quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como Fogo num Palheiro...


Cadáver Putrefacto - Sahara - Mauritânia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Como Fogo num Palheiro...

É com muita pena que escrevo este breve comentário a mais um escândalo nacional em vésperas de eleições.
De facto, no meu país, já se respirou melhor.
'Só se fossem muito estúpidos é que me tiravam do ar!'- disse Manuela Moura Guedes um dia destes.
E são? São estúpidos?
Pois são, não há que saber!
E Manuela Moura Guedes diz mais "Eu não quero ser uma alforreca, eu não sou uma alforreca!"
Faz bem. Porque alforrecas e polvos e lesmas e minhocas e burros e camelos já há a mais neste país! Ah! E na Espanha socialista também! E estão a ficar putrefactos porque o cheiro que exalam é absolutamente nauseabundo.

Sites destacam Freeport
Cancelamento do Jornal Nacional de Sexta na imprensa internacional
por DNHoje
“Polémica após a suspensão de um jornal de TV crítico do poder”: este é o título do artigo da agência France Press que está a ser divulgado nos sites da imprensa francesa. Em Espanha, foi a Cadena COPE a ‘pegar’ na demissão da Direcção de Informação da TVI após a suspensão do Jornal Nacional de Sexta, apresentado por Manuela Moura Guedes, que iria divulgar mais uma peça sobre o caso Freeport, alegadamente incómoda para o primeiro-ministro José Sócrates.
“Esta demissão surge a um mês das eleições legislativas de 27 de Setembro, tendo como pano de fundo o conflito aberto entre o primeiro-ministro socialista José Sócrates e a TVI. Em Abril, o chefe de governo, que procura um segundo mandato, acusou a TVI e em particular a apresentadora do jornal farol da televisão de fazer uma ‘caça ao homem’, em particular na cobertura do dossier Freeport, um caso de corrupção que implica alegadamente o senhor Sócrates", escreve a AFP.
Esta agência divulgao ainda as palavras de Manuela Moura Guedes, revelando que emitir amanhã mais uma peça sobre o caso Freeport, com elementos novos.
O mesmo ponto é sublinhado pela Cadena COPE, especificando que “no caso Freeport a investigação está em curso e que envolve, supostamente, o primeiro-ministro, José Sócrates, e vários familiares seus, num caso de tráfico de influências quando era ministro do Meio Ambiente, para construir um centro comercial numa área protegida perto de Lisboa".
A correspondente da Cadena COPE em Portugal, Begoña Iñiguez, escreve também que, segundo fontes da Lusa, foi a Prisa España a ordenar o fim do Jornal Nacional da Sexta, mas o grupo espanhol remete esclarecimentos para a sua subsidiária Media Capital, accionista directa da TVI.

Fui buscar aqui.
E aqui.
E pode ouvir a entrevista a Manuela Moura Guedes aqui.

22 comentários:

  1. Toda a gente sabe o enorme fascínio que tenho pela Manuela Moura Guedes e pela sua personalidade. Sabem que não tenho qualquer dúvida em a classificar como a melhor jornalista portuguesa. Sei que custa a muitos ouvir verdades. Sei que custa a muitos de nariz empinado serem confrontados. Sei que muitos «têm raiva» da sua posição jornalística. Sei também que houve muita força política para a sua saída. Se até aqui dizia, claramente, não assumir posição partidário, nesta altura do campeonato, tenho de o fazer. Mais consciente, em 27 de Setembro vou Votar PSD, em Manuela Ferreira Leite. É vergonhoso, isto que está a acontecer na TVI. A própria ERC ficou estufecta com esta decisão. Há quem diga que este comunicado veio expressamente de Espanha, ou seja uma empresa privada a ser abruptamente modificada por ordens vindas de Espanha. Isto é um escândalo para o país. Vivemos ou não vivemos em democracia? Ele quis cala-la e conseguiu. Mas enquanto português, estou esperançado que os eleitores vão «abrir os olhos» e ver a miséria, a mesquinhez, a mediocridade, em que este país caíu por culpa deste Governo. Sócrates não terás o meu voto e fica sabendo que a mim não me enganas mais. Juntos conseguimos. Juntos vamos fazer história, acabando com este governo que cala pessoas, que não aceita factos, as imagens estavam lá. Foi a Manuela que as inventou? O porquê de toda a direcção da TVI se ter demitido em massa? Claro, todo o trabalho feito pela Manuela dependia dessa equipa, reterando-lhes assim, toda a credibilidade jornalística. Mas isto era de esperar, quando um primeiro-ministro vai a outro órgão de comunicação, falar de um«jornal travestido, caça ao homem» - não pode estar bem!
    Sinceramente este senhor era já retirado do Poder, mesmo antes, das eleições.
    Deixo aqui o meu repúdio face a esta situação vergonhosa, escandalosa.

    ResponderEliminar
  2. O nosso país está um absurdo, Ricardo. E bem sabes que eu não nutro tanta admiração assim pelo estilo Moura Guedes... mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    Sinto-me envergonhada enquanto portuguesa!

    ResponderEliminar
  3. Anabela mas o que está aqui em causa não é o gostar ou não da Manuela Moura Guedes, é sentir que a democria tão batalhada está em causa. Quem não gostasse deste estilo jornalístico, mudava pura e simplesmente de canal! A verdade é que o programa era líder de audiência e amanha mesmo preparava-se para mais um escandalo do Freeport. Contra factos não há argumentos. Eu espero que os portugueses vejam isto e pensem... a tragédia que seria, mais 4 anos com isto...

    ResponderEliminar
  4. Claro, Ricardo, foi exactamente o que eu disse por outras palavras.
    A situação é absolutamente inadmissível! E a vinte e tais dias das eleições?
    E em vésperas de mais revelações sobre o Freeport?
    Está bem, está! Vou ali e já venho!

    ResponderEliminar
  5. Será que a TVI se vai tornar numa nova RTP? Monótona, desiteressante, ficando sempre para última opção. Os colegas da direcção despediram-se em massa? Isso não quererá dizer nada? É a mesma coisa que a Milu vir aqui, ai a Anabela, enquanto professora e pelos comentários que apresenta sobre mim e o meu governo não dará mais aulas? Qual seria a sua reacção? Jornalismo independente, é o que precisamos urgentemente!

    ResponderEliminar
  6. Pois é a mesma coisa e é como te já disse: INADMISSÍVEL!

    ResponderEliminar
  7. Mas que cambada!

    Mas será que a SIC não poderia/deveria comprar a peça sobre o Freeport e as outras caixas para pôr noa ar amanhã?

    ResponderEliminar
  8. A náusea é a ultima coisa que um homem deve...sentir!

    ResponderEliminar
  9. Este governo está cada vez mais hediondo!

    ResponderEliminar
  10. Deveria, Elsa D!
    Deveria!
    De qualquer modo estou convencida que a informação sairá do segredo dos deuses. Afinal a Manuela pode ter muitos defeitos mas alforreca é coisa que não é!

    ResponderEliminar
  11. Ai Hélio... que desgosto deve ser para si ver a assim o nosso país!
    Que vergonha eu sinto! :(

    ResponderEliminar
  12. E hediondo é a palavra certa, Dudú!
    Que nonjo!

    ResponderEliminar
  13. Tira o 13 que dá azar!
    Raio de superstição ...
    Já são duas hoje ...

    Eh!Eh!

    ResponderEliminar
  14. Xiiiii... Rui! Estás com uma pontaria!
    E diz-me... já leste?

    ResponderEliminar
  15. Mas tu és de Fafe, Rui?! És capaz de conhecer a minha Teresa Mafalda que também é daí!

    ResponderEliminar
  16. Mas tu já me confundes com a Elsa D, Anabela Maria? :)

    Olha o que te fazem as asas eheheh deves andar a voar de post(e)em post(s) como os passarinhos. eheheh

    ResponderEliminar
  17. Kakakakaka... ando a voar de post em post comós passarinhos!
    E só tenho secretária de quatro pernas, carago!

    ResponderEliminar
  18. Carago, também digo! A Elsa D. está noutro post!
    Anabela, olha as vertigens!!!!

    ResponderEliminar
  19. Didium:
    Temos de oferecer à nossa amiga Anabela um GPS post(al) ehehehe

    ResponderEliminar