terça-feira, 26 de maio de 2009
Greve/CEFs
A Luta Continua - E.B 2,3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Greve/CEFs
A greve passou quase despercebida na minha escola e a adesão foi, não tenho qualquer dúvida, insignificante, com a esmagadora maioria dos professores a manifestar a mais completa ignorância sobre o assunto.
Apesar de achar ridícula esta greve de 90 minutos, lá a fiz, porque tive mais uma oportunidade para manifestar o meu descontentamento, porque tive mais uma oportunidade para manifestar o meu mais profundo desagrado face às políticas deseducativas implementadas por esta governo e eu não perco uma oportunidade para continuar a dar o corpo ao manifesto na luta.
E, engraçado, mais uma vez fiz greve, tive falta, não vou ganhar o tempo, e vou ter de o leccionar na mesma porque faltei a uma turma de CEfs, no caso aos meus carpinteiros.
Os meus carpinteiros encontraram-me e quiseram saber porque faltava eu à aula se estava lá na ESA bem antes de tocar para dentro, que eles viram-me chegar.
E eu lhes expliquei que as pessoas devem ter posturas verticais e devem lutar por aquilo em que acreditam, que se não lutarmos por aquilo em que acreditamos num instantinho estarão a fazer de nós tapetes onde calmamente alguns limparão os pés.
"Se eu não lutar por aquilo em que acredito... quem lutará? O gato? O cão?"
"Pois", retorquiu um deles, "se não lutarmos pelos nossos interesses e deixarmos fazer tudo o que eles querem podemos correr o risco de acabar nos campos de morte!"
Pois. É verdade. Como tu já aprendeste a lição, João! Levado o exemplo ao extremo poderemos terminar todos nos campos de morte.
E, como sabes, já não seria a primeira vez.
A Ignorância nunca é um bom argumento! Mas que é a "a cousa do mundo mais distribuída" lá isso é.
ResponderEliminarNota: Adulteração intencional da célebre frase cartesiana proferida na primeira parte do Discurso do Método.
Prof pode dar um salto ao msn... ou melhor se consguir faça com que a Prof Elsa vá ao msn... Gostava de falar com ela.
ResponderEliminarObrigado
Olha a sequência dos comentários, Pi! Lamento não te ter podido ajudar mas estive completamente afastada do msn.
ResponderEliminarAinda te poderei ser útil hoje, quarta-feira?
Bom dia Anabela,
ResponderEliminarEu e as minhas parceiras de trabalho, de sofrimento e de sala (porque só temos uma sala para Ensino Especial) também fizemos greve. Mas acho que ninguém notou...
Ainda assim, valeu a pena.
bjtos Zinha