domingo, 30 de novembro de 2014

Lideranças - Prémios de Mérito

Prémios de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Lideranças - Prémios de Mérito

Na passada sexta-feira, o agrupamento para o qual trabalho esteve em festa, já o sabeis. Tratou-se de reconhecer, através dos Quadros de Mérito, o trabalho desenvolvido pelos Alunos que, para além das provas dadas através dos resultados escolares obtidos, tiveram ainda que cumprir uma série de requisitos que estão muito para além dos níveis obtidos.

A cerimónia decorreu de forma elegante, ritmada, mais bela do que nunca, bem organizada, sem partes chatas e maçadoras, com um alinhamento que me pareceu correctíssimo: a festa/cerimónia iniciou-se com um número de dança seguido de dois momentos musicais e logo de seguida escutaram-se os curtos discursos destas três mulheres, duas delas Professoras que ocupam importantes cargos na hierarquia do Agrupamento - Dina Sanches, Directora do Agrupamento e Glória Bento, Presidente do Conselho Geral - e ainda a vereadora Lucinda Moreira que detém os pelouros da Acção Social e Programas, Educação, Saúde e Defesa do Consumidor e que já o ano passado nos honrou com a sua presença... já agora, talvez para o ano possa também estar presente o senhor Presidente da Câmara Municipal de Amarante... gostaríamos muito, seria um sinal claro da importância dada à Educação neste Concelho, seria um sinal claro da importância dada a este agrupamento... aqui fica o repto!

As fotografias postadas captaram o momento em que estas três mulheres já referidas partilharam a mesa de honra da cerimónia, colocada no palco por breves momentos, logo depois da actuação dos alunos, imediatamente antes da entrega dos três prémios - diploma, troféu e livro personalizado - motivo pelo qual nos reunimos todos numa noite muito feliz.

No centro está a mulher que dirige o Agrupamento para o qual trabalho. Sei que o exercício desta função não é tarefa fácil, sei que não se consegue agradar a gregos e a troianos, sei que não há lideranças perfeitas, trabalho perfeito. Imagino até que o exercício deste cargo seja muito complexo, muito exigente, muito suado em termos de tudo - em termos de trabalho com uma tutela que às vezes mais parece alucinada, em termos de trabalho com os diversos parceiros educativos, em termos de trabalho com toda uma comunidade educativa composta por Alunos, Professores, Funcionários, Encarregados de Educação tão diversos que nem sei! Imagino que o exercício de um cargo deste tipo implique organização, força, determinação, resiliência... mas também capacidade de escutar o outro e de acolher sugestões, opiniões, capacidade de agregar e de construir pontes onde é possível construir pontes.

Sei, por experiência própria, que a Directora do Agrupamento de Escolas de Amarante nunca me impediu de trabalhar, de tentar dar o meu melhor enquanto peça de uma engrenagem que é complexa, de arriscar a acção que sai muitas vezes do rotineiro, do quotidiano, da normalidade dos dias. Sinto-me livre na minha actuação e no meu Trabalho enquanto Professora, dentro e fora da Sala de Aula. E, igualmente importante, sinto-me sempre apoiada e suportada no meu trabalho.
E, garanto-vos, nos dias que correm isso não tem preço. Mas não tem preço mesmo!

Nota - Atenção que eu já conheci outras culturas de escola deveras diferentes desta e sei bem do que estou a falar.

Escritas de Prof

Dedicatórias - Prémios de Mérito
Fotografia de Paulo Silva
 
Escritas de Prof

Sim, esta é a professora que escreve duma maneira deveras esquisita.

Se me tentaram formatar segundo a escrita da esmagadora maioria quando eu era pequenina?
Tentar tentaram, mas... eheheh... sem êxito!

E meninas e meninos, eu ontem não bloqueei. Estava somente à procura das adequadas palavras para cada um de vocês...

Safari Outonal Amarantino - Espampanante!

Amarante - Outono - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Safari Outonal Amarantino - Espampanante!

Há no mundo inúmeras cidades belíssimas, muitas que eu já calcorreei com os meus pezinhos e que me deixam de boca aberta de espanto tal a beleza que nos entra pelos olhos dentro e se aloja directamente no nosso coração, mas, garanto-vos, a minha cidade pertence a uma estirpe de cidades que conjuga generosidade natural a rodos com um património construído pelos nossos antepassados que, sendo duma beleza extraordinária, merece e exige ser preservado.
Amarante é muito bela em qualquer estação. No Outono, consegue ser estupidamente calorosa e espampanante.

Maria Eulália Macedo

Jardins e Céus Amarantinos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Maria Eulália Macedo

A minha Professora de Moral continua a habitar a minha rua e continua presente no empedrado duro e difícil da calçada granítica e íngreme, nas japoneiras que florescem anualmente e sem falhas por esta altura do ano no seu jardim, na vinha virgem que serpenteia pelo muro alto e desmedido, no velho casario desta tão sua amada cidade, nas nuvens que passam esbaforidas e espantadas, no céu azul e radioso, no sopro da brisa quente de Outono, no meu coração de eterna aluna...

Sim, hoje fui espreitar o seu jardim, Menina Lalinha... e escontrei-o a transbordar de si.

Novas do grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante

Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de António Aires
 
Novas do Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante

Actuámos ontem, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.
Aqui fica um pequeno apontamento dos alunos, professores e funcionários que, numa maravilhosa tarde de sol, disseram presente à Luísa Aires que lançou agora o seu segundo livro intitulado "Inês na EB 2/3 - 2º Período".

A digressão continua...

E sobre este grupo escreveu um dos seus elementos, Paulo Silva de seu nome:

Este grupo vocal e instrumental nasceu da vontade, do esforço e do empenho de “meia dúzia de carolas” que se juntaram para assinalar a passagem do 40º aniversário do 25 de Abril. Primeiro, para uma apresentação na escola sede do Agrupamento. Mas já agora, podíamos ir atuar na inauguração da exposição “Abril Saiu à Rua” que vai estar patente na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira?...
 
Sim, podíamos!
 
E podíamos ir atuar à I Feira do Livro a decorrer no Campo da Feira?...
 
Pronto, porque não?!...
 
Bom, já que somos do Agrupamento, se calhar faz sentido atuar na Festa de Encerramento do Ano Letivo…
 
Pois faz!...
 
E… e se fizéssemos uma arruada/desfile/atuação na Feira à Moda Antiga, trajados a rigor e tudo?...
 
Boa ideia!!!
 
Bem, agora vamos de férias e chegados a setembro, logo vemos no que isto dá, diziam…
 
Olha… Agora fomos convidados para a apresentação de um livro do jornalista Agostinho Santos, integrado na Onda Pina – A Poesia em Movimento!...
 
Já lá estamos!!!
 
Aqui chegados, somos neste momento mais de 30. Mais de 30 educadores, professores, professores aposentados, funcionários e alunos. Toda uma Comunidade Educativa (sim, porque alguns dos elementos são também Encarregados de Educação) reunida em volta de um projeto comum. Um projeto construído com base em pessoas e afetos. A música, na minha modesta opinião, só pode ser feita desta forma – com notas de música que expressem sentimentos. Muitas das pessoas que integram este grupo, certamente que nunca tinham integrado um projeto musical até hoje. Nem integrariam se não fosse este projeto. Há mais do que música neste grupo – há pessoas, há relações de amizade construídas num ambiente de escola que não se esgotam na mesma, mas que a cada momento são postas ao seu serviço e dos alunos. Há cumplicidades, há diferenças que se complementam e que se ultrapassam, em prol de um objetivo comum. Apesar das agressões que têm vindo a sofrer a Escola Pública e todos aqueles (como nós) que por ela lutam diariamente, continuaremos orgulhosamente a resistir através da nossa música, da nossa boa disposição, da nossa camaradagem e da nossa resiliência. O nosso Agrupamento merece. A nossa Comunidade Educativa merece. Nós merecemos porque, como dizia o grande Miguel de Cervantes, “onde há música não pode haver coisa má”!!!"
 
Nota - Pode ler a totalidade da postagem, da autoria de Paulo Silva, clicando aqui.

Trabalho Conjunto

Alunos, Mães, Professores - Prémio de Mérito
Fotografias de Sr Neves
 
Trabalho Conjunto

Esta é a equipa que deve, obrigatoriamente, trabalhar em conjunto, formada por Alunos, Pais e Professores.
Quem não compreende isto, não compreende coisa nenhuma de Educação.

Orgulho de Profs - Alunos Nossos


Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Ana Paula Doutel
 
Orgulho de Profs - Alunos Nossos!

Não duvidem!

Ai as Dts... sempre atentas, sempre em cima do acontecimento...

sábado, 29 de novembro de 2014

Orgulho de Prof - Alunos Meus!




Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Ana Paula Doutel

Orgulho de Prof - Alunos Meus!

Lembram-se da minha primeira aula? Daquela em que eu me apresentei com aquele nome comprido que os meus pais me deram e que eu ainda acrescentei?... aquele que vocês adoram repetir vezes sem conta?
Lembram-se da Grande Duna de Merzouga? Daquela duna que custa enormemente subir, tal como eu vos disse, mas que, uma vez chegados ao topo, nos presenteia com uma panorâmica espampanantemente bela?
Pois aqui chegamos, ao topo da duna, onde a paisagem ultrapassa todas as promessas trocadas.
Esta etapa está vencida... e não é que já encetamos uma nova escalada? Foi só um abrir e fechar de olhos, ainda agora chegamos cá ao alto e já estamos de olhos bem arregalados no sopé de uma nova duna estupidamente gigante, que teremos de trepar... e que treparemos, pois então!, calma e compassadamente, que é assim que se alcança o topo, perseguindo novos objectivos, entregando-nos de alma e coração à viagem, para o bem e para o mal... nunca se esqueçam que vozes de burro não chegam ao céu... temos novo topo para atingir... e lá vamos nós...
... e lá vamos nós de coração a transbordar, o nosso de vocês e o vosso de nós, alimentado que nem sei.
E lá vamos nós, Alunos Meus! Lá vamos nós...

Nota - Evidentemente, estiveste connosco, Mafalda!
Igualmente todos os que, estando presentes na entrega dos prémios de mérito, já não estavam connosco na hora tardia a que foram tiradas estas fotografias.

Festa - Prémios de Mérito


Festa - Prémios de Mérito - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Marias de Magalhães
 
Festa - Prémios de Mérito

A cerimónia decorreu ontem e vai-me obrigar a escrever postagens diferenciadas de tal forma foi rica em sentimentos partilhados num olhar cúmplice que se troca por vezes de longe, num sorriso aberto e franco que é inteiramente retribuído, em beijos e abraços fortes e sinceros, em palavras carinhosas que se alojam directamente nos nossos corações trocadas entre pais e mães e nós, professores dos seus filhos, que somos, de alguma forma, os pais e as mães dos seus meninos e meninas lá na escolinha.
A festa, singela e simples, preparada por Funcionários, Professores e Alunos, decorreu com casa cheia e num clima de grande satisfação e alegria para todos quantos a ela assistiram.

Esta é a postagem dedicada aos Nossos Alunos do Ensino Articulado de Música e de Dança, generosos que nem sei, que ontem coloriram o palco com danças expressivas e esvoaçantes e sons melodiosos e ritmados que emprestaram à cerimónia um brilho deveras especial.
Esta é a postagem dedicada também aos seus Professores de Música e de Dança que, numa sexta-feira à noite, ali estiveram de alma e coração vestindo a camisola do Centro Cultural de Amarante e do Agrupamento de Escolas de Amarante, subindo ao palco com os seus meninos e meninas, apoiando-os, sempre.
Ontem foi a noite em que estes meninos abriram e fecharam a cerimónia da entrega dos Prémios de Mérito, com chave de ouro.
Por isso aqui lhes quero deixar os meus agradecimentos pois enriqueceram enormemente um dia feliz.
Obrigada Alunos! Obrigada Professores! Obrigada Taí!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prémios de Mérito 2013-2014 - Agrupamento de Escolas de Amarante

Prémios de Mérito 2013-2014 - Agrupamento de Escolas de Amarante

Tempo para um "descanso" que serve para fazer muiiiiitos caracóis mentais, muiiiiito revoltos, claro!, borrar a cara com uma tinta qualquer para disfarçar o cansaço e as olheiras, engolir uma sopa... e aqui vamos nós!

Até já Alunos! A viagem foi um verdadeiro prazer e vocês subiram a duna mais alta de todo o Erg com distinção... Alunos Meus... lembram-se da minha aula de apresentação?
E a viagem foi um ar que se lhe deu e tão depressa se iniciou como terminou.
Desejo-vos muitas e excelentes viagens prolongadas por toda a vida que vivereis. E que todas as viagens vos deixem um gosto de satisfação pelo dever integralmente cumprido, pelo gosto colocado nas tarefas, pelo deslumbramento da paisagem absorvida.
Parar?! Sim, não se esqueçam, pararemos todos um dia... mas muito contrariados, certo?
Beijo grande a todos.Continuaremos a ver-nos por aí!

Selfie do Mérito ou dos Exauridos

Selfie do Mérito ou dos Exauridos - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Selfie do Mérito ou dos Exauridos

Esta selfie captou parte do staff, o seu núcleo duro?, responsável pela organização da logística do Prémio de Mérito que será entregue aos alunos, hoje mesmo, a partir das 21 horas.
Garanto-vos que têm sido dias loucos... que deveriam ser de 48 horas!... e que os nossos sorrisos vão diretos para os nossos alunos.
Parabéns, Alunos Nossos, pela vossa excelência!
Pela parte que me toca, foi um prazer ser vossa professora um dia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Provedor de Justiça Arrasa PACC e Puxa as Orelhas a Crato

 
Provedor de Justiça Arrasa PACC e Puxa as Orelhas a Crato

"Assinala-se que a posição do Senhor Provedor de Justiça:

- Critica a antecedência de apenas 4 dias com que o MEC anunciou a prova em julho;
- Refere o facto de haver matéria que fere o princípio da segurança jurídica;
- Confirma que no momento da abertura do concurso a norma se mantinha inapta a produzir efeitos jurídicos;
- Confirma ainda que o requisito PACC não era exigível quando o concurso foi aberto por motivo exclusivamente imputável à Administração;
- Entende que a Administração não permitiu conhecer antecipadamente as regras do concurso como impõem os princípios da segurança, da tutela de confiança, da boa-fé e da transparência, induzindo em erro os interessados quanto aos requisitos que seriam efetivamente aplicáveis;
- Considera que a aplicação retroativa da norma é contrária aos valores da segurança jurídica e da proteção da confiança, o que assume maior acuidade por se tratar da fixação de condições de acesso a determinada profissão e ao exercício de funções públicas."

Pode inteirar-se de tudo clicando aqui.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Pseudo-Selfie dos Exauridos

Selfie dos Exauridos - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
A Pseudo-Selfie dos Exauridos

São dois magníficos exemplares de exauridos que povoam a minha escola.

Diva Furacão - Aniversário

Diva Furacão - Aniversário

A Diva Furacão faz hoje 75 anos. Quem diria?!!
Muitos parabéns, Tina Turner!



Nota - Felizmente já a vi e ouvi, em concerto, no belo e infelizmente já demolido, Alvalade. Inesquecível!

Mário Soares - Vergonha

 
 Mário Soares - Vergonha

A  família não tem tento neste homem?
É que é para nós profundamente deprimente escutar este discurso desconexo, para não dizer profundamente lamentável e senil, vindo de um ex-presidente da república portuguesa que já está suficientemente enterrada, não precisando, esta, que a enterrem ainda mais.
Quer-se dizer, já não nos bastava passar pela vergonha vergonhosa de ter um ex-primeiro ministro preso e ainda temos de aturar os fernicoques das inconveniências de um ex-presidente da república portuguesa que já não diz coisa com coisa e não tem consciência da resposabilidade que deveria ter enquanto figura pública?
Decoro, precisa-se. Como de pão para a boca.

"Primeiro ministro exemplar"?!!! O tanas!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Portugal - The McNamara Surf Trip

Portugal - The McNamara Surf Trip

Enquanto uns nos quilham bem quilhados, outros há que nos promovem de forma exemplar.

Obrigada, estrangeiro! Obrigada, McNamara!


Pico do Fogo - O Acordar de Um Gigante

Fotografia tirada por um qualquer satélite...
 
Pico do Fogo - O Acordar de Um Gigante

O vulcão da Ilha do Fogo voltou a dar provas de vida no passado Domingo e a situação tende a complicar-se com as lavas a avançarem, imparáveis e decididas, reclamando um domínio que é seu. O Gigante acordou, primeiro mais timidamente mas cada vez mais imponderado à medida que o tempo passa. Toda a ilha é um imenso vulcão e a caldeira, habitada por cerca de mil pessoas, tem dimensões verdadeiramente gigantes e impressionantes. Já pisei este solo negro e quente, arrebatadoramente belo para quem gosta destas paisagens lunares, para quem gosta destas negritudes. É o meu caso. Os vulcões são, para mim, um fascínio desde miúda e para ler outros textos publicados neste blogue, sobre esta temática, clique aqui.

Vulcões e deserto, deserto e vulcões... afinal, quem manda neste Planeta Terra?

Nota - Pode ver a notícia clicando aqui e acompanhar a evolução dos acontecimentos aqui onde encontra notícias da TV local. Eu tenho acompanhado e pela Ilha do Fogo, a coisa está preta.

A minha solidariedade para com os seus habitantes.




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vergonha

 
Vergonha

Um ex-primeiro ministro deste país está em prisão preventiva, acusado de três crimes gravíssimos.
Tenho a sensação que por mero acaso é do pê esse.

O País Suspenso

 
O País Suspenso

Por estes dias vivemos os dias das especulações aos molhos. Os comentadores, num frenesim televisivo, dizem uma coisa e o seu contrário. Um verdadeiro circo espectacular está já montado neste país desde a detenção do Animal Feroz na passada sexta-feira. O Big Brother ao pé disto é coisa de amadores muito reles.
Eu envergonho-me. Envergonho-me por viver num país que escolhe mal os seus dirigentes. Envergonho-me dos tiques autoritários destes políticos da treta que, guindados a cargos de poder, actuam segundo a máxima "O plesidente da junta sou EU! E isto aqui é a minha quinta!" Envergonho-me por viver num país feito de esquemas, de ligações perigosas, de compadrios, de corrupção, feito de gente que ocupa cargos públicos com uma indignidade que brada aos céus.
Ora isto não é apanágio do pê esse. As suspeições generalizadas, casos atrás de casos, eles são tantos que mais vale nem focar nenhum!, fazem parte do património genético também do pê esse dê e do cê dê esse. Ou seja, dos partidos políticos do chamado arco governativo.
Pois o arco governativo está profundamente doente, gangrenado até ao tutano. Com a sua actuação, o arco governativo gangrena todo um país fazendo-o pagar com língua de palmo por crimes que o vulgar cidadão não cometeu e até desconhece.
Mas o país tem culpa. Os cidadãos têm culpa. Têm a culpa de praticar uma política de alterne nojenta que já só me dá vómitos.
Hoje, face aos acontecimentos dos últimos dias, e ainda com um país suspenso na divulgação das medidas que serão decretadas para um ex-primeiro ministro desta Nação, quero aqui deixar a sugestão aos três partidos do arco governativo para aproveitarem a oportunidade para se regenerarem, que é o mesmo que dizer para se limparem com escova de aço se necessário for.
Aproveitem a oportunidade. Porque é todo um país que está em causa.
Ética, precisa-se. Asseio, precisa-se. Deixem de achincalhar as pessoas. Deixem de governar como terroristas que afirmando uma coisa fazem o seu contrário. Comportem-se com lealdade ao juramento que fazem em voz alta para todos ouvirem. Contentem-se com o que ganham. Que é muito demasiado se comparado com o que ganha a maioria dos portugueses. Não vos adianta de nada ter muiiiiitos milhões com sete palmos de terra sobre os reais focinhos. E para lá ireis como o mais indigente dos indigentes à face da terra.

Ética, precisa-se. Asseio e limpeza também.