Meter o Pé na Poça
Hoje foi dia de meter o pé na poça.
Confesso que achei absolutamente seguro publicar a fotografia que agora retenho no meu arquivo fotográfico e que já retirei do corpo do blogue. Ampliei-a e não achei ser possível reconhecer fosse quem fosse. Era uma fotografia tirada dentro da Sala de História, a uma turma que é minha, e em que quase todos os alunos estão de costas e alguns se encontravam registados parcialmente de perfil.
Ora chegou-me à caixa de comentários o pedido de um pai que não teve a mesma opinião e que me solicitou a remoção imediata dessa mesma fotografia por entender que o seu filho era passível de reconhecimento.
Todos os cuidados são poucos na web e se há pessoas que expõem os seus filhos pequenos em fotografias assim e assado e que os deixam publicar fotografias a torto e a direito nas redes sociais outros há, e bem, que permanecem atentos a este fenómeno, controlando-o.
Tenho-me como pessoa cuidadosa. Apesar disso, hoje, de qualquer modo, prevariquei.
Trago esta história para o corpo do blogue porque é importante e porque poderá servir de alerta a outros para esta situação, para o combate que todos nós devemos travar enquanto educadores pela preservação da imagem de quem cresce e está de alguma forma mais desprotegido.
O alerta foi mais do que pertinente e eu já tive oportunidade de pedir publicamente desculpa a este pai que aqui deixou a sua insatisfação e desconforto.
Entretanto "limpei" os rostos que se apresentavam parcialmente de perfil e voltei a publicar a fotografia por ser importante para a contextualização do conteúdo do meu post.
Espero que assim a fotografia não cause qualquer incómodo .
E aqui deixo a nossa conversa lá atrás:
Gustavo disse...
Muito boa tarde Dr.ª tenho reparado que publica fotos de alunos seus entre as quais esta, onde está o meu filho nitidamente visível de perfil. Como não assinei nenhum documento a autorizar publicação das mesmas pedia o favor de a retirar a foto e não voltar a fazê-lo nem a referir nomes de alunos. É uma situação muito grave e sobretudo perigosa isto que está a fazer, a expor jovens de menores.
Só não me identifico porque não quero que tome o meu filho de ponta, mas como pessoa inteligente que é deve saber que faria o mesmo pelos seus.
Com simpatia...
25 de Novembro de 2009 19:17
Anabela Magalhães disse...
Peço desculpa e vou retirar de imediato. Achei, sinceramente, que nenhum miúdo podia ser identificado. Inclusivamente ampliei a fotografia e achei mesmo que não eram perceptíveis as suas fisionomias. Evidentemente que qualquer pai reconheceria o seu filho, mesmo de costas...
A fotografia será retirada de imediato e mais uma vez peço desculpa pelo sucedido, apesar do meu extremo cuidado de não expor absolutamente nenhum aluno, exactamente pelas razões que aponta.
Agradeço-lhe o reparo.
De resto jamais tomaria o seu filho de ponta porque em absoluto não é o meu modo de estar e de actuar.
Espero que pelo menos tenha ficado agradado com o teor do meu post sobre o comportamento exemplar também do seu filho.
25 de Novembro de 2009 19:30
Gustavo disse...
Espero que compreenda a situação e não interprete mal as minhas palavras
25 de Novembro de 2009 19:28
Anabela Magalhães disse...
Compreendo perfeitamente, não interpreto mal e estou absolutamente de acordo consigo.
Garanto-lhe que ampliei a fotografia e não considerei ser possível a alguém que os não conheça identificar quem quer que fosse. Só por isso publiquei.
Peço desculpa.
E logo eu que sou bem cuidadosa com a possível identificação dos miúdos... :(
É que, de facto, todos os cuidados são poucos na rede relativamente aos mais desprotegidos.
25 de Novembro de 2009 19:37
Anabela
ResponderEliminarVai ao mail, tem um vídeo espectacular para postar.
Obrigada, Miguel, e já lá vou...
ResponderEliminarpronto claro que é necessário ter cuidados mas penso que a foto não tem nada demais. São opiniões, ainda assim o que pode fazer é enviar como fez a professora do meu irmão autorizaçãos para casa para colocar fotos na net. Se calhar é mais seguro...
ResponderEliminarBj
Ah, entretanto vou lhe enviar um e-mail do nosso projecto por e-mail. Esteja atenta!
ResponderEliminarEu já faço isso, Ricardo. Com o meu 8º F, e para o blogue homónimo que criei no ano nem sei das quantas, pedi autorizações por escrito aos encarregados de educação. Os miúdos eram todos aqui da cidade e os encarregados de educação, todos excepto um, concederam autorização.
ResponderEliminarFui até alvo de comentários tipo "Mas ó professora nós temos todos as nossas fotografias no
HI5!"
Isso sei eu, mas eles são eles e eu sou eu. E eu não gosto, e não devo, expor os miúdos e sou até cuidadosa.
Hoje não deixarei de alertar a Directora da minha escola para o sucedido, por causa do site da EB.
Estas campainhas são fundamentais para se corrigirem trajectórias, Ricardo.
Por causa disso os nosso cederam o direito de imagem, os que queriam claro.
ResponderEliminarImportantíssimo, Tiza!
ResponderEliminarEu, pelo sim pelo não, vou retirar as fotografias mesmo.
Não quero chatices.
Beijocas