quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Solidariedade


Solidariedade - Barca - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Solidariedade

Hoje posto sobre um valor que muito aprecio e que é inerente à nossa condição humana. Ou melhor, que deveria ser sempre inerente à nossa condição humana. Hoje posto sobre solidariedade, a propósito de um anúncio que expressa magnificamente este valor, porque um gesto vale mais do que mil palavras e este anúncio mostra-nos um gesto. Esse gesto. Solidário.
Não sou teórica de coisíssima nenhuma, nunca fui, jamais serei, pela simples razão de que não aprecio a teoria por si só. E tenho horror aos teóricos cheios de palavras rebuscadas e cheias de floreados, tenho horror a pessoas que batem com a mão no peito e são umas sacanas na sua acção, tenho horror a pessoas que dizem uma coisa e fazem o seu oposto. Pelo contrário, sou uma pessoa apreciadora de práticas e prática. E assim sendo, pratico. Pratico acções, e pratico valores. E prefiro reparar nas acções e nos gestos, pequenos ou grandes, simples ou complexos, a reparar no que as pessoas dizem e que, frequentemente, só serve para realçar a sua falta de coerência. Assim sendo, fico-me com a prática. Observo as práticas. E pratico. E gostaria de estar ao nível da simplicidade e complexidade deste gesto expresso neste corte de cabelo. E gostaria de ser capaz de estar à altura desta criança que, neste spot publicitário tão bem conseguido, nos alerta para a importância de se ser solidário com familiares, e acrescento, com amigos e até mesmo com desconhecidos. Foi uma das razões que me levou a ser dadora de sangue. Solidariedade. Até com desconhecidos.






4 comentários:

  1. Simplesmente, um dos melhores spots publicitários que alguma vez vi!Este simples gesto...é qualquer coisa! Tenho pena que as tres pessoas que perdi ao longo deste ano não tenham tido oportunidade de o ver, uma vez que também foram vitimas desta aberração chamada cancro que tanta gente tem eliminado. Tocou-me pessoalmente, porque nestes ultimos dias temos vivido a angustia da espera do resultado de um exame da minha avó...parece moda, e pelos vistos veio para ficar! MAs uma coisa tenho aprendido...cruzar os braços e ficar à espera que as coisas boas nos caiam do céu é o pior que se pode fazer, porque a vida continua! E é com simples gestos que podemos ajudar, o desconhecido, o pai, a mãe, o irmao, e quem sabe...até o cão...e é por isso que eu também sou dador de sangue!:)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ah, e ja me equecia...sugiro-lhe uma sessão fotográfica em Amarante por volta das 17.30...Amarante fica mais bela do que nunca com o pôr-do-sol!!:D

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, Luís. É um dos melhores spots publicitários que já vi, e um dos mais comoventes, pela simplicidade do gesto tão profundo.
    Como sabes eu também perdi a minha mãe este ano. De cancro, e de complicações associadas a uma debilidade extrema, provocada pela doença que a foi minando.
    Isso faz de nós dois pessoas em perda óbvia. Ainda choro, às vezes, à noite, mas sem ninguém ouvir e sem ninguém saber. Mas durante o dia sorrio, e rio mesmo, porque, como tu dizes, a vida continua, e não há nada pior do que baixarmos os braços e sucumbirmos à dor. E as coisas boas da vida estão por aí, à mão de semear. Haja capacidade para as ver, para as sentir, para as saborear.
    Quanto à vida ela é um mero percurso, com princípio, meio e fim... nós é que tendemos a ignorar e a esquecer estes factos.
    Quanto à tua avó, só me resta desejar que ela tenha ainda um bom percurso pela frente e um bom caminho para calcorrear.
    Fica bem. :)

    ResponderEliminar
  4. E registei a tua sugestão, oportuna, como sempre.
    Obrigada.:)
    E sei que também praticas a solidariedade... já te conheço d`outros carnavais!! lol

    ResponderEliminar