossem do melhor e dos seus proprietários eu não esperasse outro espaço que não fosse, no mínimo, sublime. Só que o espaço é mais do que sublime, porque habitado pelo peso cultural e artístico do mítico Amadeo de Souza-Cardoso, de quem os proprietários são sobrinhos, e que têm, sorte a deles!, a correr nas veias tão nobre e criativo sangue vermelho vivo. Felizmente vivo e bem vivo!
O Restaurante Pena ganhou vida numa dependência próxima da casa mãe, um antigo lagar que já serviu de anexos onde se guardaram alfaias agrícolas, enfim, um espaço que já se prestou a múltiplas funções e que desde o dia 31 de Março ganhou a sua função mais nobre, fruto de um trabalho de recuperação realizado por um dos filhos do casal, arquitecto, Raul Sousa Cardoso, que aqui deu livre azo à sua mestria. O resultado do trabalho, este resultado que eu vi e senti hoje, misto de tradição e contemporaneidade, só se consegue com um enorme profissionalismo técnico, é certo, mas também com uma dose enormesca de amor e paixão pelo que se faz, pelo cuidado extremo posto na colocação de uma jarra de simples e belas hortências, pela escolha deste e daquele candeeiro, pela escolha do mobiliário sóbrio, pelo cuidado colocado na escolha das caixilharias, pelo amor à Casa, à Pena, transposto para os puxadores das portas de entrada, em forma de penas, pois então!
O Restaurante Pena tem alma. E não é fácil ter alma nos dias que correm.
A família recebeu-nos amorosamente, com uma simpatia natural que nos fez ficar bem mais tempo do que o previsto, falando de projectos futuros, porque as ideias fervilham, o que é um excelente sinal, no meio da crise avassaladora que nos esmaga.
Sem dúvida que nos sentimos "at home" e por isso agradeço à família Souza-Cardoso a hospitalidade e carinho, natural, com que fomos recebidos. E, sem dúvida, regressaremos. Até porque... tenho de continuar a apresentar esta pérola rara aos meus amigos...

E-mail  - restaurantepena@gmail.com
Telefone - 255732755/913434898
Página no FaceBook - http://www.facebook.com/restaurantepena?sk=info

Nota Final - Este post foi só dedicado ao espaço. Quanto à comidinha... ai meus deuses ai meus deuses, feita de iguarias divinais... terá de ficar para próxima postagem que vem já a seguir...

4 comentários:

Anónimo Pralguns disse...

Olá Anabela!
Muitíssimo obrigado por palavras com tanto carinho.Nestes momentos difíceis em que ninguém parece ver o seu trabalho, o seu esforço, a sua dedicação recompensada, sabe bem receber um carinho tão espontâneo. Dá energia. Em tempos de alguma desesperança, sabe bem ver pessoas que sabem que podem contribuir para ajudar a mudar as coisas, como o fez a Anabela.
O meu muito obrigado!

Cumprimentos

Raul Sousa Cardoso

Já agora convido-a a visitar o meu site/blogue ainda em construção:

http://raulsousacardoso.wordpress.com/



Raul Sousa Cardoso.

Carlos Afonso disse...

Completamente de acordo e sei do que falo porque fui testemunha. O repasto estava de apetite, desde a bochecha ao cremoso final.
O domingo foi revigorante, só respirei amizade.

Anabela Magalhães disse...

Olá Raul!
Foi para nós um prazer e um privilégio conhecer o vosso espaço, sem igual num raio de muitos quilómetros.
Quanto ao meu post... apenas foi sentido... que eu não consigo escrever de outra forma.
O vosso projecto foi um caso de amor à primeira vista e tem já um cantinho reservado no meu coração... aí se instalou, aí permanecerá...
E eu é vos agradeço o acolhimento...
Cumprimentos... e vou espreitar o seu blogue...

Anabela Magalhães disse...

Ai a bochecha... ai o cremoso... ai a companhia.... ai o conforto... ai a beleza do espaço... estávamos a precisar de um sítio assim aqui por Amarante...
Beijinhos Carlos... para a Lai Lai também!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.