segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ACND

ACDN

O Paulo Guinote colocou uma interessante sondagem, no seu blogue A educação do Meu Umbigo, sobre as Áreas Curriculares Não disciplinares. Devo dizer que os resultados, até agora obtidos, não me surpreendem, muito embora não esteja completamente de acordo com eles.
À pergunta "O Que Fazer Com as ACND?" os leitores do Umbigo responderam, até ao momento em que escrevo, da seguinte forma:

Mantê-las como estão 1% (7 votes)
Reduzir-lhes a carga horária 14% (78 votes)
Aumentar-lhes a carga horária 1% (6 votes)
Extingui-las 78% (426 votes)
Criar novas 2% (9 votes)
As quê? 3% (18 votes)

Há três ACDN - Estudo Acompanhado, Área de Projecto e Formação Cívica que vieram roubar tempos lectivos a áreas tão tradicionais do saber como História, Geografia, Ciências... e que, curiosamente, foram sendo mais ou menos desvirtuadas, ao longo destes últimos anos, relativamente à matriz originalmente traçada para estas áreas, talvez com a única excepção da resistente, porque importante, Formação Cívica. Digo talvez porque as realidades são diferentes de escola para escola e, se uns fazem assim, outros há que fazem assado.
Passados todos estes anos o balanço está longe de ser positivo - estas áreas, impostas de cima para baixo à martelada, não correspondendo a reais necessidades sentidas no dia-a-dia de alunos e professores, não se impuseram no terreno e estão agora ocupadas com Planos da Matemática e Planos de Leitura e mais nem sei o quê.
Já as exerci a todas e, enquanto docente, posso assegurar que, do meu ponto de vista, a única ACND que considero mesmo útil e válida é a Formação Cívica, que se deveria manter com um tempo semanal de encontro entre o Director de Turma e os alunos da respectiva Direcção de Turma.
Quanto às restantes a sua extinção seria bem vinda.

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