quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Deseducação - Está Tudo Tolo?!

Deseducação - Está Tudo Tolo?!

E, pergunto eu, por que não 24 horas ao dia?
Os pais querem? Mas que espécie de pais?
Pobres crianças... pagaremos caras estas leviandades!

Educação
Pais querem escolas do 1.º ciclo abertas doze horas por dia e dizem que ME já deu luz verde

04.02.2009 - 09h24 Natália Faria

Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão estar de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário.
Ao PÚBLICO, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse apenas que o ME está "disponível para estudar a questão", mas Albino Almeida garante que a proposta anda há um ano a ser negociada e que o ministério "sinalizou a sua disponibilidade para avançar com o modelo". O objectivo, segundo o responsável da Confap, "não é transformar as escolas em armazéns de crianças". Nem sequer reforçar a carga lectiva, roubando tempo para a brincadeira. "O que queremos é que as escolas funcionem numa lógica de centro educativo, deixando de estar exclusivamente centradas na instrução e com uma componente de apoio às famílias.
" Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas. As aulas deverão decorrer entre as 9h e as 15h30, com intervalo para almoço. A partir daquela hora e até às 17h30, decorrem as actividades de enriquecimento curricular, seguindo-se novo período de apoio à família "até às 19h ou 19h30". No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças. Competirá às escolas definir as actividades a desenvolver, sendo que a proposta terá sempre que ser escrutinada. "Não aceitaremos propostas de mais Inglês ou mais Educação Física. Haverá um júri responsável e as propostas podem incluir canto coral ou folclore, visitas a museus, visionamento de filmes...", especificou o presidente da Confap, para quem se trata, aliás, de assegurar a sobrevivência da escola pública: "Esta coisa de despejar a matéria e depois esperar que, em casa, os pais tenham literacia suficiente e computadores para ajudar os filhos a perceber as matérias tem que acabar, porque o mundo mudou e as escolas têm que se adaptar." Claro que nenhum pai será obrigado a deixar o seu filho tanto tempo na escola. Aqueles a quem este prolongamento de horário e de oferta educativa convier terão de pagar uma quantia a definir consoante os rendimentos da família. O investigador Manuel Sarmento, do Instituto de Estudos da Criança, não vê inconvenientes neste alargamento de horários. Desde que "o acompanhamento das crianças para lá do tempo lectivo seja fruto de um trabalho de articulação com a comunidade e não se centre demasiado nos interesses dos pais". E "porque é importante respeitar a autonomia das crianças", estas terão que "ter espaço dentro da escola para exercer as suas decisões".

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1358774&idCanal=58

6 comentários:

  1. Estive nos "olhares" da Tiza. Os alunos andam a sugerir-lhe que dê aulas na cama.
    Estás a ver até onde pode ir a ideia peregrina de dar às crianças "espaço dentro da escola para exercer as suas decisões"?
    Ou será que os miúdos, como os da Tiza, já se sentem, emocional e afectivamente, mais ligados aos professores que aos progenitores?
    Parece que estou na "idade dos Porquês", a estupefacção é tanta!

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  2. «Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim».
    Com especial prazer te retribuí o ouro, acompanhado do afecto, lá no condomínio.

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  3. Há "mimos" na minha sala para levantar.
    Sorrisos :)

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  4. É só mimos e eu sem os poder postar!!
    Mas aconcheguei-me neles e isso é o mais importante. E logo que possível posto os prémios
    Xi-coração à Elsa e à Fátima e os meus agradecimentos. :):):)

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  5. Sobre esta matéria, registo o meu comentário de ontem no ProfAvaliação.

    Desejos/Confissões do Presidente da CONFAP:
    1. Clara substituição dos "despejos": "esta coisa de despejar matéria (...)", deve ser rapidamente substituída por "esta prática de despejar crianças na escola".
    2.Actividades extra-curriculares, que não são "lúdicas" passarão a ser designadas como "actividades de apoio à família".
    Cópia do ítem "relação com a comunidade"?
    3. Todas as actividades lúdicas desapoiarão a família e as actividades lectivas nunca serão lúdicas. Confuso?
    4. "O mundo mudou (...)", eu permaneci fiel à minha natureza.
    5. "(...) as escolas têm de se adaptar", dado que eu jamais evoluí.
    6.Doze horas de "clausura"?
    Não. O argumento é outro: são doze horas em que os pais saberão onde estão os filhos, ainda que aprendam pouco...
    Não há pulseira electrónica que consiga competir com tal medida.
    7. Escola a tempo Inteiro significará Pai sempre ausente?
    8. Não me interessam as pedagogias, a psicologia infantil, os argumentos lúcidos, sensatos, coerentes. Impôr-me-ei, por decreto, a um domingo!

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  6. Respondendo ás duas:
    - Acho mesmo que começamos a ser mais "familia" deles do que a verdadeira e que, se lhes falhámos ficam á deriva;
    - Sentindo isto os pais, ciumentos, tentam cortar as emoções falando mal de nós, desautorizando, sendo muito mauzinhos... e aí então é que os pequenos dão o nó, pois dividem-se sem nada perceber;
    - Por fim penso- que será das escolas com crianças- vândalos, sem rei nem roque, dentro desse espaço sem condições 1 durante 12h?
    Quem estará a ficar louco?
    O que nos reserva o futuro?

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