A Opinião de Ramiro Marques...
... que eu subscrevo na íntegra chamando a atenção dos meus leitores para a limpidez e a clareza do post.
Brilhante, Ramiro!
A Política da Cenoura
"Está a acontecer com os professores o que sucedeu com os banqueiros e brokers. A ganância pode deitar tudo a perder. Todos os estudiosos das causas da actual recessão mundial concluíram que a razão principal da crise reside na fragilidade do sistema bancário e dos mercados bolsistas. Os banqueiros e os fundos de investimentos andaram anos a construir resultados fraudulentos. E porquê? Porque, do topo à base do sistema financeiro e bolsista, todos ganhavam prémios em função dos resultados. Daí que a construção fraudulenta dos resultados tivesse dado no que deu. A ganância quando espevitada nunca se sacia. O modelo de avaliação de desempenho, imposto pelo decreto-lei 15/2007 e regulamentado (mal) pelo decreto regulamentar 2/2008 e pelo decreto regulamentar 1-A/2009, baseia-se nos mesmos pressupostos que levaram à queda do sistema financeiro e bolsista: os incentivos individuais dependentes de uma avaliação do desempenho orientada para os resultados. As consequências da aplicação do modelo começaram logo a sentir-se a partir de 2007: divisão nos professores, quebra no trabalho colaborativo, mal-estar nos locais de trabalho, inflação nas classificações internas, promoção do facilitismo, construção de estatísticas fraudulentas de sucesso escolar e empobrecimento das aprendizagens. O estudo de Pedro Martins, aqui suficientemente comentado, não deixa margem para dúvidas. Na base e na substância do modelo de avaliação de desempenho de professores está o espevitar da ganância. Mas a ganância é um monstro insaciável: quanto mais a alimentamos, mais fome tem. E tem um poderoso efeito destrutivo das relações humanas, da verdade e do clima nos locais de trabalho. A ganância, uma vez à rédea solta, aniquila o carácter das pessoas e destrói todas as qualidades humanas."
In http://www.profblog.org/
Obrigado, Anabela!
ResponderEliminarPonham locais de trabalho nessa ganância!!!
ResponderEliminarPonham estatísticas manipuladas nessa ganância!!!
Ponham os números à frente das pessoas nessa ganância!!!
Gostei de ler. Senti o sabor da identidade na pressão sobre os diversos sectores profissionais.
Ora essa, Ramiro, eu é que agradeço a clareza do post que eu suscrevo na íntegra. Já tinha pensado num post semelhante, mas na hora de postar há sempre tanto assunto ultimamente que ainda não deu. Agora não dará porque já tenho o seu. Gostaria de o ter escrito.
ResponderEliminarBeijinho.
Fique bem.
Pois é Passi, o seu sector também está na berlinda!!!
ResponderEliminarQue políticas são estas que nos corroem por dentro, que minam os nosssos locais de trabalho, até termos vontade de mandar tudo às urtigas?
Beijinho Grande com Saudades do Sol de Verão
Subscrevo.... garanto que acabei de jantar... por isso fome não foi!!! :):):)
ResponderEliminarOs sinais desta política da cenoura estão aí e gritam por todo o lado.
ResponderEliminarOlha, levei-o também.
Boa noite, Elsa D!
ResponderEliminarMuito bem! De facto este post do Ramiro está excepcional de claro e cristalino.
ResponderEliminarEstá um post transparente.
ResponderEliminarPor supuesto!
ResponderEliminarOlá, Dudú! Andas a esticar as noites...
ResponderEliminarAndei de novo nos teus domínios, mas tão a correr que ainda não foi desta.
:)
ResponderEliminarQuando é que se preocuparão com qualidade em vez de quantidade? Se essa fosse a preocupação do sistema bancário o problema não se teria posto. Mas em vez de aprender com o desmorronar deste insistem em contaminar os outros sistemas com o mesmo princípio. A burrice devia ter limites.
ResponderEliminarElsa D,
ResponderEliminarVê lá se quando estiveres novamente nos meus domínios, deixas rasto. :D
A minha comparsa do blog, Solange, gostou muito do nome do vosso blog e teceu também um elogio a esta casa, menina Anabela.
Mas que serão o de ontem!
Um bom dia!
A burrice devia pagar impostos. Punham-se finos num instante.
ResponderEliminarAgradece por mim à Solange, Dudú do meu coração. :):):)
ResponderEliminar