terça-feira, 14 de abril de 2009
A Turma
A Turma
Um filme imperdível, nas palavras de Elsa Cerqueira, a ver já na próxima sexta-feira, aqui mesmo no CineClube de Amarante. Há duas projecções à escolha: uma pelas 10:30 da manhã e outra pelas 21:30 da noite.
Podes contar com a minha presença, Elsa. Não perderei o imperdível.
"O comportamento humano é condicionado pela aprendizagem. Esta remete, inevitavelmente, para convenções (tradições, costumes, usos, língua).
A Escola é o espaço privilegiado da educação formal/institucional e a sala de aula o local onde convergem múltiplas personalidades, sensibilidades e experiências. Neste filme Laurent Cantet transforma um professor (de francês) em actor e os alunos (de uma escola problemática de Paris) em actores.
Não há relações humanas fáceis, simples. “Somos muitas pessoas dentro de uma só Pessoa”, escreveu Pedro Paixão.
A complexidade de variáveis que confluem dentro da mesma Pessoa, tornam-na singular, mas também de difícil compreensão. Seja ela o Professor, o Aluno, o Vizinho ou o Merceeiro.
O desafio de qualquer obra de arte – independentemente da sua manifestação -, consiste em captar o “interior” do humano. Os Interiores. As Almas Invisíveis. Mas o esforço maior radica no facto do espectador fruir a obra e ser convidado a reflectir sobre a sua mensagem.
Eis um filme que descreve, realisticamente, as relações social, afectiva, cognitiva, do Professor e dos seus Alunos. Pedagogia comportamental ou o inverso?
No momento em que os comportamentos considerados inadequados, convencionalmente catalogados como indisciplina, são cada vez mais numerosos e mediatizados, compete-lhe a si visionar a película e reflectir sobre o rumo da Educação e do Ensino e agir procurando com o seu contributo melhorá-los. Todos somos pais ou filhos de alguém. Por isso, esta problemática é/deveria ser do interesse de todos.
Saberia responder às seguintes questões: serão coincidentes o acto de rebeldia e o acto de indisciplina? Qual a fronteira de demarcação entre ambos? E qual é o papel do inconformismo na educação, no ensino e na evolução do ser humano?
Nota: Um filme obrigatório para Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Conselhos Executivos, Núcleo de Apoio Educativo...e Ministra da Educação. Simplesmente imperdível."
Elsa Cerqueira
http://www.hautetcourt.com/fiche.php?pkfilms=142
Nota - Thanks, Elsa C, pelo envio dos logotipos, lindos, da autoria da Karin, artista plástica por mais de uma vez já falada e badalada neste blogue.
Será que o filme já está disponível no menu do MEO?
ResponderEliminarVou tratar de saber.
Merci Anabela pela publicidade.
ResponderEliminarAcrescento que dia 17, no cinema Teixeira de Pascoaes, haverá duas sessões: uma às 10h30 para as pouquíssimas turmas cujos professores manifestaram interesse e outra - como sempre - às 21h30 m.
Anabela: a sessão das 15h30 não passou de um mero desejo meu e do cineclube...em alargar ao máximo de turmas possíveis a visualização do filme. É pena. Mas contarei contigo para a sessão das 10h30.
ResponderEliminarE comigo, Elsa C. , não contas?
ResponderEliminarAi,ai...
Já falei com um aluno meu do 11º ano/profissional. Tem o filme e vamos vê-lo.
Irei à sessão das 21:30, Elsa C.
ResponderEliminarAo meio-dia tenho que departamentar! :)
Fazes bem, Dudú, pelo que sei é um excelente filme que nos questiona e nos põe a reflectir. Ainda não o vi. Verei na sexta.
ResponderEliminarE aqui deixo a sugestão para os que passarem por aqui. :)
Eduarda:
ResponderEliminarEspero pelos dois.
Local: Cinema em qualquer/todo o lado onde se frua bons filmes.
Bj.