Jantar Finlandês - Marco de Canaveses - Portugal
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães
Jantar Finlandês no Marco de Canaveses?!!!!!!
Parece gozo, mas não é! No sábado fui a um jantar finlandês, ao Marco de Canaveses, e este estranho acontecimento merece ser explicado.
O namorado da Raquel (já falei da Raquel neste blogue e relembro que é aquela rapariga que foi comigo à Líbia e que, durante a primeira noite no deserto, em pânico controlado por causa da bicharada, correu quase todas as companhias femininas e masculinas à procura de protecção, tendo acabado a noite no meio da Paula Coutinho e do Eugénio, dentro da tenda deste casal), Zé, de seu nome, é mestrando de Design Industrial na Finlândia, onde frequentou um curso de culinária finlandesa. Daí o termos combinado este invulgar jantar para ele poder exercitar estas competências recentemente adquiridas.
À chegada, primeira surpresa da noite... o nosso cozinheiro de serviço está lesionado, está completamente empandeiretado, com uma clavícula partida, partida nesta mesma manhã, em Chaves, em manobras infelizes com o seu parapente. Esta rapaziada agora tem destas coisas... 30 aninhos e a fazer cursos de parapente!!! Resultado: durante toda a noite só deu ordens aos escravos de serviço, eu incluída, conforme se pode observar na fotografia acima postada! A outra fotografia, onde se pode observar o Zé de colher de pau em punho, é uma verdadeira fotomontagem feita somente para baralhar o pessoal, leitor deste blogue!
O jantar confeccionado constou de Karjalan Piirakaa de entrada e que, traduzido para português, significa Pastéis da Karelia, sendo que Karelia não é o nome de nenhuma menina finlandesa, mas apenas o nome duma região, seguido de Lapin Ukon Keitto ou Sopa do Velho Lapão. Esta sopa pode constituir o prato único de uma refeição, confeccionada que é com carne, neste caso de veado, grande variedade de legumes, natas e queijo.
E eis que chegamos à sobremesa... devo frisar que conseguimos chegar à sobremesa! É que estivemos quase a ficar sem ela... e, juro-te Joana, não tive qualquer interferência neste caso! É que a Paula Coutinho, despassarada como só ela é, deitou-nos as embalagens de frutos silvestres todas ao caixote do lixo!!! Lá foi e veio, entre gargalhadas, de sacos na mão, recuperados mesmo a tempo para a elaboração da sobremesa, chamada Marjakiisseli, ou seja Delícia de Bagas Silvestres.
Com tanta labuta, e o nosso Chefe encostado às boxes, começamos a jantar perto das onze horas da noite o que tornou o jantar ainda mais estranho... jantar finlandês, numa casa portuguesa, no Marco de Canaveses!!!, com horário espanhol?!!!
Decididamente, o Mundo já não é o que era!
E quanto à comida propriamente dita?
E quanto à comida propriamente dita?
Bom... primeiro estranha-se, depois entranha-se!! Estou a brincar... devo dizer que achei a sopa uma delícia e que ontem estava para repetir, mas como ninguém avançou para o segundo prato, nem mesmo o Alfredo!!!, acabei por ficar por ali. Mas hoje já repeti a dose e comi outra Lapin Ukon Keitto, desta vez na Barca, e voltei a saborear aquele gosto dos legumes, da carne de veado, das natas e do queijo, cortado com a dose de pimenta certa. Até o meu pai, que tinha olhado para ela de esguelha, gostou!
E quanto ao resto também gostei e, gulosa como sou, repeti mesmo a sobremesa que estava deliciosa!
Oportunidade para rever a Ilda e o Alfredo que comigo foram a Marrocos há alguns anos atrás e com quem deixei no ar a possibilidade de um encontro, algures em Espanha ou França, durante as férias de Verão.
Obrigada, meninos e meninas, por tão agradável jantar e tão agradável companhia.
Foi bom e... exótico... é que não é todos os dias que me lembro do Sócrates enquanto saboreio o meu jantar! lol
E fiquei a pensar... mas que raio de lembrança para fim de noite! Devo estar a precisar de tratamento médico urgente!
Agora é que ficaste mesmo "loirita", comida Finlandesa!
ResponderEliminarNão sei porquê, influências minhas quiçá (oh p'ra eu a armar-me), mas estás a virar muito a Norte! Férias em França, muito para Norte, mas eles também têm muitas ligações ao deserto!
Estragaste a sobremesa ao falar no SALASocratesAZAR!
Tu és mesmo um gajo do Norte, carago!
ResponderEliminarQuanto a mim continuo uma mulher do Sul!
Este rumo para Norte é simplesmente um equívoco na minha vida!lol
Quanto ao teu último parágrafo acho que estraguei mesmo a refeição toda... mas que raio de lembrança esta!!! E nem percebo de todo porque é que o associei ao meu jantar... será que foi da Lapin Ukon Keitoo?
lol
Hyvää ruokahalua!
ResponderEliminarTenho que confessar: parti o osso de propósito para "descansar"... mas tenho que admitir que a/os cozinheira/os não deixaram as receitas por mãos alheias! De facto (e apesar da ausência dos ingredientes genuínos), tudo esteve muito bom! A todos obrigado pelo desafio, pela oportunidade e pela estimada companhia.
Na próxima abrimos o livro da Noruega!
Meu caro Zé
ResponderEliminarSe não fossem as tuas ordens não havia jantar para ninguém... por isso, com ou sem clavícula partida, és uma carta fundamental deste baralho!
Põe-te fino... quero ver-te a tocar bombo nas festas de Mirandela!
Já me esquecia, Zé... beijos grandes para a menina do forcado...
ResponderEliminarA prof na cozinha??? Não me acredito... A sorte é que náo era a única porque senão meu deus!!!
ResponderEliminar