Problemas de Expressão
Todos sabemos que a Língua Portuguesa, que eu amo, é deveras traiçoeira pelos múltiplos cambiantes que apresenta, pelos múltiplos significados e possibilidades de descodificação permitidos. Amo isto. Genuinamente.
Vem isto a propósito da expressão "emprenhar pelos ouvidos" que muitos poderão ler com um sentido que eu não lhe dou, nem lhe atribuo.
Confesso que é uma expressão de que gosto particularmente e que utilizo amiúde, assim como amo utilizar uma palavra aqui bem do Norte, carago, pois então! Amo-as pelas mesmíssimas razões - pela robustez e força que me transmitem e pela expressividade de palavras que não se ficam pelas meias tintas e vão directas ao assunto, expressando a primeira a opinião que se forma sem conhecimento directo sobre um dado assunto e quando digo directo quero dizer directo, vivenciado pelo próprio e a segunda porque... Carago!... e mais nem é preciso dizer.
Posto isto, eu já emprenhei pelos ouvidos?
Pois já, não há nada a fazer quanto a uns deslizes que eu por vezes cometo, apesar de toda a atenção e cuidado para me conter... e não emprenhar pelos ouvidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário