terça-feira, 30 de junho de 2015

Campanha de Angariação de Fundos para a Grécia

Acrópole de Atenas - Grécia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Campanha de Angariação de Fundos para a Grécia

A acompanhar. A ideia, de um inglês, é subversiva e eu gosto dela.
Acção!

Lançada campanha para angariar milhões que a Grécia deve ao FMI

Ainda a Feira à Moda Antiga

Ainda a Feira à Moda Antiga

Hoje partilho uma pequena parte da actuação do Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante, captada e enviada pelo senhor coronel Artur Freitas, a quem agradecemos desde já a gentileza.
Porque as Escolas querem-se entidades vivas, coloridas, irrequietas, inseridas e participativas nas comunidades aqui estamos nós a dar o corpo ao manifesto numa tarde de calor de esborrachar.

Até ao próximo ano!


A Palavra a Varoufakis

Varoufakis - Atenas - Grécia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Palavra a Varoufakis

"A simples ideia de que um governo consulte o seu povo quanto a uma proposta problemática que lhe é feita pelas instituições foi tratada com incompreensão e muitas vezes desdém que roçava o desprezo. Chegaram a perguntar-me: 'Está à espera que as pessoas normais compreendam questões tão complexas?'. Na verdade, a democracia não teve um bom dia na reunião do Eurogrupo deste sábado! Mas as instituições europeias também não. Depois de o nosso pedido ser rejeitado, o presidente do Eurogrupo quebrou o pacto de unanimidade (emitindo uma declaração sem o meu consentimento) e tomou mesmo a dúbia decisão de convocar um encontro sem o ministro grego, ostensivamente para discutir os 'passos seguintes'.  É possível a coexistência de uma união monetária e da democracia? Ou uma delas tem de desistir? Esta é a questão fundamental a que o Eurogrupo decidiu dar resposta colocando a democracia na gaveta de baixo. De momento, esperemos."

Pode ler o seu discurso, na íntegra, aqui.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Festa Amarantina

Trabalho - Festa Amarantina - Gatilho - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Festa Amarantina

Independentemente da turbulência política, económica, financeira que se faz sentir na Europa e no Mundo, a vida continua por aqui dentro da maior normalidade. O que não quer dizer que, lá porque andamos em festa... não, não andamos distraídos...
Finda a Feira à Moda Antiga prepara-se a Festa Amarantina a todo o vapor e hoje foi dia de entrar em acção a Maria Branco Abreu, filha de um amigos de sempre e o Luís Freitas Carvalho, filho de uma amiga de infância, que, de máquina de filmar em punho, registou e voltou a registar palavras muitas, sorrisos muitos, saudades muitas, memórias muitas... de gente que habitou esta minha rua e ainda hoje a ela continua intimamente ligado.
Confesso que amo estas pontes geracionais estabelecidas entre os mais velhos e os mais novos que se respeitam profundamente e em que os mais velhos passam o testemunho aos mais novos e trocam histórias de um tempo que não voltará jamais mas que ficou para sempre gravado nas suas memórias, nalguns casos ainda impressionantemente vivas.
E tudo isto para dizer que o trabalho que o Luís está a fazer não tem preço. Eu, enquanto Amarantina, só lhe posso agradecer respeitosamente o trabalho realizado.

E agora, a Feira à Moda Antiga morreu. Viva a Festa Amarantina!

Nota - Não se deixem enganar pelas aparências. O ambiente era descontraído, é certo, mas o trabalho ficou todo feito.
Os meus/nossos agradecimentos à Gininha, à Natália e à sua mãe Emilinha, ao sr Maximino, à Maria Eugénia Teixeira, ao Mário Maia e ao meu pai, José Ismael Queirós.

Atenas e a Democracia - A Minha Gratidão Eterna

Revistas no Aeroporto de Atenas - Grécia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Atenas e a Democracia - A Minha Gratidão Eterna

Toda a gente sabe que a Democracia nasceu na Grécia, inventada que foi pelos vanguardistas Atenienses quando toda a outra gente chafurdava em regimes mais ou menos tiránicos impróprios para consumo.
Tão vanguardista foi, tão à frente do seu tempo foi em termos políticos, que ainda hoje todos nós somos, seremos sempre, seus eternos devedores.
Hoje vivemos dias tristes para as democracias europeias, abandalhadas, vergadas a gente que não foi eleita, vergadas a interesses mais ou menos obscuros que se afastaram completamente dos valores humanistas que já estiveram mais em moda por aqui, por este velho continente que, por estes dias, é uma decepção.
Hoje quero aqui deixar a minha profunda admiração por políticos que, não estando mandatados para fazer o que os mercados impõem através de políticos ajoelhados e de cócoras, remeteram para o povo a resposta final através de um referendo com uma pergunta directa e simples: sim, não?

Pois veremos.

Grécia

Acrópole de Atenas, a Magnífica - Grécia
Fotografia de Rui Fonseca

Grécia

Os EUA estão muito preocupados. A China está muito preocupada. A Rússia está muito preocupada.
Em contrapartida, a ministra das finanças de um pequeno país à beira mar plantado, de economia depauperada e estafada, chamado Portugal, afirma à boca cheia que tem os cofres cheios. Cheios de dívida, sublinho eu.

O Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante e a 4ª Feira à Moda Antiga

Acção - 4ª Feira à Moda Antiga de Amarante
Fotografias de José Emanuel Queirós e Ricardo Cunha

O Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante e a 4ª Feira à Moda Antiga

O Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante não podia deixar de dizer presente à 4ª Feira à Moda Antiga de Amarante. Actuámos ontem, ao fim da tarde, e ainda com um calor de esborrachar, impróprio para circular e mesmo para movimentar uma palhinha que fosse, subimos ao palco no Arquinho, estoicamente. Muito estoicamente.
Confesso que gostámos particularmente de circular na rua e rua acima rua abaixo ficámos muito confortáveis, interagindo com as pessoas que circulavam, com os lojistas que espreitavam ao som das músicas populares, com as pessoas penduradas nas janelas e varandas... sim, esse é o nosso registo e aí fomos peixinhos dentro de água...  apesar do calor espampanante que ontem se fazia sentir por aqui.
Quero aqui deixar os meus/nossos agradecimentos especiais a todos os alunos que integram este grupo muito amador, feito de vontades/generosidades muitas, e a todos os alunos que, não integrando o grupo, se juntaram ontem a nós. Por último, uma palavra muito especial ao Ricardo Cunha que, tendo participado o ano passado não deixou de voltar a dizer presente aceitando o meu desafio e se voltou a juntar a nós, este ano, apesar de ser aluno da ESA, e que protagonizou um dos momentos mais altos, não tenho qualquer dúvida, de toda a feira quando declamou Fernando Pessoa e o seu Mostrengo.
Agora, até ao próximo ano, Feira à Moda Antiga! Lá estaremos!

domingo, 28 de junho de 2015

Amarantinos

Amarantinos - 4ª Edição da Feira à Moda Antiga - Amarante
Fotografias de Carlos Moura

Amarantinos

Ser Amarantino não é para qualquer um. Ser Amarantino e permanecer aqui no burgo, a bombar forte e feio tantas vezes contra ventos e marés, ainda é para menos.
Hoje partilho alguns magníficos exemplares desta espécie que é muito feliz por estas bandas. A preto e branco, nas fotografias do fotógrafo amarantino Carlos Moura, a quem agradeço a autorização para o surripianço das ditas.

sábado, 27 de junho de 2015

A Jóia de Luz e a Feira à Moda Antiga

A Jóia de Luz e a Feira à Moda Antiga
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Jóia de Luz e a Feira à Moda Antiga

Avó Morcega e Voadora, tu sabes que a Feira à Moda Antiga até tem um carrossel todo em madeira?!
Isto para não falar dos carros e das bicicletas que eu adoro... e dos bombos! Não esquecer os bombos!

Feira à Moda Antiga - Amarante


Feira à Moda Antiga - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Feira à Moda Antiga - Amarante

Começou ontem, tanto quanto sei, a bombar forte e feio pela noite dentro.
Hoje, à hora de almoço, a rua estava aquietada, excelente para fazer fotografar alguns pormenores das decorações preparadas para este fim-de-semana original.
Apareçam. Ainda vêm a tempo.