quarta-feira, 25 de março de 2009

Obscenidades


Desdobramentos - Budapeste
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Obscenidades

Já aqui postei sobre a minha direcção de turma, e sobre o tempo absolutamente insuficiente que me atribuem semanalmente para tratar de todos os assuntos correntes que a ela dizem respeito, mais os problemas, quantas vezes complexos, quantas vezes super complexos, que todos os dias surgem, e que todos os dias é preciso resolver.
Eu chamo-me a mim própria o Cristo lá da Escola porque para além deste trabalho, que se veio a revelar muito penoso e desgastante do ponto de vista físico e emocional, carrego a cruz de leccionar cinco CEF, mais duas turmas de 7º ano, e ainda faço substituições e sou escalada para a Sala de Estudo como qualquer outro professor lá da Escola.
O meu protesto face a este horário está já no meu portefólio digital e é público. A par disto informei pessoalmente o Director da ESA, ainda durante o primeiro período, que considerava o meu horário abusivo. Hoje, com o conhecimento que tenho da turma, com o conhecimento que tenho dos vários elementos femininos e masculinos que a compõe, classifico o meu horário de obsceno. Porque o meu horário é como um iceberg, e a sua parte invisível é muito mais penosa do que aquilo que está acima da linha de água.
Ontem entrei na Escola às 8:15, intervalei para almoçar, voltei à Escola e saí já passava das 20:00 horas e dei por mim a passar nove horas e meia bem contadinhas na Escola. O meu dia foi composto de aulas a turmas de CEF, noventa minutos para direcção de turma, um atendimento a uma encarregada de educação pelas dezassete horas e que se sobrepôs a uma reunião semanal dos CEF desta vez com duas encarregadas de educação para resolver problemas complicados em que os professores fazem das tripas coração para salvar uns quantos miúdos meio ou totalmente perdidos, recebendo de agradecimento, quantas vezes!, patadas dos pais e das mães, saí pelas 18:20 para chegar atrasada à minha reunião de grupo que acabou já passava das 20:00. Nos intervalos, pelos corredores, pelas escadas abaixo, na sala de professores sou bombardeada pela direita, pela esquerda, pela frente e por trás com queixas sobre os meus rapazes e raparigas ao ponto de já avisar, quando vejo um colega a vir na minha direcção com cara de poucos amigos "Estás proibido de me fazer queixas do que quer que seja!" Mas lá oiço, claro está, e registo no papel ou na cabeça, que por vezes parece explodir, a ocorrência, para actuação e resolução posterior.
Ontem deixei a L a rir. "Vou fazer o que me disse o A - Peço a demissão do cargo!"
Ainda estou capaz de me rir, mas a minha paciência está no limite e ontem já deixei em acta de reunião de grupo o meu protesto pelos noventa minutos semanais, obscenos, que me atribuíram no início do ano para tratar dos assuntos desta minha direcção de turma.
A qualidade de uma direcção de uma escola manifesta-se também pelo bom senso demonstrado na hora de repartir o serviço. Não sei se noventa minutos são suficientes para uma direcção de turma de um secundário ou de um básico normal. Presumo que para todas as turmas de CEF seja insuficiente porque estas turmas são muitíssimo mais problemáticas do que as ditas normais. Agora uma coisa eu sei, e porque me sai do meu pêlo - noventa minutos semanais para a minha direcção de turma é gozo!
Os meus horários obscenos lá na Escola ficam todos registados porque eu passo cartão na hora de entrar e sair, mas e aqui em casa? Onde registo os horários obscenos que se prolongam aqui em casa? Quem me revê as apresentações em PowerPoint? Quem me elabora os testes? Quem me corrige esses mesmos testes? Quem me corrige os Portefólios de cento e trinta e dois alunos? Quem me elabora as novas apresentações para os CEF? Quem me elabora as Fichas de Trabalho semanal para o meu 7º ano? Quem me faz as planificações diárias? Quem me corrige os trabalhos realizados amiúde na sala de aula e corrigidos aqui em casa? Quem me elabora o meu PCT? Quem me faz as actas de páginas e páginas para as minhas reuniões, porque só eu sei o que tratei em reuniões com a CPCJ, a psicóloga da Escola, a Coordenadora do NAE, o Director da Escola?
Quem faz o meu TPC? Quem faz o meu PTC?
Porque das duas uma - ou me desdobro em infinitas Anabelas Marias ou o meu dia terá que passar a ter quarenta e oito horas bem medidas!
Estou de saco cheio.
Farei chegar o meu protesto escrito ao Coordenador dos CEF sobre este assunto tão pertinente.

11 comentários:

  1. Tens razão, Anabela!
    O trabalho da tua Direcção de Turma é dose e tu andas extenuada! Isso é bem patente no teu olhar cansado!
    Coragem Amiga, as areias estão aí!

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  2. Vou fazer-me ouvir lá na Escola e lutar para que aos Directores de Turma dos CEFs seja atribuído mais tempo semanal para tratarem convenientemente das suas direcções de Turma. É que ainda por cima nós nem temos Formação Cívica! E se para a maioria de nós estas direcções de turma são penosas, para mim, a minha, é especialmente obscena!
    E sinto-me a trabalhar como se fosse uma escrava.
    Merecesse o ME o meu trabalho!
    Ora sinto que merece o mínimo. Por me desconsiderar a torto e a direito desde que esta equipa colocou os pés na 5 de Outubro!
    Obrigada pelo apoio, Comandante! Obrigada por espalhares areia quente por aqui!

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  3. Tens toda a razão. Completamente. Não conheço ninguém aqui na escola com essa carga horária medonha. Acho que aquando da elaboração dos horários, deveria ter havido bom senso

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  4. Bigaaada!
    Vês o que diz o Helder? Ando assim meia, ou inteira, com cara de carneiro mal morto!!!!!
    E o que me vale é que eu sou um escorpião resistente de carago!

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  5. Anabela, com essa dose, chegar ao final do ano de corpo são e mente sã devia dar direito a "supercelente".
    As distribuições de serviço já tinham muito que se lhe dissesse. Agora com este sistema de Avaliação De Doidos mais o Novo sistema de Gestão vai ser muiiiiiiiiiiiito pior!
    Alguém tem dúvidas sobre a inflação do lambebotismo e da prepotência?

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  6. O corpo e a mente têm tido uns miminhos no Aquacool que nem te digo nem te conto! Ajuda de carago!
    De resto quem quer ser uma professora supercelente?!
    Eu não! Eu só quero ser uma professora BOA!
    Kakakakaka
    Que se matem, que se esfolem, que pifem neurónios atrás de neurónios que terão um lindo enterro!

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  7. Eu subscrevo - uma professora BOA. Matem-se para os excelentes e muito bons e o raio que os parta!

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  8. Por enquanto a coisa ainda me dá para rir, sorriso amarelo, embora.
    Ora espreita o jardim.

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