sexta-feira, 18 de março de 2011

Visita de Estudo


Museu de Serralves - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Jardins da Cordoaria - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Teatro Rivoli - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Visita de Estudo

Hoje foi dia cheio para todas as turmas do 9º ano da Escola EB 2/3 de Amarante, incluindo o meu CEF de Padaria/Pastelaria.
A saída fez-se já passava um pouco das 9 horas e uma hora depois estávamos na Capital do Norte, a Invicta Cidade do Porto, onde nos esperava um programa exemplarmente escolhido pelo Gabriel Vilas Boas, um dos muitos professores de Português da nossa referida Escola .
Dirigimo-nos ao Rivoli onde assistimos, durante uma hora, ao Auto da Barca do Inferno, do Grande e Actualíssimo Gil Vicente, pela companhia Cultural Kids, espectáculo magnificamente encenado por António Feio, com os alunos a darem-lhe uma grande salva de palmas quando ele apareceu, em gravação, a falar sobre este trabalho que persistiu para além da sua morte física. Confesso que foi até emotivo ver este cuidado, este reconhecimento público, face a uma figura bem conhecida das artes portuguesas que nos abandonou precocemente e que os alunos souberam/quiseram valorizar e sublinhar.
Para alguns foi a sua estreia no Teatro e a peça a todos agradou, sem excepção, e o teatro em peso gargalhou até não poder mais com aquele auto modernizado com uma encenação inteligente, uma iluminação magistral, uma música atractiva.
O almoço pic-nic decorreu nos Jardins da Cordoaria, hoje banhados de Sol, e tivemos tempo para apreciar as folhagens tenras a despontar dos braços ontem nus, as espampanantes magnólias pujantes de floração, e tivemos tempo para confraternizar, professores e alunos, alunos e professores, tal e qual como convém nestes dias difíceis que correm. Alguns alunos levaram as suas guitarras e encheram os Jardins da Cordoaria de músicas e cantorias e foi bonito de se ver.
A tarde foi passada em Serralves. Primeiro numa visita guiada pelos jardins, belíssimos todos eles, e depois numa visita igualmente guiada ao famoso Museu projectado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, um arquitecto nascido e criado no Porto, de fama mundial, que a cada passo visita a nossa cidade de Amarante à conta de um colega de faculdade, e grande amigo desde os bancos da Escola, o arquitecto Rolando Torgo. Escusado será dizer que a esmagadora maioria dos alunos jamais tinha entrado no espaço de Serralves e, por isso, para muitos a estreia foi dupla.
Confesso que estou estafada. Mas também confesso que foi/é um gosto acompanhar alunos que se sabem comportar, que são educados, cumpridores, interessados e que deixaram, por certo, um rasto de felicidade por todos os sítios por onde passaram, hoje.
Cansados e felizes devem também estar os restantes professores que hoje os acompanharam: Fátima, Lucinda, Rosa, Luís e Gabriel. E especialmente cansado e feliz deve estar este último, o Gabriel, que organizou tudo a preceito e sem mácula.
Eu agradeço-lhe a oportunidade que me foi dada para reentrar, de forma tão especial, nesta Capital do Norte que eu amo.

4 comentários:

  1. Belas fotografias da Mui Nobre, Leal e Invicta Cidade do Porto. Obrigado, pelas belas imagens da Minha Cidade!

    ResponderEliminar
  2. Tão bonito! Acreditas que já estive várias vezes no Porto e nunca consegui ter o tempo necessário para ir visitar a Fundação de Serralves? As minhas visitas ao Porto costumam ser com as tuas a Lisboa, ah ah!
    Beijos e parabéns por seres tão boa fotógrafa!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Helder. Terias gostado do dia fabuloso passado na cidade da tua paixão.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. O espaço de Serralves é muito especial. E hoje fomos abençoados por um dia magnífico.
    Se ainda não foste, tens de ir Lelé! Arranja tempo. Programa. Vais gostar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar