segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fraca Resposta

Fraca Resposta

"A Manifestação Nacional dos Professores e Educadores Portugueses, a realizar em Lisboa, no próximo dia 30 de Maio (sábado), demonstrará o protesto e a rejeição da política educativa do actual Governo. Será também uma jornada de exigência de revisão efectiva do ECD e de suspensão e substituição do actual modelo de avaliação do desempenho, ao mesmo tempo que revelará junto dos partidos políticos a necessidade de assumirem compromissos claros no sentido de, na próxima Legislatura, ser profundamente alterado o rumo da política educativa e revistos quadros legais que impõem medidas muito negativas e gravosas, como é o caso do Estatuto da Carreira Docente, entre outros, sublinha a declaração apresentada ao início da tarde (4 de Maio), em Lisboa, pela Plataforma Sindical, através do seu porta-voz, Mário Nogueira, em conferência de imprensa (foto) realizada após a Semana de Consulta dos Professores em que se realizaram cerca de 1.400 reuniões sindicais."
Ler mais em http://www.fenprof.pt/

Confesso que esperava uma resposta mais a sério. Confesso que não queria mais do mesmo e que não queria mais acções do tipo das que já provaram não serem eficazes na efectiva resolução dos problemas levantados pelas políticas do ME, que nos trouxeram aqui, ao fim de dois anos de luta, e em que de concreto nada. Para o ano, a continuar tudo como está, voltamos à estaca zero!
E entretanto prolongaremos o entretimento com uma Carta Aberta ao Senhor Primeiro-Ministro, que será entregue no dia 12 de Maio e em que pela milésima vez daremos conta do nosso descontentamento, como se isso constituísse alguma novidade para o "nosso" Primeiro-Ministro ou para qualquer cão ou gato deste país!
E no dia 20 de Maio lá entregaremos nós o milésimo abaixo-assinado desta vez intitulado "Por uma revisão do ECD que corresponda às exigências dos professores; Pela substituição do actual modelo de avaliação; por negociações sérias!" O trio vai-se rir das exigências, principalmente da exigência de negociações sérias, mas enfim!
A 26 de Maio segue-se uma Jornada Nacional de Protesto, de Luta e de Luto e ainda uma greve* de 90 minutos, sim de 90 minutos, leu bem... não sei de quem partiu semelhante idiotice, mas enfim!
E, finalmente, que raio de ideia fazer de novo a Manif a um Sábado, lixando apenas o nosso descanso!
Arre! Vou tentar digerir um programa de luta fraquinho, fraquinho... que não sei a quem interessa!
Cumprirei o programa de luta, isso é certo. Mas sob protesto.
Queria mais. Quero mais.

*No original, 26 de Maio: Jornada Nacional de Protesto, de Luta e de Luto dos Professores e Educadores. Neste dia, para além da manifestação de luto dos professores e das escolas, os docentes paralisarão dois tempos lectivos (90 minutos), durante os quais aprovarão posições de escola;

Nota - Paralização e greve já foram, noutras circunstâncias, expressões equivalentes. "Parece" que desta vez não o são. Assim aguardarei informações mais precisas sobre o programa de luta, nomeadamente sobre o programa previsto para este dia 26 de Maio.

35 comentários:

  1. Anabela, eu não esperava mais. Nós, professores, esgotámos a luta e a capacidade reivindicativa quando, após dois anos a fazer manifestações e greves, baixámos a cabeça e fomos obedientemente pedir avaliações especializadas para obter os Excelentes com que o Ministério nos acenou. Só na minha escola foram mais de 50. E eu, que não pedi nada, sou titular e portanto avaliadora, por inerência de funções. A partir desse momento, a luta acabou. Faz pena! Nunca tinhamos estado tão perto de ser uma verdadeira classe.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu quero mais e recuso-me a aceitar que para o ano vamos ter mais do mesmo extensível à totalidade dos professores.
    Mas como és capaz de ter razão... acho que vou ponderar evadir-me...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. A ver vamos, Dudú! Cumprirei o programa de luta religiosamente. Mas lá que tenho a sensação de andar a chover no molhado, lá isso tenho! E não gosto. E detesto, para ser sincera.

    ResponderEliminar
  4. Ora viva!
    Clapinho, estou curiosa... como está seu cabelito?

    ResponderEliminar
  5. Foi. Depois de partir as costeletas resolveu partir os cabelitos, qual Sansão!

    ResponderEliminar
  6. Miga, Parabens!

    Tudo mas mesmo tudo, impecável! Bom e barato!
    Temos d fazer uma propaganda! vcs merecem pelo q fazem pela terra!
    Desejo-lhe boa e longa vida.
    Já consegui convencer a Mikas... mas tenho uma reclamação a fazer: tu não sabes mas com o politreumatismo apareceram-me umas peladas na mona... a menina Cristina ( (bela cara, belas mãos))cortou com parcimónia mas deixou-ma umas repas q a Ana nao aceita! eheheh
    Passarei lá amanha para fazer marcaçao pera ela e vejo se ela me pode dar " uma naifadita..."
    Que achas? é Chato?
    beijos
    Clap

    Hoje tive na ESA: 325 beijinhos....! lindo!!!

    ResponderEliminar
  7. Vá lá e explique-se! Não se acanhe que a casa é sua e existe para o servir! :)
    Ah! Convenceu a sua Mikas? Pois fez bem!
    Dê-lhe um kiss por mim.
    E obrigada pelas suas palavras que são um alento.

    ResponderEliminar
  8. Pois, será que terei de ir até aí?
    Estou curiosa!
    ;D

    ResponderEliminar
  9. O Migo foi hoje à tosquia ao Aquacool e deixou-se tosquiar pela Christine.
    Eu própria já fui por ela tosquiada e dei-lhe a minha aprovação e benção. A rapariga tosquiou-me como os barbeiros me fazem. E eu gostei. :)
    Para a menina é um pouquito longe! :)

    ResponderEliminar
  10. Pois, eu estava a brincar contigo. É mesmo um pouquito longe!

    ResponderEliminar
  11. Estás a despachar-me? Ai,ai!
    Bôa nôte!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Nem pensar! Eu ainda ando por aqui na ronda dos blogues!

    ResponderEliminar
  13. Estou mais descansada!
    A Elsa como estará?
    Já enviei email, a saber.

    ResponderEliminar
  14. Acho que um pouquito melhor!
    Quanto a mim passei o meu Domingo na cama. Qual pedra! Qual erva! Qual Barca!

    ResponderEliminar
  15. E nós as duas a pensarmos que estavas na pedra e na erva...
    Doentinha?

    ResponderEliminar
  16. Anabela, com isenção te dou meu testemunho de lutas outras mais antigas e que deram no mesmo:
    No tempo em que Manuela Ferreira Leite por volta dos anos 94 foi ministra da educaçao e ensino (não sei se assim se designava, mas pouco bonda para aqui) fomos obrigados a fazer para os famosos créditos uns cursinhos de actualização que eram muito bem pagos... aos formadores... Educação Sexual, Informática, Bibliotecas ou mediatecas eram entre muitos outros temas de «estudo» e lembro ter feito 150 horas de informática... que até futuramente me deram jeito. Pois eramos também obrigados a apresentar relatório de actividades o quue recusámos. Como eu e a Tila companheira persistimos perdemos por não subir para o 8º escalão uns dois mil contos pelos dois... Mas e há sempre um mas... na altura não tinhamos a unidade na luta que hoje conquistada foi. E à socapa uns tantos que diziam não entregar o tal relatório o foram subrepticiamente entregando... Até que chegou Guterres... Na altura a luta dos professores custou a queda de Cavaco... Espero bem que em resultado da presente luta caia também o socratino! Espero, mas não muito, mas espero. Tira as ilacções Anabela, ontem como hoje. E digo-te que se bem me apercebi essa da entrega ou não entrega dos objectivos subjectivos ou o que é parece ter também seus fura-greves... Como em Coimbra em 69... Aí tinham direito a escolta militar!

    ResponderEliminar
  17. Pois. Veio um calor danado assim a modos que muito de repente. E eu ainda não estava totalmente bem. Vai daí tive uma recaída. Dores de garganta, dores de cabeça, nariz entupido, tosse, voz perliquitante... o mesmo filme outra vez.
    Hoje fui para a escola mas as minhas aulas foram uma... já sabes!
    Estou completamente sem energia. :(

    ResponderEliminar
  18. Então, se quiseres um conselho, deita-te hoje mais cedo.
    Eu estou aflita da rinite alérgica, olhos vermelhos, lacrimejantes e espirros, aí uns 20 de cada vez.
    As tuas melhoras. Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Eu não desisto, Ângelo, só mesmo no finzinho, quando não houver mesmo mais nada a fazer.
    Vou à luta, apesar de ela me parecer doce. :(

    ResponderEliminar
  20. Assim farei, Dudú. Até porque amanhã é outro dia. :)
    Bôa Nôte

    ResponderEliminar
  21. E desejo-te as melhoras! Ao que parece é mesmo resultante do tempo!

    ResponderEliminar
  22. Fraca resposta meeeesssssmo!!
    Enfim...tanta reunião, tanta consulta...para quê?! Será que foi esta a opinião geral?? Uma luta "fraquinha" como disse e bem a Anabela? Esperávamos mais...muito mais!!!
    Bem, mas eu continuo na luta, seja ela fraca ou forte...lá estarei em defesa DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA.
    Abraço para todos!!

    ResponderEliminar
  23. E hoje, 5, a nossa Anabela já vai melhor?
    Esperemos bem que sim!

    ResponderEliminar
  24. Eu também direi presente, TVstar, mas não completamente satisfeita com a nossa resposta.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  25. Hoje 5... ainda não completamente bem! :(
    Bjs

    ResponderEliminar