tag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post3807522675527656996..comments2024-03-25T17:52:06.909+00:00Comments on Anabela Magalhães: Anabela Magalhãeshttp://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-21383501616026214242008-04-03T00:40:00.000+01:002008-04-03T00:40:00.000+01:00Olá Pedro.Obrigada pelo seu testemunho. Faz bem em...Olá Pedro.<BR/>Obrigada pelo seu testemunho. Faz bem em usar as novas tecnologias na sua disciplina que é Geografia. Se há disciplinas em que pode ser produtivo o uso do powerpoint elas são sem dúvida a História e a Geografia. É a minha opinião. Também é a opinião de um meu aluno que focou isso mesmo aqui nos comentários.<BR/>Já espreitei os seus blogues e gostei do vi. Continue.Anabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-56605517074322451052008-04-03T00:36:00.000+01:002008-04-03T00:36:00.000+01:00Muito obrigada pelo teu apoio, Dianita, minha leit...Muito obrigada pelo teu apoio, Dianita, minha leitora e comentadora muito assídua . Souberam-me bem as tuas palavras. Vocês alunos estão a milhas de tudo o resto que envolve o meu trabalho e é por isso que me mantenho de pedra e cal dentro da sala de aula. Até ver.<BR/>Achas? Achas que os meus próximos alunos até se vão passar com as minhas aulas? Foi a coisa mais engraçada e gostosa que me poderias ter dito. E obrigada pelo teu apoio na sala de aula, sempre solícita com fios, ligações e botões de aparelhos tecnológicos.Anabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-26480460626383284042008-04-02T23:41:00.000+01:002008-04-02T23:41:00.000+01:00Só tenho uma coisa a dizer continue a exercer o se...Só tenho uma coisa a dizer continue a exercer o seu trabalho como o tem feito.<BR/>Já passaram os tempos em que o aluno lê os textos do livro e o professor acompanha.<BR/>Agora temos que aproveitar a tecnologia. Se ela nos pode proporcionar aulas com mais eficáia porque não aproveitar?<BR/>O método dos PowerPoints é muito bom, consegue cativar a atenção dos mais desconcentrados(eu).<BR/>E assim temos topicos da materia, logo facilita a vida aos alunos.<BR/><BR/>Apenas continuar a dar as aulas assim.<BR/>Os miudos do 7º até se vão passar com estas aulas...<BR/>Boa Sorte com o FuturoDianitahttps://www.blogger.com/profile/02623161045818436264noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-74209224962055318552008-04-02T20:56:00.000+01:002008-04-02T20:56:00.000+01:00O meu muito obrigada ao Raul pelas suas palavras. ...O meu muito obrigada ao Raul pelas suas palavras. <BR/>O meu muito obrigada à Elsa que acompanha o meu trabalho na posição de mãe presente desde o 7º ano do seu filho e que, por isso, me deixa particularmente sensibilizada com as suas palavras.<BR/>E, posto isto, ainda três esclarecimentos, em jeito de sublinhados, para que não haja dúvidas sobre o meu pensamento:<BR/>1 - O problema não está na utilização de um texto, um acetato, um documentário, uma música, uma fotografia, um esquema, um powerpoint ou seja o que for, mas na sua manipulação incorrecta, como diz a Elsa, "abusiva". Todos nós sabemos que é possível leccionar uma aula brilhante utilizando cada uma destas ferramentas. Todos nós sabemos que é possível, com as mesmíssimas ferramentas, leccionar uma aula miserável.<BR/>2 - Há disciplinas e disciplinas. Cada um na sua área tem a obrigação de encontrar o que resulta melhor para os seus conteúdos. O Pi, meu aluno de 9º ano, opina aqui que História e Geografia lhe parece que beneficiam com a utilização do powerpoint. Concordo com ele. Já para Matemática não me parece.<BR/>3 - Não nos podemos esquecer das faixas etárias dos alunos com que trabalhamos e das características das turmas que devem influenciar as nossas estratégias neste ou naquele sentido.Anabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-7375860835627389902008-04-02T12:03:00.000+01:002008-04-02T12:03:00.000+01:00Há três anos atrás também comecei a investir na re...Há três anos atrás também comecei a investir na realização de slides em Power-point para leccionar a disciplina de Geografia. No ano passado juntei-lhe a criação de um blogue. Agora quase que não utilizo o manual. A expeiência tem sido positiva, tanto para mim, como, e sobretudo, para os alunos.<BR/>Mas, cada um sabe de si...Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-72106934786641736892008-04-02T11:08:00.000+01:002008-04-02T11:08:00.000+01:00Parabéns à Elsa pela forma clara e pedagógica como...Parabéns à Elsa pela forma clara e pedagógica como abordou o assunto.<BR/>Mais palavras, da minha parte, nada acrescentariam...Raul Martinshttps://www.blogger.com/profile/16483354628525762943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-6065464515767266962008-04-02T10:44:00.000+01:002008-04-02T10:44:00.000+01:00Relativamente ao extenso comentário que escrevi, a...Relativamente ao extenso comentário que escrevi, a horas tardias, registo as seguintes rectificações:<BR/><BR/>Onde se lê: <BR/>- "(...) auto-crítico", deve ler-se crítico;<BR/>- "falo (...) como os outros", deve ler-se "falo (...) com os outros".<BR/>E a vírgula colocada em "E devo dizer (...)" está, obviamente, mal colocada.<BR/>Lamento.<BR/><BR/>Elsa CerqueiraElsa C.https://www.blogger.com/profile/11077610956979201402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-72971515092840288502008-04-02T01:12:00.000+01:002008-04-02T01:12:00.000+01:00O meu comentário será um comentário de dois coment...O meu comentário será um comentário de dois comentários. Complicado?<BR/>Passarei a explicar: vou referir-me às afirmações quer de Tino, quer de Anabela Magalhães. <BR/>Será, portanto, um meta-discurso. <BR/>Por que o faço?<BR/>Sobretudo porque o tema "aulas com pedagogias tradicionais vs aulas com pedagogias contemporâneas" me interessa.<BR/>Como o farei?Com que método?<BR/>Utilizando a hermenêutica, a descodificação dos sentidos, óbvios e ocultos, inscritos nas duas mensagens.<BR/><BR/>1. A dicotomia estabelecida entre "aula mais tradicional, utilizando uma leitura de textos (...)", o manual, e a aula "moderna" que viabiliza a aplicação ou apresentação dos conteúdos em Power Point é falaciosa.<BR/>Como diz,e bem, Anabela Magalhães "(...) há professores que travestiram os livros em powerpoints". Há, acrescento, quem utilize filmes, notícias, músicas, pinturas, fotografias. Numa palavra, as diversas manifestações culturais ou humanas. Como eu.<BR/>Não são, todavia, as ferramentas ou os recursos viabilizados nas aulas que permitem classificá-las como antigas ou tradicionais, modernas ou contemporâneas. São, creio, os modos sapiente, criativo e analítico como o docente as utiliza, as maximiza no despertar do espírito crítico-reflexivo dos discentes.<BR/>Qualquer um dos instrumentos mencionados poderá ser usado. E abusado. Para isso, "bastará" que seja prevertido, na intencionalidade e nos objectivos.<BR/>A prática pedagógico-científica rigorosa, lúcida exige esforço sabedoria e, sobretudo Gosto. Aquele prazer quase "desinteressado", no sentido kantiano do termo, que permite a fruição e a fusão, na figura do professor, do Ser, do Estar e do (saber) Fazer.<BR/>Concluindo: há aulas com recurso ao manual extremamente modernas (contemporâneas) e aulas com recursos audio-visuais extremamente tradicionais (caducas)!<BR/><BR/>2. Estamos perante dois testemunhos contraditórios, no que concerne à eficácia pedagógica da projecção dos conteúdos em Power Point.<BR/>Subscrevendo a máxima de Wittgenstein: "Do que não se pode falar, é melhor calar-se", abstenho-me de opinar sobre a prática e a experiência pedagógica do professor em questão. Nem quero. As escolas estão "invadidas" de titulares e avaliadores, institucionalmente reconhecidos. Eles farão a tarefa. Bem ou Mal. Aguardemos...<BR/>No entanto, devo evidenciar que não se coibiu de falar em avaliadores que "(...) acharão que é melhor professora se usar pouwer points...", não se apercebendo, que num ápice se transformou num. <BR/>Gostaria de saber se a opinião que tece sobre as aulas da colega, sobre a sua prática pedagógica são sustentadas em argumentos ou factos (como por exemplo, ter estado presente nelas), que não regista no seu comentário, ultrapassando, desta forma, o domínio meramente opinativo.<BR/>Parece-me que os blogues - tal como qualquer recurso pedagógico - têm um uso ambivalente: permitem-me o acesso por um lado, a informações muito esclarecedoras; por outro, a desinformações, isto é, a meras opinões avulso, infundamentadas.<BR/>É a Era dos Titulares de Opiniões. Mestres do senso comum. <BR/>E um recurso pedagógico mal utilizado, não deveria ser designado como "recurso anti-pedagógico"?<BR/><BR/>Contrariando esta tendência, inerente à sociedade global de (des)informação posso asseverar que conheço a prática pedagógica da Anabela Magalhães.As suas aulas são, de facto, minuciosamente trabalhadas (preparadas)e, sobretudo, saboreadas pelos seus alunos. <BR/>Sei-o porque falo diariamente com um deles. Exigente. Inteligente. E muito auto-crítico relativamente aos seus professores. Falo com vários alunos, com pais dos alunos, como outros colegas, que me permitem uma análise comparativa, e com a própria Anabela.<BR/>E os testemunhos, os juízos dos alunos são os mais significativos porque os mais autênticos. <BR/><BR/>Finalmente, gostaria de esclarecer o seguinte: <BR/>Não redigi este comentário porque a Anabela é uma colega de escola. Foi tão-somente porque o merece. E devo, dizer que poucos seriam aqueles (docentes) a quem poderia destinar tais palavras...Elsa C.https://www.blogger.com/profile/11077610956979201402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-23136763948000053662008-04-02T00:24:00.000+01:002008-04-02T00:24:00.000+01:00Nemprofessores que continuam a ler os livros nas s...Nem<BR/>professores que continuam a ler os livros nas salas de aula, ou a mandar ler os seus alunos e pouco passam daí, como faziam quando eu frequentei as aulas como aluna, e que continuam a assobiar para o lado perante as novas tecnologias omnipresentes.<BR/><BR/>Nem<BR/> professores que travestiram os livros em powerpoints sofisticados e se limitam a ler os powerpoints na sala de aula como se os seus alunos não soubessem ler.<BR/><BR/>Professores que amam os seus alunos e tudo fazem para os conquistar e sentirem que vale a pena estar na escola.<BR/><BR/>Não preciso que me prove nada... as palavras dos seus alunos são o testemunho do quanto tem sido benéfico para eles o seu trabalho.Raul Martinshttps://www.blogger.com/profile/16483354628525762943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-37525457094891388802008-04-01T18:57:00.000+01:002008-04-01T18:57:00.000+01:00Obrigada eu, Pi. Foi sempre um prazer entrar na vo...Obrigada eu, Pi. Foi sempre um prazer entrar na vossa sala de aula ao longo destes quase três anos. E cada aula é um desafio que vencemos juntos. E é verdade, se há coisa que não há nas aulas de História é sonolência...lol... mas decerto é por se deitarem cedinho, não? lolAnabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-80997835824076863662008-04-01T18:47:00.000+01:002008-04-01T18:47:00.000+01:00Pah se á aula em que se justificam os powerpoint d...Pah se á aula em que se justificam os powerpoint de maneira quase crucial é história.<BR/>A produtividade com o manual é imensamente menor além da sonolência que nos provoca.<BR/>Penso que nunca devemos criticar uma pessoa por não seguir as regras (erradas) que vem do patamar superior da hierarquia mesmo que isso implique algum esforço pessoal.<BR/>Mas quanto issso eu em nome dos seus alunos agradeço pelo esforço, pela facilização na aprendizagem e também por nos manter acordados.<BR/>OBRIGADOPihttps://www.blogger.com/profile/12101733556167228459noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-31332726942346914642008-04-01T18:14:00.000+01:002008-04-01T18:14:00.000+01:00Muito obrigada pelo teu testemunho Camões e pelo e...Muito obrigada pelo teu testemunho Camões e pelo estímulo que aqui me deixas no sentido de dar continuidade ao meu trabalho. Afinal vocês são o melhor da minha escola. Lol. Prosseguirei o meu trabalho.Anabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-90807989523015160172008-04-01T18:04:00.000+01:002008-04-01T18:04:00.000+01:00Do meu ponto de vista(mesmo sendo aluno da prof.An...Do meu ponto de vista(mesmo sendo aluno da prof.Anabela), nunca tive razão de queixa das aulas de História! As aulas que utilizam a "ferramenta" Power Point(na minha opinião) tornam-se muito mais interessantes do que as "típicas" e "velhas" aulas onde o livro está sempre presente! Estas aulas são muito cativantes e até conseguem chamar a minha atenção pois eu reconheço que sou um aluno um pouco distraído! Continue o bom trabalho professora!blablahttps://www.blogger.com/profile/15537140006495279134noreply@blogger.com