terça-feira, 3 de junho de 2008

As Paixões do Vicente







Filmagens na ESA - "As Paixões do Vicente"
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

As Paixões do Vicente

Hoje foi dia de acompanhar as filmagens da peça realizada no âmbito de Área de Projecto, intitulada "As Paixões do Vicente". Os meus meninos e meninas do estavam hoje com um brilho muito especial no olhar, debaixo da supervisão do professor da Área, João Abreu.
A peça resume-se à seguinte história: o Vicente está apaixonado pela sua vizinha, de seu nome Íris, e como é muito tímido vai dar-lhe a conhecer os seus sentimentos através duma peça de teatro...
Assisti a uma pequena parte das filmagens de exterior e tenho a dizer que adorei. Pareciam autênticos profissionais... então o professor João Abreu!!! Xiii !!! E quando se passava?!!!!....
Os alunos jamais esquecerão esta aventura... então quando virem o seu filme no Youtube vão adorar!!!
Darei novas sobre este assunto.

Por agora aqui deixo a ficha técnica da coisa:

Encenação - Professor João Abreu
Assistente de Encenação - C
Cenário e Figurinos - A turma
Som - S e R
Director Técnico - Professor João Abreu
Anotadora - A C
Guarda-Roupa - C A, C B, R S, P, H, P R, A, C, A, M, R M, S
Penteados e Maquilhagem - M, A e A C
Montagem - Professor Rui Rodrigues
Iluminação - C, P R e professor João Abreu
Actores - R S, C B, C A, P R, A R, R M, M, H S, A M, P S, C C, A S, E, C C
Dedico este "post" a toda a turma, a tal que evoluiu, passando do estádio de baratas tontas para gente responsável, em três anos de escolaridade obrigatória. Deixo também os parabéns ao João Abreu, pela paciência e grande criatividade. Parabéns a todos pelo excelente trabalho.
A Escola Pública continua a ter nichos de excelência. Porque é diversa, plural, feita de muitas sensibilidades, de muitas vontades de fazer mais e melhor.
É caso para pedir à tutela que não nos afogue em burocracias sob pena de não restar tempo para o que é realmente importante: partilha, dedicação, energia, entusiasmo, convicção, alegria...

10 comentários:

  1. Anabela, obrigado por postares o trabalho do Professor João Abre, na Área de Projecto!
    Fez-se educação hoje! O Abreu coordenou a actividade com tanta seriedade, mas ao mesmo tempo com o humor que o caracteriza; excelente! A Escola pode não ser um lugar cinzento, graças a Professores, como o João Abreu e claro, ao melhor de tudo, os alunos! Há muita gente de valor nas Escolas, deixem-nos voar!
    Parabéns, Professor João Abreu, gostei! Fez-se Educação em forma de Arte!

    ResponderEliminar
  2. Sim, Helder, é bom que nos continuem a deixar voar... uns assim, outros assado, que nós somos todos diferentes... mas é também nesta diferença que reside a nossa riqueza.

    ResponderEliminar
  3. Pois bem, nada!
    Não arranjam qualquer coisa para eu figurar ai na ficha técnica?
    Parabéns! Simplesmente. Fico à espera do filme.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Raul, por eles.
    Aguardamos calmamente o desenvolvimento da coisa. Darei notícias.

    ResponderEliminar
  5. Se julgam que por estar longe não senti toda esta vibração, então ainda não me conhecem. Até tive cócegas por dentro das ligaduras... Mas como sei que até os amputados sentem comichão na perna inexistente, não me afligi!.
    Se você soubessem as saudades que acordam em mim! de trabalhos assim, em que Profesora e Alunos estavam completamente irmanados! E a Fé que nos unia, e a capacidade inata que eles têm para descobrir as capacidades e talentos de cada um, e o sentido de humor certeiro e impossível de esconder ao alvo! Obrigada, Anabela, por me teres feito lembrar tudo isso e todos.A Sara Martinho, que nunca se esquece dos meus anos, e dos anos do Manuel, e do Natal e do dia 26 de Maio. E a Andreia, a tímida, que fez de mulher da limpeza, porque bastava-lhe andar a varrer de costas para o público, enquanto trauteava "Sou mãe solteira"! Aquele lenço com as pontas atadas no cimo da cabeça". A minha colcha do casamento a cobrir a marquesa para o Rei D. Manuel sonhar com os dois rios! A novela dos Descobrimentos. De repente, quase só capaz de repetir as deixas todas, de cor.
    Que bom é lembrar coisas felizes. Obrigada. Avó Pirueta

    ResponderEliminar
  6. A Escola tem de Ser Magia. Sem isso será simplesmente uma seca.
    E tem de Ser Magia dentro e fora da sala de aula.
    Quem quer tranformar a Escola numa fábrica não sabe nada de nada do processo de ensino-aprendizagem.
    Bjs e as melhoras do teu pé. :)

    ResponderEliminar
  7. Fico à espera do filme. Parabéns e bom trabalho....

    ResponderEliminar
  8. Aguardamos todos serenamente.
    E sim, tem gente muito bonita aqui!!

    ResponderEliminar