tag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post686664738389485891..comments2024-03-25T17:52:06.909+00:00Comments on Anabela Magalhães: Anabela Magalhãeshttp://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-81326738914250805022007-07-08T23:35:00.000+01:002007-07-08T23:35:00.000+01:00estive a ler o comentario da prof e reparei que no...estive a ler o comentario da prof e reparei que no fim aplica o tremo "lol" para quem nao sabe(rir as gargalhadas)... esta a fazer progressos... esta a entrar no mundo moderno... assim vala e pena te-la como prof...<BR/>qualquer dia passa a ser a prof do futuro...toda moderna bem disposta com o sem portatil ao ombro assim vale a pena ouvi-la 90min...Dianinhahttps://www.blogger.com/profile/11693997513087637014noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-89732534875890518992007-07-08T20:04:00.000+01:002007-07-08T20:04:00.000+01:00O ensino está muito mais burocratizado e toda a vi...O ensino está muito mais burocratizado e toda a vida em geral está mais burocratizada. Não vejo resultados do Simplex. Basta ver a molhada de papéis, relatórios e justificações que são necessárias para "reter" um aluno ... e se for uma retenção repetida... as pessoas não fazem ideia do quão complicado é! A burocracia começa logo quando pretendemos dar uma negativa a um aluno, no final de um qualquer período! Uma negativa, um relatório, dez negativas, dez relatórios, trinta negativas, trinta relatórios individualizados... atendendo a que eu posso ter, num ano lectivo, uma média de duzentos e cinquenta alunos e que por grande azar meu podem ser oriundos de freguesias muito desfavorecidas... tu bem sabes o que isto dá! <BR/>Quanto às contradições do nosso sistema de ensino, sem dúvida que essa da avaliação é uma delas.<BR/>E a minha experiência no ensino universitário também não me deixou grandes recordações. Reduzida a um número sem identidade própria, em aulas que chegavam a ter mais de duzentos alunos, e onde os professores sistematicamente faziam batota nos horários! A ter que gramar aulas onde os professores do superior se limitavam a ditar apontamentos... nem no liceu tive professores assim!<BR/>Mas tenho que abrir pelo menos uma excepção para a Faculdade de Farmácia, que eu conheci "por dentro" pelo Artur, Carlos Afonso, Zé Tó, Salomé, Adelaide, Zé Coelho...e onde o ensino era humanizado, onde os professores sabiam de cor o nome dos seus alunos e que tinha um ambiente muito familiar, propício a uma boa e saudável aprendizagem! O Artur diz-me mesmo que passou do Liceu D. Manuel, enormesco na altura, para uma espécie de casa de família onde praticamente todos se conheciam! <BR/>Quanto ao risco de formarmos pessoas que engrossam rebanhos devemos lutar contra isso. Tu sabes que eu luto. E digo-te que fico contente com os sinais de irreverência e até de crítica que os meus alunos do 8º F postam no blogue "oitavof2.blogspot.com".<BR/>É assim que eu mais gosto deles. Não me interessa ter alunos bem comportados, apáticos e facilmente manobráveis. Quero-os interventivos e críticos...e limito-me neste campo a cumprir as ordens escritas da tutela. E questiono os sinais dados em sentido contrário, com todo o desplante, pelos membros deste governo, que estão a dar um péssimo exemplo aos nossos miúdos ainda em fase de crescimento! <BR/>Será do Clima?<BR/>E na segunda-feira continuo a trabalhar na biblioteca! lolAnabela Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/02567919653665856558noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8759715010295688790.post-33187382127043489792007-07-08T15:25:00.000+01:002007-07-08T15:25:00.000+01:00Pois é... passamos a vida a construir Planos Curri...Pois é... passamos a vida a construir Planos Curriculares de Escola, de Turma, individualizados, yoda uma parafernália de documentos, que nos torna uns autênticos burocratas. Na avaliação, avaliamos e bem, a meu ver outras componentes, para além da cognitiva, como a dimensão humana o saber ser e o saber estar. Para depois, em apenas duas horas, podermos transformar a vida destes jovens, num inferno psicológico, com um exame que avalia apenas a dimensão cognitiva! Por isso e por outras coisas do género, detestei a maioria dos professores universitários, que nos reduziam a meros números, muitas vezes nem ligando os nomes às pessoas, um ensino totalmente desumanizado!<BR/>Mas é assim, que podemos fazer... se falamos muito, pimba, toma lá com um processo e nunca mais progrides na carreira. Não auguro nada de bom, para o ensino em Portugal. Em vez de educarmos para a criatividade, autonomia, parece que querem que criemos ovelhinhas bem mandadas, que se juntem ao rebanho, mas sem muito estrilho! Nada de ovelhas tresmalhadas, dão muito nas vistas!<BR/>Também adoro trabalhar à noite, sempre adorei, sou um noctivago, e produzo muito mais à noite!Helder Barroshttps://www.blogger.com/profile/03846829550904735584noreply@blogger.com