Ops! Cheira-me a Mais Burrocracia!
Ora leia a notícia... estarei enganada quando me cheira a mais burrocracia?
E os resultados das aprendizagens dos alunos melhoram via monitorização das escolas?!
Ai Anabela Maria... se tu sabias que este era o caminho para melhorar as aprendizagens dos alunos terias estado quieta, esperarias sentada ... e não acumularias agora o epíteto de Miss PowerPoint!
E monitorizar as escolas para lhes dar maior autonomia?!
Sorry! Vou ali e já venho...
"A ministra da Educação, Isabel Alçada, defendeu esta segunda-feira a criação de mecanismos de monitorização nas escolas, para que seja possível obter melhores resultados de aprendizagem dos alunos, escreve a Lusa.
«Os resultados de aprendizagem dos alunos são o essencial da actividade educativa. É indispensável criar mecanismos de monitorização na gestão da aprendizagem dos alunos», afirmou Isabel Alçada, que esta manhã presidiu, na Maia, à sessão de abertura de um seminário para debater a autonomia e a liderança das escolas.
Para Isabel Alçada, é preciso uma escola mais eficaz, com melhores resultados pedagógicos, sendo para isso necessário que se faça uma avaliação de todas as iniciativas e dos esforços realizados.
A ministra da Educação afirmou ser preciso que as escolas dêem informação ao Ministério, para que seja possível prosseguir com o processo de autonomia dos estabelecimentos de ensino.
«Precisamos de informação»
«Precisamos de informação para este trabalho de autonomia», a qual «permite reflectir e traçar um planeamento daquilo que são projectos a desenvolver no futuro, e ajuda a decidir melhor», disse.
Para Isabel Alçada, com mecanismos de monitorização será possível «estabelecer um nexo entre o esforço e a eficácia», sendo necessário «emitir exemplos de trabalho produtivo».
Com esta monitorização, salientou, será possível comparar o trabalho das escolas com contrato de autonomia com as outras, sendo certo que «tem de haver uma diferença assinalável».
«Precisamos de dar evidência a essa diferenciação», sustentou.
Questionada pelos jornalistas se seria possível quantificar essas diferenças, a ministra disse não poder «dar já uma quantificação rigorosa dessa causa/efeito».
Isabel Alçada disse ainda que o Ministério pretende abrir «novas candidaturas» para celebração de mais contratos de autonomia com escolas, assim que a avaliação de todo este processo de autonomia esteja concluída.
Isabel Alçada frisou que há actualmente 24 agrupamentos, num total de 144 escolas, com contratos de autonomia."
Daqui.
Da necessidade de controlo, podia resumir-se assim ...
ResponderEliminarEla vai pedindo com palavrinhas mansas!
________ JRMARTO
Anabela
ResponderEliminarMau prenúncio. Também não gostei da intervenção da ministra. Cheira a mais burocracia.
Com palavrinhas mansas mas o discurso não é muito diferente do anterior, não é assim José?
ResponderEliminarPois cheira, Ramiro, pois cheira!
ResponderEliminarEstamos bem lixados! A burrocracia instalou-se e não há meio de ceder.
Porca miséria!