sábado, 20 de setembro de 2008

A Proposta de Avaliação "Simplificada" do SPGL

Estará tudo tolo? Os sindicalistas que elaboraram esta proposta saberão do que estão a falar ao afirmarem que todo o portefólio deverá ser actualizado todas as semanas? E que todas estas actualizações deverão ser acompanhadas de reflexões? Os sindicalistas que elaboraram esta proposta terão a noção de como o trabalho nas escolas aumentou de forma exponencial nos últimos anos?
Não falo à toa. Tenho portefólio e sei exactamente o trabalho que ele me dá. Muito. E nem de longe nem de perto lhe ponho a vista em cima semanalmente.
Estará tudo tolo?
Bolas, que não acertamos uma!
Obrigada, Ramiro, pelo alerta.

"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas, incluir nele tudo o que considerar significativo no seu percurso o que não significa incluir todos os materiais e documentos produzidos. Deve acompanhar os elementos inclusos das respectivas reflexões que deverão ser pertinentes mas breves. A construção deste instrumento quer-se reflexiva e progressiva. O processo de elaboração do PRADD deve ser acompanhado e partilhado por todos os elementos de um departamento ou conselho de docentes que reunirão expressamente para o efeito (de acompanhamento/regulação) sempre que necessário e pelo menos uma vez por trimestre.

Proposta de menção:

Em final de escalão, o docente avaliado elabora proposta de menção fundamentada que inclui no PRADD e faz debate com o respectivo departamento/conselho de docentes no sentido deste elaborar o seu parecer.
O parecer do departamento/conselho de docentes acompanhará, sempre, a proposta do docente seja favorável ou não.
O parecer do departamento/conselho de docentes deve ser considerado pelo docente e pode levá-lo a alterar a sua proposta mas não é vinculativo podendo o professor assumir a sua proposta individualmente e fazê-la chegar à C.C.A.D.D. Em todo o caso, a proposta do docente é sempre acompanhada do parecer do departamento/conselho de docentes.
Cabe à C.C.A.D.D. o veredicto final, aceitando ou alterando por excesso ou defeito, de forma fundamentada, a proposta do docente."

In Proposta do Grupo de Trabalho do SPGL

Nota - Vale a pena ler o documento na íntegra.

2 comentários:

  1. Será porque também já não andam no terreno há muito tempo?
    Ainda assim tinham obrigação de conhecer melhor o quotidiano "professoral".
    Será que o monstro também já se apoderou deles?

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  2. Tinham obrigação, concordo contigo, Elsa.
    O monstro é infiltrante, camaleónico, viscoso e mutante. Perigoso também.
    Bjs

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