quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Literatura & Cinema
Literatura & Cinema
O grupo englobado pelas palavras "Corpo Docente" é um grupo heterogéneo onde não há igualdade absolutamente nenhuma. Daí os caminhos trilhados serem diversos e não unos e ditados por um qualquer líder medíocre a apascentar o seu rebanho. Bem sei que é assim que gostariam de nos ver os nossos governantes e até muitas das suas extensões partidárias, agora transformadas em directores de escolas. Bem sei que muitos gostariam de nos ver transformados em massa amorfa, não pensante, acrítica e alguns de nós até se sentirão como peixinho dentro de água envolvidos pelo rebanho. Mas alguns de nós continuam e continuarão a saltar da água para a terra, mesmo que essa terra seja um imenso deserto áspero.
Não gosto destes rebanhos exactamente porque os rebanhos transpostos para o ser humano só podem dar maus resultados, porque amarfanham, reduzem, espartilham, impõem. Pelo contrário amo quem pensa pela sua cabeça, quem sai da norma, quem ousa percorrer outros caminhos sem a protecção do grupo, quem se chega à frente sozinho, quem se aventura por outras paragens, por vezes verdadeiramente hostis.
Pois neste contexto educativo de desencanto e de desalento em que vivemos, com este novo governo a dar um exemplo miserável do posso, quero e mando, em matéria educativa, como no resto, aliás, há professores que se destacam, que não desistem, que saem da norma e que continuam a colocar os alunos primeiro. Os alunos primeiro sentem-se em iniciativas como esta e não em papeladas e papeletas que só servem para aumentar a erosão do nosso planeta e para aumentar a nossa própria erosão interior.
Mas há professores que se destacam pela sua acção no terreno, mesmo que em ambientes não doces.
É o caso da Elsa C. É o caso da Fátima Isabel.
A primeira integra o Cineclube de Amarante. A segunda lidera a Biblioteca Escolar da ESA. Das suas vontades nasceu este projecto, interessantíssimo para o desenvolvimento dos alunos, desenvolvimento que se quer harmonioso, integral, plural.
É com orgulho que anuncio o ciclo Literatura & Cinema.
Nota - A Elsa C. deixou-me lá atrás nos comentários o nome de duas pessoas muito especiais, que não referenciei por ignorância, pois não as sabia envolvidas no projecto - Laura e Susana. Aqui fica reposta a informação disponível. De resto tudo o que escrevi no post é inteiramente válido para estes dois seres especiais.
Obrigada pelas tuas palavras, Anabela.
ResponderEliminarA Equipa da Biblioteca Escolar lembrou-se de falar comigo para celebrar o dia internacional do Cinema. Que ideia interessante passar filmes adaptados de obras literárias no polivalente, na biblioteca, na sala dos professores e no auditório! Fizemos uma exposição de livros com os respectivos filmes na biblioteca e vestimos a ESA com (14) cartazes de filmes e os miúdos sentiram a ambiência. Mas ter tido possibilidade de trocar ideias com a Equipa da Biblioteca, nomeadamente a Fátima I., a Laura, a Susana foi um privilégio e um prazer pelo dinamismo e pelas excelentes ideias que possuem. Seres pensantes, dinâmicos que vivem intensamente o gosto pela Docência.
Ficarias bem nesta Equipa, Anabela.
Por mim, deixo aos membros um aviso: mesmo não integrando a Equipa estou disponível para contribuir em Projectos que (nos) animam e enriquecem a Escola e os Alunos!
Beijocas
Fiquei a sorrir com as tuas palavras...
ResponderEliminarA Fátima I., a Laurita, e a Susana dão bem conta da encomenda. A tua colaboração é também preciosa e será profícua... mal estaria a ESA se não abraçasse estes projectos e os acarinhasse por forma a verem a vida.
Ficai bem, todas vós, desejo-vos... já sabeis...
Beijocas com saudades
Hello! Tenho andado arredada devido às reuniões e testes para elaborar, testes para corrigir, e aulas para preparar, mas hoje tinha que dizer que a colaboração da Elsa foi essencial para o sucesso da iniciativa! Ela foi incansável (como já é habitual)...
ResponderEliminarE hoje estou muito feliz: não é que eu sou BOA!?
lol
Abra-se o Champagne!
Laurita, e eu? E eu? O que sou eu? Não me digas que também sou boa?! Kakakakaka
ResponderEliminarDize lá... como soubeste?
Todos os professores da casa tiveram direito a carta... e afinal, até era uma carta de amor, pois referia como TODOS NÓS (os que não tiveram aulas assistidas) somos BONS! lol
ResponderEliminarTu TB és BOA! lol
ResponderEliminarAliás, este sistema de avaliação faz milagres: transforma todos os professores em BONS, enquanto que antes s´ó e´ramos suficiente...lol
Nós somos é um grupo de ingratos...Teremos que agradecer à nossa ex-ministra
lol
Xi corações
PS Na verdade, tu és Muito BOA!
Mas eu não recebi nada, carago! Achas que me enviaram pelo correio?
ResponderEliminarAchas mesmo que eu sou muito boa, Laurita?! Kakakakaka
ResponderEliminarMas que gozo de avaliação!
Pum! Muita boa! Pum!
Hum, não me parece... Deverás dirigir-te aos serviços e receber em mãos a preciosodade...
ResponderEliminarKakakakaka... lá vou eu tomar outro café à ESA!
ResponderEliminarFinalmente acerco-me deste poste.
ResponderEliminarAndo tão, tão, mas tão, que às vezes até me faltam as palavras que se impõem para as coisas que, verdadeiramente, são dignas de nota.
Parabéns a estas professoras que não perdem o ânimo e, contra raios e coriscos, organizam actividades que fazem crescer, miúdos e graúdos.
E estas actividades são bem mais importantes que a porcaria dos grelhados com que nos querem grelhar!
ResponderEliminarDe resto ainda vens a tempo... kakakakaka... o post não foge...
Por aqui, os que não entraram na escalada do complex também somos todos BONS.
ResponderEliminarJá os trepadores, uns são celentes e outros, enraivecidos, são só Muito Bons.
Vai-se a ver, descobre-se que entre os primeiros estão os que mais dão o corpinho pela escola!
Avaliação juuuuuuuuuusta! Não há dúvida!
Pois soube agora mesmo de uma nódoa completamente doida, a quem eu não entregaria filho meu, que foi classificada de Muito Boa!
ResponderEliminarQue aberração de avaliação!
Vou a-li e já ve-nho!
Clapinho!!!!!!!!!! Não me digas que também és Bom?!
Ok! Tu já sabias... kakakakaka