sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Das Margens do Rio"


Recanto de S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Recanto de Amarante - Cliché de Foto Camacho
In http://dasmargensdorio.blogspot.com/

"Das Margens do Rio"

Hoje apresento o blogue Das Margens do Rio, do meu colega de bancos de escola Pedro Barros Pereira, que só um dia destes descobri através de um comentário que chegou a esta casa que é minha.
Trata-se de um blogue que reflecte a pessoa que é o Pedro, com interesses diversificados, e onde estão bem patentes algumas das suas paixões - Amarante e as suas gentes, o rio Tâmega, tão marcante para todos nós que fizemos parte do nosso crescimento literalmente dentro das suas águas, a cartofilia, os carros antigos, a fotografia, a História, a poesia...
O meu post de hoje serve então para enlaçar este Das Margens do Rio, de um velho amigo que reencontrei nesta minha caminhada pelos caminhos que traço, que construo e que percorro.
Serve também para lhe deixar os meus parabéns, públicos, pela qualidade do trabalho desenvolvido nestas Margens do Rio.
E, por último, serve para acrescentar a informação possível sobre este recanto de Amarante, postado no seu blogue, que se alterou bastante com o passar dos anos como podemos observar pelas imagens que ilustram este post.
O meu pai nasceu aqui perto e lembra-se perfeitamente da Casa das Cavacas que foi abaixo aquando da reformulação e alargamento da via que desce do Largo de Santa Clara.
Ora, segundo ele, estas duas casas eram habitadas por duas irmãs, Emilinha e Aninhas, e dois filhos rapazes desta última. A Emilinha Cavaca e a Aninhas Cavaca, está-se mesmo a ver, fabricavam cavacas que posteriormente vendiam na Feira de Amarante e na Feira do Cavalinho. Daí a casa ser conhecida, à época, pela casa das Cavacas, habitada que era pelas "Cavacas".
E deu-me outra informação. Por detrás da Casa das Cavacas existia uma quelha que corria entre esta casa e o muro alto da casa dos Van Zeller e que desembocava mesmo junto do primeiro portão da dita casa, isto para quem desce a rua de Frei José Amarante, antiga Calçada do Senhor dos Aflitos.
Mas, se observarmos com mais atenção, veremos que as diferenças não se ficam por aqui. Descubram-nas.

6 comentários:

  1. um dos meus grupos de trabalho em área de projecto no ano lectivo anterior desenvolveu o projecto Amarante em mudança, tendo feito várias exposições de trabalhos sobre as diferenças de Amarante antes e agora.
    Podes consultar o blogue deles em:
    http://amarantemudanca.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Consultei. Aliás já por lá tinha andado no ano lectivo anterior. :)
    Obrigada pela dica, Paulinho.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por me mostrares a casa das Cavacas de que o meu falecido Pai tanto falava e eu não conhecia!

    ResponderEliminar
  4. Só possível com ajuda do Pedro Barros.
    De resto não tens de quê.

    ResponderEliminar
  5. Anabela, acabo de ler as tuas simpáticas palavras sobre o meu blogue. A tua amizade fez com que exagerasses na apreciação. Como sabes, trata-se apenas de um instrumento de trabalho, forma de arquivar documentos, pensamentos e alguns conhecimentos para memória futura. Prometo colocar mais umas fotografias antigas de Amarante. E se retomassemos um projecto meu antigo de fotografar 20 locais hoje, e colocá-las junto das fotos antigas de A. Teixeira Carneiro, William Flower e Emílio Biel. Em livro. Alinhas?

    ResponderEliminar
  6. Podes contar comigo para o que precisares. Muito embora eu ache que não precisas de mim para nada! :)
    Quanto ao ser exagerada... no lo creo... acho mesmo que o teu blogue é especial aqui para os amarantinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar