segunda-feira, 10 de novembro de 2008


Invasão em Marcha - A Caminho da Capital
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Invasão em Marcha... e nada de confundir com inversão de marcha!

Madrugada fora os chantagistas, os medrosos, os receosos, a bem dizer uns zecos estúpidos que não conseguem entender a bondade da ministra, que não conseguem entender a bondade do primeiro ministro e que não entendem o silêncio do seu Presidente da República, deslocam-se até Lisboa porque agora deu-lhes para aqui, coitados, e resolveram tomar gosto à viagem. Cansados, exaustos, lá vão eles sacrificando mais um sábado à sua vida familiar e ao seu descanso, decididos a não permitir a hipoteca da sua profissão a este liberalismo selvagem que assola o país pelas mãos de um governo dito de socialista.
Não passareis. Por nós não passareis. Não passareis agora nem nas próximas eleições. E pagareis caro a afronta de toda uma classe que no seu conjunto é digna, honesta e trabalha por/com paixão.

13 comentários:

  1. Pois não é que estás mesmo???!!
    Podes retirar as fotos que entenderes para fazeres o teu trabalhinho. Postarei mais nos próximos dias.

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  2. Ó Chantagista Medrosa!
    Parabéns pelo teu blogue!
    Tá um "must"

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  3. E eu aqui sem saber quem tá aí!!!
    Obrigada pelo elogio. Fico contente por gostares.

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  4. Outro chantagista medroso do sempiterno 10º Grupo A!

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  5. Ok, Migo, já te tirei as medidas.
    Chantagista! Medroso! Receoso! Também daqueles que fazem questão de não entender que tudo o que os profs têm a a fazer nas escolas é entregar um papelito de 2 folhas preenchidinho!! Tamos conversado, Migo!

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  6. Inda me armo em parvo e mando à dita cuja duas "folhinhas" com os objectivos clarinhos para o próximo ano eleitoral!

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  7. Na verdade, ao que este Governo sujeita a sua classe docente, em defendesa da própria profissão...
    Não admira! Com um primeiro-ministro nascido sobredotado em Vilar de Maçada, dispondo de um potencial intelectual que lhe permitiu dispensar da universidade para concluir a licenciatura - sendo deputado e governante ao mesmo tempo -, talvez esteja a ver em si um modelo para o «sistema» capaz de fazer baixar o défice das contas públicas, à custa de "castigar" aqueles que ele dispensou.

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  8. O nosso primeiro é uma anedota completa e absoluta. Pagará cara a arrogância.

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  9. Em defesa de uma nobre causa - ensinar

    Foi cansativa, mas revigorante. A farsa da avaliação não pode continuar! "Vamos ter todos Bom! vamos chatear-nos porquê? Deixa lá isso de lutas e prepara/manobra bem os teus alunos para o dia da aula assistida e o resto são histórias" Dizem!!! Eu digo a minha missão, sim eu ainda consigo ter uma missão, é reflectir sobre aquilo que me querem impor sempre para ontem, com pressa, muita pressa... É dar aconchego aos filhos da nossa sociedade, com famílias fragmentadas, problemáticas..
    Eu não sou como o cão de Pavlov que reage sempre da mesma forma segundo o mesmo estímulo: a falta de profissionalismo daqueles que pararam no tempo durante anos mas Ufa! agora acordaram e estão em todo o lado possível e imaginário. Eles são actividades a todo o momento e em qualquer sítio, digo qualquer mesmo: até a chegar óleo às dobradiças, a apertar parafusos, etc. Note-se que não é um desmérito para quem o faz! Da formação que sempre procurei fazer ao longos destes 20 anos, se calhar ficou a lacuna - aprender carpintaria, biscates, restauração, entre outras do mesmo género!!!
    Criar é proibido! Não há dinheiro para pagar aos que realmente e sem a ameaça da avaliação procuram/procuraram sempre inovar o acto de ensino, os que reflectem em vez de reproduzir.
    Dá mais lucro compensar aqueles que apresentam o produto sem olhar ao processo ( são menos de um terço!), ah claro a não ser nos dias das aulas observadas que até aprendem a carregar no botão seguinte, do tão na moda PowerPoint (para os iluminados recentemente criados pelo presente modelo de avaliação).
    A luta não pode ficar para o dia 19 Janeiro. É muito Muito tarde! Os erros fazem parte da Aprendizagem - já bastou o do memorando! Temos de inventar formas de luta para travar este modelo. Não vai ser fácil, mas as coisas fáceis não têm sabor de conquista. Diz não à simulação, à farsa. E Sim! VAMOS LUTAR até às últimas consequências...

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  10. Subscrevo tudo o que dizes, Maria. E como ando furiosa com a farsa, o teatro, a impostura das aulas assistidas na ESA. Até dá vómitos!
    Perguntaria eu se fosse aluna? Desculpe, é a mesma professora? desculpe é o mesmo professor? É que eu não o/a reconheço!
    E por aqui se vê que a Avaliação do Desempenho é absolutamente incapaz de recompensar o verdadeiro trabalho, impedindo os que trabalham e sempre trabalharam em prol dos seus alunos de continuarem a fazer o mesmo de sempre, afogados que agora estão em trabalho!
    Beijinhos Maria

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  11. Queria ter terminado assim: "afogados que agora estão em trabalho desprezível!

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