Boas Novas da ESA
Soube da implantação deste jogo desde o início, em conversa demorada sobre Educação, com a Susana. A ver vamos os resultados, uma coisa é certa, algo tem de ser feito para inverter a tendência de degradação, foi a nossa conclusão.
Bem mais tarde escutei críticas ao dito pela voz de um velho do restelo, que os há ainda em número apreciável nas escolinhas, mas confesso que lhe dei o respectivo desconto e não lhe dei grande crédito.
Há uns dias soube das novidades no Modelo. Passo a publicidade, o Modelo, que eu só comecei a frequentar mais ou menos há um ano, tem-se revelado para mim uma caixinha de surpresas pelos reencontros e conversas boas que me tem proporcionado entre compras de muita fruta e legumes e pouco do resto.
Pois as novidades eram o êxito desta iniciativa, a todos os níveis das dores de cabeça da ESA que se traduziam em faltas injustificadas, participações disciplinares e negativas. Consultei o site da ESA, site que visito frequentemente e onde me inteirei das novidades.
Depois soube disto pelos meus alunos do H, que me disseram orgulhosos "Ah, pois é! Pois é! Vamos à frente!"
Na quinta-feira foi dia de saber tudo tudinho pela Visão.
A experiência traduz-se, até ao momento, num êxito retumbante que comprova até à saciedade que não alcança melhorias quem nada faz, quem deixa andar, quem não tem uma visão mais abrangente e quem não é capaz de ver mais além.
Mas que maravilhas pode desencadear a reciclagem de um director a frequentar uma espécie de MBA para directores de escola lançada pela Microsoft Portugal e intitulada "Líderes Inovadores". E como estamos precisados deles, dos líderes inovadores, em contraponto aos enquistados no poder, fossilizados, petrificados, mudos e cegos aos contributos que poderiam/podem chegar daqui e dali.
É preciso acreditar que cada um de nós pode, querendo, e à sua medida, fazer diferente.
É preciso arriscar inovar, sem medo de errar, sem medo do erro que nos tolhe os movimentos, conscientes de que só não erra quem nada faz, quem não arrisca o voo dos audazes e que nunca conhecerá, por isso mesmo, o sorriso aberto de felicidade conseguido no voo planado... no bater de asas vigoroso... sem chão por debaixo dos nossos pés.
Aqui deixo os meus parabéns à ESA. Sem excepção. Dos funcionários às cúpulas.
Aqui deixo os meus parabéns, sinceros e muito especiais, e ele sabe disso, ao Sampaio, Director da Escola Secundária de Amarante, realçando que talvez nunca o tenha visto sorrir assim antes...
Afinal vale a pena mudar, alterar, reciclar, voltar atrás para seguir em frente, refazer, arriscar mudar.
Soube da implantação deste jogo desde o início, em conversa demorada sobre Educação, com a Susana. A ver vamos os resultados, uma coisa é certa, algo tem de ser feito para inverter a tendência de degradação, foi a nossa conclusão.
Bem mais tarde escutei críticas ao dito pela voz de um velho do restelo, que os há ainda em número apreciável nas escolinhas, mas confesso que lhe dei o respectivo desconto e não lhe dei grande crédito.
Há uns dias soube das novidades no Modelo. Passo a publicidade, o Modelo, que eu só comecei a frequentar mais ou menos há um ano, tem-se revelado para mim uma caixinha de surpresas pelos reencontros e conversas boas que me tem proporcionado entre compras de muita fruta e legumes e pouco do resto.
Pois as novidades eram o êxito desta iniciativa, a todos os níveis das dores de cabeça da ESA que se traduziam em faltas injustificadas, participações disciplinares e negativas. Consultei o site da ESA, site que visito frequentemente e onde me inteirei das novidades.
Depois soube disto pelos meus alunos do H, que me disseram orgulhosos "Ah, pois é! Pois é! Vamos à frente!"
Na quinta-feira foi dia de saber tudo tudinho pela Visão.
A experiência traduz-se, até ao momento, num êxito retumbante que comprova até à saciedade que não alcança melhorias quem nada faz, quem deixa andar, quem não tem uma visão mais abrangente e quem não é capaz de ver mais além.
Mas que maravilhas pode desencadear a reciclagem de um director a frequentar uma espécie de MBA para directores de escola lançada pela Microsoft Portugal e intitulada "Líderes Inovadores". E como estamos precisados deles, dos líderes inovadores, em contraponto aos enquistados no poder, fossilizados, petrificados, mudos e cegos aos contributos que poderiam/podem chegar daqui e dali.
É preciso acreditar que cada um de nós pode, querendo, e à sua medida, fazer diferente.
É preciso arriscar inovar, sem medo de errar, sem medo do erro que nos tolhe os movimentos, conscientes de que só não erra quem nada faz, quem não arrisca o voo dos audazes e que nunca conhecerá, por isso mesmo, o sorriso aberto de felicidade conseguido no voo planado... no bater de asas vigoroso... sem chão por debaixo dos nossos pés.
Aqui deixo os meus parabéns à ESA. Sem excepção. Dos funcionários às cúpulas.
Aqui deixo os meus parabéns, sinceros e muito especiais, e ele sabe disso, ao Sampaio, Director da Escola Secundária de Amarante, realçando que talvez nunca o tenha visto sorrir assim antes...
Afinal vale a pena mudar, alterar, reciclar, voltar atrás para seguir em frente, refazer, arriscar mudar.
Nota - Ecos deste post no Jornal Online da Secundária Campos Melo.
Ai como eu gosto destas asas imensas e livres da blogosfera que se enlaçam sem parar...
Anabela, entre muitas outras coisas importantes que escreveste, gostaria hoje de realçar, talvez porque também eu hoje estou em "estado de graça" por uma actividade com os meus alunos que correu muito bem e que não foi propriamente muito fácil de conseguir, a importância do tentar e não desistir, apesar dos riscos...
ResponderEliminarImporta sabermos o que queremos, importa termos objectivos. Se depois as formas através das quais tentamos obter o que pretendemos, são ou não eficazes e se se adequam ou não a determinada população, é quase uma questão de pormenor. No final tiraremos conclusões.
Seguir em frente! Sempre! Até porque há dentro de muitas pessoas, e tu és uma delas, um enorme apelo interior que as torna irresistíveis às situações em que sentem que podem pelo menos tentar ajudar os outros a serem felizes e, neste caso, muito especialmente os alunos e seus pais! E nós, porque ficamos felizes com a felicidade deles!
Ah a bela da coerência entre a palavra e a prática!
ResponderEliminarPena que muitos não a conheçam e também não entendam o que é ter uma visão crítica.
Tratei de ampliar no BREVES, para ver se outros se inspiram. Inch'Allah (???)
Conheces bem o meu pensamento acerca deste tema fascinante e inesgotável que é a Educação, Cristina.
ResponderEliminarAmor à camisola que se veste por inteiro, é preciso. Paixão também porque quem não sente paixão está já meio morto estando vivo.
Sei que comungas destes princípios universais, válidos aqui e ali. Depois, as formas de operacionalizarmos esta paixão são múltiplas e variadas, que as fórmulas que resultam num lado podem não resultar no outro.
Mas baixar os braços em Educação? Jamais.
Beijinhos, Cristina, e votos de excelente fim-de-semana.
A bela da coerência entre a teoria e a prática tem-me dado que fazer de carago, Em@, e dissabores muitos. Muitos na ESA, tu sabes. Mas perseguirei, impávida e serena, às vezes menos impávida, às vezes menos serena, o caminho da coerência possível entre a palavra dita e o acto consequente...
ResponderEliminarÉ sempre assim. Quando arriscas arriscas o gozo, as risadas, a confusão entre trabalho e intriga, os olhares de lado entre os teus pares, as bocas foleiras como o raio que as parta sobre um trabalho feito porque sim, porque há a recusa em permanecer imóvel... chegará quando morrermos, não é assim, Elsa? Até lá permaneçamos vivos.
Quanto gostei de ler esta reportagem. Quanto gostei de saber que a Escola que foi minha durante seis anos está a mexer e está no bom caminho.
Estou, verdadeiramente, como o Sampaio, de sorriso de orelha a orelha...
Essa é uma das grandes dificuldades da educação, Anabela - o que resulta aqui pode não resultar ali e é a essa altura que também temos que estar!
ResponderEliminarBeijinhos
Cristina
Quem ainda não percebeu que em Educação não há receitas universais, não percebeu nada de nada.
ResponderEliminarBeijocas, Cristina.
:)
ResponderEliminarEstive a consultar a lista dos seleccionados para a formação, a iniciar em Fevereiro, e vi lá o nome da tua directora e do meu director. Vamos ficar à espera das inovações nas nossas escolas!!
ResponderEliminarbj
Flora
Aguardemos. Eu adooooooro inovações... preferencialmente as que conduzem a melhorias palpáveis, que se sentem no dia-a-dia e que tornam a nossa vida um bocadinho melhor...
ResponderEliminarBeijocas. Espero-te para o café.
A minha também está na lista dos seleccionados. Esperemos, pois.
ResponderEliminarNão me dá muito arranjo ir ao café. Bebo-o por cá convosco, tchin, tchin. :)
Tchim tchim! À nossa, Elsa!
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