terça-feira, 16 de setembro de 2008


Ao Rubro - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ao Rubro

A minha escola já está ao rubro e ainda agora começamos. É grupos de trabalho para aqui e grupos de trabalho para ali. É grelhas e grelhados por tudo quanto é lado. É dossiers, capas e capinhas até onde a vista alcança. A reprografia não consegue dar resposta a tanta solicitação de fotocópia e as próprias máquinas, acusando este desgaste, entraram já em stress e a cada passo recusam-se a fazer o serviço. Na sala de professores há dois computadores, permanentemente ocupados, que nós somos cerca de 160. As conversas giram invariavelmente em torno de fotocópias para o dossier de Direcção de Turma, de fotocópias para o Portefólio que todo o professor deve construir, das planificações, ai as planificações!, de marcação de reuniões disto e daquilo, de burocracias a torto e a direito. Não se fala de alunos, de estratégias para os cativar dentro duma sala de aula e eu fico a pensar que se a escola anterior, um pouco adormecida pelas rotinas, não correspondia à minha aspiração de escola, esta também não corresponde à escola que sonhei. Extraordinariamente burocrática, onde tudo tem de estar no papel, planificado, relatado, devidamente avaliado, e onde os professores se sentem presos em autênticas camisas de força.
A ver vamos por quanto tempo nos conseguiremos rir.

45 comentários:

  1. Anabela:

    Gostei da fidelidade da tua descrição: as "máquinas" entraram em "stress"... as artificiais porque os humanos ainda não estão catalogados desta forma. Faltará pouco para que tal aconteça.
    Focaste o cerne da questão: os professores, enquanto estão assoberbados de trabalho burocrático: "grelhas", "grelhados", "portefólios", etc., parecem esquecer o mais importante: os seus alunos, as estratégias que podem criar e mobilizar para dinamizarem e aperfeiçoarem as suas aulas e, com isso, elevarem a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Não há nada mais impessoal do que um sistema burocrático.Frio. Calculista. Implacável. A educação - pelo menos a humanizada (que este modelo diz advogar)está nos antípodas da burocracia!
    A premissa segundo a qual o rigor (qualidade) é medido pela quantidade ou volume de papelada produzida é falaciosa.
    Elementos coisificados, instrumentalizados...seremos os funcionários - não os educadores/formadores - do futuro.
    Pois bem: faço todos os dias um exercício de auto-contenção em prol da serenidade, seriedade e lucidez que a profissão exige. E aplicarei esta exigência a todos aqueles que me rodeiam. Dentro e fora da escola!

    P.s.: haverá uma grelha para medir a qualidade do meu "grito"?!

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  2. Olha Elsa, se não há a gente faz uma. Entre mil e mil e uma a diferença não é nenhuma.
    Bolas! E ainda me falta protestar por escrito. Vou tratar de fazer isso. Aqui e agora.

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  3. Um que ainda não foi visto de pasta (Steiiiiiiii--ppppppplessss) em punho! um aqui,mas há mais!
    hihihih
    hohohoho (que o Natal já lá vem...)

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  4. O polbo, unido, jamais será vencido!..o pol-bo, uni-do...

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  5. e se fizessemos um blog só para dar nota da desorinetaçao giral???

    1- já vi gente a perder chaves do carro;
    2- já vi gente na portinha (poente) da escola a trocar o tabaquinho por uma daquelas garrafas de verdasco tipo-gatão...!
    3-....

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  6. 3 - Já vi gente a espatifar a loiça e o seu conteúdo na sala de professores.
    4 - Já vi gente a esquecer-se das aulas.
    5 - Já vi gente que perdeu a pasta e foi para a aula só de carteira.
    6 - ...

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  7. 6- Já vi gente a sacar do lenço de mão e saíu um meia...
    7 - Já vi gente a sair da porta do Colégio a pensar que as aulas tinham acabado e ainda faltavam os últimos 45 minutos...
    8 - Já vi gente que não via nada à sua frente...
    9 - ....

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  8. E a procissão ainda não vai no adro!
    Queiram fazer o favor de continuar.

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  9. (In)Felizmente como minha mente tem andado ocupada com questões de outra natureza, ainda não trabalhei o suficiente para os grelhados... E ainda não iniciei o portefólio... Já estou chumbada!
    Só pensei e magiquei aulas... AULAS e não planos formatados...
    Xi coração

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  10. Sabes o que te digo, Laurita? Ainda bem que as minhas estão já magicadas porque de outra forma não seria possível fazer tudo ao mesmo tempo! Bolas!

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  11. Já vi gente a levar o livro de ponto até ao carro, e ter de regressar à escola... Já vi gente a tentar abrir a porta da sua viatura, empunhando uma qualquer chave de sala de aula...
    Preocupante...
    Um abraço deste Alentejo!

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  12. Obrigada pelo contributo vindo do belíssimo e pacato Alentejo... ou já era de pacatez?!
    Bjs

    E queiram fazer o favor de continuar...

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  13. Ó sona anabela, essa do pacato...!!!
    ainda não foi visto nenhum titular,a saltar?
    (ps)vou entrar na cul-andistinidade,e a cul-pada és tú!
    prontes...

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  14. A saltar ainda não vi!
    Mas acrescento à lista:
    Já vi professores de lágrimas nos olhos.
    Já vi professores a chorar.

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  15. Pruque vais entrar na cul-andistinidade?
    Pruque sou a cul-pada?
    E pruque é prontes?

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  16. prukandas praí a linkar de karaças,e este mundo sao tres dias e dois ja se forão...caragu,prontes,bué,tótil,páka,kurtes?
    tamus feitos ó bife!ó biiiiifeeeeeeeee??? quem majuda a xamar o bife?

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  17. Ah! Não te esqueças que eu sou hiperactiva, carago!

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  18. que dizes?
    Tú ó bife?
    Ps: vou mudar de sindicato + vou mudar de selo + vou mudar de canal+vou mudar de registo + vou registar a mudança+ vou montar uma clinica radiologica para surdos.... vou e vouuu e.... VOUUUU!!!!

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  19. 12. Já vi funcionários passando por professores
    13. Já vi professores transformados em funcionários
    14. Já vi professores a desistirem de o ser
    15. Já vi papelada viva - reivindicando identidade - saltitando nas capinhas de Lúcifer.
    16. Já vi professores em morte cerebral renunciando à identidade. É que o pacto consistiu no seguinte: por cada palavra (escrita,impressa)a mais; por cada vírgula, ponto final, ideia desarticulada....a alma e o corpo sobreviverão até à idade da mui nobre reforma. Certificado de garantia a longo prazo. Pacto de invalidez para todo o sempre!

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  20. Que tipo de "ai, ai" foi o teu, Anabela?

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  21. ó Elsa ó Elsa....
    já se abista Badajós?

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  22. Foi aquele da música... Ai, ai ai ai... e mais não sei o quê...

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  23. Perfeito, Anabela.
    O rei.. não se (a)bista.

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  24. Eu acho que o rei também precisa de papinha... tu não vês que ele está anafadinho?!
    Ai que eu sou uma mulher morta!

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  25. AM. Pro caso de te finares,onde queres tu que te enterre, ondi?
    ou preferes q espalhe as tuas cinzas em que bloco? ou quererás tu a escadaria incaracol?

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  26. Enterrada, jamé.
    As cinzas serão para espalhar... talvez pelo deserto!
    Desertooooo... aqui vou euuuuu....

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  27. miga.... desertôôô???? pera aíiii...vais na carrocinha? e a Elsa leva uma garrafoza??? ou não pode,pq ainda não acabou o livro?ehehee

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  28. Ná... na carrocinha não me apanhas tu... bou a buar com as minhas asinhas... que ainda as mantenho!

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  29. Ao ler os vossos desabafos não posso deixar de pensar que o ambiente, aí fora, está completamente desorientado!Atenção, que o ME quer roubar-nos o prazer de ensinar.Parece que a Lurdinhas andou a ler Kafka e a melhor actualização do "processo" que encontrou foi o portfólio. Cuidado, já vos vejo a ficar cinzentões!
    Eu, por cá, contemplo a natureza, menos caótica. Já deram conta das cores que estão lá fora?

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  30. Olha, Coronel Tapioca, cá para nós que ninguém nos ouve... esta desorientação que aqui vês é só uma válvula de escape... escape para o stress... e no caminho quem sabe nos dão como incapazes para tanta burrucracia!

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  31. C.K.:

    Os desabafos são uma mescla de humores e (des)amores.
    Gostamos das cores, da areia...do deserto, dos livros acabados e inacabados, das passeatas, de música, ... e, sobretudo, não resistimos a uma boa conversa que ceda ao absurdo.

    "Processos" diários. "Metamorfoses" constantes. Cinzentões: nunca!

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  32. Incapazes!Até dava jeito!Neste momento estou do lado dos incapacitados mas vejo claramente o estado "pouco capaz" em que a escola se meteu!Quem salva os alunos do caos? dos incapazes que, à viva força, os querem transformar num nº, numa qualquer pasta, vulgo dossier, digo, portfólio?

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  33. Como se diz aqui no Alentejo, campo é coisa que não falta! Querem uns hectares? Um montinho, para descansarem destas tormentas que por aí pululam?
    A pacatez continua por aqui. Na minha escola seguimos o lema:"Ninguém entra em stress, todos ao molho e fé em nós!"É preciso serenidade, a vida é curta, os momentos efémeros!
    Um abraço Anabela

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  34. Eu vou para o meu montinho no sábado, no sábado eu vou!
    Bem me parecia que o Alentejo continuava pacato.
    Também quero um Alentejo para mim!
    Há mais, Eduarda?

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  35. O Alentejo é quando um homem quiser Anabela. A sério, muito trabalho, papelada(infelizmente!), mas o people anda com calma.Primeiro que tudo, os nossos alunos, é ou não é? Não se marafem!
    Isto dizem os meus alunos:"Professora, não se marafe!"
    Beijos até Amarante

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  36. Excelente conselho, esse do não se marafem: registei-o.
    Amanhã vou ver como está a escolinha.
    Beijinhos, Eduarda
    Fica bem.

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