terça-feira, 21 de outubro de 2008


Avaliação do Desempenho
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aventuras na Cozinha e Avaliação do Desempenho Docente
Parte I

Pois hoje resolvi explicar aos meus leitores não professores como funciona, em termos práticos, a Avaliação do Desempenho Docente, e para isso vou-me socorrer do exemplo de uma jantarada.
Imaginemos que decidi dar um jantar, no sábado, com o objectivo de colocar a escrita em dia com um grupo de quinze amigos. A verdade é que podia dar um almoço. Ou ainda um lanche, quiçá uma ceia ou mesmo um pequeno almoço. Assim sendo, justificarei a escolha do jantar, em detrimento de todas as outras opções, com os argumentos, verdadeiros, de que todos os convidados, sem excepção, não trabalhando ao domingo, têm inteira disponibilidade de tempo para cumprir plenamente o objectivo do jantar, sem preocupações de horários, e em plena descontracção própria de um fim-de-semana, e deixarei tudo justificadinho em relatório condizente. Não esquecer de acrescentar ao dito do relatório, como razão maior da opção jantar, o facto do R ter um voo no sábado de manhã, de ida e volta para uma qualquer cidade europeia, e que sem o R não há jantarada de amigos para ninguém.
E agora coloca-se novo problema. Jantar volante ou sentado? De novo a minha justificação, escrita em relatório, sobre a minha opção pelo jantar volante, que engloba razões como a maior liberdade de movimentos e interacção possível entre nós, a maior descontracção e à vontade conseguida num jantar deste tipo e, por último, mas não menos importante, o facto de não ter uma mesa com tamanho suficiente para albergar quinze pessoas. :)
Ok. Mas por que carga de água resolvi convidar amigos? Por que não familiares? Ou por que não fazer uma jantarada mista? Pois as razões são muito simples e variadas. É que estou com saudades destes, pois que já não os vejo há muito tempo, pois que estes são uma simpatia de rapazes e raparigas e são ainda muito divertidos e eu estou mesmo precisada de divertimento nestes dias que correm. Além do mais fiz uma jantarada com familiares a semana passada e antes dessa tinha havido uma mista... vai daí... pois será com estes quinze e justificarei tudinho por escrito em relatório catita.
Aqui chegados eis que se me coloca um dilema. Sirvo no interior ou no exterior? Diacho,vou ter de consultar o tempo na Net, de que deixarei papel impresso do comprovativo do acto, as chamadas "evidências" daquilo que afirmo ter feito... e bolas! Vai chover! Terá pois que ser no interior.
E eis que mais um problema me ocorre sobre o qual tenho de tomar rápida decisão! Pois não é que tenho que decidir em que loicita vou servir a coisa? Tenho dois serviços a uso... ufa! Ainda bem que não tenho dez! Um é inteiramente branco e liga lindamente com a mesa, branca, outro branco e azul, japonês, que liga lindamente com a mesa e as cadeiras, estas últimas azuis. Aqui chegada mais um relatório. Por um lado o branco é neutro, desaparece na mesa onde colocarei a loiça, e o branco tem ainda a seu favor o facto de ser o somatório de todas as cores. Tenho que confessar que isto me agrada. Mas, sendo que o outro é branco e azul, a verdade é que liga com a mesa e as cadeiras, estas últimas azuis. E, ao mesmo tempo, poderei justificar a escolha deste, em detrimento do outro, pelo facto de servir a refeição num servicito japonês, fazendo desta feita a ponte e o cruzamento entre civilizações distantes, entre Ocidente e Oriente que eu adoro pontes e cruzamentos. Sim, a opção será esta, e o relatório com a justificação da escolha será redigido de forma condizente.
Aqui chegados falta-me uma das coisas mais importantes... e bolas! A verdade é que com estas e com outras ainda não tive tempo para me debruçar sobre a ementa a servir. E já são horas de voltar para a escola! :)
A Avaliação do Desempenho segue dentro de momentos.

10 comentários:

  1. A tua ideia é excelente.
    Fico à espera da ementa, da localização na mesa dos amiguinhos, da quantificação dos olhares, dos risos e sorrisos, das interjeições, das saídas para ir ao w.c, dos cotovelos utilizados, da importância da fatiota de cada um... tudo devidamente fundamentado em relatório.

    Não esquecer o tempo de confecção dos alimentos...da taxa provável de indisgestão, da taxa de abandono - alguns decidiram abandonar o teu jantarinho -, da taxa de elegância.
    Sim, parece que tens objecto de dissecação para os próximos meses!

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  2. Pois é, Elsa, esta avaliação do desempenho dará ainda pano para mangas, não é assim? :)
    Beijocas

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  3. Quem inventou isso da avaliação do desempenho por força é uma pessoa fora do comum, porque ela tem de ser capaz de se aplicar o mesmo sistema para a sua atividade e, ou bem tem uma atividade muito reduzida, ou bem não durme pela noite a redigir relatórios.
    E quem é que vai ler todos os informes do jantar, e há alguém a quem lhe sirvam de algo? Enfim, estou convencido, há pessoas fora do comum em Portugal.

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  4. Por certo que há, Rui, há pessoas fora do comum em Portugal. Mas também por muitos outros países do dito mundo civilizado. Parece que os nossos governantes enlouqueceram! Perdidos entre a tralha esgota-se-nos o tempo e as energias para o que é importante: o trabalho com os alunos. Mas a contestação está a aumentar. Aqui e ali também. Não foi por acaso que uma manif em Paris juntou 80 000 mil docentes na rua e uma em Roma juntou ainda mais.
    Aqui temos duas marcadas já para Novembro. A ver vamos o que acontece. Presumo que a Galiza esteja mais calma sob este ponto de vista. E já agora, como está a Argélia?

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  5. Ah! E é impossível ler tanta tralha! Humanamente impossível!
    E o trabalho que já foi feito na minha escola para a famigerada avaliação do desempenho e que já foi borda fora?! E que tornou a ser reformulado para tornar a ir borda fora?! Caricato. Está tudo tolo. Primeiro lançam o caos. Depois mandam-nos simplificar!
    Obsceno, digo-te eu, Galego.

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  6. Bem, desculpem lá, mas eu quero um exemplar do relatório até ao momento exacto em que se começa a servir o jantar. Parece-me que tenho muito a apreender com a anfitriã.
    A parte restante é íntima e já não me interessa, pois para mim seria mera "cusquice".
    Desculpem...
    Bj para a anfitriã.

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  7. Sim, aquí em Argélia também houve manifestacão de professores o mês passado, mas a polícia tratara-os a paus, com a indignação da imprensa, ainda bem.
    Sim, nem só em Portugal há pessoas assim, o mundo civilizado está cheio delas, são os que acham que hai que pôr os travões ao desenvolvimento.
    Dai-me papelitos!

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  8. Passi, em matéria de cozinha, com esta anfitriã, aprenderá zero! Sou pouco melhor que um desastre. Kakakakaka
    Beijinhos

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  9. Papelitos é o que esta gente quer. Também há quem lhes chame evidências, um termo já em voga na minha escola.
    Desconhecia essa manif de profs argelinos... será um vírus que alastra entre os docentes?!
    Espero que a polícia não nos chateie em Lisboa. Darei novas aqui no blogue.
    Beijinhos, Galego.

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  10. Fico, também, à espera do desenvolvimento…
    Já vislumbrei o (um ) final…
    Depois comparamos os “sad end” desta tragicomédia.
    Beijinhos

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