segunda-feira, 23 de março de 2009

Publicidade ou "Campanha Negra"?

Publicidade ou "Campanha Negra"?

É a primeira vez que publico um post escrito pela Elsa D. Mesmo sem a sua licença não resisti a ampliar esta sistematização de ideias que foram afloradas, algumas, e ficaram soltas em comentários, neste blogue.
O post está brilhante e, no seguimento do pensamento do nosso primeiro, só me resta responder à pergunta deixada no ar pela Elsa D: trata-se, evidentemente, de uma "campanha negra"!

Publicidade ou "Campanha Negra"?

"Recentemente, temos ouvido o nosso Primeiro queixar-se das campanhas negras de que, supostamente, é vítima injustiçada. Esperemos pelo desenrolar dos processos, se é que a montanha da justiça não vai parir uma ninhada de ratos...

Mas, então, que pensar deste spot publicitário? Ora vamos lá prestar atenção à mensagem.

Na fila de trânsito, um automobilista impaciente ouve a rádio, pela qual fica a saber que a causa do engarrafamento é uma manifestação.
E desta vez é contra quê?, pergunta o automobilista. Contra si... contra quem quer chegar a horas, responde a locutora da rádio.

Insinua-se: Coitado de quem quer trabalhar pois que tem contra si os madraços que, a toda a hora, andam em manifestações por tudo e por nada.

Deduz-se: a locutora e o(s) automobilista(s), como bons trabalhadores, não andam nas ditas manifestações, não têm razões de queixa, já que vivem no melhor dos mundos, aqui e agora.
Infere-se a solução a adoptar: vamos lá mas é a acabar com o direito de manifestação que, apesar de consagrado constitucionalmente, só atrasa e lesa o país.

É grave: não só por nele colaborar uma jornalista da Antena 1, paga por todos nós; sobretudo porque estas ideias subliminares vão de encontro às opiniões mais retrógradas, obscurantistas e anti-democráticas que grassam, ainda ou cada vez mais, na sociedade portuguesa.

Estranha-se: que o Ministro da tutela lave as mãos, como Pilatos, e que apenas os partidos da oposição e a CGTP tenham protestado. Que país de brandos costumes!

Apetece dizer: Volta Mário Soares, que estás perdoado!"

In http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/2009/03/publicidade-ou-campanha-negra.html

7 comentários:

  1. Sistematização, apenas. Obrigada pela ampliação. :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Que apenas?! Fizeste o que nenhuma de nós foi capaz de fazer!!!
    E de forma brilhante! Clara e cristalina...

    ResponderEliminar
  3. Ah, ainda de vela, blogueira generosa?

    ResponderEliminar
  4. Ainda. Estive a compor o português de uma acta, que não consigo se a MM.
    E fui cear... uma chávena de leite magro com uma fatia de pão de sêmea torrado... ah! Agora e lembro! É que ainda não falei da sêmea neste blogue! Kakakakaka

    ResponderEliminar
  5. Agora só no sábado. A sêmea é feita apenas ao sábado. Nesse dia come-se fresca, de crosta estaladiça... humm... com ou sem manteiga é deliciosa! Nos restantes dias como-a torrada, deliciosa à mesma.
    A minha Joana até a leva daqui para lhe acompanhar a semana de trabalho lá pela Maia! :):):)

    ResponderEliminar