A Língua Portuguesa e a Directora Regional da Educação do Norte
Confesso que resisti até hoje, por pudor e por vergonha, a fazer referência, ou mesmo a transcrever, a última missiva da Directora Regional da Educação do Norte, Margarida Moreira.
E resisti, acima de tudo, pelos meus alunos, especialmente os que frequentam os CEFs e que sei visitarem este blogue, silenciosamente, de quando em vez.
Pensei não lhes dar este péssimo exemplo de como se assassina a Língua Portuguesa a torto e a direito, ainda por cima servido de bandeja por esta professora que tanto exige deles em matéria de língua. Mas depois pensei... o assunto já é tão público que decerto mesmo eles já tomaram conhecimento desta "coisa" escrita por quem ocupa este alto cargo no Ministério da Educação.
E fiquei eu a pensar outra vez...
Será que os meus alunos dos CEFs me vão perguntar se poderão ter esperança em chegar a tão alto cargo no Ministério da Educação? Ou num outro ministério qualquer?
Sim, claro, - lá terei eu de lhes responder com verdade, que eu não gosto de mentir - Portugal é a terra de todas as oportunidades e alguns de vocês escrevem melhor do que a dita senhora por isso toca de investirem no futuro inscrevendo-se já no partido cor-de-rosa.
Alegria no trabalho
01h02m
O facto de a directora regional de Educação do Norte escrever com erros de ortografia e sintaxe e se exprimir num tartamudeio vagamente parecido com o Português, ou lá que língua é, não seria notícia no estado de coisas (um "Estado Novo" pois, como diria Pessoa, é um estado de coisas como nunca se viu) a que chegou a Educação em Portugal.
Notícia é continuar a fazê-lo, ante a mandarínica indiferença do Ministério da "Educação". Agora deu-lhe para o lirismo metafísico, num e-mail de agradecimento às escolas pelo seu "apoio" (pelos vistos está convencida de que tem o apoio das escolas):
"Faz hoje 4 Anos./ Tem dias que parece que o tempo se emaranhou nas coisas e nas pessoas./ Tem outros dias em que tudo parece ter ocorrido ontem./ Contudo há algo que o tempo tem os limites certos".
É verdade que momentos, ou "algo que o tempo tem os limites certos", de boa disposição como os que provoca a correspondência da directora regional são importantes em dias de tensão como os que hoje se vivem nas escolas.
Talvez, quem sabe?, seja esse louvável objectivo que move Margarida Moreira: pôr as escolas a rir.
"Faz hoje 4 Anos./ Tem dias que parece que o tempo se emaranhou nas coisas e nas pessoas./ Tem outros dias em que tudo parece ter ocorrido ontem./ Contudo há algo que o tempo tem os limites certos".
ResponderEliminarEssa senhora está fora do tempo :) é eterna a asnear:) fora do tempo ou a destempo... :) nem tempo nem modo lhe valem:) também com as aberrações do novo des-acordo ortográfinho piorinho piorinho é de esperar de eminências tardas e ia eu para escrever pardas...:) :) (:
«Contudo há algo que o tempo tem os limites certos...» Alguém a entende? Riam-lhe nas barbas de menina-pai! Ante isto escrever de Caps Lock ligado é inocentinho pecadilho de menino... Como se chama a Senhora? Gostaria de adicioná-la a Favoritos ... da asneira!
Camilo, Machado de Assis, Garrett, Herculano, Pascoaes, Camões, Eça, Frei Luis de Sousa , Gil Vicente, Manuel Bernardes, Bernardim, Fernão Lopes, Trindade Coelho, revolvei-vos nos túmulos que vos matam a Língua!
se me mandasse esse e-mail!!!
ResponderEliminarveja por favor aqui
http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com/2009/01/redaco-distribuda-pela-dren-e-onde-se.html
muito agradecida
"Faz hoje 4 Anos./
ResponderEliminarTem dias que parece que o tempo se emaranhou nas coisas e nas pessoas./
Tem outros dias em que tudo parece ter ocorrido ontem./
Contudo há algo que o tempo tem os limites certos".
(Eis, supra transcrita, a esplendorosa pérola!)
Essa Senhora está fora do tempo :) ,
é eterna a asnear:),
fora do tempo ou a destempo... :),
nem tempo nem modo lhe valem:)...
Também com as aberrações do novo des-acordo ortográfico (sei que já assinaste o protesto contra o dito... e eu também, Anabela!)
Piorzinho piorzinho é de esperar de eminências tardas
(e ia eu para escrever pardas...:) :) (:)
«Contudo há algo que o tempo tem os limites certos...»
Alguém entende?
Riam-lhe nas barbas de menina-bem!
Ante isto, escrever de Caps Lock ligado, é um inocentinho pecadilho de menino...
Como se chama a tal Senhora?
Margarida?
Por certo que não é de Amarante!
Vá à fonte,
leia,
releia,
tresleia,
não tente ensinar,
aprenda antes.
Gostaria de adicioná-la a Favoritos ... da asneira!
Camilo,
Machado de Assis,
Garrett,
Herculano,
Pascoaes,
Camões,
Eça,
Frei Luis de Sousa,
António Nobre,
Gil Vicente,
Manuel Bernardes,
Bernardim,
Fernão Lopes,
Trindade Coelho,
e tantos
legítimos cultores de nossa admirável portuguesa e lusitana língua,
tantos, tantos que nem lembro,
revolvei-vos nos túmulos que vos matam!
Um bjnh Anabela, agora, que
já sou o 100070ºentrado no teu blogue! Parabéns!
(Dei por ti em link do João Gonçalves...)
Excelente blogue, Ana Cristina.
ResponderEliminarEstás linkada no meu... e fui-te roubar uma ideia...
Thanks
Faz hoje 4 anos que o meu pesadelo começou.
ResponderEliminarFaz hoje 4 anos que começou o pesadelo para muitas pessoas deste país.
Raio de sorte, Ângelo!
Quem é o João Gonçalves?
Anabela, não me diga que não conhece o blog portugal dos pequenininos? O editor desse blog que é um dos preferidos de Pacheco Pereira chama-se João Gonçalves e é um católico que considero íntegro como poucos. Lá postei o 2º de meus comentários antes ainda de a Anabela dar o permezzo, o que perdoará, a bem do português que falamos, escrevemos e amamos!
ResponderEliminarConheço. Já por lá andei, muito embora não seja frequentadora assídua por falta de tempo.
ResponderEliminarAssim de repente, apanhada de surpresa, não estava mesmo a ver. :)
beijinhos e fique bem