sábado, 16 de junho de 2007

Área de Projecto














Flores - Área de Projecto 7º D - 2002/03 e 8º D -2003/2004

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães



Área de Projecto


Esta nova área curricular não disciplinar, chamada Área de Projecto, foi-me atribuída no início do ano lectivo de 2002/2003 aquando da distribuição dos horários na Escola E.B. 2/3 de Amarante. Confesso que me deixou um pouco apreensiva, e preocupada, já que, pela primeira vez, esta nova área chegava ao 3º Ciclo do Ensino Básico, às turmas do 7º ano de escolaridade.

A turma à qual eu iria "leccionar" esta nova área era a turma do 7º D, turma completamente desconhecida para mim.

Após apresentação mútua e preenchimento das fichas individuais dos alunos, informei-os sobre os objectivos desta nova área e do tema aglutinador escolhido para esse ano lectivo e que era o tema, muito abrangente, "Educar para a Cidadania". O tema foi-lhes explicado e foram lançadas algumas pistas sobre possíveis subtemas. Várias sugestões foram feitas pelo alunos como "Poluição", "Plantas e Animais", "Educação na Escola", Amizade", "Amarante"... mas o subtema que viria a entusiasmar alunos e, confesso, a própria professora, foi "Reconstrução/Renovação dos Jardins da Escola E.B. 2/3 de Amarante". Agradou-me um projecto que "ficasse" e "crescesse" e até perdurasse para além da nossa saída. Agradou-me um projecto eminentemente prático, a mim, que não sou muito dada a burocracias, a trabalho de gabinetes, a papéis e mais papéis quantas vezes estéreis.

Procurei nas livrarias livros sobre jardins, que adquiri, com jardins lindos de morrer do ponto de vista estético, que ainda hoje guardo religiosamente e folheio de quando em vez, à procura de inspiração para a Barca. Usei-os para sensibilizar os alunos que os manusearam com entusiasmo. Fizeram um levantamento dos problemas existentes, na Escola, a este nível. Constataram que os espaços exteriores se encontravam com um aspecto descuidado e abandonado, traçaram-se objectivos para a intervenção na rampa que fica entre o pavilhão 4 e 3. O projecto foi-se tornando mais ambicioso, e voltarei a este assunto numa próxima oportunidade, mas o resultado foi o que está nas fotografias acima postadas. Flores e mais flores que perduraram para além da saída dos alunos e desta professora para a Escola Secundária/3 de Amarante. E que perduraram apesar do abandono a que esta rampa foi votada desde então. Já a leccionar na Secundária de Amarante ainda consegui fazer umas incursões de jardinagem à E.B. 2/3 de Amarante e, juntamente com a Glória e os seus alunos, ainda passei boas manhãs em que foi possível conciliar horários e vontades. Mas é complicado manter a colaboração com o trabalho a aumentar por todas as escolas, além de que "longe da vista, longe do coração" e os laços, por mais fortes que sejam, vão-se quebrando não resistindo ao afastamento.

Mas ainda era capaz de ir trabalhar na rampa e desafogar aquelas flores que teimam em aparecer entre a porcaria acumulada! Comentei isto um dia destes com o A. que olhou para mim com cara de surpreendido. Já o disse neste blogue... os professores também sofrem de eclipses...

6 comentários:

  1. esta a ver...mete de todas as turmas menos da minha...

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  2. Dianita, Dianita, tu és ciumenta?
    Não sejas!

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  3. Lá está, és grande Blue escorpion! Eu este ano acompanhei a Área de Projecto, nas minhas turmas ao nível do 12.º Ano e entendo perfeitamente os receios iniciais que tiveste no desenvolvimento da A.P. A tendência é levarmos os míudos por granders abordagens teóricas do tipo académico, mas eles vão ter muito disso na faculdade e na vida! Agora, já me tinhas falado na rampa da EB e eu passa-me ao lado, embora tivesse inaugurado aquela escola enquanto aluno e já leccionei em 1996/1997! A Escola começa a dar sinais do tempo e essa simples ideia de dar um ar novo aos jardins foi fantástica, grande Área de Projecto, e aposto que os alunos se sentiram muito motivados. Do resultado final, aquelas flores, excelentes! Isto é ser professor de qualidade, por isso o Artur se continua a espantar e surpreender contigo! Ups, transgressão, sory!

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  4. Com que então transgressão?! Com que então sorry?
    Vais levar coça!

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  5. Não sejas, Diana. Confesso-te que associo sempre os ciúmes a falta de segurança da pessoa que os sente. Valemos por aquilo que somos. Ponto.

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