quinta-feira, 14 de abril de 2011

I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa



I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa

O dia de hoje foi grande em múltiplos aspectos. Grande porque se estendeu das sete da manhã às sete da tarde, somente com intervalo para almoço; grande porque foi um enormíssimo prazer acompanhar quatro dos meus alunos do CEF de Pastelaria/Panificação à EB 2/3 de Sobreira, em Recarei, onde integraram o grupo de alunos que se submeteram a este Primeiro Concurso Inter-Escolas, onde alunos de diferentes cursos puderam demonstrar o que aprenderam até aqui e o que valem profissionalmente falando; grande também pelo profissionalismo e simpatia com que fomos recebidos por todos, alunos e professores da EB 2/3 de Sobreira, com especial destaque para a professora Paula Barros que tudo fez para que este Concurso corresse na perfeição. Agradeço-lhe a simpatia e o profissionalismo. Eu integrei o júri que avaliou o desempenho dos alunos que frequentam o Curso de Serviço de Mesa. Durante a manhã decorreu a degustação de Flamejados e experimentei pratos apetitosos com nomes como "Peixe Gato com Legumes Salteados", "Camarões à Maria Stuart", "Filete de Peixe com Amêndoa", "Crepe Marialva" e outras iguarias que tais. Depois do almoço, excelentemente servido no exterior da Escola pelos Empregados de Mesa da EB de Sobreira, seguiu-se a prova de Coctails, ai meus deuses que eu só estou habituada a água!. Confesso que gostei francamente de umas quantas bebidas, mais ou menos alcoólicas, e nomes como "Green Chocolate", "Sol e Sombra", "Drink and Fly", "Cinderela", "Sweet Orange", "Ice Lemon" e "Blue Lagon" dizem-me agora muito e ainda sinto os seus sabores. Parabéns a todos os alunos que demonstraram um grande profissionalismo, aqui e ali temperado com uns nervinhos que, de quando em vez, irrompiam, mas sem comprometer as excelentes prestações. Parabéns a todos. Parabéns também aos meus companheiros de júri, todos rapazes, umas simpatias no meio dos quais me senti acarinhada e que comigo aguentaram estoicamente degustações atrás de degustações. E agora chegou a vez de falar das minhas meninas e do meu menino. Comigo e com o professor Aires foram a Maria Inês Queirós, a Márcia Carvalho, a Vanessa Silva e o Paulo Almeida. "Não se esqueça de pôr o nosso nome no blogue" disseram-me eles ao despedirem-se de mim ainda há pouco. É certo que eles não são uns miúdos quaisquer e têm nome próprio e apelido e distinguem-se de todos os outros até porque foram eles os escolhidos para participarem no Concurso de Pastelaria onde arrecadaram o segundo lugar. Sei que a prova da manhã lhes correu melhor do que a da tarde e também sei que eles amaram participar num concurso que já é um ensaio preparatório para a PAF, que todos eles terão de realizar, algures lá para Julho. O dia foi grande, é certo, e foi igualmente magnífico! Obrigada a todos os que o tornaram diferente. Obrigada alunos meus pela vossa excelente companhia. Foi um prazer acompanhar-vos.

6 comentários:

  1. Fiquei muito contente pela prestação dos nossos alunos. Estes concursos dão-lhes mais confiança nas suas capacidades.
    És uma Diretora de Curso exemplar.
    P.S. Não é por atribuires nomes estrangeiros às bebidas que elas deixam de ter álcool.
    P.S.2 É impressionante observar como os teus companheiros de júri são sempre do mesmo género!

    ResponderEliminar
  2. Faço o que posso para cumprir as minhas obrigações, aqui e ali com falhas, bem sabes. Mas é certo que os amparo, sempre que possível, consciente que estou dessa necessidade.
    Quanto a estas experiências, todas são bem-vindas para eles ganharem "calo" para a vida que terão de enfrentar lá fora, e que não está nada fácil, como bem sabes, Gabriel.
    Os meus companheiros de Júri eram umas simpatias... a dada altura eu já lhes dizia "Se me começar a rir muito já sabeis que é o efeito do álcool!" avisei-os logo para os efeitos do alccol em mim.
    Devo-te dizer que cheguei a casa estafada, mas muiito bem disposta... eheheh...

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela,
    Parabéns pelo desempenho dos teus (nossos) meninos. Sem dúvida que para eles foi muito bom, pois tive a oportunidade de falar com eles. Quando saí da Escola, eles estavam à porta, com o certificado nas mãos todos contentes.
    Como disse o Gabriel: És uma Diretora de Curso/Turma cinco estrelas. Quanto ao álcool... não percebo nada de inglês...
    Em relação à Rave, para mim e para mais alguns, terminou num bar já noite dentro a beber.... álcool. E esta hei?
    Boa Páscoa.
    Jinho
    Files

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    Sem dúvida, temos de fazer mais raves.
    Correu muito bem e os feed-backs que tive foram muito bons.
    O próximo quando é???
    Jinhos
    Files

    ResponderEliminar
  5. Eles ficaram super contentes, Files! Foi uma excitação de dia que lhes aumentou a auto-estima e os encheu de orgulho. Não me esqueço dos olhitos a brilhar...
    Foi um dia inesquecível, apesar da dureza, para mim, ao passar de uma rave para degustações atrás de degustações... eheheh...

    Fazemos outra rave no final do ano?
    Jocas!

    ResponderEliminar