quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pobreza em Portugal


Sem-Abrigo - Praça do Comércio - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Pobreza em Portugal

Pobreza em Portugal não pára de crescer

"Os portugueses continuam a empobrecer". A conclusão é da Assistência Médica Internacional de acordo com dados recolhidos no primeiro semestre do ano.
Assistência Médica Internacional(AMI) diz que há uma nítida tendência para um crescente número de casos de pobreza e que a grande maioria das pessoas que pede auxílio encontra-se em plena idade activa, entre os 21 e os 59 anos de idade.
Leia o resto da notícia aqui.

3 comentários:

  1. Hello, Anabela:

    A propósito desta problemática, registo uma frase Lindíssima que uma aluna - a Rita - de dezasseis anos escreveu esta semana:

    "A pobreza só vencerá quando também tivermos empobrecido de Esperança".

    Estes miúdos surpreendem-me.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Hello, Hello... Elsa C!
    Seja bem reaparecida por aqui.
    Tenho que ir urgentemente tomar um café convosco lá à ESA... para matar saudades kakakakaka
    Bom! Os miúdos são de facto surpreendentes. A este propósito... por acaso leste o meu post de 5 de Outubro intitulado "A Arqueóloga"?

    ResponderEliminar
  3. Anabela, caríssima minha amiga de causas só aparentemente perdidas me vais desculpar outra vez ainda por te postar em meu comment meu trabalho de casa de esta noite a propósito do nosso mais badalado (e sacrílego) escritor de fartas audiências e também para ele principalmente de fartos proventos:
    A límpida história de Caim e Abel:
    1
    Relida 1 mês e 25 dias há por este mísero de últimos Ochoa, relida e treslida hoje 16, Outubro pelas 2/3 h da manhã – por ter enxergado a rodapé de 1ª pag. de público de ontem 15 quando no Eleven de Setúbal reencontrei amigo que há muito há não via, em rodapé, dizia, anúncio a Caim de escritor de nome Saramago José, de quem, confessemos, como esse amigo tal, muito comummente, desgostamos:
    2
    Nota: em tempo outro noutro ou mesmo pasquim lera este com os olhos que terra comerá que esse senhor escritor Nobel por graças acusava em livro esse que vivera na felicidade de escrever vivo ‘Deus´ de injustíssimo implacável para com Caim, o tal homicida desde a 1ª hora por acto de mão contra e sobre irmão Abel acto de morte por inveja a causa das todas as guerras – façamos releitura:
    3
    Génesis, 4, 1-18:
    ‘o senhor voltou o olhar para Abel por agrado com sua oferta, mas de Caim e de oferenda sua que trouxera como premícia do solo desviou o olhar…’ tal qual nós ‘Deus’ é libérrimo de arredar e desviar ou de pousar e descer o olhar…Amém Senhor Jesus desviemos nosso olhar de quanto te não agrade ou diminua a fim da tua máxima glória…
    4
    ‘domina o pecado o advertiu ‘Deus’, que se agacha à tua porta, o Mal.’
    Mas…
    ‘quando foram ao campo Caim o matou (a Abel) – pensara Caim a ocasião propícia a tal acto e pensara o tentador velho como o mundo que lhe proporcionava essa oportunidade.
    ‘Onde está teu irmão?’
    (perguntou Iaweh a Caim)
    Boa pergunta para cada de nós, boa pergunta para Saramago José – onde está teu irmão teu companheiro teu acamaradado.
    ‘Voz do sangue d irmão do solo clama até mi’ ‘sangue também teu que do solo que o recolheu da tua mão matadora clama a céu.’
    ‘Serei eu errante e exposto a perigo?’
    E o senhor da bondade lhe pôs sinal na fronte a que ninguém o ferisse ‘a leste de éden…’
    Anterior desculpa de Caim: sou acaso eu guarda de irmão?
    ´’Que fizeste?
    Não sei.’
    5
    Conclusões:
    Não matarás.
    ‘Guardarás com sentinela a casa de teu irmão e se fizeres soar aviso em tempo ainda que ele não se converta ele não tu pagará se não fizeres soar aviso em tempo ele cairá e tu pagarás por ele…’ (Ezequiel)
    ‘Quem roubar um só extracto a diminuir meu livro ou quem lhe acrescer um só extracto pagará por isso (apocalipse de João) quanto sondares de bem e de mal para lá do sim sim e do não não e para lá do imprimido em teu coração será anátema e crime de orgulho será malignidade.
    ´Leão que agacha e ruge perto de ti pronto a te devorar’ assim é o tentador. Precates-te.
    Do pai da mentira desde sempre homicida enganador e invejoso de teu bem, Deus de amor, nos livrai, por tua misericordiosa caridade e liberdade boa -- que teus somos – teus filhos – filhos teus – filhos de Deus.
    Voz do povo: graças a Deus muitas e com Deus poucas.
    Beijinhos meus para ti e para teus!

    ResponderEliminar