Anabela não podemos entrar nesse caminho, se todos pensassem assim o País não andava. Lembre-se que Sócrates tem maioria relativa e por conseguinte os ministros teriam de ser «apelativos», como uma comida que se olha e mesmo sem provar, apetecer «comer». Isabel Alçada desenvolveu um dos maiores planos de Leitura. Tem um mãe, a Tereca, excelente, que certamente lhe transmitiu, o gosto pela vida, pela luta…
Nâo é ao perfil da nova ministra que me estou a referir. Refiro-me aos seus desmentidos quanto ao convite para integrar o governo. Desculpa lá, Ricardo, mas a minha paciência para jogos de bastidores tem limites! Por muito bom que seja o perfil!
Mas isso é natural, na formação de governos em todas as situações novas é assim! Por exemplo a Anabela para o ano vai dar aulas na E.B 2 e 3 Amarante, mas se um aluno de 7.º ano a confrontar nas férias... «stora vai ser nossa para o 8.º ano», a Anabela diz que provavelmente, mas que só a direcção o deciderá. Temos que entender que isto é uma questão política e a senhora não se podia adiantar ao primeiro - ministro. E mais importante do que ser revelado a semana passada ou hoje é a pessoa em si, o ser humano... Quem aguentou Maria de Lurdes 4 anos, espera mais uns dias, ou não?
Não, não é natural, Ricardo. Há muitas formas de se responder, até de não responder. Nâo se responde com uma rotunda mentira que se sabe ser uma rotunda mentira! Mas ok! Acredito que o problema seja meu. E se os meus alunos me perguntarem seja o que for já sabem que levam com a verdade, com a minha verdade, evidentemente. Jamais com aquilo que eu sei ser mentira. A não ser que se trate de uma qualquer brincadeira. Por isso no caso apresentado a resposta seria sempre "não, vou para a E. B. 2/3." Mas ok. Aceito que eu possa estar errada. :) Mas não mudo de opinião. Só se me convencesses...
E se no meio de tanta polémica José Sócrates na qualidade de 1.º, ordenasse expressamente a todos os ministros que desmentissem que fariam parta do novo governo, até às suas palavras ao Presidente da República. Anabela, os ministros, continuam a «ser paus mandados» do 1.º não se esqueça. Também não ouvi Maria de Lurdes Rodrigues dizer que não faria parte do novo governo!!! Ouviu?!
Pois, são as tais lógicas partidárias onde eu nunca me consegui, nem conseguirei, encaixar. Continuo a não apreciar esta constante falta à verdade, este constante desprezo pela população tratada como acéfala. Que queres que te faça? Nâo gosto! E diz-me... conhecendo-me razoavelmente bem... esperavas outra atitude da minha parte?
Mas Anabela eu compreendo-a perfeitamente. É o mesmo que dizer vais tomar café logo há noite, eu dizer que não e há noite estar lá batido. Mas olhe fiquei contente. Lanço-lhe a questão, vê outra pessoa, no cargo?!
O perfil da pessoa agrada-me. Para já é uma pessoa absolutamente normal, coisa que a antiga ministra não era. De resto espero para ver, porque, não te esqueças, Ricardo, o primeiro é, absolutamente e sem sombra de dúvida, o mesmo. Percebes o que eu quero dizer?
Kakakakaka... essa foi muito boa! Já gargalhei! A ver vamos como se comportam os nossos deputados... Nâo sei porquê mas não confio muito naquela gente... achas que devia?
Acho que sim porque muitos querem tirar de lá o Sócrates, porque acha que nenhum partido quis fazer coligações com o PS? Até o Paulo Portas que para ter uma pasta no governo não se importava mudar de cor, recusou!
Ah, mas eles vão agir porque querem marcar terreno e mostrar ao povo português que querem mudanças, porque senão sabem que daqui a algum tempo tem represálias nas eleições. Temos as presidenciais para o ano e vamos ver se este governo se aguenta «das canelas» estes 4 anos! E pior que Maria de Lurdes Rodrigues, acho quase impossível, só se metessem os alunos a avaliar os professores, se bem que em algumas situações, não era mal pensado. Como algumas que vão para as aulas contar a vida de casa!e...
Isabel Alçada! Também como tu, fiquei indignada quando ela afirmou não ter sido convidada para este governo. Que expectativas? Vamos esperar e ver o que fará ela da ADD....
Acompanho-a nas suas amarguras. Todas as mentiras, todas as traições, todas as malfeitorias são sempre por uma boa causa .... mas não deixam de ser malfeitorias ... as penas de morte são para um bem qualquer ... mas não deixam de ser penas de morte! Para viver temos de saber ir com os outros ou podemos discordar e dizer que faríamos diferente?
Às vezes as malfeitorias são mesmo por más causas, Black. Acho que não foi o caso, francamente. A actuação deveu-se a arrogância desmedida, a inabilidade e muita incompetência. E para viver podemos fazer diferente. :) Seja bem aparecido por aqui!
Avalio a MENTIRA como o maior defeito do homem. Quem mente "pode" fazer tudo porque...como mentiroso tem SEMPRE uma escapatória. Havia "nexexidade"? Não...então Isabel Alçada é...MENTIROSA.
Fui hoje à minha Escola. Fiquei muito preocupado porque quando eu tinha 50 queria era trabalhar, dar aulas...e nunca, mas nunca pensava na aposentação. Sabe o que encontro, e não é a 1ª vez? IMENSOS Professores com os 50 a desejarem e não se importarem com as penalizações, e procurarem a saída! Custa-me a perceber, mas com as políticas seguidas e as nomeações de inàbeis, MLR, e mentirosas, IA,...Percebo em absoluto! Quantas vezes temos "malhado" nestes figurões? Vamos continuar...não largue nem descure o malho!
Pode estar descansado pela parte que me toca, Hélio. A minha fibra é bastante para o resistente... kakakakaka Não largo nem descuro o malho, pois então... enquanto eu conseguir teclar. É uma das coisas que mais custa na Escola de hoje, ver tanta e tanta gente que está por um fio. Eu sou do tempo em que o tema na sala de professores não era aposentação. Não me esqueço disso.
O SS vai para a Defesa...já estou a vê-lo a comprar uns torpedos, morteiros, aviões de combate....para MALHAR à vontade! Pum...lá vai mais um direita ao ar!
agora vai ser sincera comigo, preferia que ela tivesse dito, que não sabia ou que não se podia pronunciar sobre o assunto e depois ser anunciado o nome de Lurdes Rodrigues, na continuidade? Quem nunca mentiu que atire a 1.ª pedra!
Não vou ser agora... sou sempre. E já te disse que ela começou mal. À pergunta teria saído airosamente com um simples"Não respondo." E mais nada. E mais nada! E teríamos todos sido poupados a mais um momento lamentável da política. E devíamos aprender a começar a fazer Política. Está bem assim? :)
Não conheço Gondar, e por isso não quero fazer juízos de valor...não devo. No entanto e não me estou a dirigir a si...mas no geral...há uma certa "inocência" na sua observação. Etàriamente não sei onde se situa...mas a idade começa por nos obrigar a fazer "correcções"...infelizmente!
Hélio não me conhece, pah grande desgosto! Ora bem vamos cá ver, 1.º se quiser e teria todo o gosto de ver a sua foto nos meus seguidores em http://centroparoquialgondar.blogspot.com/ e em http://conversacomricardopinto.blogspot.com/ Eu poderia dizer que sou mil vezes pior do que uma fusão entre anabela magalhães e elsa cerqueira, pior, no sentido de me chamar inocente, A Anabela que testemunhe a palhaçada que foi cá do PS em Gondar. Meu caro tem net, amanha a partir das 18 e uma vez que deve ser de longe aceda a www.erafm927.com/radio O tema do meu programa será política e depois verá o inocente, coitadinho! Mas também lhe digo, apesar dos meus 21 anos, não mudo rigorosamente uma vírgula do que disse em relação à Isabel, mais do que cores políticas, devemos avaliar a pessoa em si, mentiu, grande mentira que nem 24 h durou. A isto chama-se aguçar curiosidades. Meu caro Hélio, idade não é sinónimo de sabedoria. Ouça o que lhe digo, esta ministra só pode fazer bem, ou o governo vai abaixo,tem de ser. Amigo olhe se quiser amanha falamos ao telefone durante o programa. ok
O Ricardo defende-se. :) É certo que há aqui duas atitudes um pouco diferentes. A minha é de que os fins não justificam os meios. Mas o Ricardo sabe perfeitamente que eu sou assim... foi meu aluno... À noite, chegada ao meu travesseiro, só eu e a minha consciência, diz-me ela "Dorme em paz". E eu durmo. :) Quero assim continuar, igual a mim própria e de bem com uma consciência, que é a minha, e que me dá uma trabalheira do caraças! Tenho quase cinquenta anos. Foi assim que eu escolhi viver até agora. Quero assim continuar.
Ah! E Ricardo, concordo contigo - idade não é sinónimo de sabedoria. Mas, também é verdade que nós aprendemos de caramba com muita da gente mais velha! Bj
Eu aprendo com gente velha e om gente nova, no caso das mensagens por exemplo não percebo nada daquelas abreviaturas. Mas em relção ao nosso caso, não podemos estar sempre a implicar, era a MLR por causa da avaliação e agora começar já apelidar a nova ministra de mentirosa, não fica mal, ela omitiu factos e eu por acaso gostaria de ouvir as sua palavras, porque uma coisa é ler o que se escreve sobre o que foi dito e outra é ouvir ao vivo: vende mais dizer: isabel diz que não fará parte do novo governo do que isabel não se pronuncia sobre se foi ou não convidada e que não sabe de nada. Meus senhores, o que importa é mudar ou não a vossa situação?, isso ela vai mudar, vão ver e aí eu ataco!
Gondar: Tenho mais de 3 vezes a sua idade...não me devia meter nestas andanças...dirá...mas, meti, estou aqui por gosto e tento ler como penso, correctamente. Não leu bem, porque a "inocência" é referida no plano genérico...como sublinhei! Claro que já tive 21, 42 e 63 anos, fui Professor toda a minha vida e...vi (como o sr. já viu) imensa gente a mudar...como eu próprio...menos na minha honestidade moral e intrínseca! Espero encontrá-lo quando o sr. tiver a minha idade para depois conversarmos! Peço desculpa à Dra. Anabela por lhe ocupar este espaço e tempo paralelo...não era minha intenção. PS: De facto estou muito longe...mas não é essa a razão para não poder seguir o seu programa...que espero sinceramente tenha muitos e bons auditores!
Kakakakaka Hélio, o nome do Gondar é Ricardo. Gondar é uma freguesia daqui de Amarante, não por acaso a dele. :) De resto esteja à vontade que esta minha casa também é sua! Estou a gostar.
Ricardinho Tu saíste-me melhor que a encomenda! Kakakakaka Ponto 1 - Não estou a implicar com a nova ministra. Limitei-me a afirmar que não gostei da palhaçada que antecedeu a divulgação da coisa. Ponto 2 - Tenho expectativas moderadas quanto à sua actuação porque o grande líder continua a ser o mesmo e infelizmente o meu voto não foi sufuiciente para o apear de lá. Ponto 3 - Desejo, nem sei se sabes como, que ela seja de facto a ministra que tu afirmas que lea irá ser. Ponto 4 - Já cheguei a uma fase da minha vida em que não dou votos de confiança no escuro. POnto 5 - Posto isto aguardo para ver. Bjs Isto por aqui está animado!
Isabel Alçada acompanhou-me durante toda a minha infância, no seu tempo eram «os 5» no meu, uma Aventura, participei em todos os Concursos Uma Aventura, o meu escritório entre as dezenas de diplomas e certificados tem uma parte dedicada à Editorial Caminho, com Menções Honrosas, dedicatórias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, é como que sempre que entro no escritório revivesse aqueles velhos tempos, e entre as várias dedicatórias, Isabel Alçada, diz-me que nós somos os sonhos que construímos e que nunca devemos desistir de sermos nós próprios. Por isso Isabel Alçada que reitero ainda dá aulas, vai ter uma visão da educação, como ninguém! Isabel Alçada é a mulher que mais gostei de ver neste novo governo, e não por fazer parte do PS, mas pela pessoa em si. Não sei o que o Hélio quer dizer que quando tiver a idade dele, porra não se sintam velhos, vivam a velhice na boa, se são velhos, é porque são vivos, por favor poupem-me a estes discursos de idade. Há velhos bem mais burros que os novos e novos mais patetas que os velhos. Nem que tivesse 100 anos, Hélio, o nosso estado espírito é que conta. Se não gosta de ser professor, aí é outra história. Meus senhores há professores que não sabem o que é dar aulas, alguns sabem menos que os alunos... A avaliação é precisa! Vai continuar, mas noutros moldes, se os alunos são avaliados, os prof, também têm de ser. Havia professores primários que não sabiam fazer contas de dividir. Lembrem-se que antigamente muito foram professores sem concluirem o 12 ano, naqueles famosos Concursos do Ministério. Cada vez mais professores é necessário eliminar, quem não quer ser avaliado, olhe que vá varrer ruas, porque também é preciso, mas depois vão ter saudades de ter o rabo alapado no aquecedor!
Compreendo perfeitamente o teu carinho por ela. Já te disse que desejo, francamente que ela faça um excelente trabalho. Desejo mesmo, não estou a brincar. A tarefa que ela tem pela frente é muitíssimo complicada e, como não a tenho por tolinha, não me parece que ela a tenha aceite sem se sentir minimamente preparada. Posto isto tenho que te dizer que lhe desejo toda a sorte do mundo, porque a sorte dela será a nossa e "vossa", muito embora tu já não faças parte deste ministério. É evidente que há professores que são uma nulidade. Há pessoas que são uma nulidade até nas suas vidas pessoais. Nunca o escondi neste blogue... lá está, eu gosto de dizer o que penso e sou fiel à minha verdade, ao que eu observo. Mas a maioria de nós não é assim. A maioria dos professores são gente trabalhadora e esforçada.
E concordo contigo, há gente no ensino, hoje menos do que no passado, que precisa de ser expurgada da profissão. Não admito é que tomem o todo por esta pequena parte. Especialmente se isso vem directamente da tutela. Ah! E não lhes perdoo. :)
Mas por serem trabalhadores e esforçados é que devem lutar para que avaliação aconteça da forma mais justa. Acha que um professor que faz pesquisas para os testes, que cria novos exercícios deve ter o mesmo valor do que aquele que se limita a fotocopiar de um livro?
Pois claro! Estamos de acordo. Kakakakaka E respondendo à tua pergunta... acho que um professor que dá o litro tem que ter uma avaliação compatível e não pode ter a mesma classificação que tem o professor noina! Pois claro! Estamos de acordo! Ufa!
Gondar: Não lhe respondi logo por só agora ter voltado ao PC. É evidente que não quero estabelecer polémica consigo...nem o conheço! A polémica partiu de si...quando eu quis somente apontar factos. Vou ficar por aqui...porque sinceramente percebi que...não percebeu o que escrevi.
Ricardo: 1-Se fizer umas escavações aqui na casa da Anabela, verá que muitos de nós nunca rejeitamos ser avaliados. Bem pelo contrário, até desejávamos um sistema mais justo e sério. Precisamente por essa razão rejeitámos o modelo caciquista de MLR, que nada tem da tal valorização do mérito. Por favor não venha, nesta fase do campeonato, de novo hastear essa falsa bandeira. 2-Há uma certa confusão nessa dos concursos e dos professores que não sabiam dividir. Talvez fosse bom interrogar-se por que é que foi contratada para a docência tanta gente com a então chamada "habilitação suficiente" (que nunca foi o 12º incompleto!). Serviram o sistema, criado pela decisão política, enquanto foram precisos. Uns com maior habilidade, outros menos. No final serviram (e servirão) como mancha desonrosa a usar sempre que se quer denegrir os professores. (Assinale-se que não estou a advogar em causa própria.) 3- Realmente, idade não é sinónimo de sabedoria. Mas, como bem diz o Hélio, a idade traz experiência(s). Ora, se não formos completamente destituídos na juventude, é óbvio que muito aprenderemos com a(s) dita(s)experiência(s). Ou seja, não sou velha velha mas já vivi muita coisa e mal seria que nada tivesse aprendido. 4 e último- Eu também guardo na memória gestos bonitos, afectuosos e solidários de gente que veio a revelar-se desonesta, mentirosa, arrogante, com tiques de tirania. Acredite que foi, e é, uma grande desilusão. Não gostei de que horas antes de ser revelado o nome da nova Ministra da Educação a dita senhora tivesse declarado não ter sido convidada para este governo. Pode ler as palavras dela aqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=416857)
Não há equívocos! São palavras dela. Como e bem costuma dizer a Anabela, o exemplo vem de cima. E este não é um bom exemplo. Oxalá me engane!
Elsa Duarte aqui conhecida por Elsa D, EMD ou bugsnaEDucação -.-.- Desculpa, Belinha, não me apeteceu ficar calada!:(
É claro que este blogue tem uma história para trás, e por acaso até bastante rica e diversa, atendendo ao período completamente anormal que se viveu nas escolas durante os últimos anos lectivos. E está cheio dessa defesa do trabalho, digno e honesto do professor. E da sua avaliação, justa. A ver vamos o que nos espera nos tempos mais próximos. E o exemplo, bom, deveria vir de cima, é certo. Muitas vezes vem... mas é o mau! Beijoca, Elsa D!
Quando se aceita algum cargo de chefia todos devem saber que existe um chefe, aquele que «manda» e quem sabe Isabel não estaria obrigada a calar-se. Mas para acabar com todos estes iquívocos a melhor forma seria um jornalista que esteja perto confrontá-la com estas declarações e a revolta - desilusão dos professores. Entrar em especulações não adianta nada. E por mais que a acusem de mentirosa, falsa... Meus senhores, Isabel Alçada será a vossa próxima ministra. Que reitero, não fazendo parte do sistema, será uma das melhores, que já tiveram!
Elsa Duarte, não..não eu conheço uma professora muito minha amiga que só tinha o 11.º ano de escolaridade, abriram vagas para o ministério, concorreu e é professora a 20 anos! Quando falo, sei o que digo!!!
Já agora acrescento: não estamos a falar dos antigos regentes, pois não? E estou como a Anabela, mantenho a minha opinião porque ainda ninguém me provou que a senhora não mentiu. Mandasse o chefe ou não, tinha outras maneiras de fugir à resposta. Ou será que ninguém a avisou? Kakaka
É professora primária há 20 anos, estando a exercer numa escola primária. Repare ela dá aulas há 20 e tem 40 anos, ainda não feitos. Já viu Anabalela, um post que se intitulava «sem comentários», acabou certamentente, como um dos post mais comentados neste blogue. Anabela, já viu a brincadeira que fiz consigo no meu blogue?!
Mas olha que Gondar até te caía como uma luva, Ricardo! Kakakakaka E é verdade, Ricardo, acabou por se estabelecer aqui uma conversa sem fim... Quanto ao resto já lá vou...
Peço desculpa, Ricardo, mas há aí marosca e da grossa. Há mais 30 anos eu própria era professora primária e fui-o por cerca de uma dúzia de anos. O curso do Magistério Primário, o único à época vocacionado inteiramente para o ensino, em que ingressei em Outubro de 1975 foi o último em que se podia entrar (após prova de admissão) com o antigo 5º ano (correspondente ao 9º actual)e o primeiro a ter a duração de 3 anos. Já no meu curso a esmagadora maioria dos alunos tinha o 7º ano (=12º), incluindo eu própria. Para o ingresso no curso seguinte já era obrigatório o 7º ano (=12º). Não era nem nunca foi possível ser opositor a nenhum concurso para professores primários sem estas habilitações.
Como vê, eu também sei bem do que falo. De notar, ainda, que já referi este meu percurso noutro local nesta mesma casa.
até liguei há minha amiga, ela tinha 17 anos, ainda nºao tinh acompletado 18 e entrou para o ministério, na época por vagas. E continua a ser professora, este ano com 40 anos, é prof. primária há 20. Ponto final da minha parte neste post. Cansei, vamos para outra!
Ó Ricardo, agora deu-te para trocares o há pelo à e o à pelo há?! :) Pois não conheço o caso e para o caso também pouco importa. Ou importa? Já nem sei onde íamos... Kakakakaka
Pois eu não me canso de perseguir a verdade. E como sempre houve suspeitas de concursos viciados para afilhados, só posso encarar o caso como uma dessas situações ilícitas e marginais de que se desconfiava sem se conseguiram provar. Eu estou onde estou por concurso público e as minhas colocações, tantas vezes longe de casa, foram sempre fruto de operações limpas. Tal como a esmagadora maioria dos meus colegas professores. Lá está, há alguns aspectos na escola a precisar de correcção. Como ponto final, apenas acrescento que se essa situação é estranha pela origem, mais estranho é que em 20 anos ninguém tivesse dado por isso.
até liguei à minha amiga, ela tinha 17 anos, ainda não tinha completado 18 e entrou para o ministério, na época por vagas. E continua a ser professora, este ano com 40 anos, é prof. primária há 20. Ponto final da minha parte neste post. Cansei, vamos para outra!
..................... 3 horas de emissão em directo, depois ter vindo cá às 0.24 comentar é dose. Mas a mensagem passou!
Mas devia comentar, não é só criticar! Ai, ai- Isabel Alçada mudará isto!
ResponderEliminarPara quê, Ricardo? Para dizer que a política mais se assemelha a um circo? No muito mau sentido?
ResponderEliminarAnabela não podemos entrar nesse caminho, se todos pensassem assim o País não andava. Lembre-se que Sócrates tem maioria relativa e por conseguinte os ministros teriam de ser «apelativos», como uma comida que se olha e mesmo sem provar, apetecer «comer». Isabel Alçada desenvolveu um dos maiores planos de Leitura. Tem um mãe, a Tereca, excelente, que certamente lhe transmitiu, o gosto pela vida, pela luta…
ResponderEliminarNâo é ao perfil da nova ministra que me estou a referir. Refiro-me aos seus desmentidos quanto ao convite para integrar o governo.
ResponderEliminarDesculpa lá, Ricardo, mas a minha paciência para jogos de bastidores tem limites! Por muito bom que seja o perfil!
Mas isso é natural, na formação de governos em todas as situações novas é assim! Por exemplo a Anabela para o ano vai dar aulas na E.B 2 e 3 Amarante, mas se um aluno de 7.º ano a confrontar nas férias... «stora vai ser nossa para o 8.º ano», a Anabela diz que provavelmente, mas que só a direcção o deciderá. Temos que entender que isto é uma questão política e a senhora não se podia adiantar ao primeiro - ministro. E mais importante do que ser revelado a semana passada ou hoje é a pessoa em si, o ser humano... Quem aguentou Maria de Lurdes 4 anos, espera mais uns dias, ou não?
ResponderEliminarNão, não é natural, Ricardo. Há muitas formas de se responder, até de não responder.
ResponderEliminarNâo se responde com uma rotunda mentira que se sabe ser uma rotunda mentira!
Mas ok! Acredito que o problema seja meu.
E se os meus alunos me perguntarem seja o que for já sabem que levam com a verdade, com a minha verdade, evidentemente. Jamais com aquilo que eu sei ser mentira.
A não ser que se trate de uma qualquer brincadeira.
Por isso no caso apresentado a resposta seria sempre "não, vou para a E. B. 2/3."
Mas ok. Aceito que eu possa estar errada. :)
Mas não mudo de opinião. Só se me convencesses...
E se no meio de tanta polémica José Sócrates na qualidade de 1.º, ordenasse expressamente a todos os ministros que desmentissem que fariam parta do novo governo, até às suas palavras ao Presidente da República. Anabela, os ministros, continuam a «ser paus mandados» do 1.º não se esqueça. Também não ouvi Maria de Lurdes Rodrigues dizer que não faria parte do novo governo!!! Ouviu?!
ResponderEliminarPois, são as tais lógicas partidárias onde eu nunca me consegui, nem conseguirei, encaixar.
ResponderEliminarContinuo a não apreciar esta constante falta à verdade, este constante desprezo pela população tratada como acéfala.
Que queres que te faça? Nâo gosto!
E diz-me... conhecendo-me razoavelmente bem... esperavas outra atitude da minha parte?
Mas Anabela eu compreendo-a perfeitamente. É o mesmo que dizer vais tomar café logo há noite, eu dizer que não e há noite estar lá batido.
ResponderEliminarMas olhe fiquei contente. Lanço-lhe a questão, vê outra pessoa, no cargo?!
O perfil da pessoa agrada-me. Para já é uma pessoa absolutamente normal, coisa que a antiga ministra não era.
ResponderEliminarDe resto espero para ver, porque, não te esqueças, Ricardo, o primeiro é, absolutamente e sem sombra de dúvida, o mesmo.
Percebes o que eu quero dizer?
Com uma grande diferença: o quero, posso e mando - acabou. Agora é eu queria, eu podia, se vocês concordarem...
ResponderEliminarKakakakaka... essa foi muito boa!
ResponderEliminarJá gargalhei!
A ver vamos como se comportam os nossos deputados...
Nâo sei porquê mas não confio muito naquela gente... achas que devia?
Acho que sim porque muitos querem tirar de lá o Sócrates, porque acha que nenhum partido quis fazer coligações com o PS?
ResponderEliminarAté o Paulo Portas que para ter uma pasta no governo não se importava mudar de cor, recusou!
Ah! Mas não é dessa confiança que eu estou para aqui a falar! Que eles vão todos ao mesmo eu sei que vão!
ResponderEliminarFalo em cumprirem o que afirmam.
Ah, mas eles vão agir porque querem marcar terreno e mostrar ao povo português que querem mudanças, porque senão sabem que daqui a algum tempo tem represálias nas eleições. Temos as presidenciais para o ano e vamos ver se este governo se aguenta «das canelas» estes 4 anos!
ResponderEliminarE pior que Maria de Lurdes Rodrigues, acho quase impossível, só se metessem os alunos a avaliar os professores, se bem que em algumas situações, não era mal pensado. Como algumas que vão para as aulas contar a vida de casa!e...
Isabel Alçada!
ResponderEliminarTambém como tu, fiquei indignada quando ela afirmou não ter sido convidada para este governo.
Que expectativas?
Vamos esperar e ver o que fará ela da ADD....
Acompanho-a nas suas amarguras. Todas as mentiras, todas as traições, todas as malfeitorias são sempre por uma boa causa .... mas não deixam de ser malfeitorias ... as penas de morte são para um bem qualquer ... mas não deixam de ser penas de morte!
ResponderEliminarPara viver temos de saber ir com os outros ou podemos discordar e dizer que faríamos diferente?
Pois. Aguardemos calmamente. Ver para crer. :)
ResponderEliminarAguardemos pois, Dudú! E que cena mais escusada esta de negar para depois ser. Detesto estes jogos do rato e do gato.
ResponderEliminarÀs vezes as malfeitorias são mesmo por más causas, Black. Acho que não foi o caso, francamente. A actuação deveu-se a arrogância desmedida, a inabilidade e muita incompetência.
ResponderEliminarE para viver podemos fazer diferente. :)
Seja bem aparecido por aqui!
Avalio a MENTIRA como o maior defeito do homem.
ResponderEliminarQuem mente "pode" fazer tudo porque...como mentiroso tem SEMPRE uma escapatória.
Havia "nexexidade"?
Não...então Isabel Alçada é...MENTIROSA.
Pois foi, Hélio! Já estou de pé atrás. :(
ResponderEliminarÉ que não havia nexexidade mesmo!
Fui hoje à minha Escola.
ResponderEliminarFiquei muito preocupado porque quando eu tinha 50 queria era trabalhar, dar aulas...e nunca, mas nunca pensava na aposentação.
Sabe o que encontro, e não é a 1ª vez?
IMENSOS Professores com os 50 a desejarem e não se importarem com as penalizações, e procurarem a saída!
Custa-me a perceber, mas com as políticas seguidas e as nomeações de inàbeis, MLR, e mentirosas, IA,...Percebo em absoluto!
Quantas vezes temos "malhado" nestes figurões?
Vamos continuar...não largue nem descure o malho!
Pode estar descansado pela parte que me toca, Hélio. A minha fibra é bastante para o resistente... kakakakaka
ResponderEliminarNão largo nem descuro o malho, pois então... enquanto eu conseguir teclar.
É uma das coisas que mais custa na Escola de hoje, ver tanta e tanta gente que está por um fio.
Eu sou do tempo em que o tema na sala de professores não era aposentação. Não me esqueço disso.
O SS vai para a Defesa...já estou a vê-lo a comprar uns torpedos, morteiros, aviões de combate....para MALHAR à vontade!
ResponderEliminarPum...lá vai mais um direita ao ar!
É um péssimo sinal que Sócrates tenha mantido um indivíduo desses no governo.
ResponderEliminarAi que se ele pudesse...
O Amarantino Assis está na Sic nos FERRUGENTOS da Quadratura do Círculo.
ResponderEliminarO homem não fala...matraqueia.
Uff!
Por aqui chamam-lhe o picareta falante... juro que não fui eu que inventei...
ResponderEliminarE o homem não pára! Ainda agora o vi nos gatos!
Cá por mim, fico-me por isto: Isabel Alçada não começa bem.
ResponderEliminarisabel alçada será a melhor ministra da educação de sempre e ponto final.
ResponderEliminarÉ certo, Elsa, não começa bem!
ResponderEliminarNão tenho a tua fé!
ResponderEliminarAguardo serenamente a sua actuação para me pronunciar, sendo certo que o começo foi péssimo.
Bj
agora vai ser sincera comigo, preferia que ela tivesse dito, que não sabia ou que não se podia pronunciar sobre o assunto e depois ser anunciado o nome de Lurdes Rodrigues, na continuidade?
ResponderEliminarQuem nunca mentiu que atire a 1.ª pedra!
Não vou ser agora... sou sempre. E já te disse que ela começou mal. À pergunta teria saído airosamente com um simples"Não respondo."
ResponderEliminarE mais nada. E mais nada! E teríamos todos sido poupados a mais um momento lamentável da política. E devíamos aprender a começar a fazer Política.
Está bem assim? :)
Não conheço Gondar, e por isso não quero fazer juízos de valor...não devo.
ResponderEliminarNo entanto e não me estou a dirigir a si...mas no geral...há uma certa "inocência" na sua observação.
Etàriamente não sei onde se situa...mas a idade começa por nos obrigar a fazer "correcções"...infelizmente!
Hélio não me conhece, pah grande desgosto! Ora bem vamos cá ver, 1.º se quiser e teria todo o gosto de ver a sua foto nos meus seguidores em http://centroparoquialgondar.blogspot.com/
ResponderEliminare em http://conversacomricardopinto.blogspot.com/
Eu poderia dizer que sou mil vezes pior do que uma fusão entre anabela magalhães e elsa cerqueira, pior, no sentido de me chamar inocente, A Anabela que testemunhe a palhaçada que foi cá do PS em Gondar. Meu caro tem net, amanha a partir das 18 e uma vez que deve ser de longe aceda a www.erafm927.com/radio
O tema do meu programa será política e depois verá o inocente, coitadinho!
Mas também lhe digo, apesar dos meus 21 anos, não mudo rigorosamente uma vírgula do que disse em relação à Isabel, mais do que cores políticas, devemos avaliar a pessoa em si, mentiu, grande mentira que nem 24 h durou. A isto chama-se aguçar curiosidades. Meu caro Hélio, idade não é sinónimo de sabedoria. Ouça o que lhe digo, esta ministra só pode fazer bem, ou o governo vai abaixo,tem de ser.
Amigo olhe se quiser amanha falamos ao telefone durante o programa. ok
O Ricardo defende-se. :)
ResponderEliminarÉ certo que há aqui duas atitudes um pouco diferentes.
A minha é de que os fins não justificam os meios.
Mas o Ricardo sabe perfeitamente que eu sou assim... foi meu aluno...
À noite, chegada ao meu travesseiro, só eu e a minha consciência, diz-me ela "Dorme em paz". E eu durmo. :)
Quero assim continuar, igual a mim própria e de bem com uma consciência, que é a minha, e que me dá uma trabalheira do caraças!
Tenho quase cinquenta anos. Foi assim que eu escolhi viver até agora. Quero assim continuar.
Ah! E Ricardo, concordo contigo - idade não é sinónimo de sabedoria. Mas, também é verdade que nós aprendemos de caramba com muita da gente mais velha!
ResponderEliminarBj
Eu aprendo com gente velha e om gente nova, no caso das mensagens por exemplo não percebo nada daquelas abreviaturas.
ResponderEliminarMas em relção ao nosso caso, não podemos estar sempre a implicar, era a MLR por causa da avaliação e agora começar já apelidar a nova ministra de mentirosa, não fica mal, ela omitiu factos e eu por acaso gostaria de ouvir as sua palavras, porque uma coisa é ler o que se escreve sobre o que foi dito e outra é ouvir ao vivo: vende mais dizer: isabel diz que não fará parte do novo governo do que isabel não se pronuncia sobre se foi ou não convidada e que não sabe de nada.
Meus senhores, o que importa é mudar ou não a vossa situação?, isso ela vai mudar, vão ver e aí eu ataco!
Gondar:
ResponderEliminarTenho mais de 3 vezes a sua idade...não me devia meter nestas andanças...dirá...mas, meti, estou aqui por gosto e tento ler como penso, correctamente.
Não leu bem, porque a "inocência" é referida no plano genérico...como sublinhei!
Claro que já tive 21, 42 e 63 anos, fui Professor toda a minha vida e...vi (como o sr. já viu)
imensa gente a mudar...como eu próprio...menos na minha honestidade moral e intrínseca!
Espero encontrá-lo quando o sr. tiver a minha idade para depois conversarmos!
Peço desculpa à Dra. Anabela por lhe ocupar este espaço e tempo paralelo...não era minha intenção.
PS: De facto estou muito longe...mas não é essa a razão para não poder seguir o seu programa...que espero sinceramente tenha muitos e bons auditores!
Kakakakaka
ResponderEliminarHélio, o nome do Gondar é Ricardo.
Gondar é uma freguesia daqui de Amarante, não por acaso a dele. :)
De resto esteja à vontade que esta minha casa também é sua!
Estou a gostar.
Ricardinho
ResponderEliminarTu saíste-me melhor que a encomenda! Kakakakaka
Ponto 1 - Não estou a implicar com a nova ministra. Limitei-me a afirmar que não gostei da palhaçada que antecedeu a divulgação da coisa.
Ponto 2 - Tenho expectativas moderadas quanto à sua actuação porque o grande líder continua a ser o mesmo e infelizmente o meu voto não foi sufuiciente para o apear de lá.
Ponto 3 - Desejo, nem sei se sabes como, que ela seja de facto a ministra que tu afirmas que lea irá ser.
Ponto 4 - Já cheguei a uma fase da minha vida em que não dou votos de confiança no escuro.
POnto 5 - Posto isto aguardo para ver.
Bjs
Isto por aqui está animado!
Isabel Alçada acompanhou-me durante toda a minha infância, no seu tempo eram «os 5» no meu, uma Aventura, participei em todos os Concursos Uma Aventura, o meu escritório entre as dezenas de diplomas e certificados tem uma parte dedicada à Editorial Caminho, com Menções Honrosas, dedicatórias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, é como que sempre que entro no escritório revivesse aqueles velhos tempos, e entre as várias dedicatórias, Isabel Alçada, diz-me que nós somos os sonhos que construímos e que nunca devemos desistir de sermos nós próprios.
ResponderEliminarPor isso Isabel Alçada que reitero ainda dá aulas, vai ter uma visão da educação, como ninguém!
Isabel Alçada é a mulher que mais gostei de ver neste novo governo, e não por fazer parte do PS, mas pela pessoa em si.
Não sei o que o Hélio quer dizer que quando tiver a idade dele, porra não se sintam velhos, vivam a velhice na boa, se são velhos, é porque são vivos, por favor poupem-me a estes discursos de idade. Há velhos bem mais burros que os novos e novos mais patetas que os velhos.
Nem que tivesse 100 anos, Hélio, o nosso estado espírito é que conta. Se não gosta de ser professor, aí é outra história. Meus senhores há professores que não sabem o que é dar aulas, alguns sabem menos que os alunos... A avaliação é precisa! Vai continuar, mas noutros moldes, se os alunos são avaliados, os prof, também têm de ser. Havia professores primários que não sabiam fazer contas de dividir. Lembrem-se que antigamente muito foram professores sem concluirem o 12 ano, naqueles famosos Concursos do Ministério. Cada vez mais professores é necessário eliminar, quem não quer ser avaliado, olhe que vá varrer ruas, porque também é preciso, mas depois vão ter saudades de ter o rabo alapado no aquecedor!
Compreendo perfeitamente o teu carinho por ela. Já te disse que desejo, francamente que ela faça um excelente trabalho. Desejo mesmo, não estou a brincar. A tarefa que ela tem pela frente é muitíssimo complicada e, como não a tenho por tolinha, não me parece que ela a tenha aceite sem se sentir minimamente preparada. Posto isto tenho que te dizer que lhe desejo toda a sorte do mundo, porque a sorte dela será a nossa e "vossa", muito embora tu já não faças parte deste ministério.
ResponderEliminarÉ evidente que há professores que são uma nulidade. Há pessoas que são uma nulidade até nas suas vidas pessoais. Nunca o escondi neste blogue... lá está, eu gosto de dizer o que penso e sou fiel à minha verdade, ao que eu observo. Mas a maioria de nós não é assim. A maioria dos professores são gente trabalhadora e esforçada.
E concordo contigo, há gente no ensino, hoje menos do que no passado, que precisa de ser expurgada da profissão. Não admito é que tomem o todo por esta pequena parte. Especialmente se isso vem directamente da tutela.
ResponderEliminarAh! E não lhes perdoo. :)
Mas por serem trabalhadores e esforçados é que devem lutar para que avaliação aconteça da forma mais justa. Acha que um professor que faz pesquisas para os testes, que cria novos exercícios deve ter o mesmo valor do que aquele que se limita a fotocopiar de um livro?
ResponderEliminarPois claro! Estamos de acordo. Kakakakaka
ResponderEliminarE respondendo à tua pergunta... acho que um professor que dá o litro tem que ter uma avaliação compatível e não pode ter a mesma classificação que tem o professor noina!
Pois claro! Estamos de acordo! Ufa!
Gondar:
ResponderEliminarNão lhe respondi logo por só agora ter voltado ao PC.
É evidente que não quero estabelecer polémica consigo...nem o conheço!
A polémica partiu de si...quando eu quis somente apontar factos.
Vou ficar por aqui...porque sinceramente percebi que...não percebeu o que escrevi.
Ricardo:
ResponderEliminar1-Se fizer umas escavações aqui na casa da Anabela, verá que muitos de nós nunca rejeitamos ser avaliados. Bem pelo contrário, até desejávamos um sistema mais justo e sério. Precisamente por essa razão rejeitámos o modelo caciquista de MLR, que nada tem da tal valorização do mérito. Por favor não venha, nesta fase do campeonato, de novo hastear essa falsa bandeira.
2-Há uma certa confusão nessa dos concursos e dos professores que não sabiam dividir.
Talvez fosse bom interrogar-se por que é que foi contratada para a docência tanta gente com a então chamada "habilitação suficiente" (que nunca foi o 12º incompleto!). Serviram o sistema, criado pela decisão política, enquanto foram precisos. Uns com maior habilidade, outros menos. No final serviram (e servirão) como mancha desonrosa a usar sempre que se quer denegrir os professores. (Assinale-se que não estou a advogar em causa própria.)
3- Realmente, idade não é sinónimo de sabedoria. Mas, como bem diz o Hélio, a idade traz experiência(s). Ora, se não formos completamente destituídos na juventude, é óbvio que muito aprenderemos com a(s) dita(s)experiência(s). Ou seja, não sou velha velha mas já vivi muita coisa e mal seria que nada tivesse aprendido.
4 e último- Eu também guardo na memória gestos bonitos, afectuosos e solidários de gente que veio a revelar-se desonesta, mentirosa, arrogante, com tiques de tirania.
Acredite que foi, e é, uma grande desilusão.
Não gostei de que horas antes de ser revelado o nome da nova Ministra da Educação a dita senhora tivesse declarado não ter sido convidada para este governo.
Pode ler as palavras dela aqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=416857)
Não há equívocos! São palavras dela.
Como e bem costuma dizer a Anabela, o exemplo vem de cima. E este não é um bom exemplo.
Oxalá me engane!
Elsa Duarte
aqui conhecida por Elsa D, EMD ou bugsnaEDucação
-.-.-
Desculpa, Belinha, não me apeteceu ficar calada!:(
É claro que este blogue tem uma história para trás, e por acaso até bastante rica e diversa, atendendo ao período completamente anormal que se viveu nas escolas durante os últimos anos lectivos.
ResponderEliminarE está cheio dessa defesa do trabalho, digno e honesto do professor. E da sua avaliação, justa. A ver vamos o que nos espera nos tempos mais próximos.
E o exemplo, bom, deveria vir de cima, é certo. Muitas vezes vem... mas é o mau!
Beijoca, Elsa D!
Quando se aceita algum cargo de chefia todos devem saber que existe um chefe, aquele que «manda» e quem sabe Isabel não estaria obrigada a calar-se. Mas para acabar com todos estes iquívocos a melhor forma seria um jornalista que esteja perto confrontá-la com estas declarações e a revolta - desilusão dos professores. Entrar em especulações não adianta nada. E por mais que a acusem de mentirosa, falsa... Meus senhores, Isabel Alçada será a vossa próxima ministra. Que reitero, não fazendo parte do sistema, será uma das melhores, que já tiveram!
ResponderEliminarElsa Duarte,
ResponderEliminarnão..não
eu conheço uma professora muito minha amiga que só tinha o 11.º ano de escolaridade, abriram vagas para o ministério, concorreu e é professora a 20 anos! Quando falo, sei o que digo!!!
Pelos vistos quem não percebe o que lê é o Hélio, porque a Anabela já havia dito que o meu nome não é Gondar, mas sim Ricardo, prazer!
ResponderEliminare é professora há 20 anos, faltava o h
ResponderEliminarMas professora de quê, Ricardo?
ResponderEliminarTalvez seja conveniente esclarecer.
Já agora acrescento: não estamos a falar dos antigos regentes, pois não?
ResponderEliminarE estou como a Anabela, mantenho a minha opinião porque ainda ninguém me provou que a senhora não mentiu.
Mandasse o chefe ou não, tinha outras maneiras de fugir à resposta.
Ou será que ninguém a avisou? Kakaka
É professora primária há 20 anos, estando a exercer numa escola primária. Repare ela dá aulas há 20 e tem 40 anos, ainda não feitos.
ResponderEliminarJá viu Anabalela, um post que se intitulava «sem comentários», acabou certamentente, como um dos post mais comentados neste blogue.
Anabela, já viu a brincadeira que fiz consigo no meu blogue?!
Mas olha que Gondar até te caía como uma luva, Ricardo! Kakakakaka
ResponderEliminarE é verdade, Ricardo, acabou por se estabelecer aqui uma conversa sem fim...
Quanto ao resto já lá vou...
Peço desculpa, Ricardo, mas há aí marosca e da grossa.
ResponderEliminarHá mais 30 anos eu própria era professora primária e fui-o por cerca de uma dúzia de anos. O curso do Magistério Primário, o único à época vocacionado inteiramente para o ensino, em que ingressei em Outubro de 1975 foi o último em que se podia entrar (após prova de admissão) com o antigo 5º ano (correspondente ao 9º actual)e o primeiro a ter a duração de 3 anos. Já no meu curso a esmagadora maioria dos alunos tinha o 7º ano (=12º), incluindo eu própria.
Para o ingresso no curso seguinte já era obrigatório o 7º ano (=12º).
Não era nem nunca foi possível ser opositor a nenhum concurso para professores primários sem estas habilitações.
Como vê, eu também sei bem do que falo. De notar, ainda, que já referi este meu percurso noutro local nesta mesma casa.
Até comi vírgulas, entre outras coisas!
ResponderEliminaraté liguei há minha amiga, ela tinha 17 anos, ainda nºao tinh acompletado 18 e entrou para o ministério, na época por vagas. E continua a ser professora, este ano com 40 anos, é prof. primária há 20.
ResponderEliminarPonto final da minha parte neste post. Cansei, vamos para outra!
Ó Ricardo, agora deu-te para trocares o há pelo à e o à pelo há?! :)
ResponderEliminarPois não conheço o caso e para o caso também pouco importa. Ou importa? Já nem sei onde íamos...
Kakakakaka
Pois eu não me canso de perseguir a verdade.
ResponderEliminarE como sempre houve suspeitas de concursos viciados para afilhados, só posso encarar o caso como uma dessas situações ilícitas e marginais de que se desconfiava sem se conseguiram provar.
Eu estou onde estou por concurso público e as minhas colocações, tantas vezes longe de casa, foram sempre fruto de operações limpas.
Tal como a esmagadora maioria dos meus colegas professores.
Lá está, há alguns aspectos na escola a precisar de correcção.
Como ponto final, apenas acrescento que se essa situação é estranha pela origem, mais estranho é que em 20 anos ninguém tivesse dado por isso.
até liguei à minha amiga, ela tinha 17 anos, ainda não tinha completado 18 e entrou para o ministério, na época por vagas. E continua a ser professora, este ano com 40 anos, é prof. primária há 20.
ResponderEliminarPonto final da minha parte neste post. Cansei, vamos para outra!
.....................
3 horas de emissão em directo, depois ter vindo cá às 0.24 comentar é dose. Mas a mensagem passou!
:)
ResponderEliminarVamos. Embora eu também não tenha percebido a situação dessa tua amiga...