segunda-feira, 17 de março de 2008


Hooligan em Repouso - Sahara - Marrocos
Fotografia de Joana Matias de Magalhães

Um Dia na Vida de Uma Hooligan II
Pois. É verdade. Continuo vestida de preto, continuo de cabelo bem curto, e continuo a comportar-me como uma verdadeira hooligan.
Vejamos o meu dia de hoje e vejamos se não é verdade o que anteriormente afirmo.
Hoje tive um dia inteiramente dedicado a reuniões de avaliação.
Acordei às sete e meia, para variar, ao toque do meu despertador. Continuo a ser uma hooligan sortuda. Moro a 5 minutos da escola onde trabalho.
Cheguei cedo, a tempo de tomar o meu costumeiro café.
A primeira reunião do dia iniciou-se pouco passava da hora marcada: 8:30.
A segunda reunião do dia decorreu de enfiada pois estava marcada às 10:30.
E eis que chega o intervalo de almoço. Como sou uma hooligan sortuda vim a casa almoçar. E sorte, ainda tenho pouco mais de uma hora que posso dispensar para o dito.
E alas que se faz tarde para a terceira reunião que está marcada para as 13:30.
Como sou uma hooligan sortuda ainda me sobrou tempo para lanchar qualquer coisita rápida e entrar logo, logo de seguida na minha quarta reunião de avaliação marcada para as 15:30.
E eis que saio de uma para entrar noutra. Desta vez a última, a começar às 18:30. Por vezes as reuniões atrasam-se e alongam-se para além das duas horas estipuladas superiormente porque é preciso tratar disto e daquilo e ninguém arreda pé do conselho de turma sem que tudo seja esclarecido, dissecado. Foi o caso desta última que acabou às 20 horas mais coisa menos coisa.
Foi um dia para esquecer. Foi uma verdadeira corrida contra o tempo.
E sou uma hooligan com sorte. Às 20:05 estava em casa. Exausta, mas já em casa, quase doze horas depois de ter saído pela manhã. Outros hooligans não tiveram a minha sorte e no começo e no fim do dia tiveram de fazer as deslocações do e para o Porto, Braga e Vila Real.
Naturalmente chegaram a casa feitos num oito mas o que é que se espera de verdadeiros hooligans senão isto?
Uf! Uf! Uf! Estou exausta. Depois de ter passado o fim-de-semana a preparar avaliações, relatórios de negativas, planos de acompanhamento, planos de recuperação, relatórios de visitas de estudo... uf!
Tirem-me deste filme que amanhã levanto-me de novo às sete e meia para nova reunião pelas 8:30.

A fotografia que ilustra este blogue sou eu, em comunhão íntima com as areias do deserto, tão calmas, tão pacíficas, tão quentes, tão sensuais. Por elas rastejo se necessário for e nelas descanso inteiramente abandonada.
Preciso urgentemente de calmaria.

2 comentários:

  1. Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo teu blog! Desenvolves aqui um excelente trabalho e a escrita é cativante!
    Revejo-me perfeitamente no dia que descreves.
    Mas vai daí, como diz o "pobinho" nós profes não fazemos nada, ne???E temos tantas férias...
    Enfim!
    Parabens colega

    ResponderEliminar
  2. Pois, Cláudia, e os hooligans somos nós!!!
    Obrigada por apreciares o meu trabalho e a minha escrita. Cabe-nos a nós expor os nossos dias, as nossas condições de trabalho e eu assim farei sempre que me apetecer. Cabe-nos também a nós valorizar o nosso trabalho, assumindo-o sem vergonha. Chega de submissões e de silêncios.
    Fica bem.

    ResponderEliminar