terça-feira, 10 de maio de 2011

Decepção

Decepção

Confesso que estava com medianas expectativas face ao programa do psd. Não pelas ideias que de lá sempre vieram nestas matérias da Educação, nomeadamente em matéria de gestão e de aprofundamento das relações perigosas entre escolas e autarquias, mas devido ao que a outros níveis foi sendo libertado, nomeadamente em termos de redução das gorduras nojentas do Estado e também devido à conjuntura tão especial que se vive por estes dias e que culminará no dia 5 de Junho. Este era o tempo das rupturas e pareceu-me que talvez, talvez! fosse possível fazer bem diferente, fazer bem melhor, romper, inovar.
Relativamente ao sector da Educação o programa do psd é um autêntico flop e as minhas expectativas esfumaram-se rapidamente à medida que o lia e que lia as opiniões que iam sendo produzidas pelo Guinote, com quem, nesta matéria, basicamente concordo.
O programa está aqui. Remeto os meus leitores para lá, até porque tem aspectos muito interessantes, francamente interessantes em outras matérias que não na Educação, para que possam fazer uma análise mais minuciosa. Se não estiverem para aí virados e não tiverem pachorra, em alternativa podem acompanhar as análises do Guinote que o está a dissecar, do Octávio Gonçalves que está mais do que decepcionado, do Ramiro Marques que está ainda a agarrar-se a pontos interessantes do programa como a formação de professores, importante, é certo, mas absolutamente laterais face a pontos tão gravosos como o aprofundamento deste modelo de gestão, com o qual eu não concordo, porque cresci profissionalmente no modelo democrático anterior que funcionava bem e que vi ser desmantelado com a imposição deste, mais dado à conflitualidade, que eu abomino, mais dado ao autoritarismo, que eu ainda abomino mais. Com que então vamos ter Super-Directores, até externos à Escola, com carreiras próprias?! Ah! Ah! Grandes novidades por aqui vão que não deixam de ser mais do mesmo, apenas cavado mais fundo, a minhoca escondida mais fundo.
E depois há aquela coisa da maior promiscuidade entre poder autárquico e escola que me deixa de pele arrepiada, arrepiada até ao tutano, face aos caciquismos locais... ai meus deuses, para onde caminhamos nós?
Confesso-me cansada. Ainda por cima depois de ter tratado este assunto em post que foi ao ar.
Chega. Já dei para este peditório.

12 comentários:

  1. Subscrevo, do princípio ao fim. Infelizmente, mais do mesmo!

    Para te animar(e me animar) aqui te deixo muitas beijocas, Belinha.

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  2. E mais, vou levar, para o contraditório. Deixas, pois deixas!?!

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  3. Anabela
    Eu não vou dizer que sempre disse, porque é mentira, mas vou dizer que nunca pensei outra coisa, pela leitura das entrelinhas...
    Que alternativas? Não só para a Educação, mas para tudo!

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  4. E eu retribuo-te com muitas e boas!
    Beijocas! Muuuuuuaaah!
    Ah! Estou contente... tás biba!

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  5. Miguel, não estou tão radical... até que há coisas com que estou plenamente de acordo... mas francamente, em matéria de educação... vou ali e já venho!
    Que alternativas temos nós, pobres eleitores?

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  6. Decepção, desalento, falta de esperança...ai ai também me sinto cansada disto tudo. Quando parece haver uma luz ao fundo do túnel...de repente...nada mais do que a escuridão!!
    Obrigada pelo "empréstimo" ao nosso jardim da tua lucidez e capacidade de análise, Anabela.

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  7. De nada, TV, gostaria é de vos ter emprestado algo de mais interessante... :(
    Beijinhos

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  8. Anabela
    Não posso estar mais de acordo com a tua análise.
    Eu não esperava que o programa para a Educação pudesse ser tão mau e apontar para situações que podem vir a deixar-nos ainda pior nas escolas. O que eu achava ser já de todo impossível. Mas é como dizes: a minhoca enterrada ainda mais fundo. Abominável!

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  9. Este país é um fado triste, Lelé!
    :( Beijinhos!

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  10. Que desalento! Que nojice! Será que fizeram uma hipnose a esses políticos de forma a que ao ouvir a palavra "educação" lhes pare o cérebro?

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  11. Está tudo contaminado, Reverendo! Foi uma virose que lhes deu...

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