sábado, 1 de janeiro de 2011
Arrumações/Limpezas
Armas de Fadinha do Lar - Chefchaouen - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Arrumações/Limpezas
A geração da minha mãe ficou marcada, em termos de arrumações e limpezas, pelas arrumações e limpezas da Páscoa.
Guardo na memória a azáfama das semanas anteriores às comemorações da efeméride, marcada pelo retirar das cortinas e sanefas das janelas e portas... e ai como os vidros transparentes sempre me pareceram bem deixando entrar livremente a luz e o arvoredo do exterior!, do arrastar de móveis para as limpezas por detrás, igualmente importantes, dizia a minha mãe, maníaca por elas, pelo retirar da cera velha do velho chão de madeira, esfregado com água e sabão amarelo até ao tutano, para depois recolocar de novo a cera fresca cor-de-laranja, macia como o raio que a parta, embalada em pacotes transparentes que eu gostava de abrir e apertar para lhe sentir o cheiro generoso duma limpeza recente. Depois era só espalhar bem, com o auxílio de uma meia velha, e, finalmente, puxar o lustro, de enceradeira eléctrica em punho, Electrolux, pois claro!, que deixava o chão a brilhar depois de passagens e mais passagens das rodelas dançarinas que poliam a madeira.
Estas arrumações/limpezas da Páscoa já não são do meu tempo de dona-de-casa jamais exemplar. Sempre as fiz quando para aí estive virada e nunca para cumprir calendário, normalmente durante a noite, que eu durante muitos anos fui um escorpião azul amorcegado.
Confesso que a minha alma não é de fadinha do lar, assim à imagem da minha exemplar mãe, maníaca das limpezas e arrumações lá de casa. Mas confesso que também faço as minhas arrumações e limpezas, que por certo hoje deixariam a minha mãe orgulhosa da sua pupila difícil. E foi assim que hoje iniciei o ano novo arrumando e limpando a porra do meu computador fixo, que mal se arrastava e mais parecia uma carroça, e foi ver-me mandar porcaria e mais porcaria para o cestinho da reciclagem, que lindo barulhinho faz!, e a enviar documentos e mais documentos para o meu disco externo mega tetra, arrumando tudo em pastinhas com nomes tão excitantes como "pen amarela em 1-1-2011", "pen cinza em 1-1-2011", pen transparente 1 em 1-1-2011 e por aí adiante que transparentes tenho várias que eu amo tudo o que é transparente.
Ai vida boa! Mas que bela maneira de entrar em 2011!
o trabalho sempre é mais produtivo que os bons desejos
ResponderEliminarbeijinhos e o melhor para ti neste ano que começa
Olá Galego! Subscrevo por inteiro as tuas palavras... e confesso-te, estou precisada de um ano melhor... se bem que desconfio que não terei sorte...
ResponderEliminarBeijocas e tudo de bom também para ti e para os teus.