quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novas do Projecto História em Movimento


Técnicas de Fabrico do Fogo - História em Movimento
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas do Projecto História em Movimento

A 14ª sessão de trabalho com os alunos decorreu ontem, em sessão reduzida já que todos os sócios do 8º ano estiveram ausentes, a apresentarem trabalhos da Escola Secundária de Amarante.Assim sendo, os sócios reduziram-se aos alunos do 9ºC e da minha Direcção de Turma, o CEF de Pastelaria/Padaria. Os sócios presentes deram continuidade ao trabalho iniciado no início do ano lectivo, ou seja, continuaram a realizar os desenhos que acabarão, quando estiverem terminados, transformados em materiais pedagógicos, que serão usados em contexto de sala de aula, já no próximo ano lectivo.
Os primeiros frutos do trabalho semeado desde o início do ano, começam agora a ser colhidos. À medida que os desenhos ficam prontos são recortados, colados numa placa de k-line, um material muito usado pelos arquitectos para a realização das maquetas - Obrigada, Cláudia! et voilá!... já só nos resta proteger o produto final com plástico transparente auto-colante.
Já aqui expliquei o seu funcionamento disfarçado de jogo. Os alunos, perante uma imagem, discursarão durante um minuto tentando adivinhar as palavras-chave escondidas no verso do desenho e que são, para eles, completamente desconhecidas. Se o exercício for escrito terá mais tempo de duração e poderá ser mesmo estendido a toda a turma. Pretende-se, através de uma estratégia simples, simples!, que os alunos desenvolvam competências no âmbito da oralidade ou da escrita, da desenvoltura no discurso criativo e interventivo, discurso que se tem que criar ali, no momento, na hora, aplicando conceitos de História, testando assim conhecimentos que serão desembrulhados em uma forma perfeitamente lúdica e, consequentemente, mais atractiva.
É possível tornar a História não maçadora, não chata, não abominável?
Estou perfeitamente convencida que sim e que o papel desempenhado pelos professores é absolutamente determinante nesta questão.
E tal como sugeriu, e bem, a nossa querida professora Adelaide, esta estratégia pedagógica, simples, simples!, pode ser exportada para outras disciplinas... ficando apenas limitada pela imaginação de cada um.
Entretanto, por sugestão de um sócio do Clube, olá e obrigada, Jorge!, faremos uma exposição, lá mais para o final do ano, na Biblioteca Maria Eulália Macedo, de todos os trabalhos realizados pelos participantes/construtores deste projecto intitulado "História em Movimento".
O trabalho continua. Sempre. Acompanhado de sorrisos múltiplos e variados.

Post inteiramente surripiado do blogue História em Movimento, do qual sou igualmente tratadora.

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