quarta-feira, 11 de março de 2009

Parábola do Professor


Martírio - Parábola do Professor - Budapeste - Hungria
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Parábola do Professor

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:

Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu: Temos que aprender isso de cor?
André disse: Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou: Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se: Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão: Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou: Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se: Há fórmulas, vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou: Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?
Mateus queixou-se: eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva....

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Nota - Excelente parábola vinda daqui http://aijesus.blogspot.com/2009/03/parabola-do-professor.html com a ajuda da Tiza.
Thanks, Tiza!

8 comentários:

  1. Ai valha-me Deus que cada vez cá chego mais tarde. Pudera com um filho pequeno para amamentar ( buá, buá, ouve-lo a chorar) e a leitura das cartas para ver o destino...
    Nem já tenho tempo para visitar os amigos como eu gosto:)

    ResponderEliminar
  2. Chegas tarde como é teu apanágio!! :):):)
    Mas... "Mais vale tarde que nunca"!

    ResponderEliminar
  3. Cinco estrelas. Ao tempo que não te batia à porta... vim hoje de mansinho... parei aqui e dei uma sorriso imenso... obrigado por me teres feito sorrir... pois eu achei o máximo este texto.
    .
    E aproveito a boleia e dou um beijinho a outra amiga que aqui está mais acima e desejar-lhe que o rebento cresça e seja feliz como a mãe.
    .
    Carpe diem Anabela.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei de sorriso de orelha a orelha com o teu comentário.
    Beijinhos, Raul.
    Quanto à Elsa D está bem e recomenda-se. O blogue filhote também! :):):)

    ResponderEliminar
  5. Anabela... explica-me lá essa do blogue filhote!?

    ResponderEliminar
  6. Kakakakaka... pois foi, ela andava com vontade e já tinha ameaçado que um dia destes seria...
    Pois lá o deu à luz, em parceria com outros lírios da Campos! O blogue chama-se
    http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/
    É um blogue de luta! Contra a desgraça que se abateu sobre nós sob a forma de Trio Maravilha.
    Ok? :)

    ResponderEliminar
  7. Já percebi e já fui lá dar uma espreitadela... e gostei... obrigado Anabela. E faz o favor de não te rires!!!
    .
    Carpe diem!

    ResponderEliminar
  8. Faço o favor de me rir... kakakakaka...
    Thanks!

    ResponderEliminar