segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ops! Cheira-me a Mais Burrocracia!

Ops! Cheira-me a Mais Burrocracia!

Ora leia a notícia... estarei enganada quando me cheira a mais burrocracia?
E os resultados das aprendizagens dos alunos melhoram via monitorização das escolas?!
Ai Anabela Maria... se tu sabias que este era o caminho para melhorar as aprendizagens dos alunos terias estado quieta, esperarias sentada ... e não acumularias agora o epíteto de Miss PowerPoint!
E monitorizar as escolas para lhes dar maior autonomia?!
Sorry! Vou ali e já venho...

"A ministra da Educação, Isabel Alçada, defendeu esta segunda-feira a criação de mecanismos de monitorização nas escolas, para que seja possível obter melhores resultados de aprendizagem dos alunos, escreve a Lusa.
«Os resultados de aprendizagem dos alunos são o essencial da actividade educativa. É indispensável criar mecanismos de monitorização na gestão da aprendizagem dos alunos», afirmou Isabel Alçada, que esta manhã presidiu, na Maia, à sessão de abertura de um seminário para debater a autonomia e a liderança das escolas.
Para Isabel Alçada, é preciso uma escola mais eficaz, com melhores resultados pedagógicos, sendo para isso necessário que se faça uma avaliação de todas as iniciativas e dos esforços realizados.
A ministra da Educação afirmou ser preciso que as escolas dêem informação ao Ministério, para que seja possível prosseguir com o processo de autonomia dos estabelecimentos de ensino.
«Precisamos de informação»
«Precisamos de informação para este trabalho de autonomia», a qual «permite reflectir e traçar um planeamento daquilo que são projectos a desenvolver no futuro, e ajuda a decidir melhor», disse.
Para Isabel Alçada, com mecanismos de monitorização será possível «estabelecer um nexo entre o esforço e a eficácia», sendo necessário «emitir exemplos de trabalho produtivo».
Com esta monitorização, salientou, será possível comparar o trabalho das escolas com contrato de autonomia com as outras, sendo certo que «tem de haver uma diferença assinalável».
«Precisamos de dar evidência a essa diferenciação», sustentou.
Questionada pelos jornalistas se seria possível quantificar essas diferenças, a ministra disse não poder «dar já uma quantificação rigorosa dessa causa/efeito».
Isabel Alçada disse ainda que o Ministério pretende abrir «novas candidaturas» para celebração de mais contratos de autonomia com escolas, assim que a avaliação de todo este processo de autonomia esteja concluída.
Isabel Alçada frisou que há actualmente 24 agrupamentos, num total de 144 escolas, com contratos de autonomia."
Daqui.

4 comentários:

  1. Da necessidade de controlo, podia resumir-se assim ...
    Ela vai pedindo com palavrinhas mansas!
    ________ JRMARTO

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  2. Anabela
    Mau prenúncio. Também não gostei da intervenção da ministra. Cheira a mais burocracia.

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  3. Com palavrinhas mansas mas o discurso não é muito diferente do anterior, não é assim José?

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  4. Pois cheira, Ramiro, pois cheira!
    Estamos bem lixados! A burrocracia instalou-se e não há meio de ceder.
    Porca miséria!

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