sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
A Nossa Escola Não Existe... e os Nossos Miúdos Também Não...
Escola EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
A Nossa Escola Não Existe... e os Nossos Miúdos Também Não...
A frase não é minha, mas de uma amiga, igualmente professora na EB 2/3 de Amarante, que eu muito prezo.
Pois um dia destes dizia-me a N.: "Tu bem sabes, Anabela, a nossa escola não existe! Tu já conheces esta casa, já cá estiveste, sabes bem que isto que eu digo é verdade... a nossa escola não existe... e os nossos alunos também não! Sabes bem, porque já estiveste a trabalhar noutras escolas e tens termo de comparação... esta escola e estes miúdos não existem!"
A N. falava assim reforçando o facto dos alunos do 3º Ciclo da EB 2/3 de Amarante serem, na generalidade, educadíssimos, tranquilos, calmos e pacatos, atenciosos com os seus professores, gostarem de aprender, esforçarem-se por superar as suas dificuldades, sentirem verdadeiro prazer em frequentar esta Escola que é Home para muitos deles e para muitos de nós.
E eu só pude concordar. Aliás já por aqui escrevi muito neste sentido e muito pode ainda ser lido nas entrelinhas por qualquer leitor mais ou menos atento.
Ora vejam lá se a minha escola existe e se os meus alunos são mesmo de carne e osso a partir da história que hoje me aconteceu...
Hoje foi dia de informar os meus alunos de uma das minhas turmas de sétimo ano que não teremos mais qualquer aula de matéria até ao início do segundo período. Porque hoje foi entrega e correcção, por escrito, do teste de avaliação, porque a próxima aula será reservada à avaliação e porque a última aula será de actividades variadas como corta-mato, BTT e modalidades desportivas mais do que variadas, que eles também já merecem um dia diferente antes do mais que merecido descanso.
E hoje foi dia de ouvir exclamações e expressões de desagrado e de incredulidade na aula "Que chatice! Não temos mesmo mais aulas de matéria, professora?! Não temos mais matéria?! Que chatice!"
Pois é, N, a nossa escola não existe... e os nossos miúdos também não!
Um oásis no meio do deserto de muitas escolas. Acredito. Como acredito que, felizmente, haverá muitas outras escolas que poderão apradinhar este título. spero não estar enganado.
ResponderEliminar.
Como poderemos dizer: "estes professores também não existem"...
.
E que corram bem as actividades que, como dizes, bem merecem.
.
PS - E não te esqueças das boas notas...
.
Bom fim.de.semana.
É certo, Raul. Sei que há mais oásis, em termos de trabalho com os miúdos e entre nós, aqui à volta, por estes concelhos moribundos e pobres.
ResponderEliminarExistimos. E mal me ficaria não dar a conhecer este contraponto à ideia cada vez mais generalizada de que os alunos são hoje uns delinquentes ou quase!
Que também os há.