Última Hora
Professores
Tribunal considera ilegal recusa da entrega dos objectivos da avaliação
Por Margarida Davim
Sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra considera «justo» que os professores que se recusem a entregar os objectivos individuais no decorrer da avaliação do desempenho «sofram todas as consequências»"
Em resposta a esta notícia que pode ser lida na totalidade clicando no
link http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=134109
saiu já este esclarecimento da Fenprof que passo a divulgar:
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO: M.E. CONDENADO TENTA, ABUSIVAMENTE, CONCLUIR O QUE NÃO PODE
"O Ministério da Educação, abusivamente, procura retirar da providência cautelar decretada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, cuja sentença o condena, conclusões que não pode.De facto, o objectivo da providência cautelar requerida pelo SPRC/FENPROF era apenas um e foi alcançado: impedir o ME de continuar a enviar orientações para as escolas que criavam situações de desigualdade entre docentes, o que configurava uma inconstitucionalidade! Tudo o que, para além disto, seja retirado de apreciações manifestadas pelo juiz é abusivo, especulativo e não tem qualquer aplicação, porquanto não integra a parte decisória do acórdão que determina, e apenas isso, “que o requerido Ministério da Educação se abstenha de prosseguir no [seu] comportamento” que induzia os órgãos de gestão das escolas a incorrerem em actos geradores de situações de desigualdade entre docentes.Se os docentes que não entregaram a sua proposta de objectivos individuais de avaliação podem ou não ser avaliados é de outro processo, sendo que são centenas os recursos a tribunal que estão prestes a ser interpostos, os primeiros já amanhã, na região centro, sob patrocínio dos Sindicatos de Professores. A par disso, há ainda que aguardar pelo resultado do pedido de fiscalização sucessiva e abstracta da constitucionalidade do modelo simplificado de avaliação, apresentado pela Assembleia da República ao Tribunal Constitucional, que poderá fazer cair todo o processo de avaliação em curso este ano.
Para a FENPROF, todos os professores, independentemente de terem ou não apresentado proposta de objectivos individuais (um direito que podem ou não exercer) terão de ser avaliados, caso o processo em curso não venha a ser suspenso. Uma posição que, para a FENPROF, se reforça com a decisão do TAFC de suspender as orientações do ME – sendo esta a única decisão constante da sentença que condena o Ministério da Educação –, pelas quais este fazia depender a efectivação da avaliação de uma abstracta “situação concreta da escola” a ter em conta pelos órgãos de gestão.
Se o ME tem outro entendimento, então a FENPROF desafia os seus responsáveis a assumirem oficialmente e não em comunicado a sua posição. Cá estaremos para, finalmente, avançarmos judicialmente contra quem, de facto, merece: o Ministério da Educação e não os Presidentes dos Conselhos Executivos, para quem aquele tinha sacudido responsabilidades neste processo.
O Secretariado Nacional(05.05.2009)
In http://www.fenprof.pt/
Isto está bonito!
ResponderEliminarEstá! É contra-informação!
ResponderEliminarEstou farta disto!
Cada vez que alguém do ME se manifesta é o que faz e ao que já nos habituou: Mentira deslavada, propaganda política enganosa e deturpação dos factos. Ah, não sermos nós terrorristas e liquidá-los a todos!
ResponderEliminarParafraseando a Elsita "Até mete nonjo!"
ResponderEliminarE apetece mesmo liquidá-los, Reverendo!
OI... Voltamos a ter mais do mesmo... e veremos quem racha porque isto é mesmo a política do partir pedra.
ResponderEliminarEnfim! Continuamos a ser os verdadeiros bodes espiatórios de uma política de incompetência.
Quanto ao Guinote, fui logo ver o link e agradecer pois isso subiu-me as audiências...LOL
E também tenho recebido comentários a esse post que nunca mais acabam (só que alguns devem ser do Albino) porque eles até quase me roem (a mim, imagina)!´
bjs
Escolhamos as armas! :D
ResponderEliminarVou hoje presa. Se amanhã não aparecer por aqui, já sabem... :(
Vou ler os comentários, Tiza. :)
ResponderEliminarClaro que sobe as audiências! Kakakakaka
Quanto às políticas rasteiras deste governo metem-me nonjo!
Só isso, e já não é pouco!
Por mim escolho uns poios!
ResponderEliminarOps!
Ah! Estais aí! on line e na converseta! Ah pois é! uma com armas outra com poios vão press de certeza. Eu vou mais com tomates!
ResponderEliminarTudo menos ovos! Los ovitos son peligrosos!
ResponderEliminarE zagaias?
ResponderEliminarO que achais?
Presas, digo. é da hiperactividade
ResponderEliminarbjs
Xiiiiiiiii! O que para aqui vai! As meninas entraram em delírio! :)
ResponderEliminar